Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

OnLamp: "O Perl morreu. Longa vida ao Perl"

JT Smith escreve no OnLamp sobre os comentários a respeito de o Perl ter morrido ou estar morrendo, geralmente em comparação com outras linguagens que recebem mais cobertura hoje, como PHP, Java, C#, Ruby, Python, or [insira sua linguagem atual favorita]. Segundo ele, há milhões de programadores Perl em atividade hoje, o Perl 5 está sendo ativamente mantido e o Perl 6 está em desenvolvimento. Mais de 3000 módulos Perl foram lançados em 2006, e mais do que o dobro devem ser lançados este ano.



E ele vai mais longe em sua argumentação a favor da vitalidade do Perl: há grande número (milhares) de vagas abertas todos os meses para desenvolvedores Perl no mercado dos EUA. O uso do Perl cresceu 700% nos últimos 5 anos, mesmo com o grande número de outras opções de linguagens que vêm se estabelecendo. A lista de sites que hoje se baseiam ou incluem extensivamente o Perl em suas fundações tem nomes como Yahoo!, Amazon, TicketMaster, Departamento de Estado dos EUA, BBC, Slashdot.

Ele conclui que o Perl está vivo e em boa saúde, e continua sendo uma boa escolha para grande variedade de projetos devido à sua flexibilidade, poder e base de código extensa. Longa vida ao Perl, e também às demais linguagens que fazem a popularidade do LAMP!

Saiba mais (oreillynet.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
ahem: Amazon é geralmente uma das bandeiras levantadas pelo pessoal do Perl, mas acho que já faz tempo que sua infraestrutura mudou de Perl para C++. Imagino algo semelhante para /.

eis um interessante insight por um dos ex-programadores da Amazon:
http://steve.yegge.googlepages.com/ancient-languages-perl

Eu acho Perl legal, mas Ruby a ultrapassou e deixou na poeira faz tempo. E Perl 6 está em desenvolvimento há 7 anos +-!

No meio tempo, até Haskell se revela mais concisa que Perl e muito mais robusta... tanto é que um dos compiladores para P6 é escrito nela.

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nobody
Números do TIOBE: Perl está na sexta posição enquanto que Haskell está na quadragésima segunda...

http://www.tiobe.com/tpci.htm
Comentário de pilgerowski
Que PERL que nada!: O que importa é que o COBOL ainda vive! :-D
--
Charles Roberto Pilger http://www.charles.pilger.com.br #134499
"Se você acha educação cara, tente a ignorância." - Derek Bok

Comentário de emanuelsan
38a!: Puxa, o negócio é dinâmico mesmo, agora (15:47) ela já está na 38a.!!! (ou eu é que tô vendo errado?) Se vc gosta da posição do Perl é melhor começar a se preocupar :)

Nesse caso a Haskell não está em boa companhia, pois de APL(42a.) e PL/I (39a.) faz uns 20 anos que não ouço ninguém falar.

Voltando ao tópico, tive oportunidade de aprender Perl recentemente, tinha preconceito contra essa linguagem pois ela parecia ter muitos operadores e palavras chave incompreensíveis. Mas tive que tirar uns BUGs de um script que tenho e tive que aprendê-la. Meu preconceito contra Perl se acabou.

Nada como a necessidade para fazer vc aprender algo novo e até se surpreender, como foi o caso.


Comentário de nobody
Infelizmente viu errado...: "ou eu é que tô vendo errado?"

Esse ranking é mensal, o de julho aponta mesmo a Haskell na quadragésima segunda posição.
O problema ao meu ver não é a Haskell, as linguagens funcionais são expressões de matemática mais sofisticada, e isso afasta a maioria dos programadores.
Comentário de popolony2k
Perl é ótima....: ...e foi uma das primeiras linguagens a enfatizar e popularizar as expressões regulares.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de emanuelsan
Ruby: Fui dar uma olhada na Ruby e gostei. Pena que o pessoal reclame da performance dela.

O criador se baseou em diversas linguagens para criá-la (incluindo Perl), faltou copiar a "pré-compilação" de Lua, Python ou Basic, para acelerar o reconhecimento léxico e sintático, economizando em ciclos na fase de execução.

Aproveitando a deixa, como eu faria algo assim em Ruby?

open SaidaGREP, "grep -wi teste /tmp/teste.txt |";
while (<SaidaGREP>) { ...




BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004