« dezembro 2004 | Main | dezembro 2005 »

janeiro 24, 2005

24 de janeiro: Atenção leitores usuários de RSS/RDF/Atom - novo endereço!

Continuando com a migração do BR-Linux para o estágio Open Beta em um novo sistema gerenciador de conteúdo, os antigos newsfeeds em formato Atom, RSD e algumas versões de RSS estão sendo descontinuados. A princípio, estarei ativando apenas um <a target=_top href=http://br-linux.org/linux/?q=node/ ... (mais)

Posted by brain at 10:59 PM

janeiro 23, 2005

23 de janeiro: eWeek: Vitória a curto prazo da SCO não vai salvar seu futuro

O eWeek publicou um artigo de David Coursey analisando a recente decisão judicial de determinar que a IBM entregue linhas de código adicionais (além das 900 milhões já entre ... (mais)

Posted by brain at 11:26 PM

23 de janeiro: Especial de Inclusão Digital na Istoé Dinheiro aborda linux

Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) enviou este link da cobertura do LinuxDicas e acrescentou: "A revista Istoé Dinheiro está publicando um especial com diversas matérias sobre a inclusão digital no Brasil, com diversas ... (mais)

Posted by brain at 09:41 PM

23 de janeiro: Lançado o Slackware 10.1 Beta1, e novidades sobre a saúde de Patrick Volkerding

Lauro Moura (lauromoura@yahoo.com.br) enviou este link do changelog e acrescentou: "Após alguns meses relativamente parado por causa de problemas de saúde, Patrick Volkerding (Mantenedor do Slackware) voltou à ati ... (mais)

Posted by brain at 09:34 PM

23 de janeiro: Prefeituras do Paraná discutem o software livre

adell (adell arroba procedural ponto com ponto br) enviou este link e acrescentou: "Nos dias 21 e 22 de janeiro aconteceu em Londrina um evento voltado a prefeituras do est ... (mais)

Posted by brain at 09:25 PM

23 de janeiro: Nova Comunidade LinuxLAB

Adriel Jose Melli (adriel.j@terra.com.br) enviou este link e acrescentou: "Venho apresentar a vocês a nova comunidade linux: LinuxLAB. Venha conhecer,aproveite e faça parte dos install fests , forums ... (mais)

Posted by brain at 09:22 PM | Comments (0)

23 de janeiro: Instalando o roteador livre Zebra

Silvio Cesar (silviocesar@gulbf.com.br) enviou este link e acrescentou: "Criei um tutorial de instalação do Zebra, roteador baseado em software livre que suporta BGP, RIP e OSPF." Ele com ... (mais)

Posted by brain at 09:20 PM

23 de janeiro: Projeto Fedora Minas muda para Fedora Brasil

Luciano de Souza Soares (luciano@fedora.org.br) enviou este link e acrescentou: "É com enorme satisfação que informamos a todos que o Projeto Fedora Minas mudou! A necessidade da mudança, que já pressentíamos há algum tempo devido ... (mais)

Posted by brain at 09:15 PM

23 de janeiro: Gerenciamento avançado de discos com LVM

William da Rocha Lima (wrochal@linuxit.com.br) enviou este link e acrescentou: "Neste artigo escrito por Rodrigo Klein Santos, ensinando como Gerenciar disco usando o LVM (Logical Volume Manager) é um "Gerenciador d ... (mais)

Posted by brain at 09:00 PM | Comments (0)

23 de janeiro: Mplayer otimizado

Tales A. Mendonça (tales[nospam]linuxhard.org) enviou este link do linuxhard e acrescentou: "Confira o lançamento dos novos pacotes otimizados, mplayer e mplayer-common. Entre as novidades temos a ... (mais)

Posted by brain at 08:58 PM

23 de janeiro: Novo tema visual e tradução - como contribuir

A partir das 15h de domingo está ativo na página de testes (veja a notícia abaixo) o tema "brlinux-devel", trazendo diversos elementos visuais e estruturais do modelo atualmente adotado aqui no BR-Linux (com o CMS antigo). No momento há outros ... (mais)

Posted by brain at 04:13 PM | Comments (9)

janeiro 22, 2005

22 de janeiro: Ajude a definir (e testar) como será o BR-Linux em 2005

Como anunciado na última semana de dezembro, o BR-Linux irá passar por uma transformação para atender aos desafios trazidos pelo volume cada vez maior de leitores, comentários, debates, notícias e conteúdo em geral. Uma parte importante desta transformação é a substituição do CMS, que é o softwar ... (mais)

Posted by brain at 09:39 PM

janeiro 21, 2005

21 de janeiro: Business Week: Linux, Inc.

A Business Week publicou uma matéria explicando sob o ponto de vista de administrativo e financeiro como funciona o processo de desenvolvimento e o modelo de n ... (mais)

Posted by brain at 03:57 PM | Comments (23)

21 de janeiro: FISL 6.0 lança seu plano de captação

A notícia vem do SoftwareLivre.org: "A 6a edição do Fórum Internacional Software Livre - fisl6.0 - está lançando o seu Plano de Captação. Dentre as novidades desta edição, estão a cota de patrocínio diamante e a possibilidade de pa ... (mais)

Posted by brain at 02:15 PM | Comments (7)

21 de janeiro: Detalhes sobre o processador CELL

Daniel Fonseca Alves (dalves@intecom-net.com) enviou este link e acrescentou: "Um estudo sobre o misterioso processador CELL com análises da arquitetura e comparações de performance. A parte que eu achei mais interessa ... (mais)

Posted by brain at 02:13 PM | Comments (22)

21 de janeiro: Lançado o kernel 2.4.29

Kid X enviou este link e acrescentou: ""Marcelo Tosatti liberou oficialmente o Kernel 2.4.29. Entre vários bug-fixes e recursos, esta nova versão inclui um número de atualizações de segurança para redes locais e remotas." ... (mais)

Posted by brain at 01:59 PM | Comments (0)

21 de janeiro: Governo afirma: Linux no PC Popular estimula competição

Pierre (pierrefreire@yahoo.com.br) enviou este link do IDG Now do qual destaco um trecho: "A política do governo de incentivar programas de ... (mais)

Posted by brain at 01:51 PM | Comments (52)

21 de janeiro: Vagas para profissionais Linux em Brasília

Um leitor anônimo (curriculo2005@gmail.com) enviou o anúncio: "Uma empresa de Brasília está solicitando o envio de currículos de profissionais Linux para a participação em um projeto de suporte e desenvolvimento que deverá ser iniciado dentro de três meses. Os interessados devem enviar currícu ... (mais)

Posted by brain at 01:33 PM | Comments (7)

janeiro 20, 2005

20 de janeiro: Fórum Social funcionará totalmente em software livre

A notícia vem do Terra, e destaco alguns trechos: "'O conhecimento rende mais quando é compartilhado. A idéia da privatização do conhecimento nas mãos de poucos grupos acaba por travar o desenvolvimento d ... (mais)

Posted by brain at 04:12 PM | Comments (63)

20 de janeiro: [atualizado] SCO não está satisfeita com as 900 milhões de linhas de código já entregues pela IBM

A SCO não apontou violações de seus direitos nas 900 milhões de linhas de código do AIX e outros produtos que a IBM já lhe entregou nos dois últimos anos para exame na ação judicial movida pela SCO a respeito de possíveis violações contratuais da IBM ao fornecer código para o Linux, conforme decl ... (mais)

Posted by brain at 03:40 PM | Comments (62)

20 de janeiro: Controlando o acesso ao SSH via IPTABLES

Há poucos dias publiquei uma dica de José Roberto da Silva explicando detectar e bloquear automaticamente o acesso SSH quando houver tentativa de login não-autorizado usando usuários de sistema. Coinciden ... (mais)

Posted by brain at 03:04 PM | Comments (2)

20 de janeiro: Coleção de telas do Xfce 4.2.0

Chris (administrator@linuxbeta.com) enviou este link e acrescentou: "Acaba de ser lançado o Xfce 4.2.0. É a mais recente versão do 'Xfce Desktop Environment ... (mais)

Posted by brain at 02:29 PM | Comments (2)

20 de janeiro: Comunidade DotLinux anuncia volta ao ar

Wagner Santos (wagner@dotlinux.net) enviou este link e acrescentou: "É com muita alegria e orgulho, que venho fazer este anuncio: A Comunidade DotLinux está de volta! Agora com o conteúdo revisado e removado, pretendemos fazer com que a DotLinux ... (mais)

Posted by brain at 02:25 PM | Comments (1)

janeiro 19, 2005

19 de janeiro: Lançado o PostgreSQL 8.0

Henrique Ruiz Poyatos Neto (henrique at inventivehouse.com.br) enviou este link e acrescentou: "Foi lançado hoje o aguardadíssimo PostgreSQL versão 8.0. Dentre as novidades do servidor de banco de dados, estão a linguagem procedural plperl, Sa ... (mais)

Posted by brain at 02:53 PM | Comments (33)

19 de janeiro: Documentação, perguntas e respostas em português sobre o Gimp

Rubens Queiroz, nosso colega do Dicas-L, enviou este link e acrescentou: "Está no ar o sistema Rau-Tu de perguntas e respostas sobre GIMP. GIMP significa GNU Image Manipulation Program e é uma alternativa livre (licença GPL) para trata ... (mais)

Posted by brain at 02:51 PM | Comments (22)

19 de janeiro: Vaga em SP para profissionais Linux

Christian Reichel (creichel@gmail.com) informou: "Somos uma desenvolvedora de soluções de software de segurança para pequenas e médias empresas, buscamos dois especialistas em Linux.   Procuramos por profissionais que tenham grande proficiência em Linux, mais que um administrador. Tal pr ... (mais)

Posted by brain at 02:45 PM

19 de janeiro: Edulinux será adotado por escolas chilenas

Rafael Peregrino da Silva (rperegrino@linuxmagazine.com.br) enviou este link e acrescentou: "O Chile quer dar vida nova a PCs antigos em escolas do país usando o Edulinux. O s ... (mais)

Posted by brain at 02:42 PM | Comments (1)

19 de janeiro: Novidades sobre o Famelix

Na semana passada publicamos um link para a coleção de telas do Famelix disponibilizada pelo OSDir. O sistema, desenvolvido em uma instituição de ensino superior de Santa Catarina para atender suas própria ... (mais)

Posted by brain at 01:54 PM | Comments (12)

19 de janeiro: Uma visão acadêmica sobre o protocolo IPv6

Leandro Scalabrin (ipv6@facemed.edu.br) enviou este link e acrescentou: "Esta página tem como principal objetivo documentar o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Graduação em Tecnologia em Informática - Modalidade Sistem ... (mais)

Posted by brain at 01:51 PM | Comments (10)

19 de janeiro: Novell pretende oferecer mais um concorrente livre para o Outlook

Rafael Peregrino da Silva (rperegrino@linuxmagazine.com.br) enviou este link e acrescentou: "A Novell está planejando portar o <a target=_top href="http://www.novell.com/produc ... (mais)

Posted by brain at 01:45 PM | Comments (12)

19 de janeiro: Está chegando a versão 2 do IDE Anjuta

Mandark (mandark@rockpesado.com.br) enviou este link e acrescentou: "De acordo com o site oficial do Anjuta , dentro de um mês sairá a tão esperada versão 2.0. É um gr ... (mais)

Posted by brain at 01:35 PM | Comments (0)

19 de janeiro: Revista Open fala sobre IBM e Linux no Brasil

Nelson Murilo (nelson@pangeia.com.br) enviou este link da revista Open relativo a um artigo sobre o apoio da IBM a iniciativas de software livre nos estados brasileiros. São mencionadas vários acordos e convênios com o governo fede ... (mais)

Posted by brain at 01:31 PM | Comments (3)

janeiro 18, 2005

18 de janeiro: Servicemenus KDE - Conheça e saiba como contribuir

Paulo Zambon (aka zast) enviou este link de seu texto e acrescentou: "Este é um simples texto que escrevi a respeito dos Servicemenus do KDE. Servicemenus são pequenos atalhos pré-configurados no Konqueror que faci ... (mais)

Posted by brain at 03:10 PM | Comments (10)

18 de janeiro: Estudo da Honeynet aponta melhoria na segurança "default" das distribuições de Linux

Pierre (pierrefreire@yahoo.com.br) enviou este link do IDG Now do qual reproduzo um trecho: "Os resultados desse ano foram alcançados após os especiali ... (mais)

Posted by brain at 02:44 PM | Comments (13)

18 de janeiro: Comunidade Snort-BR

André Luiz Rodrigues Ferreira (andrelrf@gmail.com) enviou este link e acrescentou: "Gostaria de anunciar o lançamento do projeto SNORT-BR. Com o apoio da LinuxSecurity-BR e do <a ... (mais)

Posted by brain at 02:37 PM | Comments (0)

18 de janeiro: Saiu o novo release do driver da ATI

Squidy (alipio.luiz@gmail.com) enviou este link e acrescentou: "Depois de um bom tempo de espera, o suporte ao xorg e a arquitetura x86_64 já podem ser encontrados no novo release do driver da ATI para linux. E vamos t ... (mais)

Posted by brain at 02:35 PM | Comments (10)

18 de janeiro: Aberto o código do Distributed Computing Environment (DCE)

Rafael Peregrino da Silva (rperegrino@linuxmagazine.com.br) enviou este link e acrescentou: "O código fonte do Distributed Computing Environment (DCE) do <a target=_top href='ht ... (mais)

Posted by brain at 02:15 PM | Comments (0)

18 de janeiro: Polícia francesa (Gendarmerie) migra para OpenOffice.org

Rafael Peregrino da Silva (rperegrino@linuxmagazine.com.br) enviou este link e acrescentou: "A polícia francesa (Gendarmerie) planeja a migração do Microsoft Office para o OpenOffice.org, confo ... (mais)

Posted by brain at 02:08 PM | Comments (9)

18 de janeiro: O que vem pelo GNOME 2.10

Alan Kelon (alankelon@yahoo.com.br) enviou este link e acrescentou: "O GNOME 2.10 será lançado em março deste ano, mas já podemos dar uma espiadinha no que vem por aí. Está curioso? =)" As descrições resumidas e as telas de di ... (mais)

Posted by brain at 02:03 PM | Comments (50)

18 de janeiro: Projeto Maré leva pescadores para a web com GNU/Linux

Marcus Beckenkamp (mvbeck(ARROBA)@gmail.com) enviou este link e acrescentou: "Acabei de ler no site INFO Online uma notíci ... (mais)

Posted by brain at 01:32 PM | Comments (4)

18 de janeiro: Folha: Bill Gates quer encontrar Lula em Fórum Econômico Mundial

marcon (elmarcon@ig.com.br) enviou este link da Folha e acrescentou trechos: "'A Microsoft está fazendo campanha para marcar uma reunião entre Bill Gates, diretor-presidente da empresa, e o presidente Lui ... (mais)

Posted by brain at 01:31 PM | Comments (27)

janeiro 17, 2005

17 de janeiro: Criador do Samba une-se a Linus Torvalds no OSDL

O OSDL anunciou hoje a nomeação de Andrew Tridgel, PhD, o criador do software livre Samba, como o segundo (o primeiro foi Linus Torvalds) a receber o título de 'OSDL Fell ... (mais)

Posted by brain at 02:06 PM | Comments (15)

17 de janeiro: Dois artigos nacionais sobre Slackware

Sulamita Garcia (toskinha@gmail.com) enviou este link e acrescentou: "Estão disponíveis para acesso os artigos sobre Gerenciamento de Pacotes no Slackware, publicados nas primeiras duas edições da Linux Magazine Brasil. O <a targe ... (mais)

Posted by brain at 02:02 PM | Comments (39)

17 de janeiro: Lançado o Litrix 2.1

Vagner (vagner@litrixlinux.org) enviou este link e acrescentou: "Foi liberado o Litrix 2.1, varias correções e Openoffice 1.1.3.fazem parte desta versão. No site tem um texto que faz alguns comentários sobre o 2.1 e também dá a dica de como r ... (mais)

Posted by brain at 01:59 PM | Comments (0)

17 de janeiro: Debian Conf 4 libera seu relatório final

anonymous (anon@penet.fi) enviou este link e acrescentou: "Esse exemplo de evento agora dá exemplo de transparência. Está tudo lá: quanto ganharam, de onde veio, quanto gastaram, o que fizeram com o que ... (mais)

Posted by brain at 01:55 PM | Comments (8)

janeiro 16, 2005

16 de janeiro: Cuidado com o boato sobre reescrita do kernel do Linux

Um artigo publicado pelo Linux Business Week e intitulado "Linux Kernel To Be Re-Written To Counter Microsoft FUD" tem sido bem-sucedido na sua aparente intenção de espalhar ainda mais FUD sobre um suposto perigo de o Linux ... (mais)

Posted by brain at 10:56 PM | Comments (15)

16 de janeiro: Checkinstall: Gerenciando a instalação a partir do código fonte

Ederson L. Corrêa foi o autor de uma dica interessante na lista Dicas-L, sobre um utilitário já mencionado aqui no BR-Linux algumas vezes: o checkinstall. Eu escrevi sobre o CheckInstall na Revista do Linux em maio de 2001 ... (mais)

Posted by brain at 07:17 PM | Comments (4)

16 de janeiro: Destaques da Linux Magazine do Mês

Morvan (morvan000@gmail.com) enviou este link e acrescentou: "A Linux Magazine do mês traz um Estudo de Caso sobre a Migração de Servidores Para Linux, efetuada na Rede de 'Fast Food' Habbib´s; Interessantísimo. Se você pretende fazer um ... (mais)

Posted by brain at 06:39 PM | Comments (4)

16 de janeiro: Facilitando a criação de albuns de fotos para a web

A popularização das câmeras digitais é um fenômeno irreversível. Se você tem já tem a sua, não pode deixar de conhecer o aplicativo album. Embora ele tenha muitos recursos avançados (temas, variações, suporte a tabelas de caracteres di ... (mais)

Posted by brain at 06:00 PM | Comments (5)

16 de janeiro: Fã de RSS? Conheça o aKregator

Os resumos RSS estão se tornando rapidamente uma ferramenta essencial para quem quer se manter informado sobre as novidades disponíveis nos websites mais dinâmicos da Internet, além de diariamente surgirem mais e mais usos criativos desta tecnologia. Este <a target=_top href=http://osdir.com/slas ... (mais)

Posted by brain at 05:46 PM | Comments (12)

16 de janeiro: Lançado o Xfce 4.2.0

Evandro Pastor (tigre-de-bengala@bol.com.br) enviou este link e acrescentou: "Foi lançado a nova versão do gerenciador de janelas Xfce, esta versão conta com muitos avanços, principalmente no gerenciador de arquivos. Vale dar ... (mais)

Posted by brain at 05:32 PM | Comments (11)

16 de janeiro: Bloqueando automaticamente tentativas de login remoto não autorizadas

José Roberto da Silva (joroberto1974@terra.com.br) enviou este link e acrescentou: "Script que desenvolvi para evitar os constantes ataques por brute force na porta do ssh. Testado em slackware 9 e 10. Não se ... (mais)

Posted by brain at 05:30 PM | Comments (2)

janeiro 14, 2005

14 de janeiro: Linus comenta sobre métodos de divulgação de falhas

O InternetNews.com publicou um artigo sumarizando recentes discussões na lista de desenvolvimento do kernel do Linux, a respeito de como fazer relatos sobre bugs, e quando esta informação deve ser divulgada ao públic ... (mais)

Posted by brain at 02:11 PM | Comments (3)

14 de janeiro: Coleção de telas do Famelix 1.0

Chris (administrator@linuxbeta.com) enviou este link e acrescentou: "O FAMELIX é uma nova distribuição brasileira baseada no Kurumin Linux. Sua peculiaridade reside na adaptação da interface com o usuár ... (mais)

Posted by brain at 02:04 PM | Comments (52)

14 de janeiro: Como fazer doações para as vítimas do tsunami na Ásia

Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) enviou este link e acrescentou uma notícia que complementa nossas 3 notas anteriores sobre o assunto: "Li no blog do jornalista Cat do Jornal O Globo o email de uma brasileira que morou no ... (mais)

Posted by brain at 01:56 PM

14 de janeiro: Inclusão Digital, Software Livre e o Coopsoft

Rita de Cássia (contato@econsolidaria.org.br) enviou este link de um site sobre Economia Solidária e acrescentou um trecho de seu manifesto: "A insatisfação social tem como solução a interdependência, pelo mercado da informação, entre a ... (mais)

Posted by brain at 01:48 PM | Comments (0)

janeiro 13, 2005

13 de janeiro: Queima de Estoques Anual: Livros importados a R$ 50,00 na Tempo Real

A Livraria Tempo Real mandou o aviso de que estará iniciando sua tradicional queima de estoque anual na segunda feira, dia 17/01. São mais de 100 titulos, principalmente importados de temas como Linux, Oracle, CISCO, .NET, UNIX, Netware, Flash, ... (mais)

Posted by brain at 05:31 PM | Comments (48)

13 de janeiro: Lançada a versão 1.0 do editor HTML Bluefish

O Slashdot informa sobre o lançamento do Bluefish 1.0. Segundo o anúncio, a nova versão traz um novo manual, melhor integração ao GNOME e KDE, bookmarks melhorados e muitas melhorias de ... (mais)

Posted by brain at 05:17 PM | Comments (2)

13 de janeiro: Red Hat torna mais aberto o processo de desenvolvimento do Fedora

Um artigo do News.com informa que a Red Hat tomou várias medidas para tornar mais aberto o processo de desenvolvimento do Fedora, para permitir e ... (mais)

Posted by brain at 05:06 PM | Comments (23)

13 de janeiro: Voz sobre IP com o FaleSOL

Leonil Diniz (leonil@inforsolutions.com.br) anunciou: "FALESOL - Converse com seus amigos de qualquer lugar do mundo a custo ZERO. Trata-se de um serviço de voz sobre IP onde voce poderá cadastrar-se e conversar com pessoas do mundo inteiro gratuitamente com uma qualidade superior ao Skype e s ... (mais)

Posted by brain at 04:53 PM | Comments (18)

13 de janeiro: Entrevista com George Staikos, representante do KDE

Kid X (KidX at NoSpam dot ORGy) enviou este link e acrescentou: "O Linux Times entrevista George Staikos, o representante oficial do KDE na América do Norte. Ele fala sobre o desenvolvimento do KDE e s ... (mais)

Posted by brain at 04:44 PM | Comments (92)

13 de janeiro: Cursos com Antonio Marcelo e Júlio Neves

Antonio Marcelo (amarcelo@plebe.com.br) enviou este link e acrescentou: "Antonio Marcelo(Honeypot-BR) e Júlio Neves (Shellman) estarão ministrando 3 cursos no Rio de Janeiro, a partir do dia 17 de janeiro. Módulo I - Programação Shell - Du ... (mais)

Posted by brain at 04:39 PM | Comments (3)

13 de janeiro: Distribuição nacional para Servidores de E-Mail lança versão final

Alexandre Pedroso (aplinux[@]aplinux.com.br) enviou este link e acrescentou: "O APLINUX.com.br acaba de disponibilizar a versão FINAL de sua distribuição! Está disponível para download o APLINUX.com.br Mail Server 1.0. Agora com o Kernel 2.4.27 ... (mais)

Posted by brain at 04:31 PM | Comments (0)

janeiro 12, 2005

12 de janeiro: Pesquisa sobre Contribuições - chamando as distribuições da comunidade!

Continua a pesquisa desta semana para levantar quais as distribuições de Linux que contribuem (com código ou financiando/empregando os desenvolvedores) para projetos livres da comunidade. A maior parte das distribuições entre as mais votadas nas favoritas de 2004 já teve alguma contribuição apont ... (mais)

Posted by brain at 11:17 PM

12 de janeiro: Sexta edição do Forum Internacional Software Livre abre chamada de trabalhos

Pablo Lorenzzoni (pablo(at)propus.com.br) e mais 2 integrantes da comissão organizadora do FISL6.0 enviaram este link e acrescentaram: "O fisl6.0 - sexta edição do Fórum Internacional Software Livre abre sua <a href='https://fisl.s ... (mais)

Posted by brain at 03:17 PM | Comments (5)

12 de janeiro: Coleção de telas do OpenOffice.org 1.9.69

Chris (administrator@linuxbeta.com) enviou este link e acrescentou: "O último snapshot do OpenOffice.org revela uma suíte office que inclui um gerenciador de banco ... (mais)

Posted by brain at 03:14 PM | Comments (33)

12 de janeiro: Dicas para edição e manipulação de arquivos PDF com programas livres

Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) enviou este link do LinuxDicas do qual reproduzo um trecho: "Os arquivos Postscript e, principalmente, os arquivos PDF já viraram verdadeiros 'papéis eletrônicos' nos dias de hoje. Sã ... (mais)

Posted by brain at 03:00 PM | Comments (11)

12 de janeiro: Vaga para profissional Linux em projeto para ensino à distância

Marco Sinhoreli (msinhore@gmail.com) enviou este e acrescentou: "Sou coordenador técnico de um projeto recem criado para na primeira estapa criar uma solução de ensino à distância onde os desktops serão thin clients linux rodando através da tecnologia FreeNX. Neste estagio do projeto será so ... (mais)

Posted by brain at 02:56 PM

12 de janeiro: Inscrições para graduação em Software Livre em MG

Zarb (fer.braz@pop.com.br) enviou este link e acrescentou: "Foi prorrogada a inscrição para o processo seletivo do curso Tecnólogo em Software Livre na UNI-BH(Belo Horizonte). O curso que era sequencia ... (mais)

Posted by brain at 02:52 PM | Comments (2)

12 de janeiro: Colinux - Linux rodando cooperativamente em ambiente Windows

Cesar Boschetti (cesar@las.inpe.br) enviou este link e acrescentou: "O Colinux é uma adaptação do kernel ou núcleo central do Linux ao sistema Windows. Em outros termos, o colinux permite rodar qualquer distribuição Linux ... (mais)

Posted by brain at 02:48 PM | Comments (19)

janeiro 11, 2005

11 de janeiro: Distribuição chinesa Red Flag se associa ao OSDL

O OSDL é um consórcio dedicado ao desenvolvimento do Linux, fundado em 2000 pela IBM, HP, CA, Intel e NEC, e hoje integrado por diversas grandes empresas do mercado de informática mundial. Entre outros "cartões de visita", o OSDL é o empregador de Linu ... (mais)

Posted by brain at 03:27 PM | Comments (6)

11 de janeiro: IBM compartilha 500 patentes com a comunidade livre

Pablo Lorenzzoni (pablo(at)propus.com.br) enviou este link e acrescentou: "Finalmente a notícia que todos estavam esperando. Em um lance que beneficiará desde projetos de código aberto abrangentes como o Debian, até os de fundo-de- ... (mais)

Posted by brain at 03:18 PM | Comments (21)

11 de janeiro: Coleção de telas do JDS 2, da Sun

Chris (administrator@linuxbeta.com) enviou este link e acrescentou: "A Sun disponibilizou o Java Desktop System, Release 2 como um ... (mais)

Posted by brain at 03:12 PM | Comments (7)

11 de janeiro: Tutorial da linguagem Ruby

O TaQ, que já foi colaborador aqui do BR-Linux no início do século, me enviou o link para o tutorial de Ruby que ele está desenvolvendo. Reproduzo trechos da apresentação: "Ruby é uma excelente lingua ... (mais)

Posted by brain at 02:59 PM | Comments (14)

11 de janeiro: Metisse (3D Desktop): Um novo conceito de interface gráfica

Dantes enviou este link e acrescentou: "O Cabelo publicou um artigo que vai mexer com a comunidade. Simplesmente por estar mais atraente em um contexto geral que o Looking Glass. A Comunidade precisa conhece ... (mais)

Posted by brain at 02:48 PM | Comments (10)

11 de janeiro: Vacuum - otimizando sua base de dados PostgreSQL

Vagner R. Fernandes (vagner.rodrigues@gmail.com) enviou este link e acrescentou: "Vacuum libera espaço em disco utilizado pelos registros deletados de uma base de dados do PostgreSQL, que teoricamente não sã ... (mais)

Posted by brain at 02:35 PM | Comments (1)

11 de janeiro: Red Hat: Curso oficial e exame de certificação RHCE no Brasil

Alessandra Oliveira (treinamento@rhla.com) enviou o anúncio: "A RH Brasil, que é o Master Distributor da Red Hat na América Latina, convida você a participar do Curso Oficial Red Hat e prova de Certificação RHCE, e além disso oferece uma super PROMOÇÃO DE VERÃO com descontos especiais! RH 300 ... (mais)

Posted by brain at 02:33 PM | Comments (0)

11 de janeiro: Saiba mais sobre o projeto UTUTO

A distribuição argentina UTUTO foi recentemente mencionada no BR-Linux por ter sido declarada por Richard Stallmann (fundador da Free Software Foundation), em recente entrevista, a única distribuição que ele reconhec ... (mais)

Posted by brain at 02:11 PM | Comments (0)

janeiro 10, 2005

10 de janeiro: Mais sobre a pesquisa de contribuições das distribuições

Conforme anunciado no lançamento da pesquisa desta semana do BR-Linux, intitulada "Para quais projetos livres a sua distribuição favorita contribui diretamente?", estou divulgando atualizações periódicas a ... (mais)

Posted by brain at 05:11 PM

10 de janeiro: Atualizado: Sun revoga licença de distribuição do JRE pelo FreeBSD

O LWN informa que a Sun revogou a licença do FreeBSD distribuir o ambiente de execução do Java. Uma declaração dos responsáveis pelo FreeBSD é citada, e reproduzo: "Mesmo após receber notificação do cancelamento da licença as tentativas de c ... (mais)

Posted by brain at 05:03 PM | Comments (16)

10 de janeiro: Jogadores: Já chegou a Comunidade GGZ!

Josef Spillner (josef@ggzgamingzone.org), que é desenvolvedor do projeto na Alemanha e já morou no Brasil, enviou este link e acrescentou: "O projeto GGZ Gaming Zone hoje lançou a Comunidade GGZ, um portal disponível no link acima, que vai ... (mais)

Posted by brain at 05:01 PM | Comments (3)

10 de janeiro: CONAL - Controle Financeiro Pessoal

SS_Sputnik (sergiocg em pop.com.br) enviou este link da Solis e acrescentou: "Vi no 'O Dia' uma sugestão do CONAL 'Controle Financeiro Pessoal' e para precisa como eu de um software não tão sofisticado quanto o GNUCash e ... (mais)

Posted by brain at 04:55 PM | Comments (6)

10 de janeiro: Aplicativos indispensáveis no desktop

O Newsforge publicou um artigo identificando uma lista de aplicativos indispensáveis para usuários desktop, incluindo P2P, editores, mensagens instantâneas e mais. A lista, naturalmente, reflete a opinião e as n ... (mais)

Posted by brain at 04:53 PM | Comments (20)

10 de janeiro: Parlamentares europeus querem refazer do zero projeto de patentes de software

Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) enviou este link do LinuxDicas, do qual reproduzo um trecho: "O heise online noticia: 61 membros do parlamento de 13 países liderados pelo ex-primeiro ministro polonês Jerzy Buzek estão ped ... (mais)

Posted by brain at 04:48 PM | Comments (3)

10 de janeiro: Kurumin 4.0 final

Wilfredo (perguntad0r@click21.com.br) enviou este link e acrescentou: "O mantenedor do projeto anuncia o lançamento da versão 4.0 da distribuição Kurumin." Trecho do anúncio: "O <a target=_top href=http://ww ... (mais)

Posted by brain at 04:45 PM | Comments (18)

10 de janeiro: Radiobrás migra para software livre

Luc on the move (no@no.no) enviou este link e acrescentou um trecho: "Os serviços via internet da Radiobrás passarão a ser oferecidos por um conjunto de software livre, atendendo ... (mais)

Posted by brain at 04:02 PM | Comments (1)

10 de janeiro: Anúncio de aniversário da Comunidade Technical Root

uplink (uplink@techroot.org) enviou este link e acrescentou: "Technical Root, Comunidade criada em janeiro de 2004, tem como objetivo, a Informação. Quando iniciamos o Projeto da Criação do Portal, nunca pensávamos ... (mais)

Posted by brain at 03:53 PM | Comments (1)

janeiro 08, 2005

08 de janeiro: Atualização: Pesquisa sobre as contribuições das distribuições

Conforme anunciado no lançamento da pesquisa desta semana do BR-Linux, intitulada "Para quais projetos livres a sua distribuição favorita contribui diretamente?", vou divulgar atualizações periódicas ao lo ... (mais)

Posted by brain at 10:48 PM

08 de janeiro: Disponível para download o SUSE 9.2 - incluindo imagem ISO oficial

Conforme adiantamos na última quinta-feira, já está disponível para download o SUSE 9.2 Professional. Quebrando um jejum de vários anos, além d ... (mais)

Posted by brain at 10:27 PM | Comments (20)

janeiro 07, 2005

07 de janeiro: Pesquisa: Para quais projetos livres a sua distribuição favorita contribui diretamente?

De modo geral, as distribuições de Linux contribuem para o avanço do software livre mesmo quando se limitam à sua tarefa mais básica: disponibilizá-lo para o maior número possível de interessados. Entretanto, algumas se destacam por fazer bem mais que isso, contribuindo (com código, auxílio finan ... (mais)

Posted by brain at 11:47 PM

07 de janeiro: Descoberta falha de segurança no kernel do Linux

Prepare-se para os upgrades, pois a falha descoberta na função uselib() pode permitir obtenção de privilégios de administrador para usuários com acesso à shell do sistema. O anúncio da falha foi <a target=_top href=http:/ ... (mais)

Posted by brain at 09:55 PM | Comments (12)

07 de janeiro: Cooperativa Solis publicará estudos de casos sobre adoção do software livre

Escreve Cesar Brod: "No meio a tantos estudos de custos de soluções (TCOs) tendenciosos, nada melhor do que boas gotas de realidade. A Solis, Cooperativa de Soluções Livres, iniciou a publicação de estudos de cas ... (mais)

Posted by brain at 04:35 PM | Comments (3)

07 de janeiro: Observatório da Imprensa: "União Européia - Contra o totalitarismo digital"

marcon (elmarcon@ig.com.br) enviou este link e acrescentou: "Artigo de Pedro Antonio Dourado de Rezende comentando como a Globo repercutiu a notícia da recente condenação da Microsoft na Europa. Tem t ... (mais)

Posted by brain at 04:32 PM | Comments (11)

07 de janeiro: Traduções de artigos de Paul Graham

hlbog (hlbog AT sounerd com br) enviou este link de seu site e acrescentou: "Tellarin (tellarion AT sounerd com br) está publicando uma série de traduções autorizadas de artigos de Paul Graham. São artig ... (mais)

Posted by brain at 04:20 PM | Comments (1)

07 de janeiro: Terra: "Comunismo ameaça propriedade intelectual, diz Bill Gates"

Marcos Alexandre (marcos_alexandre@rapidanet.comm.br) enviou este link do Terra e acrescentou: "A MS está cada vez mais incomodada com o avanço do Linux e do software liv ... (mais)

Posted by brain at 03:54 PM | Comments (43)

07 de janeiro: Adobe Reader 7.0 para Linux

Stefano Biagioni Wrobleski (stefanobw ARROBA gmail.com) enviou este link e acrescentou: "Depois de muito tempo sem atualizar seu leitor de documentos PDF no Linux, a Adobe está testando o Adobe Reader 7.0. A empresa e ... (mais)

Posted by brain at 03:14 PM | Comments (14)

07 de janeiro: Ambiente RAD livre para programadores BASIC: Gambas.com.br

spk (spk8@hotmail.com) enviou este link do LinuxDicas e acrescentou: "Conforme esse link publicado no LinuxDicas.com.br pelo Manoel Pinho, o Gambas.com.br é um site sem fins lucrativos destinado a ajudar a comunidade linux b ... (mais)

Posted by brain at 02:59 PM | Comments (8)

07 de janeiro: Firefox 1.0 pode não exibir corretamente URLs muito longas

Navix (fabionaves at gmail dot com) enviou este link da Folha Online e acrescentou um trecho: "A informação é da empresa de segurança Secunia. O bug afeta a exibição de nomes de subdomínios e URLs compr ... (mais)

Posted by brain at 02:54 PM | Comments (19)

janeiro 06, 2005

06 de janeiro: Comitê da OSI aprova nova licença da Sun

O comitê da Open Source Initiative responsável pela avaliação de licenças anunciou que avaliou a Community Development and Distribution License (CDDL), nova licença criada pela Sun, e concluiu que ela é compatível com a <a target=_top href=http://people.deas.harvard.edu/~pvs/osd/po-osd.htm ... (mais)

Posted by brain at 04:31 PM | Comments (11)

06 de janeiro: Instalação via FTP do SUSE 9.2 deve ser liberada neste final de semana

Segundo o README no FTP da empresa, a disponibilização dos arquivos do SUSE 9.2 e do instalador via FTP da distribuição ocorrerá oficialmente na próxima segunda-fe ... (mais)

Posted by brain at 04:16 PM | Comments (9)

06 de janeiro: Jornal Libération critica pacto da UNESCO com Microsoft

Carlinhos Cecconi enviou um link para esta matéria do jornal francês Libération tratando sobre um recente anúncio de parceria entre a Microsoft e a UNESCO. O anúncio surpreendeu, pois trata-se do mesmo órgão da ONU em prol d ... (mais)

Posted by brain at 03:58 PM | Comments (11)

06 de janeiro: OSDir ultrapassa a marca de 100 coleções de screenshots

Chris (administrator@linuxbeta.com) mandou uma nota informando que a série de coleções de screenshots de distribuições Linux e aplicativos livres que ele começou a publicar no site LinuxBeta e agora mantém no OSDir.com acabou de ultrapassar sua centés ... (mais)

Posted by brain at 03:21 PM | Comments (5)

06 de janeiro: Anunciado o "Festival de instalación de software libre latinoamericano"

rival (rival@pantropica.org) enviou este link da página do festival e acrescentou: "Precisamos do apoio de vocês, irmãos brasileiros. Gostaríamos de nosso wiki em português e da sua participação no even ... (mais)

Posted by brain at 03:17 PM | Comments (0)

06 de janeiro: Coleção de telas do Games Knoppix

Chris (administrator@linuxbeta.com) enviou este link da coleção de screenshots e acrescentou: "Games Knoppix é uma distribuição baseada no Knoppix carregada com jogos, composta por um CD bootável de 700 ... (mais)

Posted by brain at 03:12 PM | Comments (2)

06 de janeiro: Novell disponibiliza guia de referência sobre Linux para seus usuários

RC Lages (rclages[at]NOSPAMsoftwarelivre.org) enviou este link da página promocional e acrescentou: "Recebi uma mensagem da Novell Customer Communities, certamente motivada por aquela promoção dos DVDs Novell SUSE ... (mais)

Posted by brain at 03:05 PM | Comments (6)

06 de janeiro: Governo compartilha conhecimento acumulado no processso de migração

Fernando Ike (fernando.ike at gmail.com) enviou este link e acrescentou: "Governo Federal compartilha o conhecimento adquido na migração do para Software Livre, inicialmente com artigos descrevendo instal ... (mais)

Posted by brain at 02:56 PM | Comments (0)

06 de janeiro: Cursos de Unix/BSD no Rio

Luiz Gustavo (lgustavo@MyFreeBSD.com.br) enviou este link e acrescentou: "Tata-se do Projeto Verão BSD na OpenIT, que oferece dois cursos de férias de verão com preços especiais, voltados para qualif ... (mais)

Posted by brain at 02:47 PM | Comments (0)

06 de janeiro: Linux faz ponta em filme nacional

Depois da aparição do nmap no filme Matrix, chegou a vez do Linux chegar às telas - por intermédio de um filme nacional. Aurélio Marinho Jargas enviou este link e acrescentou: "Ontem fui no cinema assistir ao filme ... (mais)

Posted by brain at 02:38 PM | Comments (17)

06 de janeiro: Distribuição para servidores de e-mail lança nova versão beta

Alexandre Pedroso (aplinux@aplinux.com.br) enviou este link para seu site e acrescentou: "O APLINUX.com.br acaba de disponibilizar a versão beta de sua distribuição! É isso mesmo, está disponível para download o APLINUX.com.br Mail Server 2005 ... (mais)

Posted by brain at 01:44 PM | Comments (0)

janeiro 05, 2005

05 de janeiro: Internet.com: Sun prepara abertura de código

O Internet.com publicou um artigo informando que a "a Sun está se preparando para submeter um 'projeto significativo' para a comunidade aberta". O artigo adianta que não deverá ser o Solaris (cujo lançamento aberto, ... (mais)

Posted by brain at 05:31 PM | Comments (0)

05 de janeiro: Respostas a 10 mitos comuns sobre código aberto

Este artigo da edição de janeiro da revista Campus Technology apresenta respostas para diversos mitos comuns sobre o código aberto, incluindo itens como a gratuidade, a diferença entre padrões abertos e código aberto, e ... (mais)

Posted by brain at 04:54 PM | Comments (7)

05 de janeiro: Mandrakesoft anuncia lançamentos para o mercado corporativo

O LWN reproduziu a íntegra do comunicado oficial da MandrakeSoft que anunciou ontem a disponibilização de dois novos produtos voltados aos usuários corporativos: o Corporate Server (cuja primeira versão foi lançada em 2000) e o Corporate Des ... (mais)

Posted by brain at 04:41 PM | Comments (4)

05 de janeiro: Experimentando o Looking Glass

Gustavo Mendes (luizgmendes@gmail.com) enviou este link e acrescentou: "Publiquei um tutorial no Vivaolinux mostrando como instalar o novíssimo Looking Glass, o novo Gerenciador de Janelas 3D da Sun, segue t ... (mais)

Posted by brain at 04:30 PM | Comments (8)

05 de janeiro: IBM publica guia para auxiliar na migração de Windows para Linux

Damarinho (omlinux@yahoo.com.br) enviou este link e acrescentou: "Como parte de sua campanha pró Linux, a IBM publicou no início de dezembro um guia intitulado 'A Practical Planning and Implementation Guide for Migrati ... (mais)

Posted by brain at 04:27 PM | Comments (1)

05 de janeiro: Música Livre

Federico Digiorgio (j2se@javamail.org) enviou este link e acrescentou: "'Um CD de músicas gratuito editado sob a licença Creative Commons - Os integrantes do MusicaLibre explicam que criaram 'um texto que explica ... (mais)

Posted by brain at 04:23 PM | Comments (0)

05 de janeiro: Vagas para estágio na Linuxmall em SP

Recebi da LinuxMall o aviso de que há duas vagas para estágio na sede da empresa, em São Paulo. Além das características das vagas, a mensagem incluía este trecho: "Queremos alguém dentro do perfil abaixo e que realmente goste da área e iden ... (mais)

Posted by brain at 04:05 PM

05 de janeiro: Criando um plugin do Firefox para pesquisar artigos e dicas no Viva o Linux

CABELO (alessandrofaria@netitec.com.br) enviou este link e acrescentou: "Com esta dica podemos ter a dimensão das possibilidades oferecida pelo FireFox. Assim podendo utilizar esta dicas para outros portais e se ... (mais)

Posted by brain at 03:51 PM | Comments (0)

05 de janeiro: Entrevista com Martin Michlmayr - Líder do projeto Debian GNU/Linux

Bruno Torres (brunotorres@gmail.com) enviou este link e acrescentou: "Nesta entrevista, Martin Michlmayr, líder do projeto debian, fala sobre o sarge, a próxima versão do Debian GNU/Linux. Uma das melhorias mais si ... (mais)

Posted by brain at 03:28 PM | Comments (0)

05 de janeiro: Equipe de Linux da Prefeitura de Rio das Ostras na Info

VMedina (vmedina[ARROBA]pmro.rj.gov.br) enviou este link e acrescentou: "O Projeto da Assessoria de Informática da Prefeitura de Rio das Ostras é mais uma vez notícia. A revista Info publicou uma matéria sobre o projeto na ... (mais)

Posted by brain at 03:27 PM | Comments (0)

05 de janeiro: Mais sobre a ajuda às vítimas do Tsunami

Complementando nossa notícia anterior sobre o assunto, Federico Digiorgio (j2se@javamail.org) enviou este link para o ar ... (mais)

Posted by brain at 03:13 PM

janeiro 04, 2005

04 de janeiro: Business Week inclui Linus Torvalds entre os melhores administradores de 2004

A Business Week divulgou sua lista dos melhores e piores administradores de 2004, e Linus Torvalds está na primeira lista, ao lado de Steven Spielberg (Dreamworks SKG), Hector Ruiz (AMD) e Steven Reinemund ... (mais)

Posted by brain at 04:15 PM | Comments (26)

04 de janeiro: eWeek: Linux e o código aberto estão no coração da tecnologia de computação de hoje

O Slashdot aponta esta matéria do eWeek que afirma que o mercado ocupado pelo Linux já não pode mais ser considerado um nicho: o códiog aberto agora é 'mainstream'. O artigo aponta as concl ... (mais)

Posted by brain at 03:55 PM | Comments (0)

04 de janeiro: Entrevista com Richard Stallman

Leonardo Serra (linuxbh@brfree.com.br) enviou este link e acrescentou: "O kerneltrap realizou um entrevista com Richard Stallman. A entrevista aborda o seu primeiro contato com computadores, sobre a Free Softw ... (mais)

Posted by brain at 03:40 PM | Comments (48)

04 de janeiro: Atualização do Debian Woody (r4)

Marcel Fernandes Pita (mfernandes@dfx.com.br) enviou este link e acrescentou: "Esta é a quarta atualização do Debian GNU/Linux 3.0 (codinome ‘woody’), que principalmente adiciona atualizações de segurança à versão est ... (mais)

Posted by brain at 03:15 PM | Comments (11)

04 de janeiro: Script para redirecionar conexão TCP

¢arnage (augustoaf@ig.com.br) enviou este link e acrescentou: "Para quem não tem tanta familiaridade com o iptables, eu desenvolvi este script com o intuito inicial de apenas fazer um redirecionamento de cone ... (mais)

Posted by brain at 03:12 PM | Comments (2)

04 de janeiro: Colocando o disco rígido na geladeira

Morvan (morvan000@gmail.com) enviou este link e acrescentou: "Publiquei no VivaOLinux artigo sobre 'Como Recuperar Dados com o Truque da Geladeira'. Trecho: 'Todos sabem do valor (economicamente) de um HD (h ... (mais)

Posted by brain at 03:07 PM | Comments (10)

04 de janeiro: Coleção de telas do SAM Xmas Fun 2004

Chris (administrator@linuxbeta.com) enviou este link e acrescentou: "Neste final de ano, aqui está um pequeno presente para todos os fãs de jogos: SAM Xmas Fun 2004, uma coleção de bolso contendo cerca ... (mais)

Posted by brain at 02:50 PM | Comments (0)

04 de janeiro: Lançada a série K8 de instalação do Debian GNU/Hurd

Leonardo_Lopes (leonardu_lopes@hotmail.com) enviou este link e acrescentou: "Philip Charles anunciou, na lista de e-mail do Debian ... (mais)

Posted by brain at 02:42 PM | Comments (1)

04 de janeiro: Desenvolvedores do GoblinX anunciam comunidade no Orkut

Grobsch (flavos@terra.com.br) enviou este anúncio acompanhado do convite para os interessados em participar do processo de desenvolvimento do Goblinx: "Foi criada hoje uma comunidade no Orkut para os usuários e colaboradores do GoblinX chamada ... (mais)

Posted by brain at 02:36 PM | Comments (0)

04 de janeiro: Como aplicar patches no kernel

Pedro Augusto (pogo.slack@gmail.com) avisou sobre a publicação de seu tutorial que explica como aplicar patches no kernel. Trecho: "O comando acima faz apenas um teste para ver se o patch seria aplicado sem ... (mais)

Posted by brain at 02:07 PM | Comments (3)

janeiro 02, 2005

02 de janeiro: Como atrair atenção para seu evento ou projeto livre

Quem não anuncia, se esconde - este é o lema da propaganda, e não deixa de ser verdade em muitas situações; inclusive nas atividades da comunidade livre. O BR-Linux tem orgulho de publicar a absoluta maioria dos anúncios de iniciativas recebidos da comunidade nacional, assim como fazem diversos o ... (mais)

Posted by brain at 10:28 PM | Comments (1)

02 de janeiro: Como desenvolver sua atitude pró-Linux

Em meados de 2000, publiquei uma tradução parcial (e autorizada) do Linux Advocacy Mini-HOWTO, documento que dá boas dicas sobre como defender o Linux de forma efetiva. Nossa comunidade cresce rapidamente, e constantemente a ... (mais)

Posted by brain at 10:01 PM | Comments (29)

02 de janeiro: Retrospectivas e mais retrospectivas

Se você gosta de retrospectivas tanto quanto eu, está na hora de reservar alguns minutos para se atualizar. Comece pelo NewsForge, que publicou uma lista das 10 matérias-chave de 2004. O mais interessante é que a d ... (mais)

Posted by brain at 07:41 PM | Comments (0)

02 de janeiro: Os bastidores do Firefox

Ricardo Rabelo Mota (ricardorrm@ibest.com.br) enviou este link e acrescentou: "Ok, sei que não é novidade. Já saiu em vários jornais por aí. Mas o interessante dessa matéria, ... (mais)

Posted by brain at 07:32 PM | Comments (11)

02 de janeiro: Unificando a autenticação em Linux e Windows

Clovis Sena (csena2k2@fisepe.pe.gov.br) enviou este link e acrescentou: "Navegando pelo site Linux.com encontrei esta matéria que complementa as informações sobre como autenticar estações de trabalho Linux n ... (mais)

Posted by brain at 07:25 PM | Comments (0)

02 de janeiro: Petição para a EA Games por jogos nativos para o Linux

Alexandre Oliveira (alexnewmail-pets@yahoo.com.br) enviou este link da petição e acrescentou: "Usuários do Linux criaram uma petição direcionada a EA Games, demandando que a empresa passe a fornecer versões de seus jo ... (mais)

Posted by brain at 07:21 PM | Comments (50)

02 de janeiro: Nova política de publicação de artigos e tutoriais

Conforme anunciado no final de 2004, a antiga área de artigos e tutoriais do BR-Linux está entrando em fase de congelamento. A mudança ocorre devido à proporção que a área de notícias vem alcançando, considerando que nossos recursos (principalmente o tempo) são limitados, e que hoje há grande qua ... (mais)

Posted by brain at 07:05 PM | Comments (5)

02 de janeiro: Como desenvolver um Web Services tendo como base a arquitetura J2EE

Escreve Mike Matsumoto: "Depois de quase um ano de trabalho, terminei minha monografia que mostra como desenvolver um Web Services tendo como base a arquitetura J2EE. Talvez a parte que mais possa interessar aos programadores em um primeiro momento, é um pacote desenvolvido chamado "rssutil.ja ... (mais)

Posted by brain at 05:58 PM | Comments (3)

02 de janeiro: Como usar apt no Fedora 3

Abilio Jose (abiliojose@gmail.com): "O Fedora tradicionalmente vem com o yum, uma ferramenta semelhante ao apt para instalação/atualização de pacotes. Porém, pessoalmente sempre preferi o apt, seja pela robustez, simplicidade e extrema velocidade. Segue abaixo, um tutorial de como instalar o a ... (mais)

Posted by brain at 04:39 PM | Comments (6)