Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Parabéns, Debian, pelos 20 anos

Tags: distribuicoes

O "Debian Linux Release" foi anunciado ao público pela primeira vez em 16 de agosto de 1993, motivado pelo estado de manutenção insuficiente em que se encontrava o SLS, distribuição dominante na época. Seu criador, Ian Murdock, batizou o projeto a partir das primeiras letras do nome de sua namorada na época (Debra Lynn) e das suas próprias, e não se limitou a dar início à distribuição: publicou também o Debian Manifesto, clamando por uma distribuição a ser mantida de maneira aberta, a exemplo do Linux – ao longo de 1994 e 1995 o Debian chegou a ser patrocinado pela Free Software Foundation.

A partir de 1996, com a chegada de Bruce Perens ao posto de líder do projeto Debian, as intenções iniciais de qualidade técnica e desenvolvimento aberto foram refinadas, levando à publicação do Contrato Social do Debian e das Debian Free Software Guidelines, parte do contrato social que define claramente o que o projeto Debian entende por software livre, e que acabou servindo de base para a Definição de Código Aberto da Open Source Initiative.

Durante esse período, e a partir daí, o Debian se estabeleceu como uma das principais escolhas para desktops e servidores em várias arquiteturas, seu modelo aberto e bem definido de desenvolvimento fez com que fosse escolha para ser base de uma série de projetos derivados, e arregimentou um público fiel.

Hoje, nos 20 anos do anúncio original do projeto, é o tempo de rememorar as características que fizeram dele um sucesso, a contribuição dada por ele aos ecosistemas de código aberto, o quanto ele e seus derivados (técnicos e organizacionais) já nos foram úteis, e desejar: feliz aniversário, Debian!

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Brackets: editor open source de código HTML, CSS e Javascript da Adobe chega ao Linux - como preview

Tags: editor, desenvolvedores

O Brackets já era uma raridade na categoria "ferramentas open source1 da Adobe", e agora passa a ser também na categoria "ferramentas de desenvolvimento da Adobe disponíveis para Linux em versão atualizada". Mais ou menos: o que saiu na semana passada é uma versão preview, e a partir de agora as atualizações deste editor de código web da Adobe passarão a ser acompanhadas de pacotes DEB para Debian e Ubuntu.

O Brackets é desenvolvido em uma mistura de C++, Javascript, HTML e CSS. Seu modelo de desenvolvimento é comunitário e aberto, e a versão Preview para Linux é o que o nome indica: algumas funcionalidades já estão disponíveis, mas muitas ainda estão faltando. (via blog.brackets.io - “Preview Brackets on Linux – Brackets Blog”)

 
  1.  Ele está disponível sob a licença MIT.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Football Manager 2014 já vai chegar à Steam suportando Linux

Tags: jogo, multiplataforma

Pessoalmente vejo pouco valor de entretenimento em jogos de simulação de gestão de clubes de futebol: já vejo planilhas e gráficos suficientes, obrigado.

Mas o lançamento do Football Manager 2014, que já está em pré-venda na Steam, é significativo por outra razão: ele já chega à loja virtual com suporte ao Linux – e também ao Mac e ao Windows.

Como já está ficando usual, comprar em uma plataforma habilita a jogar nas outras 2 também, e o FM2014 tem um recurso a mais: a possibilidade de gravar seus dados na Internet, podendo assim continuar sua carreira de gestor de time em outro computador, ou em outra plataforma. (via omgubuntu.co.uk - “Football Manager 2014 Hits Steam, Supports Linux | OMG! Ubuntu!”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Confirmado: Fedora 20 não terá mais o Sendmail na instalação default

Tags: distribuicoes, administracao

Foi revertida a recente decisão de manter o Sendmail na lista de pacotes default do Fedora, e agora o Sendmail saiu, por 5 votos a 2.

As razões a favor da remoção incluíram aspectos práticos como a ausência de algum cliente de e-mail na instalação do Fedora que venha configurado para usar o Sendmail local como MTA, e a grande probabilidade de insucesso do uso de um Sendmail local em configuração default para tentar enviar mensagens considerando filtros de portas e de spam em muitos provedores.

Contra a remoção havia posicionamentos baseados no comportamento histórico do Unix, e na existência de sistemas locais (como o cron) que usam o MTA local como alternativa default para notificação1.

Um componente a menos rodando com privilégios nos desktops de quem instala a configuração default me parece um ponto positivo, apesar do impacto na tradição.

Outras novidades já decididas para a versão serão a transformação do syslog em componente opcional 2, adoção do Ruby on Rails 4 e do Bluez 5 como pilha Bluetooth. (via lwn.net - “Fedora 20 will not install sendmail by default [LWN.net]”)

 
  1.  Usando o syslog ou similar como fallback

  2.  Os spins podem preferir o journal do systemd

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Ministérios da Defesa e das Comunicações falam em satélite próprio e cabos submarinos para proteger dados

Tags: conectividade

Via computerworld.uol.com.br:

O ministro das Comunicações informou que o Brasil está finalizando a seleção de empresa que vai construir e operar o satélite geoestacionário de defesa e comunicações estratégicas, para prestar serviços ao governo. O aparelho deverá ser lançado em 2015. Segundo ele, após a privatização das telecomunicações brasileiras, todos os dados navegam por satélites privados.

De acordo com o general Sinclair Mayer, do Ministério da Defesa, “o lançamento do satélite certamente dará mais segurança para as comunicações brasileiras”. 

Eles participam ontem de audiência pública de cinco comissões da Câmara  dos Deputados sobre as denúncias de que a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) espionou pessoas e empresas no Brasil, feitas pelo ex-técnico da agência Edward Snowden. 

Segundo notícias veiculadas pela imprensa, haveria parceria operacional de empresas de telecomunicações e de internet com o governo norte-americano.

Conforme o ministro, o governo está construindo também cabos submarinos ligando à Europa e à África, para que o tráfego internacional não tenha sempre que passar pelos Estados Unidos. Dentro do Programa Nacional de Banda Larga, o governo também estaria estimulando a construção de data centers locais pelas empresas de telecomunicações.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Telebras faz acordo para aumentar banda larga no Sul

Tags: oba, conectividade

Via info.abril.com.br:

As estatais Telebras e Eletrosul assinaram, nesta quinta-feira, acordo para que a Telebras possa usar a infraestrutura de telecomunicações da Eletrosul, do grupo Eletrobras, para aumentar a oferta de banda larga na região Sul do país.

A medida faz parte do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), do governo federal, que visa acelerar a expansão da banda larga no país.

Segundo o presidente da Telebras, Caio Bonilha, as duas empresas farão um rateio das despesas e das receitas. "Estamos integrando comercialmente as duas operações", disse a jornalistas, após a assinatura do acordo.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Programação do VIII Solisc - SC 401 - Florianópolis

Tags: evento

Enviado por Solisc:

“Liberada na manhã de hoje, dia 15 de Agosto, a grade do VIII Solisc. O evento ocorrerá entre os dias 20 e 21 de Setembro nas Faculdades Assesc, na SC 401, Florianópolis.

Para saber detalhes sobre, acesse [solisc.org.br/…]

Nos vemos no Solisc.” [referência: officelivre.ws]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Debian Day em Suzano/SP: 20 anos de Debian

Tags: distribuicoes, evento

Enviado por Carlos Donizete (coringaoΘdebiandicas·org):

“Debian Day é um evento internacionalmente comemorativo dos 20 anos do projeto Debian Gnu/Linux que ira acontecer no dia 17 de agosto de 2013.

Tendo como nome do evento "Debian Day", em português "Dia Debian", ou ainda "Dia D".

Para quem se encontra-se nas proximidades ou dentro da região do Alto Tietê de São Paulo, o local deste evento comemorativo e a programação está no link a seguir. Esperamos que participe nesta comemoração da distribuição universal e "PAI" de diversas distribuições Gnu/Linux.” [referência: coringao.wordpress.com]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Curso Online ao vivo: Telefonia IP com Asterisk - 21 a 23/08/13

Tags: evento, curso

Enviado por Alberto Mitsuo Sato (amsatoΘinnovus·com·br):

“O treinamento é ao vivo pela Internet através de videoconferência, e será realizado diretamente do seu próprio local de trabalho ou residência, através de uma tecnologia que simula um ambiente de sala de aula, com todos os recursos de áudio, vídeo, slides, bate-papo, exercícios, laboratórios, etc.

Próximos cursos: A2Billing - 28 a 30/08/13 - Online; Telefonia IP com Asterisk - 28 a 30/08/13 - Maceió; Elastix - 11 a 13/09 - Online; FreeSwitch - 18 a 20/09/13 - Online; Elastix - 24 a 26/09/13 - Curitiba; Elastix - 02 a 04/10 - Salvador e Elastix - 09 a 11/10 - Belém. Contatos: treinamentos@innovus.com.br” [referência: elastixbrasil.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Raspberry Pi como servidor de arquivos e de backup para rede local

Tags: hd

O leitor Vinícius Della Líbera aproveitou a versatilidade e baixo custo do Raspberry Pi para montar um servidor de arquivos e de backup para sua rede local, complementando o pouco armazenamento local disponível em seu notebook com SSD.

Ele usou a distribuição Raspbian e uma case para 2 HDs SATA, e descreveu toda a configuração no artigo "Mac + Raspberry Pi: um casamento que multiplica o espaço de armazenamento", que eu publiquei no BR-Mac.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Ministro quer que dados online de brasileiros fiquem no Brasil, mas não se importa se tiverem cópia nos EUA

Tags: privacidade, xerife, bino

A manifestação teve várias menções a privacidade, a transparência e ao comportamento dos EUA, incluindo a frase "se isso não é espionagem, é bisbilhotice".

Mas algo me intriga: segundo a cobertura da imprensa, o Ministro não se opõe a que os dados de brasileiros continuem armazenados nos EUA, desde que também haja uma cópia aqui (ou o contrário). Minha dúvida, relacionada ao discurso e não à realidade prática: como será que isso reduziria a capacidade do governo norte-americano de "espionar" ou "bisbilhotar" os dados dos usuários que o Ministro busca defender? Ou será que a intenção é só alguma outra?

Não precisa responder.

Via computerworld.uol.com.br:

O ministro das Comunicações defendeu, nesta quarta-feira (14/08), a inclusão de dispositivo no marco civil da internet (PL 2126/11, apensado ao PL 5403/01) para garantir que os dados dos usuários sejam armazenados em território nacional, ainda que continuem sendo também guardados nos Estados Unidos. 

Ele participou de audiência pública sobre as denúncias de espionagem de cidadãos brasileiros pelo governo norte-americano, promovida pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; de Fiscalização Financeira e Controle; de Legislação Participativa; e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

O ministro explicou que, como as principais empresas de internet são dos EUA, lá também se localizam os grandes data centers, que armazenam dados do usuário. “As empresas americanas submetem-se à legislação daquele país, inclusive se estiverem atuando aqui”, ressaltou. 

O ministro destacou que os usuários aceitam os “termos de uso” dos serviços de internet, extensos e de difícil compreensão, em que dão autorização para o uso de seus dados. Segundo o ministro, o marco civil vai assegurar maior transparência na política de privacidade das empresas. 

Ele afirmou que, com o monitoramento de e-mails de indivíduos brasileiros pelo governo norte-americano, estão sendo violados direitos fundamentais relativos à inviolabilidade do sigilo das comunicações, da intimidade e da vida privada. “Se isso não é espionagem, é bisbilhiotice”, disse. 

“De acordo com a Constituição, é crime realizar interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial”, completou. Conforme o ministro, o marco civil traz normas para assegurar esses direitos constitucionais também na internet. “O e-mail deve ser equiparado a uma carta”, destacou.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Wine 1.7 no Ubuntu

Tags: instalar, distribuicoes, falha

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Você é um ex-usuário do sistema operacional Windows que ainda quer usar os aplicativos desse sistema no Linux? Você pode fazer isso com o Wine. O Wine 1.7 foi lançado oficialmente no dia 02 de agosto e o anúncio foi feito por Alexandre Julliard, que é o líder do projeto. Existem muitas correções de bugs nesta versão, como um crash que ocorria na inicialização do Microsoft Money 2005, 2006, 2007, Photoshop CS2 que não enxergava a internet, bug no Need For Speed e muito mais.” [referência: edivaldobrito.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Transparência Hacker leva seu ônibus fiscalizador ao congresso de software livre do Serpro

Tags: governos

Via tecnologia.terra.com.br:

A atividade de hacker, um dos temas do 6º Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi), começou a ser discutida nesta terça-feira com o início das atividades do Ônibus Hacker. A iniciativa é um laboratório para ativistas debaterem as ações e desenvolver programas e aplicativos, a partir de dados disponibilizados pelo governo, que ajudem o cidadão na hora de fiscalizar o Poder Público.

O projeto tem programações durante todo o evento e é promovido pela Transparência Hacker, que iniciou suas atividades em 2012 e, desde então, foram feitas oito invasões hackers. Nesta quarta-feira (14), entre os itens da pauta está o Balloon Mapping, uma oficina de mapeamento aéreo de baixo custo para monitorar obras públicas.

O congresso vai discutir políticas de software livre e gestão de tecnologias para o desenvolvimento de sistemas que promovam a cidadania, interoperabilidade de sistemas de governo e compartilhamento do conhecimento. O evento, que vai até a próxima quinta-feira (15), tem como tema principal 'Portabilidade, colaboração e integração'.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

PDO Library: nova alternativa para acesso a bancos de dados em PHP

Tags: desenvolvedores

Enviado por Ribamar FS (ribafsΘgmail·com):

“Como a equipe anunciou a obsolescência das funções mysql_*, pg_* e similares, então quem trabalha com PHP e bancos de dados precisa procurar alternativas para estas funções.

Para confirmar isso visite uma seção do site oficial para uma destas funções, como por exemplo: [php.net/…]

A equipe sugere usar MySQLi ou PDO. Como a PDO atende vários SGBDs, adotei esta. Criei uma classe com todas as funções que eu preciso (substituindo as obsoletas) e disponibilizei. Veja detalhes: [ribafs.org/…]” [referência: ribafs.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Ubuntu Edge: a modelagem 3D e o protótipo final

Tags: portugal, distribuicoes, pos-pc

Enviado por Cláudio Novais (ubuntuedΘgmail·com):

“Na semana passada mostramos quais foram as origens do Ubuntu Edge, nomeadamente todas as fontes de motivação e de imaginação que originaram este futuro smartphone da Canonical e as primeiras aproximações ao protótipo final.

Neste artigo, damos continuidade a esse desenvolvimento do Ubuntu Edge, apresentado de forma rápida e simples alguns pormenores da modelação 3D e de algumas decisões finais para o protótipo que hoje (14) chegou aos 10Milhões de investimento.” [referência: ubuntued.info]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]