Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Respostas da Novell aos leitores do BR-Linux, parte 3 de 5 - patentes de software no Linux

No final de julho o BR-Linux procurou contato com a Novell e definiu uma forma de de enviar 10 perguntas da comunidade, para que fossem respondidas pelas áreas de interesse específicas dentro da empresa, e depois publicadas na íntegra aqui no BR-Linux, e debatidas.

A comunidade produziu e classificou as perguntas, e elas foram enviadas para a Novell há cerca de um mês, após combinar que não haveria prazo, porque as respostas seriam dadas por áreas específicas no exterior.

As respostas chegaram, em inglês, no dia 10 de setembro, e estão sendo publicadas, traduzidas e 2 a cada vez, no BR-Linux, para que todos possam ler e discutir. Ao final da publicação, os textos originais em inglês também serão disponibilizados.

O BR-Linux agradece aos seus leitores que participaram do envio e seleção das perguntas, e aos representantes da Novell que se envolveram no encaminhamento da questão e produção das respostas.

Hoje é o dia da terceira parte, e as respostas de hoje, publicadas abaixo, tratam da questão das afirmações da Microsoft sobre patentes de software no Linux, com perguntas enviadas pelos leitores Knux e Elias G. Amaral.

Leia também:





Gostaria de saber se a Novell concorda com as afirmações da sua parceira que o Linux infringe patentes da Microsoft. Se sim, quais? Se não, de que exatamente a Novell protege seus clientes [ao aceitar as cláusulas relacionadas a patentes] com o acordo firmado? (Knux)

A Novell tem sido bastante consistente nesta questão e nós declaramos publicamente que não acreditamos que o Linux infringe qualquer patente da Microsoft. Dito isto, nosso acordo com a Microsoft tira da mesa a questão de patentes para os consumidores. Nós simplesmente fizemos a questão das patentes um não-evento como parte da decisão de compra do consumidor. Nós acreditamos que a parte mais importante disto é tornar real a interoperabilidade para os consumidores. É a respeito de tornar a vida dos administradores de TI mais simples ao reduzir o custo e a complexidade de gerenciar o seu ambiente. Preencher a necessidade de interoperabilidade do consumidor é o que impulsiona nossas atividades e é o espírito com o qual nossas equipes de engenharia trabalham em conjunto.

A Microsoft contribuiu ou pretende contribuir com código para algum software Open Source distribuído pela Novell? Se sim, a Novell se certificou que a contribuição não utiliza nenhuma patente possuída pela Microsoft? (Elias G. Amaral)

Em todas as atividades de desenvolvimento que fazemos, somos bastante cuidadosos para não infringir propriedade intelectual de outras partes. Se estamos contribuindo para um projeto de código aberto, nós seguiremos os requisitos de licenciamento que governam aquele projeto. Assim, se a licença proíbe a inclusão de código patenteado, nós não contribuiremos código patenteado, seja nosso ou de alguém mais que venhamos a licenciar. Este medo de que a Novell vá de algum modo colocar tecnologia da Microsoft no Linux é completamente infundado.


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de chun
hummmm...: é impressão minha ou todas as respostas parecem "chover no molhado" ?

Comentário de Elias Amaral
Fugiram da pergunta: Eles NÃO responderam se a Microsoft contribuiu para algum software de código aberto distribuido pela Novell.

Eles não sabem, não querem responder, ou não entenderam a pergunta?

Tentaram ser tranquilizadores, porém só me deixaram com mais dúvidas.
Comentário de Elias Amaral
pra deixar bem claro: eu: pra deixar bem claro: eu não acredito que contribuiram, porém se o fizeram e liberaram via gpl, que é viral, podem ter contaminado muito código por aí com patentes. seria muito engraçado constatar que os casos flagrantes de infração de patentes da m$ vieram via código contribuído pela propria m$ :) (será que eu viajei?)

e a gpl v2 *não* tem nada contra patentes. (acho que a v3 tb não)
Comentário de VagnerFarias
Este medo de que a Novell: Este medo de que a Novell vá de algum modo colocar tecnologia da Microsoft no Linux é completamente infundado.

Considerando que, em última instância, quem inclui código no SUSE (openSUSE ou SUSE Linux Enterprise) é a Novell, esta frase não teria respondido a pergunta?
Comentário de LyX
Pelo jeito a comunidade: Pelo jeito a comunidade perdeu uma boa chance de obter respostas da Novell. As perguntas enviadas me parecem mal formuladas e extremamente tolas. Uma pena.
Comentário de Elias Amaral
O que é "tecnologia da: O que é "tecnologia da microsoft"? É código escrito por eles? É Mono, que foi especificado por eles?

Eles deveriam, no mínimo, ter começado a pergunta com um "Não". ou um "Sim". ou um "Não sei".
Comentário de Knux
a comunidade perdeu?!: a comunidade perdeu?!

onde você estava que não deu suas sugestões?

eu culpo você diretamente por isso, pois sendo tão esperto, tinha obrigação de contribuir.

cada uma viu...

eles iam evitar respostas diretas de qualquer maneira e as perguntas são muito boas... aquelas que todas querem saber..

"Remember there is a big difference between kneeling down and bending over"
Comentário de Wallacy
Responderam: Como citado acima o ultimo trecho responde a pergunta.. ou seja, eles não vão colocar "tecnologia microsoft" (que ao meu ver é o código deles, ainda mais por causa de alguns licenças, pois wmv por exemplo é tecnologia microsoft, porem é suportado no Linux sem os códigos deles..), e complementando, acredito que o que venha a ser feito, é eles a partir das especificações (e coisas do gênero) venham a criar códigos para interoperar com as tecnologias da Microsoft, assim como as atuais bibliotecas e apis que compatibilizam formatos da MS para o linux, como o wv, wv2, chmlib, libmtp... até o wine serve como exemplo...
Como falei uma vez... as coisas não são tão bagunçadas assim, não se insere do nada código proprietário dentro dos programas, ainda mais considerando as licenças para estes mesmos, e também considerando que tem muita gente de olho nisso...
Eu não gosto dessa parceria, mais espero que eles consigam tirar algo de bom dela, como melhorar a importação de documentos do Office no OO(que é o oficial da Novell), bibliotecas multimídia, o wine... acesso a documentação eles passaram a ter, resta é eles colocarem a mão na massa e produzir...

As respostas são bem formais mesmo, não esclarecem muito, mais é normal nos questionários corporativos, dizer sim ou não é sempre uma coisa que as empresas evitam (em uma aula que tive sobre o assunto sempre recomendaram evitar esse tipo de coisa).... Talvez (num futuro próximo), perguntas diretas a alguém (como o CEO), possa nos dar respostas mais diretas... (ou não.... pode até ficar pior...)

-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Elias Amaral
Ein?: segundo seu raciocinio, wmv é tecnologia da microsoft e é suportada no linux sem código da microsoft.

eles afirmaram que a novell não irá distribuir produtos com tecnologia da microsoft. então, segundo seu raciocinio, nem eles vão distribuir codec wmv, nem responderam minha pergunta (que era sobre código)

oO
Comentário de nemesis
conversa fiada: "não acreditamos que o Linux infringe qualquer patente da Microsoft. Dito isto, nosso acordo com a Microsoft tira da mesa a questão de patentes para os consumidores. Nós simplesmente fizemos a questão das patentes um não-evento"

Quem não deve, não teme. Se realmente tivessem tanta certeza a respeito de suas implementações de tecnologias M$, não fariam acordo algum.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de emanuelsan
Quem têm X têm mêdo:
"Quem não deve não teme", não acho que valha para todos os casos, se vc vai se meter nas maiores confusões por alguém acreditar que vc deve, pode ser melhor fugir ou pagar proteção :) Vide caso da SCO que não terminou ainda.

Pena que não podemos fazer mais perguntas, agora considerando as respostas que foram dadas. Tipo:

Ao fazer o acordo envolvendo patentes a Novell não temia que esse fato daria munição a M$ para dizer que o Linux têm patentes dela?

Bom, agora é tarde, vamos ver no final dos 5 anos, para ver no que dá esse acordo.









Comentário de lagaz
Cruzes, cara!!!: Cruzes, cara!!!

Eles não respondem as perguntas, tche!!
Comentário de Wallacy
como disse acima, comentei: como disse acima, comentei que eles se referiram aos codigos...
o problema que a palavra tecnologia é muito ampla, por isso achei estranho, não sei como estava em inglês, mais pelo contexto eles estavam se referindo a codigos da microsoft.. porem no meu comentario me referi a tecnologia, como qualquer coisa que tenha surgido pela microsoft...

----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Wallacy
Nisso concordo com você,: Nisso concordo com você, acho que era mais logico eles terem feito uma propaganda para convencer que a microsoft estava errada que simplesmente ter feito esse acordo... por isso sempre acreditei que esse acordo era mais relacionado as ter acesso as documentações da microsoft do que proteção contra patentes... nunca fez sentido pra min...

---
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de popolony2k
Pois é....: ...outra rodada do jogo, "perguntas sem respostas".

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de Carlos Ribeiro
Gente,: Gente,

Vamos tentar olhar de um ponto de vista onde todos podem sair ganhando, seja a Novell a Microsoft, a comunidade, o linux, e principalmente o cliente final.

Hoje a Novell é uma das empresas que mais contribuem para a evolução e amadurecimento do software livre, como um todo.
É líder em contribuições de projetos como

As respostas estão todas ai, acreditem...
Tem um ditado que diz
¨O pior cego é aquele que não quer enxergar...¨
Será que não corremos o risco de estarmos cegos a determinadas situações do dia-dia, pelo simples fato de não querermos enxergar?

Não é porque a Novell não utilizou as palavras que um ou outro estivesse ansiosamente aguardando nas repostas, que significa que a Novell não respondeu.

Pode até mesmo acontecer de uma determinada resposta postada aqui, crie uma determinada situação, onde mais perguntas apareçam, onde certamente, mais respostas poderão ser obtidas.

Afinal de contas, o nosso Linux não foi amadurecido exactamente desta forma? Troca de informações, discórdias, contribuições, correções, debates, .... .

Por acaso, vocês já chegaram a dar uma olhada em http://www.novell.com/products/server/interoperability.html ou http://www.moreinterop.com/ , este último por sinal, muito completo pois possui o pronunciamento oficial da parceria, vídeos, entrevistas, audios, road-map, pronunciamentos de CIOs, clientes,
....

Só para lembrar o quanto a Novell se importa com o desenvolvimento e amadurecimento do Linux como plataforma para desenvolvimento de SL, vale ressaltar alguns projetos no qual a Novell é líder em contribuições:
* AppArmor
* BetterDesktop.org
* Evolution
* GNOME
* Hula
* iFolder
* Linux Kernel (Segundo lugar em contribuições)
* Mono
* Open Invention Network
* OpenOffice.org (Segundo lugar em contribuições)
* openSUSE
* XEN
* YaST

Fora outros projetos em que a Novell aparece entre as 5 maiores empresas que contribuem para o projeto, como
* Apache
* Eclipse
* Mozilla
* MySQL
* OpenLDAP
* OpenSSL
* Openswan
* PHP
* Perl
* PostgreSQL
* Reiser
* rsync
* Tomcat
* ...

Será que a Novell está indo no caminho errado mesmo? Será que todo este investimento dela em projetos totalmente livres, é apenas uma estratégia de MKT? Será que a Novell, pode se dar ao luxo de perder tempo respondendo questões de forma a tentar não esclarecer nada?

Bem... Longa mensagem, para longas revisões e reflexões.

Estou aberto a críticas e farei o possível entende-las na sua melhor forma.

Abraços a todos,
Carlos Ribeiro
Comentário de popolony2k
Realmente, ...: ...pelo menos eu não estava querendo uma resposta de acordo com as palavras que eu desejo ouvir, mas pelo menos queria respostas.

E a Novell vem dando as famosas respostas "Taking off the body out #.D", que não significam muita coisa para o objetivo final da discussão.

Sobre a Novell contribuir, ele TEM que contribuir mesmo, pois é da Comunidade que saiu sua estabilidade, pois a mesma estava fadada ao mesmo caminho que a SCO estrá trilhando, beirando a falência, pois seu Novell Netware já estava às moscas quando a mesma teve a brilhante idéia de adquirir o SUSE para se reerguer.

Quanto a metade desses projetos....todos são ambasados na tecnologia patenteada da M$, denominada .Net (ou Mono para os linuxeiros), como Evolution (???), Gnome, OpenSuse, Yast (???), e o próprio Mono.

Sobre as outras tecnologias que ela contribui, todas lhes dão retorno, portanto nada mais justo que contribuir ao invés de apenas sugar.

Quanto a estar cego ou não querer enxergar, infelizmente ainda não há luz no fim do tunel que se possa enxergar.

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de Carlos Ribeiro
revisões e reflexões ...: Gente,

Vamos tentar olhar de um ponto de vista onde todos podem sair ganhando, seja a Novell a Microsoft, a comunidade, o linux, e principalmente o cliente final.

Hoje a Novell é uma das empresas que mais contribuem para a evolução e amadurecimento do software livre, como um todo. É líder em contribuições de projetos como

Tem um ditado que diz:
¨O pior cego é aquele que não quer enxergar...¨
Será que não corremos o risco de estarmos cegos a determinadas situações do dia-a-dia, pelo simples fato de não querermos enxergar?

Não é porque a Novell não utilizou as palavras que um ou outro estivesse ansiosamente aguardando para ouvir, que significa que a Novell não respondeu.

Pode até mesmo acontecer de uma determinada resposta postada aqui, ai esta resposta cria uma determinada situação, onde mais perguntas aparecem, onde certamente, mais respostas poderão ser obtidas.

Afinal de contas, o nosso Linux não foi amadurecido exactamente desta forma? Troca de informações, discórdias, contribuições, correções, debates, .... .

Por acaso, vocês já chegaram a dar uma olhada em: http://www.novell.com/products/server/interoperability.html ou http://www.moreinterop.com/ , este último por sinal, muito completo pois possui o anúncio oficial da parceria, vídeos, entrevistas, audios, road-map, pronunciamentos de CIOs, clientes, ....

Só para lembrar o quanto a Novell se importa com o desenvolvimento e amadurecimento do Linux como plataforma para desenvolvimento de SL, vale ressaltar alguns projetos no qual a Novell é líder em contribuições:
* AppArmor
* BetterDesktop.org
* Evolution
* GNOME
* Hula
* iFolder
* Linux Kernel (Segundo lugar em contribuições)
* Mono
* Open Invention Network
* OpenOffice.org (Segundo lugar em contribuições)
* openSUSE
* XEN
* YaST

Fora outros projetos em que a Novell aparece entre as 5 maiores empresas que contribuem para o projeto, como
* Apache
* Eclipse
* Mozilla
* MySQL
* OpenLDAP
* OpenSSL
* Openswan
* PHP
* Perl
* PostgreSQL
* Reiser
* rsync
* Tomcat
* ...

Será que a Novell está indo no caminho errado mesmo? Será que todo este investimento dela em projetos totalmente livres, é apenas uma estratégia de MKT? Será que a Novell, pode se dar ao luxo de perder tempo respondendo questões de forma a tentar não esclarecer nada?

Bem... Longa mensagem, para longas revisões e reflexões.

Estou aberto a críticas e farei o possível entende-las na sua melhor forma.

Abraços a todos
Comentário de nemesis
POPOLON, o GNOME é puro C: POPOLON, o GNOME é puro C e GTK+. A Novell e Icaza bem que tentam influenciar e enfiar o mono lá como um dos bindings padrão, mas a RedHat, Sun, Canonical e outras seguram a onda.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de popolony2k
O Gnome é C puro sim....: ...assim como .Net é !!

O que quero dizer é que Gnome está cheio de bindings .Net e a tendência é que aumentem esses bindings, conforme vc citou.

E como vc citou, ainda bem que existem os outros grandes.

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de Wallacy
Tem mais....: Tem mais....
KDE (creio que ainda mais que o gnome) , gcc, alsa, gtk2, hal, OpenOffice.org, Samba, xgl, wine, Beagle ....
E sim... como o popolon disse, ela contribui somente com os projetos que lhe convém, mais é assim em qualquer distribuição, logo não adianta questionar que ela só contribui porque da retorno (vide popolon), pois isso é obvio...

Mais creio que o grande ponto da questão não é o papel da Novell em relação ao Linux, e sim esse acordo com a MS, considerando que muita gente aqui é literalmente anti-MS, e com razão sobre meu ponto de vista.... Porem também sobre meu ponto de vista isso não torna a Novell uma inimiga... no máximo uma tola...


-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de nemesis
que loucura, cara! Ele: que loucura, cara! Ele está cheio de bindings C++, python, perl e outros também. Vc tá viajando: é vantajoso para qualquer toolkit ser acessível por tantos ambientes de desenvolvimento quanto possível. Ademais, a maioria desses bindings (wrappers para as bibliotecas GNOME) são externos ao projeto...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
blabla: "Vamos tentar olhar de um ponto de vista onde todos podem sair ganhando, seja a Novell a Microsoft, a comunidade, o linux, e principalmente o cliente final."

que cliente final, quê chê?! Quem sempre sai ganhando com software livre são seus usuários, não leeches como M$/Novell...

M$ ganhando -> software livre perdendo

"Hoje a Novell é uma das empresas que mais contribuem para a evolução e amadurecimento do software livre, como um todo. É líder em contribuições de projetos como"

...??? como quê?

"Será que não corremos o risco de estarmos cegos a determinadas situações do dia-a-dia, pelo simples fato de não querermos enxergar?"

verdade! abre os olhos, meu!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
"assim como .Net é !!": "assim como .Net é !!"

tem certeza? da última vez que vi, mono era escrito em C#. Depois da implementação bootstrap original para gerar o primeiro executável, implementações subsequentes podem ser escritas na própria linguagem. Afinal, um executável nativo é apenas uma sequência de bytes, não uma sequência de tokens...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004