« Lançado o Slackware 10.1 Beta1, e novidades sobre a saúde de Patrick Volkerding | Main | eWeek: Vitória a curto prazo da SCO não vai salvar seu futuro »

janeiro 23, 2005

Especial de Inclusão Digital na Istoé Dinheiro aborda linux

Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) enviou este link da cobertura do LinuxDicas e acrescentou: "A revista Istoé Dinheiro está publicando um especial com diversas matérias sobre a inclusão digital no Brasil, com diversas citações ao Linux, telecentros e o programa "PC Conectado" do governo federal. Acho importante citar esses depoimentos de membros do governo em reportagens a revistas fora da área técnica." Selecionei um trecho:

"Um dado apresentado no Fórum na palestra do representante da Agência Nacional de Telecomunicações, o assessor especial Marcelo Andrade Pimenta, revelou que o maior custo dos Telecentros não é tecnologia (softwares e equipamentos), mas a contratação de pessoal para cuidar da manutenção do local. Numa unidade padrão com 20 estações de trabalho em funcionamento durante 12 horas, 20 dias por mês e uma ocupação média de 50%, o valor da hora para o governo, Prefeitura ou organização não-governamental mantenedora do projeto sai por R$ 2,90. Nesse universo, a mão-de-obra chega a 41,51% dos gastos totais. 'A tecnologia representa 13,28% em acesso à internet e outros 11,99% para despesas em equipamentos', afirma Pimenta. O grande diferencial tecnológico dos Telecentros é o uso intensivo de softwares livres como o sistema operacional Linux. Esses programas de computador são mais baratos porque não pagam licenças aos fabricantes, como acontece com softwares comerciais. A grande expansão dos Telecentros de São Paulo aconteceu em função da decisão da Prefeitura de apostar alto nos softwares livres."

Indicar por e-mail esta notícia | Publicado em janeiro 23, 2005 09:41 PM