Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Manifesto: ativista radical brasileiro rejeita os ativistas que não seguem o modelo que ele prefere

Enviado por Anahuac de Paula Gil (anahuacΘanahuac·eu):

“O que não consigo mais conceber é que eu seja um radical livre dentro da suposta comunidade de radicais livres do suposto movimento Software Livre.

Eu não mudei, as 4 liberdades não mudaram, o conceito filosófico do Software Livre não mudou. Quem mudou foram “vocês”, usuários de Softwares Proprietários e redes sociais devassas e serviços cloud privativos, que tem a cara de pau de se definirem como ativistas Software Livre!

São vocês, os incoerentes, que se tornaram complacentes e criaram uma nova categoria de ativistas cibernéticos que não lutam mais, não se movimentam mais, que não transgridem mais. Na verdade é o oposto, se renderam às facilidades dos serviços prontos, ao comodismo do pacote fechado, do argumento do todos estão lá.

Sinto vergonha alheia quando vejo um coordenador de evento de Software Livre usando iPhone e se justificando que ele tem a liberdade de escolha. Me causa tristeza ver o especialista em segurança palestrar sobre proteção a privacidade usando Facebook. Me falta ar ao ver os um dia vanguardistas do Projeto Software Livre Brasil, se justificando por fomentar o uso das redes sociais devassas, sem perceber que estão na jaula de ouro.

Quero muito poder me reunir com meus iguais outra vez. Mesmo que sejamos poucos. Já fomos poucos antes. Eramos um “bando de irmãos” que acreditávamos que não havia desculpa possível para usar Software Proprietário. Nem comodidade, nem preço, nem liberdade de escolha: GNU e nada mais.

Urge que os defensores do modelo OSI de militância e modelo de produção mostrem suas caras e deixem de confundir as pessoas. Software Livre não é, por definição, tolerante com as transgressões a sua filosofia. Não gosta? Saia. É seu direito. Mas não se apresente mais como membro e defensor de algo no qual você não acredita. Isso só faz de você um sabotador. Seja honesto com você mesmo e saia. Reavalie seus conceitos e fique.

Eu não defendo os ideias do Código Aberto. Eu sou defensor do Software Livre. GNU mais que Linux, Stallman mais que Jobs, GPL mais do que qualquer licença OSI, Hacker mais que Cracker e privacidade acima de tudo.

Se não for suficiente o argumento, então serei seu pior pesadelo.

Saudações Livres!” [referência: anahuac.eu]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados