Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Pesquisa a partir de dados do MEC levanta dúvidas sobre resultados dos computadores nas escolas

Conclusões talvez amplas demais, mas recomendações sólidas: preparar os professores e o conteúdo, e orientar os estudantes no uso do computador, não se limitando a simplesmente entregar os equipamentos.


“"Proporcionar às crianças pobres acesso ao computador é um fato positivo, e ninguém discorda disso. Mas não basta jogar os aparelhos dentro das salas de aula para que eles produzam milagres. É preciso treinar os professores, adaptar os aparelhos a projetos pedagógicos e supervisionar seu uso pelos estudantes."



"Países onde os estudantes cultivam o hábito de usar o computador na escola têm uma lição elementar a ensinar ao Brasil. Tais projetos só foram adiante com sucesso porque os professores receberam treinamento para fazer uso dos PCs para fins pedagógicos. No Chile, é o caso de 80% dos docentes. No Canadá, as escolas contratam ainda especialistas encarregados de organizar bibliotecas de softwares e orientar os professores sobre como aplicá-los em sala de aula."”


Enviado por Cirineu - referência (veja.abril.com.br).



Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de puelocesar
De fato, jogar computadores: De fato, jogar computadores nas escolas com nenhum plano pedagógico que aproveite de fato a potencialidade dessas máquinas é muito ruim.

Mas a veja continua com a sua maneira de inferir absurdos através de dados ligados à outras coisas.

Ali eles provam que o programa de laptop educacionais é ruim usando os números do uso de computadores nas escolas.

Eu ainda estava no colegial quando começou o programa de informatização nas escolas, era horrível, eu tinha que ajudar a professora o tempo todo, e não se produzia nada nas aulas, pois não havia modelo pedagógico nenhum e nenhum recurso de aprendizado, era apenas Windows, word e excel.

O OLPC é totalmente diferente disto. Ele vem junto de um plano de ensino elaborado e uma gama de softwares educacionais que incentivam o trabalho colaborativo através de brincadeiras, e até incentiva as crianças a aprender programação (aliás adorei esta parte, a linguagem logo é muito massa).

Essa mídia destrutiva que o país tem com certeza causa muito mais danos à educação do que qualquer projeto de computador nas escolas

--
www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who

Comentário de cego
Concordo com a pesquisa e: Concordo com a pesquisa e sempre fui da opinião que computador é uma ferramenta e não a solução de todos os males. Não tenho dúvidas até, que computador na escola pode ser uma grande fonte de distração e contribuir para o oposto do que se pretende. Mas isso não quer dizer, que o melhor é não ter computadores.

Eu só acho graça é a Veja toda vez que vai falar algo positivo a respeito do assunto estampar os computadores da Intel. Quando é algo negativo, pode ter certeza que o que vai ilustrar a matéria são os do OLPC. A Intel, mesmo que não tenha nada a ver com isso, e neste caso eu acredito que não tenha, devia perceber que coisas assim mais arranham a sua imagem do que o contrário.
Comentário de puelocesar
É também acho que não tem: É também acho que não tem nada a ver com a Intel. É que a Veja tem aquele pensamento de que estes projetos são coisas do comunismo/bichopapão/demônio, etc, e que projetos de empresas renomadas são o máximo. Isso ignorando o fato de que, pelo menos teoricamente, os projetos estão do mesmo lado, que é o de melhorar a educação.

--
www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who

Comentário de sem@email.org
a - "não se limitando a: a - "não se limitando a simplesmente entregar os equipamentos."

b - "sucesso porque os professores receberam treinamento para fazer uso dos PCs"

Caramba, precisaram fazer uma extensa pesquisa para chegar a esta conclusao?

Tenho a impressao que quando os primeiros livros de "estudo dirigido" chegaram no Brasil as duas sugestoes dadas acima tambem tiveram que ser levadas em consideraçao! Foram levadas em cosideraçao? Foram...nao foram?

Off topic:

http://www.estadao.com.br/arteelazer/not_art30315,0.htm

Eh a industria da midia internacional fazendo chantagem nas nossas elites para forçar a implantaçao de DRMs no Brasil.

Tem que ser poderoso internacional para expor a elite brasileira.

Nao eh tanto o video em questao, que eh bobo, mas o medo de que haja piores.

"Onde nao ha imaginaçao nao ha terror" A. C. D. SH.

Incrivel, a liberdade esta sendo surrupiada no mundo com a desculpa de preservar lucros extras par o Snoop dog dog o Eminen e seus "agentes".

Musica ruim, gente ruim.


Comentário de pm
duvida: um duvida que eu carrego a algum tempo, e se alguem puder me ajudar...

este equipamento tem alguma utilidade, por exemplo, pra meu filho em casa ou ele é apenas util para programas educacionais em instituições de ensino ?

vlw!!!
Comentário de Roberto Santos
Faltam professores de informática com conhecimento técnico: Sou professor de informática e ensino do 1° até 9° ano com Linux. Eu não tinha material didático, mas com muito esforço estou começando juntar as peças.
Eu tenho um Squid para controlar os sites. Estou bloqueando Orkut (para alunos com menos de 18 anos) e outros sites de jogos violentos. Quando um aluno esta abrindo um site inadequado, eu peço para fechar e adiciono o link ao Squid.
Os alunos estão aprendendo com Ktouch a digitação usando os 10 dedos que é importante para a boa postura, prevenções de lesões e velocidade.
Jogos educativos temos o Gcompris e outros. Temos muitos sites educativos.
Openoffice.org para texto, planilha, apresentação,
Tuxpaint para pintar com impressora laser colorida.
Temos um desempenho muito bom. Em 6 meses o 7° ano aprendeu digitar com uma aula por semana.


Comentário de Jaime Balbino
Falha de interpretação: A pesquisa do MEC é válida e diria que chega a ser reduntante.

Mas deve-se tomar cuidado com as generalizações das revistas.

Como toda pesquisa séria ela está baseada em fatos bem específicos. No caso, ela cita as 38% de escolas brasileiras com salas de informática e as compara com as outras escolas através do SAEB. Bem, o fato é que a maioria dessas 38% de escolas tem salas de informática mas não tem projeto pedagógico. Isso faz parte do próprio processo de implantação dessas salas.

O óbvio da pesquisa é apresentar que sem projeto pedagógico e professores envolvidos (não diria "treinados" ou capacitados, pois eles não são 'incapazes", a princípio) a sala de informática não adianta.

Porém, nada diz que o mal uso de uma sala de informática, que a princípio é utilizada somente algumas horas por semana (e em grupo), basta e é suficiente para explicar a piora nos índices do SAEB para estas escolas.

Será que a falta de projeto pedagógico para as salas de informática não é apenas um indício de um problema bem maior nestas mesmas escolas, como um descompromisso local mais acentuado com todo o ensino?

Outro ponto: também seria interessante fazer o levantamento das notas do SAEB das escolas que TÊM projeto pedagógico nas salas de informática. Será que seu desempenho não é igual ou superior às demais?

Daí, a tese levantada pela revista Veja (não necessariamente sustentada pelo MEC) cai por terra.


Comentário de Morvan
Interpretação cavilosa: ..., e não "Falha de interpretação" como você educada e civilizadamente argumenta. É lastimável que a mídia trata a todos como tolos, ou seja, o que eles disserem é verdade pétrea; de fato, sem cotejar os resultados destas escolas com escolas que tenham projetos pedagógicos os quais contemplem o [orto] uso da informática, é falacioso e depõe - mais uma vez - contra a grande imprensa.
De qualquer modo, é um grande ponto de partida para a correção do rumo...
Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de Paulo
A exclusão também atinge aos professores...: Sabemos que a mesma exclusão digital que atinge os alunos atinge também aos professores, que na maioria das vezes não sabem usar o computador nem para as tarefas básicas.

Esses professores aí, que vão lidar com computadores, estão mais preocupados em ter que se desdobrar numa sala de aula repleta de "anjinhos", e dar conta de que todos aprendam pelo menos o básico de cada disciplina.

Então esse educador se vê disputando atenção com computadores, algo novo para ele e cujas possibilidades são desconhecidas. "E agora? o que fazer?", ele pensa... coitado! será a ponta final de um projeto que quer resolver os problemas educacionais de uma hora para outra, dando computadores deliberadamente aos alunos.

Comentário de Wallacy
Isso que você falou é: Isso que você falou é certo, minha mãe é professora, ela é pós-graduada em informática e tudo mais, ela da escola dela, é a única, ""única"" que sabe mexer em um computador de modo adequado... se o corpo docente não tiver "preparado" fica difícil mesmo..

E quanto a pesquisa, isso de "perder tempo com bate papo", e coisas do género, vem da escolha do próprio sistema operacional, longe de min criticar o Windows pois eu mesmo o uso muito, porem por ser um sistema operacional muito popular, os alunos facilmente encontram "soluções" com amigos que tem pc em casa, e tudo mais, logo aprende a usar o navegador de internet, logo depois aprende sobre proxy, depois webmessenger, depois.. e depois.. por ai vai, mesmo que usem muitos sistemas de restrições, o simples fato de o aluno perder seu tempo na aula de tentar burlar, que mesmo que não consiga, já é um tempo perdido atoa... e não querendo puchar para o lado do Linux, mais por ser mais difícil de encontrar brechas, até mesmo porque existem menos utilizadores com conhecimento, o aluno não chegaria nem a "aprender tentar fazer o que não pode", claro, isso somente seria "viavel/possivel" se esses pcs viessem com os programas que seriam usados no ensino já no desk para eles acessarem e tudo mais, algo como, um pc que só tem mesmo aqueles programas da escola, nada a mais, nem gerenciador de pacotes, nem nada, da boot e vai para o ambiente escolar, e PREFERENCIALMENTE, sem acesso a internet né.. pq ai já comessa novamente os "probelmas", e mesmo no windows, vejo deixarem acesso a intenet para os alunos como um grande problema, se o professor que acessar x ou y conteudo na web, que ele salve a pagina mande para os alunos, sei lá, tudo em rede local, ou que só o pc do professor tenha acesso e de lá as paginas que vão ser enviadas são reenviadas para os alunos.. bem, proficionais no brasil capacitados para desenvolver um sistema qualquer desses não falta, o problema é que de cara já vem a ideia, comprar pc para as escolas, instala o windows por ser "mais facil", opa o windows já vem com navegador, né, opa, vamos por esses pcs na rede.., bem na minha visão, só não da certo o ensino com pc, por falta de visão, a visão que os alunos vão fazer tudo o que mandam, e que não vão saber / aprender fazer outras coisas no pc que não seja o ensinado... se é aula de historia tem que ficar só carregado a parte de historia, aprender usar o resto do pc, usar a internet fica pra aula exclusivamente de informatica, as outras materias não podem nem precisam de está com acesso a internet e tudo mais, põe um livro eletronico lá pra ele ver / estudar, um "almanaque Abril" algo assim..
Na minha opinião o problema está não só nos professores desqualificados, está que os alunos sabem mais que muitos professores, e os ""PROFISSIONAIS" que implementam os sistemas nas escolas, parecem de nada saber, ignorando o OS, mesmo que seja linus, windows, ou mac, pegou o pc, fez a instalação padrão , colocou na internet, pronto, só ai já diz ao aluno que ele vai poder ficar dando "jeitinhos" para não ver aula e tudo mais..
Precisaria de um estudo do governo, criar uma plataforma propria para se colocar nas escolas, assim limitando os alunos a fazer somente o que tem lá a sua disposição.. seria como pedir para alguém acessar a Internet a partir do liveCD do Gparted, se deixam meios/brechas, é óbvio que os alunos vão tentar, criança hoje em dia sabe mais de pc que muitos adultos, e são "profissionais" em tentar burlar as regras para se divertir!!!

PC nas escolas é mais que bom, é essencial, mais antes, é necessário que crie uma maneira dos mesmos não se quer cogitar a fazer o que não é possível!! Assim poderão se concentrar no que realmente é importante!!
Comentário de puelocesar
Então, eu tive um contato: Então, eu tive um contato rápido com ele no Fisl, mas eu vi que ele tem o Abiword, algumas joguinhos educativos, e um navegador web.

Ele não conseguirá ouvir mp3, jogar em flash, e essas coisas que fazemos com computadores normais, mas vai poder acessar a web sem maiores problemas, incluindo aí toda essa gama de aplicativos web.

Se não me engano, existe uma API para criação de aplicativos Python, mas acredito que só desenvolverão softwares educativos com isso.

--
www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who

Comentário de Flavio Cezar
Nas estribeiras perpealinas da 4 dimensão:
É lamentavel vermos tal situação. Chega a ser vexame. Nem culpo essa revista, pois há muito tempo não dou mais credibilidade de imediato a tudo que leio, pois nem tudo o que se escreve é verdade, ainda mais quando se vive disso. Portanto o objetivo desta e de outras revistas do gênero é criar polêmica e esgotar exemplares na banca. Infelismente isso cria massas (de)formadoras de opnião.


Só é triste ver o nome do orgão máximo que cuida da educação e cultura do país estampado logo nos primeiros paragrafos. Isto cria uma falsa impresão de que tudo a partir dali está devidamente fundado e comprovado, e o leitor incerto crê até em duendes e papai noel, afinal o MEC comprovou isso.


Pelo trecho apresentado uma criança não é capaz de aprender sozinha. Oras se fosse:

1- não precisariamos mais de escolas, comprariamos computadores e deixariamos as crianças aprendendo sozinhas na segurança do lar;

2- não precisaria de escolas de treinamento, pense na possibilidade: você compra 50 micros e contrata 50 empregados sem formação e em pouco tempo tem uma empresa de desenvolvimento, afinal eles ficaram 8 horas por dia na frente do computador e logo aprendem;

3- pra que escolas de idiomas se temos excelentes softwares de inglês/espanhol?


Mais uma vez o miraram o pé e acertaram, impressionante...

Culpado? o amigo do político X do partido Y que merecia mais um cargo de gestão administrativa pública do que um diretor com 30 anos de experiência.


Essa incompetência de gestão, de leiloar cargos públicos, já derrubou até avião e agora chega aos confins dos laboratórios de informática das escolas públicas. Como se o laboratório, a criança ou o professor fossem culpados por algo. Mas alguém tem que ser.


[]´s
Flávio
Comentário de Roberto
Só corrigindo, ele terá: Só corrigindo, ele terá suporte a flash, com o gnash, deve rodar boa parte dos jogos flash. MP3 a principio não pelas patentes, mas ogg ele tem suporte já... e a API que ele usa é baseada no GTK, então não é impossível adaptar vários programas da comunidade de Software Livre, principalmente os baseados no GTK, mas a intenção do programa mesmo é ajudar na educação e fornecer informação através da internet... enfim, www.laptop.org e wiki.laptop.org dizem muito mais :)

[irônico]
Agora a Veja é uma revista realmente invejável, é realmente necessária muita pesquisa para saber que os professores precisam de capacitação para isso! Nunca ninguém na história havia pensado nesse brilhante ponto!
[/irônico]

Engraçado que eles falaram de resultados negativos do uso de computadores nas escolas mas colocaram uma foto usando os XO's, onde os resultados estão sendo excelentes e superiores as escolas sem esse teste piloto.
Comentário de José Antonio Meira da Rocha
A Editora Abril lançarah sistema de ensino: A editora Abril vai lançar um sistema de ensino. Este eh o motivo de materias como esta. Entre os serviços oferecidos, certamente estarah a "informatizaçao de escolas com treinamento de professores".
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004