Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Respostas da Novell aos leitores do BR-Linux, parte final - GPLv3 e o acordo com a Microsoft

No final de julho o BR-Linux procurou contato com a Novell e definiu uma forma de de enviar 10 perguntas da comunidade, para que fossem respondidas pelas áreas de interesse específicas dentro da empresa, e depois publicadas na íntegra aqui no BR-Linux, e debatidas.

A comunidade produziu e classificou as perguntas, e elas foram enviadas para a Novell há cerca de um mês, após combinar que não haveria prazo, porque as respostas seriam dadas por áreas específicas no exterior.

As respostas chegaram, em inglês, no dia 10 de setembro, e estão sendo publicadas, traduzidas e 2 a cada vez, no BR-Linux, para que todos possam ler e discutir. Ao final da publicação, os textos originais em inglês também serão disponibilizados.

O BR-Linux agradece aos seus leitores que participaram do envio e seleção das perguntas, e aos representantes da Novell que se envolveram no encaminhamento da questão e produção das respostas.

Hoje é o dia da quinta e última parte, e as respostas de hoje, publicadas abaixo, tratam da GPLv3 e do acordo entre a Novell e a Microsoft, com perguntas enviadas pelos leitores Xis, samuelbh e Patola.

Leia também:






Como fica a situação Microsoft/Novell com o lançamento da GPLv3? Código GPLv3 será incluído na linha SUSE Linux Enterprise? A Microsoft irá distribuir cupons do SLES mesmo se este possuir códigos sob GPLv3 ou apenas GPLv2? (Xis) O OpenSUSE será influenciado pelas restrições da nova GPLv3? E como ficará a comunidade, caso isso aconteça? (samuelbh)

Nós declaramos nossa posição aqui. Nós damos as boas-vindas à GPLv3. A Microsoft disse que os certificados que ela distribui a consumidores para o SUSE Linux Enterprise Server não vão dar a estes consumidores direito a manutenção e atualizações da Novell em nenhuma tecnologia GPLv3. Entretanto, a Novell declarou que, mesmo que os certificados não dêem este direito, nós vamos, de fato, dar aos consumidores a manutenção e atualizações na versão mais recente do SUSE Linux Enterprise Server, incluindo seus componentes licenciados sob a GPLv3. Assim, o resultado é que os consumidores não serão impactados negativamente por isto. Não deveria haver nenhum impacto disto sobre a comunidade.

É sabido que o acordo da Novell com a Microsoft causou uma onda enorme de impopularidade da Novell, por mais que a empresa tente tranqüilizar os usuários. Se for demonstrado que esta impopularidade está afetando negativamente o crescimento da distribuição, vocês pretendem desfazer o acordo? (Patola)

É importante ter em mente que muitos grupos diferentes vêem o acordo Novell-Microsoft de formas diferentes. Não há dúvida de que há uma parte da comunidade de código aberto que é vocalmente oposta ao acordo. Entretanto, há outros na comunidade que o vêem como promovendo a adoção do Linux. A Microsoft é uma realidade no mercado, e se queremos que o Linux tenha sucesso, ele tem que trabalhar na presença da Microsoft. Não surpreendentemente, os consumidores são um grupo que tem sido bastante apoiador do acordo. Nós assinamos com diversos grandes clientes que se tornaram clientes de Linux graças ao acordo, incluindo Wal-Mart, Credit Suisse, Deutsche Bank, AIG, HSBC e mais. Além disso, observando as mais recentes estatísticas financeiras da Novell, nossas receitas com Linux cresceram 77% sobre o mesmo trimestre no ano anterior. Assim o acordo auxiliou, e não atrapalhou, o crescimento do SUSE Linux Enterprise.

Nós verdadeiramente acreditamos que construir uma ponte sobre a separação entre o Linux e o Windows será bom para o crescimento do Linux, que será bom para a comunidade como um todo. Obviamente, nós acreditamos que o acordo é bom para os negócios da Novell, também. O Linux está em condições para crescer nos data centers e além. Ao oferecer aos consumidores uma distribuição que se integra facilmente aos seus ambientes existentes - incluindo o Windows - nós acreditamos que podemos acelerar este crescimento.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de marcolinux
O acordo com a M$ pode parecer ruim, mas tem seu lado bom.: Aqui onde trabalho isso tem sido ponto forte de convencimento quando se coloca em questão a qualidade do Linux. O argumento é simple, se até a M$ encherga o Linux como viável e interessante, quem somos nós para ficarmos fora dessa.
Seja bem vinda M$, seja pro bem ou pro mal, uma coisa é certa: Linux e M$ em ambientes corporativos é realidade e oportunidade de negócios.
Eu mudei meu discurso: Não falo mais mal na M$. Falo bem do Linux. E tem dado mais certo. Acho que nessas 2 respostas da Novell é essa mensagem que eles querem passar. Se não pode vencê-lo$ junte-se a ele$.


Comentário de Knux
não entendi bem se a MS vai: não entendi bem se a MS vai ou não distribuir código gpl v3?

não vai distribuir?
vai distribuir, mas não vai dar suporte?

é isso?!

"Remember there is a big difference between kneeling down and bending over"
Comentário de maiconfaria
Ah, mas é claro, a: Ah, mas é claro, a microsoft vai fazer um acordo para expandir o uso de linux!
Eles estão esquecendo que quem influência seus "clientes" são os "não clientes", e estes não gostaram nada do acordo.
Mas uma empresa que vai para o limbo, só questão de tempo.

A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de Wallacy
Discordo.... creio que a: Discordo.... creio que a microsoft fez o acordo por não poder mais conter o crescimento do Linux, aproveitando de sua "superioridade" momentânea no mercado. A maior parte da receita da microsoft é com empresas, pois boa parte dos usuários domesticos pirateiam na cara dura mesmo... (Eu mesmo não pago pelo ms... se for usar uso o pirata.. ). Hoje é facil achar uma empresa que adotou linux pensando em cortar custos... daqui 5 ou 10 anos isso essa seria uma pratica ainda mais comum, até o no governo tem discursos como "SL não é opção é estratégia governamental", ciente disso a Microsoft entro nessa...

E você também se esqueceu que esses não clientes são 98% usuários do windows, desdes 50% acha que bil gates inventou a internet, 40% não sabe que existe outro sistema, 10% acha que a microsoft é uma iluminação divina, outros 10% não gosta mais usa porque acha que não tem nada melhor.... Quem não gosta do acordo é uma parcela dos outros 2%.... Os clientes da Novell assim como os da Microsoft são em grande maioria empresas e estas parecem está gostando muito do acordo, já que já houve crescimento de 77% (que é muita coisa)....
Quanto aos usuários domésticos, a esses sobram muitas opções... se não quiser usar uma distribuição relacionada a Novell use uma das outras milhares...

Estamos entrando em uma era onde as corporações estão invadindo o Linux, deixando de ser um sistema produzido por usuários geeks... Como já citado em outro comentário, a Novell é a segunda maior contribuinte do kernel, e ela tem pouco mais de dois anos no ramo... Futuramente (quando mais difundido) outras empresas entrarão com força, como por exemplo empresas de jogos como a EA , que certamente irá contribuir com os drives e apis de vídeo, entre outras... E isso é uma coisa que vem acontecendo já faz tempo, e possivelmente nos desktops teremos muitos aplicativos feito por empresas não mais por outros usuários... É uma tendência do mercado... E como disse, ciente disso a Microsoft quis entrar no ramo... A grande diferença que agora qualquer empresa já entra com "SL" na cabeça, o que é uma coisa muito boa, pois teremos empresas produzindo muitos software em padrões abertos, vide muitos exemplos já conhecidos que não vale a pena ser citado no momento.
E ninguém precisa ficar com medo de ter que pagar por seu Linux.. sempre terá alternativas gratuitas, mesmo as de empresas, vide red hat > fedora , suse > openSUSE, o que as empresas estão fazendo é isso, produzem (ou incentivam) uma versão "free" para os usuários e criam uma "paga" para empresas....

Esse acordo só confirma o que vem sendo dito a muito tempo, que o futuro pertence ao código livre, e a Microsoft é irrelevante (relembrando o que o Torvalds falou), para mim com esse acordo a Microsoft assinou seu atestado de incompetência. E como eu já disse anteriormente pra mim quem aplicou o golpe foi a Novell não a Microsoft.
Bem, e como diria o nemesis "Isto é um comentário e não será executado nunca". Só o tempo dirá o impacto que isso terá em cada empresa, e quem se beneficiou mais, porem a maior parte das pessoas não da a mínima pra isso, afinal a maior parte das pessoas se preocupa só com o próprio umbigo, querem usar um sistema, não querem pagar por ele, e querem que ele faça tudo que eles desejem...


-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de dockism
Wallacy, como diria um amigo: Wallacy, como diria um amigo meu....APOIADO
Comentário de tenchi
Simplesmente um dos: Simplesmente um dos comentários mais lúcidos que já vi aqui no Br-Linux.


"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de antonypeople
Uma visão muito: Uma visão muito interessante a sua Wallacy, seja qual for a estratégia da Microsoft neste acordo com a Novell e outros ela não tem muitas saídas, pois o Linux vai continuar GPL, vai continuar livre. Claro que ela pode tentar atrapalhar, mas não pode ir contra o mercado sempre, pois senão estaria dando um tiro no pé. Se ela não está conseguindo (desta vez) ditar os padões (FOSS) vai ter que entrar na onda ou cai como todo império sempre caiu. Ao assinar o acordo a Microsoft admitiu está errada em todas as suas declarações onde afirmava que o FOSS/Linux não era um concorrente ou que não tinha qualidade ou até mesmo um câncer.

Tenho visto com outros olhos este acordo depois de ler muito a respeito, mas seu comentário resumiu muito bem: "(...) como eu já disse anteriormente pra mim quem aplicou o golpe foi a Novell não a Microsoft." Mas neste caso eu apenas faria uma correção: A Microsoft aplicou um golpe nela mesma!

Abraços,

--
Antônio Rogério Lins de A. Pessoa
"Todo coração é uma célula revolucionaria." - Os educadores
"Suenan los tambores de la rebelion, sueña mi pueblo, sueña mi razon." - Manu Chao
Comentário de cwars
Rapaz, primeiro se lembre: Rapaz, primeiro se lembre que a M$ não é uma empresa qualquer, mas uma mega corporação de estatura mundial atualmente dessa forma ela não é boba para cometer um erro desses sem planejamento, mesmo tendo um sistema de baixa qualidade, o seu representante, no caso, Bill Gates conseguiu fazer vender, dessa forma ela sabe muito bem onde pisa (apesar de muitas vezes fazer por ignorante), e atualmente seu maior foco de investimento não está nem se quer no Windows Vista direito, mas no XBOX 360 (ela descobriu que o Windows só estava ativo por causa dos jogos), o que realmente dar mais dinheiro que um sistema operacional desses, sem contar que os usuários ignorantes como são chamados, geralmente são a base da empresa, dessa forma sendo estes profissionais baratos (pessoas que usam Windows como sistema padrão), desta forma o que acaba obrigando a empresa muitas vezes a seguir por esse rumo por investimentos (no caso pequenas empresas), já que um profissional GNU/Linux apesar de ser mais qualificado e poder resolver problemas realmente sérios ainda são profissionais caros, por serem poucos no mercado (atualmente isso está mudando, mas mesmo assim não deixam de ser profissionais caros e de qualidade, resumindo na maioria das vezes especialistas no assunto), e deste caso também a M$ está é investindo em suas supostas patentes que creio serem uma jogada de Marketing, não exatamente uma realidade, jogos de empresas.

O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam...
Comentário de Joel T. Cachioli
Um dos problemas da: Um dos problemas da "comunidade" é que parece que ninguém quer que o Linux seja popular. Parece que o povo quer parecer cool ou supernerd perante aos amigos só pq tem um Linux no notebook e "ninguem" conhece tão bem qto ele na turminha.
Comentário de Wallacy
Exatamente... nunca me: Exatamente... nunca me esqueci disso, sei que a Microsoft é uma mega corportação de estatura mundial.... assim como sei que a IBM também é, que a SUN, a Novell e tantas outras... Este acordo não é entre você e seu vizinho, é algo que envolve muitas pessoas, empresas, advogados, corretores, traficantes... quem mais você quiser por...

De resto é exatamente o que eu disse, a Microsoft não errou no acordo, pelo contrario, ela fez isso justamente para não perder, quando disse que ela assinou seu atestado de incompetência, foi isso mesmo, ela que tanto avacalhou o Linux, está ai, vendendo Linux, porque sabe que a longo prazo sua hegemonia será (e ja é) ameaçada, entrar hoje no mundo Linux para ela é fazer com que as outras empresas digam "A Microsoft é uma realidade no mercado de sistemas operacionais" e sim, hoje a Microsoft possui praticamente um monopólio nesse ramo. Lembre-se Napoleão Bonaparte foi um dos maiores conquistadores do mundo, seu exercito era chamado de invencível, um novo Rei Salomão estava surgindo... pois é... perdeu a batalha de Waterloo para o uma coligação anglo-prussiana.... E então? é assim mesmo que a banda toca? quem está ganhando sempre ganha? não.. a historia está ai para comprovar isso, e por está derrotada no que se diz respeito a Sistemas Operacionais, ela se junta ao "inimigo", na velha e conhecida a frase, "se não pode com eles, junte-se a eles". Por esse mesmo motivo ela investe no XBOX 360, como você disse, no Zune, e em outros produtos.
O que ela fez, é justamente evitar ser uma SCO a longo prazo, a quantos anos ela tenta freiar o crescimento do Linux?... Todo freio quando usado se desgasta... e como eu disse, sabiamente ela não esperou o freio acabar e deixar seu "carro" capotar, ela trocou de faixa e passou a seguir outra estrada que não seja uma que a leve para a morte certa.
O mercado evolui, a consciência evolui, a Microsoft cresceu com as pessoas usando seu sistema por ser "o melhor", depois as pessoas o usavam simplesmente por ser o mais conhecido, depois por costume, e hoje estamos em um processo de transição, onde as pessoas sabem que ele não é o melhor nem se quer querem se desligar do que já é de costume... mais como toda transição demanda tempo, 2, 3, 5, 10 anos... mais e depois... o que a Microsoft vai fazer? esquecer do ramo de sistemas operacionais? não... e esse acordo está ai para mostrar que ela ainda que continuar viva. Ela sabe muito bem que seria permanecer no erro seguir a mesma linha que vem transando nos últimos anos, pois todos sabem que por mais que ela tente, o Linux cresce, as empresas a cada dia aderem a ele... e fatalmente um dia seu sistema cairá no desuso. E não sou eu que estou afirmando isso, é o mercado e a própria Microsoft a assinar esse acordo...
Por isso ela não é mais a empresa de sistemas operacionais, e sim de multimídia, de games, de consoles, se bobear de roupas e o que mais for lucrativo para ela, ser o sistema operacional mais popular e fechado é caro... uma vez lí que ela gasta mais tempo com telefonemas relacionados aos bugs que programando... E então? o que ela fez? continuar fardada ao fracasso? não... mudou o discurso, se mudou para onde pode ter mais lucros. E sabe do melhor, ela sabe que pode ganhar mais com o Linux que com o Windows, e é isso que ela está fazendo... Simples assim. E aqui ficamos nós tremendo de medo dela, e perdendo a oportunidade de "sugar" seu potencial, e foi isso que a Novell fez, criou uma ponte entre os dois lados do vale, ninguém gosta de uma transição bruta, o ser humano rejeita tudo que lhe é diferente, esse acordo com a Novell é a ponta do iceberg, é só a estrada para a trazer os "habitantes" de um terreno ameaçado. A Novell sabe disso.. a Microsoft também, porque nós temos que fechar os olhos? Porque odiamos a Microsoft é isso?.... Continuemos a odiá-la, mais isso não muda o fato que esse é um caminho sem volta, ela está entrando no mundo Linux, outras empresas também, e isso é só o começo de uma grande jornada. Muitas coisas acontecerão.
Tenho somente 19 anos, não tenho a experiência que muitos aqui tem, mais sei muito bem que assim como não podemos subestimar nossos inimigos também não podemos superestimados, a Microsoft já foi a empresa mais rica do mundo, e o bill gates
o homem mais rico do mundo, se hoje não é, prova que o que vinha sendo feito estava errado não? Outras mega corporações, principalmente a IBM, são exemplos do investimento pesado que é feito no Software Livre, que já provou ser o futuro da informática... por quanto tempo? não sei... mais certamente tempo o suficiente a Microsoft tomar as atitudes que anda tomando atualmente.
A diferença entre Homens e garotos está nas lições que cada um aprende, e algumas coisas são verdadeiras, acreditando nelas ou não, e como diria J.R.R Tolkien, "Não existe triunfo sem perda, não há vitória sem sofrimento, não há liberdade sem sacrifício."

"Atitudes começam de pequenos passos, e a vitória começa das pequenas atitudes." (Rodrigo.Ap.B.B)

--------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de cwars
Em muitos pontos você está: Em muitos pontos você está certo, mas o que considero é que esse fato é de mesma repentina como o que foi a IBM (antes a superiora do mercado), realmente não existe vitória perfeita, mas para o mundo das corporações também não existe derrota perfeita, pois não se podem considerar como Napoleão, já que não é uma única pessoal que demanda sobre tudo e todos, corporações são pessoas juridicas, neste caso um grupo superior e ramificado que em cada área está sempre planejando e pensando daqui a 10, 20, 30 anos, quer dizer são 100, 200, 300 pessoas ou mais que estão ai afora vendo soluções e caminhos para a empresa, o que torna a coisa bem diferente, muitas empresas por solução sempre buscam uma mudança de paradigma, para evitar futuros gastos desnecessários, já que nesse ambito a empresa, no caso a M$ está de frente também com outras mega corporações que a todo momento estão retirando seu espaço (pelo simples motivo da própria ter monopolizado o mercado, dando a cartada errada, isso foi até a tribunal nos EUA), desta forma ela sabe muito bem o que pode reduzir esse suicidio como você mesmo disse,.

O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam...
Comentário de maiconfaria
Sem os 2% não haveria nada além da MS: Eu entendo que os 2% que você cita foram e são o grande impulso do software livre. Sem eles não haveria nada além da MS. Mesmo empresas são condicionadas a usar o que as pessoas usam nos seus desktops, por isso a escalada da MS no campo corporativo. A diminuição da base de usuários do opensuse, em detrimento de outras distribuições vinculadas ao projeto Debian como o Ubuntu, é ao meu ver uma tendencia dos desktops que logo será por clientes corporativos.
Isso sem contar a situação da novell x GPLv3...
Também acho que você esta confundindo empresas que colaboram com software livre( essas se conta nos dedos) e empresas que portam ou criam código fechado para linux.
A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de Wallacy
Pois é, o mundo dos: Pois é, o mundo dos negócios é bem amplo, e de difícil analise, basicamente (vou resumir pois já escrevi demais), o que eu quis dizer é que muitas das considerações feitas em relação a esse acordo, são na baseados em um contexto que não se aplica a realidade atual do mercado. (Ah, Napoleão foi só um exemplo baseado na lógica da situação, apesar de muitos "empresários" por ai se sentirem um, o que é triste,...para eles...)...

------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Wallacy
Sim, é claro, e vale: Sim, é claro, e vale ressaltar que esses 2% são usuários com conhecimento, o que pesa muito, as vezes é mais fácil ensinar Linux para um usuário que decair a produção de outro por ter que fazê-lo usar Windows.
Sim, e essa queda do openSUSE não é só relacionada com os distribuições vinculadas ao projeto Debian, é também a falta de qualidade que as ultimas versões apresentaram. (Felizmente a 10.3 está muito boa.). E devo ressaltar que essa queda não foi tão grande assim, cerca de 30%, e como disse também explicável pela falta de qualidade no período.
Não confundi não, mais como eu havia dito, boa parte dos usuários não diferenciam esse tipo de coisa, tão pouco se importando se o código é fechado ou não, querem só usar, por isso não quis prolongar ainda mais o que eu estava a dizer com o que pra muitos é detalhe. (Infelizmente)



-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Pitágoras
Essas porcentagens são: Essas porcentagens são mutuamente excludentes? Ou temos 110% de usuários de computador?
Comentário de Flamer
Wallacy, discordo. Não tem: Wallacy, discordo. Não tem nenhum atestado de incompetência. A MS, como toda empresa, faturou o quanto pode. Agora, sistema operacional e suíte de escritório estão se transformado em commodites. Não se pode esperar que o consumidor esteja disposto a pagar um preço premium. Portanto, se ela investe em outros mercados isso (IMHO) significa apenas que a direção da companhia está atenta, em busca de novas oportunidades. Capitalismo é assim mesmo. A Nintendo começou fabricando baralhos para um tradicional jogo de cartas japonês. A própria IBM, tão citada nos comentários, ganhou muito dinheiro fabricando máquinas de escrever, antes mesmo de produzir computadores. E ambas souberam mudar o foco quando a maré virou.

Joel, discordo. Eu fico um pouco apreensivo quando o Linux ganha muita popularidade. Por um lado eu aprecio as vantagens que isso traz. Por outro, eu vejo o Linux se afastando da filosofia original do Unix (veja esse livro, http://www.amazon.com/Quarter-Century-UNIX-Addison-Wesley-Systems/dp/0201547775/ref=sr_1_1/105-8978590-1392408?ie=UTF8&s=books&qid=1190423032&sr=1-1, por exemplo) que é ter um conjunto de ferramentas bem sintonizado. Onde cada aplicação executa apenas uma tarefa, mas a executa muito bem. A tendência de popularização do Linux (novamente IMHO) tem levado à filosofia monolítica da MS, onde uma aplicação deveria, supostamente, resolver todos os problemas do usuário. Acredito que essa abordagem é um tanto falha.
Comentário de Wallacy
Citei ao acaso, o que: Citei ao acaso, o que importava era a idéia, o valor foi ao acaso, pense pelo lado bom pelo menos errei por 10%... podia ter sido pior, já que estava citando de valores quaisquer...

-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Wallacy
Isso depende dos olhos de: Isso depende dos olhos de quem vê, a MS a anos vem afirmando que seu sistema é superior, dificultando o crescimento do Linux, e agora distribui um distribuição? não acha isso no mínimo contraditório, se ela não sabe defender os próprios ideais e suas próprias afirmações sim é no mínimo incompetente. Essa historia de jogar no time que esta ganhando é coisa de quem não tem capacidade de criar um time bom, logo incompetente, De resto.. eu já disse o que pensava....

Quanto as facilidades do Linux, é o que eu disse, muitas empresas entraram com essa visão de tornar o Linux um sistema operacional para Desktop. E essas facilidades continuarão a existir e aumentar. Porem ainda assim existira distribuições muito próximas a filosofia Unix como você mesmo citou.

E sabe qual é o melhor, isso não impede em nada de surgir um novo "OS" baseado no Linux para suprir essa demanda. Uma coisa você deve concordar comigo, popularizar o Linux "pode ser ruim" para o Linux, segundo sua perspectiva, porem abre portas para o desenvolvimento de tecnologias e estas poderão ser base para muitas outras inclusive um sistema mais "Unix-like" com muito mais tecnologias agregadas que sem essa "popularização" do Linux....

------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Dm7
Discordo,: Permita-me discordar. Penso que há várias formas de se criar essa "ponte" com a M$, e penso que a Novell escolheu o caminho mais curto em termos de resposta financeira, sendo que os fins que ela está buscando poderiam ser alcançados por outros meios, assim como o restante da comunidade Linux fez e continua fazendo. Penso o contrário: não é o "Linux" que não pode vencê-los e está se juntando a "ele$". São "ele$" que não pode vencer-nos e estão tentando se juntar a nós. Por que pensar diferente?
[]s,
Comentário de Dm7
Bem, lembre-se então do que: Bem, lembre-se então do que o Linus Torvalds também disse "...a Microsoft é irrelevante...".
Ele não é um cara qualquer! ;-)
Não posso deixar a idéia de que a M$ é uma mega corporação me impeça de enxergar que eles podem ser bobos (por assim dizer), para cometer um erro desses.
Comentário de Dm7
Há um "mundo de negócios",: Há um "mundo de negócios", mas o Linux envolve uma certa dose de paixão e ideologia, está num ponto em que não pode se desfazer dessas qualidades sem deixar de ser Linux...
Comentário de Wallacy
ops...: edit:
(ps: me perdi na identação e agora que vi que é uma resposta a outro comentário... sorry, ignore,.. e o pior que no momento estou com sono e acabei lendo errado o que você disse.. Augusto se poder deletar eu agradeço..)
Comentário de Wallacy
Voltando ao tópico: Assim como Knux perguntou acima, também fiquei com essa duvida....
A MS vai ou não distribuir softwares em Gpl v3?

-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Flamer
Wallacy, discordo novamente.: Wallacy, discordo novamente. Acredito que meu ponto não ficou claro. Existe um filme com o Paulo Beti, no qual ele interpreta o papel do Barão de Mauá, onde se retrata uma situação igual à que eu tenho em mente. Neste filme, há uma cena onde onde o futuro Mauá, ainda adolescente, passa a trabalhar para um inglês (Mr. Caruthers) em uma companhia de comércio exterior. O Caruthers, então, pergunta ao futuro Barão de Mauá, em um de seus primeiros contatos, "Irineu, você sabe qual o meu negócio?". O rapaz imediatamente responde, "O seu negócio é importação e exportação, Mr. Caruthers". Caruthers então replica,"Não Irineu. O meu negócio é ganhar dinheiro".

Portanto, não se trata de ideologia, nem se trata de contradição. Quando a empresa se reposiciona, mesmo que venha a apoiar algo que antes condenava (por razões óbvias), o que está acontecendo é a manifestação do moto secular do capitalismo. O meu negócio é ganhar dinheiro.
Comentário de Wallacy
Sim claro, olhando pelo lado: Sim claro, olhando pelo lado restrito ao mundo dos negócios, é exatamente isso, só quis dizer que quando se olha por um lado mais ideológico isso muda um pouco, lembrando que também tem fanboys Windows espalhados por ai...
Em fim... isso é um detalhe somente...
T+

-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de samuelbh
Acho que não responderam minha pergunta: Perguntei sobre o Opensuse, responderam sobre o Suse Enterprise. Queria saber se ele seria proibido de usar pacotes que estejam sobre GPLv3. Bem, tudo bem, pelo menos eles tiveram boa vontade em responder.
Comentário de Wallacy
Nesse caso eu respondo.....: Nesse caso eu respondo..... o OpenSuSE vai e já está usando softwares GPLv3.....

-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004