Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Comentários em destaque: ABNT, Cooperação, Moderação, MEC, Perl e Ubuntu

A partir da semana passada, o BR-Linux vem dando destaque semanalmente aos comentários que mais receberam moderação positiva, ou que se projetaram por acrescentar informações interessantes sobre o tema que estava sendo noticiado. A série abaixo é sobre a semana de 6 a 12 de agosto.

“#69544 - O eu acho essencial nesta discussão sobre o OpenXML” , por Yabi em “O que anda acontecendo na discussão sobre o OpenXML na ABNT?”: “O eu acho essencial nesta discussão não são as repercussões dos padrões da ABNT no âmbito privado. O problema é no âmbito público. Quem quiser e puder pagar para usar o MS que faça, mas o Estado que usa o nosso dinheiro não pode entrar nessas armadilhas que normalmente custam milhões. O detalhe jurídico é que a ABNT é uma entidade privada, mas para fazer normas de interesse público hã uma delegação de poderes para para a ABNT através da Lei 4.150, de 21/11/1962. E estas normas orientarão as compras do Governo Federal, pois é o que determina a Cláusula 8º, do Anexo da Resolução nº 07/1992 do CONMETRO, diz que “o Governo, utilizará, de modo geral, as Normas Brasileiras em suas o COMPRAS”. Foi esta Resolução 07/1992 é que deu poderes a ABNT e esta atuação será fiscalizadas pelo INMETRO. (...) Por isso é importante que seja cobrado também dos órgãos governamentais o acompanhamento desta discussão na ABNT, por que neste tema o interesse privado não pode prevalecer, sob pena de graves prejuízos no futuro. (...)”

Destaque da semana o comentário com mais votos de moderação positiva: “#69442 - Como assim cooperar com a MS?” , por Clésio Luiz em “Plantão Info: Linux deve colaborar com Microsoft, diz Novell”: “Como o colega disse antes, a comunidade já tem colaboração com a Máfi.., ops, com a Microsoft há muito tempo. Clientes de MSN, editores de texto que abrem .doc, players de WMV, WMS, O Samba, compatibilidade com sistemas de arquivos fat e ntfs, bootloaders compatíveis com Windows, drivers para o hardware proprietário da MS, etc. Não seria o contrário que teria que ocorrer, Mr. Hovsepian? Onde está o suporte a Ext3 no Windows? Onde está a compatibilidade sólida com os formatos Open Document? Cadê o codec Ogg Vorbis embutido no WMP? Qual é a colaboração da MS quanto a patentes? Porque o OpenGL tem queda de desempenho no Vista? E tantos outros casos semelhantes. Quem tem que colaborar aqui é a Microsoft, pois a comunidade do SL já colabora há anos. -- "... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."”



“#69250 - Ótimo” , por silveira em “Moderação de comentários agora terá opção para marcar trolls e flames”: “Eu já acho o sistema de comentários aqui do Br-linux muito bom. Nem todo mundo sabe se comportar numa conversa pela internet principalmente quando essa pessoa não tem o compromisso de se identificar ou de ter sua reputação arranhada. Em fórums e comentários de blogs a situação é crítica. Sistemas como o karma (do slashdot) e esse do br-linux minimizam as baixarias e são muito bem vindos por mim. É uma pena o Wordpress não ter um sistema tão bom. Para melhorar aqui seria legal mais gente usar o Gravatar. -- Silveira Neto - Fortaleza-CE. www.eupodiatamatando.com”

“#69193 - Falha de interpretação” , por Jaime Balbino em “Pesquisa a partir de dados do MEC levanta dúvidas sobre resultados dos computadores nas escolas”: “A pesquisa do MEC é válida e diria que chega a ser reduntante. Mas deve-se tomar cuidado com as generalizações das revistas. Como toda pesquisa séria ela está baseada em fatos bem específicos. No caso, ela cita as 38% de escolas brasileiras com salas de informática e as compara com as outras escolas através do SAEB. Bem, o fato é que a maioria dessas 38% de escolas tem salas de informática mas não tem projeto pedagógico. Isso faz parte do próprio processo de implantação dessas salas. O óbvio da pesquisa é apresentar que sem projeto pedagógico e professores envolvidos (não diria "treinados" ou capacitados, pois eles não são 'incapazes", a princípio) a sala de informática não adianta. Porém, nada diz que o mal uso de uma sala de informática, que a princípio é utilizada somente algumas horas por semana (e em grupo), basta e é suficiente para explicar a piora nos índices do SAEB para estas escolas. Será que a falta de projeto pedagógico para as salas de informática não é apenas um indício de um problema bem maior nestas mesmas escolas, como um descompromisso local mais acentuado com todo o ensino? Outro ponto: também seria interessante fazer o levantamento das notas do SAEB das escolas que TÊM projeto pedagógico nas salas de informática. Será que seu desempenho não é igual ou superior às demais? Daí, a tese levantada pela revista Veja (não necessariamente sustentada pelo MEC) cai por terra.”



“#69187 - Faltam professores de informática com conhecimento técnico” , por Roberto Santos em “Pesquisa a partir de dados do MEC levanta dúvidas sobre resultados dos computadores nas escolas”: “Sou professor de informática e ensino do 1° até 9° ano com Linux. Eu não tinha material didático, mas com muito esforço estou começando juntar as peças. Eu tenho um Squid para controlar os sites. Estou bloqueando Orkut (para alunos com menos de 18 anos) e outros sites de jogos violentos. Quando um aluno esta abrindo um site inadequado, eu peço para fechar e adiciono o link ao Squid. Os alunos estão aprendendo com Ktouch a digitação usando os 10 dedos que é importante para a boa postura, prevenções de lesões e velocidade. Jogos educativos temos o Gcompris e outros. Temos muitos sites educativos. Openoffice.org para texto, planilha, apresentação,
Tuxpaint para pintar com impressora laser colorida. Temos um desempenho muito bom. Em 6 meses o 7° ano aprendeu digitar com uma aula por semana.
”

“#69154 - Que PERL que nada!” , por pilgerowski em “OnLamp: "O Perl morreu. Longa vida ao Perl"”: “O que importa é que o COBOL ainda vive! :-D -- Charles Roberto Pilger http://www.charles.pilger.com.br #134499 "Se você acha educação cara, tente a ignorância." - Derek Bok”

“#69152 - Admiro o Ubuntu por causa” , por tzbishop em “Ubuntu Gutsy trará aplicativo de busca local similar ao Beagle”: “Admiro o Ubuntu por causa disso. Não importa o que eles façam, importa que eles produzam e distribuam software de boa qualidade - e convenhamos que nesse quesito eles estão de parabéns. São coisas primordiais para usuários desktop programas básicos como exibição de imagem, navegador, tocador de música e os softwares satélites que promovem a melhoria da experiência do usuário: interface, leveza do sistema, usabilidade (isso inclui os softwares interessantes de pesquisa Desktop). Concordo com o amigo acima que disse que não importa como o software é feito, importa realmente como ele funciona. Se o F-Spot é rapido, simples, fácil e gostoso de usar, por que não usá-lo? Valeu. -- tzbishop2k http://tzbishop.wordpress.com”



“#69147 - Sem ressentimentos” , por tenchi em “Ubuntu Gutsy trará aplicativo de busca local similar ao Beagle”: “Para quem usa o KDE, há vários "menus iniciar" alternativos ao Kmenu. Um deles, que possui recursos semelhantes ao exposto nesta notícia é o Tasty, que tem um campo de procura, mas acho que procura somente entre os programas e documentos recentes. Também tem o baghira e o kbfx, mas não sei se fazem coisa semelhantes. Mas eh uma boa idéia esta, mesmo que seja inspirada no OSX. Ao que parece há uma espécie de compartilhamento de idéias entre os Sistemas Operacionais. O Linux (tá ambientes gráficos baseados no X11) e o Mac. Quem sabe até o próprio Windows entre nessa turma, mas sempre tenta processar meio mundo. Não que seja um compartilhamento no sentido de um cooperar com o outro, mas um sempre acaba "copiando" algum recurso do concorrente. Normal. Algum tempo após os ataques em Hiroshima e Nagasaki, a URSS já tinha seu pequeno arsenal de bombas atômicas. Se você quer que não copiem sua idéia, não deixe que ninguém fique sabendo dela. Coloque num baú e guarde à sete chaves ;-) Sem ressentimentos. -- "Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana”

“#69143 - Fama...” , por laurocesar em “Ubuntu Gutsy trará aplicativo de busca local similar ao Beagle”: “Ué, parece que uma das coisas boas do Software Livre é justamente não reinventar a roda e sim reaproveitar código ou softwares "prontos" para criar alternativas para o usuário final. Eu, por exemplo, tenho o Ubuntu instalado em três máquinas e esse "empacotamento" a que você se refere, que pelo que entendi da notícia é bem mais que isso (INTEGRAÇÃO), pode tornar muito mais fácil/prático/confiável instalar o tracker. As pessoas são interessantes, cada uma com uma opinião completamente inversa da outra: Uns criticam quando alguma distro cria algum programa que já exista similar livre, dizendo que é reinvenção da roda etc, outros criticam quando se aproveita o que se já tem feito, como neste caso, dizendo que a Distro não cria nada.
Eu acredito que a maior qualidade do Ubuntu seja justamente aproveitar código existente, refiná-lo e adaptá-lo para que o usuário final tenha mais facilidade na sua convivência com o Linux.
”

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004