No final de julho o BR-Linux procurou contato com a Novell e
definiu uma forma de de enviar 10 perguntas da comunidade, para que fossem respondidas pelas áreas de interesse específicas dentro da empresa, e depois publicadas na íntegra aqui no BR-Linux, e debatidas.
A comunidade
produziu e classificou as perguntas, e elas foram
enviadas para a Novell há cerca de um mês, após combinar que não haveria prazo, porque as respostas seriam dadas por áreas específicas no exterior.
As respostas chegaram, em inglês, no dia 10 de setembro, e estão sendo publicadas, traduzidas e 2 a cada vez, no BR-Linux, para que todos possam ler e discutir. Ao final da publicação, os textos originais em inglês também serão disponibilizados.
O BR-Linux agradece aos seus leitores que participaram do envio e seleção das perguntas, e aos representantes da Novell que se envolveram no encaminhamento da questão e produção das respostas.
Hoje é o dia da terceira parte, e as respostas de hoje, publicadas
abaixo, tratam dos acionistas da Novell e da questão do suporte a multimídia no Linux, com perguntas enviadas pelos leitores Leidson Campos e vini_bill.
Leia também:
A Microsoft tem participação acionária na Novell? Se sim, qual o seu percentual? (Leidson Campos)
Não.
Quais esforços a Novell tem feito para sanar ou minimizar o problema entre o linux e o suporte multimedia (codecs e plugins de vídeo e som)? Alguma previsão para que o problema se extingüa? (vini_bill)
A Novell tem sido muito ativa nas tentativas de abordar os desafios multimídia que o Linux enfrenta no desktop. Nós trabalhamos com a Real, com a Microsoft, e outros para buscar soluções. Fizemos bom progresso, mas esta continua a ser uma área na qual mais progresso tem que ser feito. O projeto Moonlight mencionado em uma questão anterior, que é projetado para promover "rich applications" na Internet, incluindo áudio e vídeo, é um exemplo de progresso recente. Sob este acordo, a Microsoft vai tornar os codecs necessários para rodar o Silverlight no Linux disponíveis para todos os usuários de Linux, e o instalador do Mono vai tornar transparente para o usuário final a busca destes códigos da Microsoft como parte do processo de instalação. Ainda assim, há trabalho a ser feito nesta área.
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team