« Sexta edição do Forum Internacional Software Livre abre chamada de trabalhos | Main | Distribuição nacional para Servidores de E-Mail lança versão final »

janeiro 12, 2005

Pesquisa sobre Contribuições - chamando as distribuições da comunidade!

Continua a pesquisa desta semana para levantar quais as distribuições de Linux que contribuem (com código ou financiando/empregando os desenvolvedores) para projetos livres da comunidade. A maior parte das distribuições entre as mais votadas nas favoritas de 2004 já teve alguma contribuição apontada (as exceções são apenas duas distribuições nacionais, mas ainda há tempo - o prazo foi prorrogado até domingo! - para as contribuições delas aparecerem no relatório final!), e surgiram diversas surpresas, além de algumas dúvidas. Vou expô-las abaixo, junto a mais um resultado parcial, para que possa contar com as sugestões de vocês.

Em primeiro lugar, vale frisar mais uma vez que contribuir para o desenvolvimento do código dos projetos da comunidade não é o principal papel das distribuições de Linux. Uma distribuição pode ser relevante simplesmente por colocar o software livre existente ao alcance de mais usuários, prestar suporte a eles, oferecer serviços adicionais, etc. Mas contribuir ativamente para o desenvolvimento de projetos da comunidade, ou desenvolver software próprio (como instaladores, configuradores e gerenciadores de pacotes) que acaba sendo adotado pelas demais distribuições, pode ser um diferencial importante e um indicador sólido da natureza do envolvimento da distribuição com a comunidade livre.

Isto posto, vamos ao que poderá ser uma surpresa para muitos: depois da publicação do último relatório parcial, na segunda-feira, recebi contato de dois leitores apontando a lista de projetos com os quais a Linspire (ex-Lindows) contribui diretamente. São pelo menos 10 projetos livres beneficiados por esta distribuição, incluindo Mozilla, Gaim, KDE, Reiser 4, Wine, Nvu e vários outros nomes familiares. Talvez a maior surpresa seja perceber que a Linspire apóia financeiramente o projeto Debian, e suporta diversos eventos da comunidade, como DebConf, WineConf e Desktop Linux Summit. Esta extensa relação poderá ser usada no futuro como um exemplo de como as distribuições vistas como "comerciais" podem ter uma participação muito positiva para a comunidade livre.

Outra conseqüência positiva da pesquisa foi ver surgir uma página listando as contribuições da brasileira Conectiva, a exemplo do que fazem outras distribuições com longo histórico de contribuições para projetos livres, como a da Red Hat, a da Mandrakesoft, a do projeto Fedora, e a do Linspire. Nem todas as contribuições listadas nas páginas são da categoria que esta pesquisa busca identificar, mas as páginas são muito interessantes para compreender a interação entre distribuidores e desenvolvedores.

Agora vamos à minha questão: como vocês podem perceber no relatório parcial abaixo, as distribuições que contam com staff próprio tendem a ter um número muito maior de contribuições mencionadas, pela razão mais óbvia: se há uma relação formal de colaboração, é muito mais fácil atribuir a contribuição de cada desenvolvedor à organização da qual ele faz parte. Distribuições organizadas na forma de puros projetos da comunidade podem não ter esta relação tão claramente marcada, e as contribuições de seus integrantes podem acabar sendo identificadas como individuais, e não como um resultado de seu trabalho como integrante da distribuição. No Debian, por exemplo, sei que há diversos desenvolvedores prolíficos, mas identifiquei apenas a participação no apt. No Gentoo, idem em relação ao Catalyst e Portage. Quanto aos Live CDs e mods nacionais, ninguém ainda enviou nenhuma indicação. Sei que há mais do que isto, e conto com vocês para me informarem (veja abaixo como fazer).

Por esta razão, gostaria que vocês me enviassem até sexta-feira também as contribuições (nos mesmos moldes do que foi definido no anúncio da pesquisa) individuais de participantes das distribuições. Assim, por exemplo, se o desenvolvedor Fulano é membro do projeto Gentoo (ou Debian, ou Slackware, ou Kurumin, ou Kalango, ou outro mantido - total ou parcialmente - por uma comunidade) e é mantenedor ou teve participação expressiva no desenvolvimento de algum sistema livre, me informem! Ajudem a apontar corretamente estas contribuições, e a gerar um relatório final equilibrado.

Até o momento, as seguintes distribuições já tiveram contribuições indicadas pelos leitores (em ordem alfabética): Conectiva, Debian, Fedora, Gentoo, Linspire, Mandrake, Red Hat, Slackware, SUSE, Ubuntu, Xfld.

Veja aqui as instruções sobre como entrar em contato para fazer sua indicação ou tirar dúvidas, e o que informar.

Indicar por e-mail esta notícia | Publicado em janeiro 12, 2005 11:17 PM