Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Respostas da Novell aos leitores do BR-Linux, parte 2 de 5 - Mono

No final de julho o BR-Linux procurou contato com a Novell e definiu uma forma de de enviar 10 perguntas da comunidade, para que fossem respondidas pelas áreas de interesse específicas dentro da empresa, e depois publicadas na íntegra aqui no BR-Linux, e debatidas.

A comunidade produziu e classificou as perguntas, e elas foram enviadas para a Novell há cerca de um mês, após combinar que não haveria prazo, porque as respostas seriam dadas por áreas específicas no exterior.

As respostas chegaram, em inglês, no dia 10 de setembro, e estão sendo publicadas, traduzidas e 2 a cada vez, no BR-Linux, para que todos possam ler e discutir. Ao final da publicação, os textos originais em inglês também serão disponibilizados.

O BR-Linux agradece aos seus leitores que participaram do envio e seleção das perguntas, e aos representantes da Novell que se envolveram no encaminhamento da questão e produção das respostas.

Hoje é o dia da segunda parte, e as respostas de hoje, publicadas abaixo, tratam do Mono, com perguntas enviadas pelos leitores nemesis e Marcelo Rocha.

Leia também: Respostas da Novell aos leitores do BR-Linux, parte 1 de 5: GPLv3 e ODF.



O Mono faz parte da propriedade intelectual alegada pela Microsoft como possível causa de infração de suas patentes? (nemesis)

Como vocês sabem, a Microsoft nunca tornou conhecidas quais propriedades intelectuais ela acredita que o Linux e a comunidade open source infringiram. A Novell consistentemente vem mantendo que não há infrações de patentes de códigos da Microsoft como parte de qualquer desenvolvimento de software realizado por nós.

O acordo que alcançamos com a Microsoft envolvendo patentes foi simplesmente para remover da discussão esta questão , para que os consumidores não precisem pensar a respeito dela. A Novell se comprometeu a não processar consumidores da Microsoft, e a Microsoft se comprometeu a não processar os consumidores da Novell. Este compromisso se estenderia aos consumidores da Novell usando o Mono.

Os desenvolvedores do Mono apenas trabalham como meros programadores, que recebem as especificações da Microsoft e a implementam, ou participam ativamente no processo de padronização ECMA? Existe alguma colaboração entre os desenvolvedores da Microsoft e o pessoal do Mono? Existe rivalidade? (Marcelo Rocha)

Embora o Mono seja um projeto patrocinado pela Novell, ele inclui múltiplas contribuições de diversos desenvolvedores, tanto dentro quanto fora da Novell. É possível que alguns estejam envolvidos no processo da ECMA, mas isto não é o foco do projeto. O Mono trabalha a partir de informações publicamente disponíveis da Microsoft para desenvolver seu software. A Microsoft não endossou publicamente o Mono, nem contribui para o Mono.

Esta semana [obs: a data refere-se a quando a resposta foi escrita, e não a quando foi enviada ao BR-Linux] foi anunciado que a Novell e a Microsoft vão cooperar para trazer ao Linux a tecnologia Silverlight da Microsoft para rich applications na Internet. Chamado projeto Moonlight, será baseado em trabalho iniciado no Mono, e vai rodar em qualquer distribuição de Linux que o Mono suporte (todas as principais distribuições). Assim, embora isto não seja um endosso da Microsoft ao Mono, é um reconhecimento de que o Mono pode servir como plataforma para auxiliar a fazer com que aplicações específicas da Microsoft rodem no Linux.


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Ark
Informações disponíveis: Mono trabalha a partir de informações publicamente disponíveis da Microsoft

O que é publicamente disponível é apenas a especificação do C#. Todo o resto, incluindo aí a VM, é feito as escuras.
Comentário de Naboa
Programadores...: "Os desenvolvedores do Mono apenas trabalham como meros programadores, que recebem as especificações da Microsoft e a implementam..."

Que forma de tirar o merito do pessoal q desenvolveu o Mono em... os cara sao mtoooo bons ! Mesmo se so fosse isso, eles nao sao meros programadores...

putz
Comentário de MuriloR
Será que a Microsoft?: "A Novell se comprometeu a não processar consumidores da Microsoft, e a Microsoft se comprometeu a não processar os consumidores da Novell. "

Será que a Microsoft preocupada com a infração de patentes fez o acordo para não ser processada, já que infringe patentes do Linux e não o contrário como afirma a Microsoft?

O Vista representa uma melhora significativa de segurança sobre o XP, mas apesar de tudo, ainda é Windows.
Comentário de guaxinim
Sincronizença de pensamentos: Logo que li esse trecho pensei a mesma coisa, mas talvez não seja verdade.
A Microsoft não é criança não chegou aonde chegou por sorte, ela conhece as regras do mercado, acredito que esse fud sobre patentes podem ter sido somente uma maneira de conseguir parcerias importantes para num futuro não muito distante ampliar seu mercado dentro do universo open-source.
Quem viver, verá. :)
Comentário de Knux
Acho que você está dando: Acho que você está dando foco a apenas uma parte da frase...

Existem programadores que recebem especificações e transformam em código e existem programadores que participam ativamente no processo de obtenção das especificações... acho que foi esse o sentido que foi dado a pergunta... não foi?

"Remember there is a big difference between kneeling down and bending over"
Comentário de nemesis
Também não entendi.: Também não entendi. Talvez um pouco de malícia ajude: "eu esfrego suas costas, vc esfrega as minhas". Na minha opinião, foi uma frase sem sentido qualquer que jogaram no ar para saírem de escanteio da discussão incômoda.

A M$ tem como machucar o Suse por causa do mono, sim, e dessa forma prejudicar seus consumidores. A Novell não tem como prejudicar consumidores Windows. exceto talvez indiretamente, por oferecer uma distribuição Linux...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Wallacy
Bem, discutindo com alguns: Bem, discutindo com alguns colegas foi comentado (...sim é mera especulação...) que o fato de a Novell falar sobre não processar a MS sempre soa como uma "carta na manga", se analisar o que vem acontecendo depois desse acordo, a Novell tem sido a mais beneficiada, primeiro a MS paga cerca de 350 milhões para Novell e a Novell "devolve" 40 milhões em uma "brincadeira" com relação as patentes, depois a MS disponibiliza algumas documentações para a equipe da Novell, posteriormente criam um laboratório de interoperabilidade, onde novamente a Novell sai ganhando já que passa a conhecer "códigos" ocultos da concorrente e os dela que são abertos em nada difere para a MS, depois a MS produz codecs de audio e video para o Moonlight e entrega as especificações do Silverlight a troco de nada.... Esse acordo ta mais para uma via de um unico caminho... A comunidade sempre "desconfiou" mesmo sem base de prova que a MS se beneficiava dos códigos do Linux, certamente nenhuma dessas empresas iriam firmar tal contrato sem ambas analisarem muito bem as conseqüências e o ponto chave desse contrato é que uma se comprometeu a não processar a outra... certamente essa possibilidade de a Novell processar a MS existe, por que? pelo o que? não sei... mais certamente a Novell não seria estúpida o suficiente para abandonar uma coisa consolidada a anos com o seu Linux, seus projetos, até mesmo os direitos ao Unix, que a longo prazo seria por sí só o suficiente para desbancar a MS, pois é mais que certo que o advendo do Linux na atualidade está a ameaçar muito a supremacia da MS, sei lá, sei que é especulação, mais esse acordo veio muito a calhar para a Novell, pra não dizer que mais parece que está a extorquir a MS, ainda sendo feito no mesmo período da aprovação da GPL3... e outra, para a MS "prejudicar" o suse com o mono creio que a MS teria que quebrar o contrato não é? afinal ele não foi feito justamente para a MS não processar ninguém?... Isso está mais parecendo aqueles provérbios antigos que diz que o melhor lugar para atacar o inimigo é estando ao lado dele e conhecendo todos os seus pontos fracos... Posso está errado, mais pra mim quem tem mais a perder é a MS, afinal quem sempre fez tudo as escondidas foi ela...


-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Lucas_Panurge
hmm...: MONOpólio é para perdedores... no thanks! =D
------------------
http://gentletraveller.wordpress.com

Hail to power and to glory's way!
Comentário de popolony2k
Tenho que concordar...: ....inexplicavelmente.

#.D

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de nemesis
"para a MS 'prejudicar' o: "para a MS 'prejudicar' o suse com o mono creio que a MS teria que quebrar o contrato não é? afinal ele não foi feito justamente para a MS não processar ninguém?"

não processar ninguém que tenha se sujeitado a um acordo. Vai usar mono, moonlight e codecs M$ no Debian ou Slackware...

esse moonlight já soa bem pior do que o Flash jamais soou... eu espero que XForms e SVG ganhem força para conter a onda da M$ e impedí-la de alastrar suas tecnologias de fora dos desktops para entupir a web...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de popolony2k
Moonlight, Silverlight....: ...No Thanks.

As instituições sérias e usuários sérios estão avançando quanto a utilização de tecnologias cada vez mais abertas, talvez por isso o crescimento do FireFox e a recente guinada da M$ com o seu queijo-suisso projeto de browser, Internet Exploder, que está mais respeitador ao padrões (inclusive não abrindo mais páginas que antes abria).

E a M$ que não é boba e percebendo que poderá morrer abraçada com seus produtos, está tentando entrar na onda Open Source, mas entrar tentando arrombar a porta não é uma tentativa e sim uma invasão violenta.

Ainda mais agora que ela já tratou de tentar pegar alguns que se dizem "nativos" do SL, aka Miguel de Icaza, Cesar Brod, etc et al e outros que nunca foram do SL e que tentaram entrar de mansinho, mas que no final mostraram a que vieram, aka SCO, Novell, etc et al.

Por enquanto fico com a frase do grande filosofo desconhecido...

M$/Novell No Thanks.

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de Xis
O que me preocupa nessa: O que me preocupa nessa historia de Mono, Moonlight, etc... é o fato que, HOJE a Novell tem um acordo com a MS. Por conta desse acordo, o próprio Miguel de Icaza já disse, se quiser usar, use o da Novell, pois tem cobertura de patentes.

Quanto tempo mesmo dura esse acordo ? 5 anos se não me engano ? Ou 3 ? Não lembro... mas, ele tem duração.

HOJE, a Novell está entupindo o mundo livre com DotNet. E daqui 5 anos?

Processo na Novell e em todos que utilizam seus softwares ?

A isca foi jogada, peixe morre pela boca. Respeita a MS mesmo, Linux Foundation, e vocês vão ver a peixada que Tio Bill irá comer.
Comentário de popolony2k
Mas épor isso....: ...que a COMUNIDADE está de olho e a FSF está batendo forte com sua GPLv3.

Não confunda Empresa com Comunidade.

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de Xis
Não entendi. Essa resposta: Não entendi. Essa resposta foi ao meu post mesmo ?

Onde confundi empresa com comunidade ? Foi por causa da Linux Foundation ?

Se sim, entenda o que quis dizer:
http://br-linux.org/linux/fundacao-linux-aconselha-usuarios-a-respeitar-a-microsoft

FSF é outra coisa.
Comentário de thebluesgnr
Eu vejo que caracterizar os: Eu vejo que caracterizar os desenvolvedores do Mono como "meros programadores" é algo negativo.

Eu nunca vi alguém caracterizar os desenvolvedores do Linux como "meros programadores" porque eles seguem o modelo do Unix ao implementar seu software. O RMS implementou a linguagem C quando criou o "gcc" e o cara foi considerado fera quando liberou a primeira versão, não passaria na cabeça de ninguém classificá-lo como "mero programador" (aliás, foi a partir da implementação de uma linguagem pronta, a C, que o projeto GNU começou a ser levado mais a sério pela comunidade de desenvolvedores da época).

Sim, o Mono cria uma implementação de um padrão criado pela Microsoft (que diga-se de passagem, é um dos belos produtos que eles fizeram). Mas isso não significa que a implementação livre é inferior à oficial ou que os caras a fazem devem ser desvalorizados. Gostando ou não de questões legais e políticas, tecnicamente o Mono é um excelente projeto de software.
Comentário de popolony2k
Foi sim, mas ....: ...não foi uma critica e sim um ponto de vista que a comunidade não relaxa, ao contrário do que as empresas estão fazendo e inclusive muitas delas estão se utilizando do termo "comunidade" para se inserir no mundo do SL sem ao menos ter o mínimo de compromisso com o SL.

Algumas como a Novell, sob meu ponto de vista, até entraram na comunidade e hoje assimilaram muitos projetos open source, desvirtuando-os, como esse tal de MONO que teve inicio com o Bonobo e que era a tentativa Miguel de Icaza de copiar o COM da M$ para o Linux.

E como a ligação do Gnome com o Miguel de Icaza/Novell é estratosférica, fica aí a dúvida de que tipo de armadilhas contra o SL não estão sendo inseridas nesse ambiente também.....se bem que o Gnome é Mono e Miguelito já citou que Mono sem violação de patentes, só o da Novell...portanto.....

O Samba é outro que devido a ligação de patrocínio da Novell e também algumas investidas da M$ quanto violações de patentes, devemos ficar atentos quanto a um ataque inimigo, não que eu acredite que o pessoal do SAMBA se vendeu ou vá se vender, mas é um dos pilares da integração Window$/Linux, portanto o inimigo quer ver destruido, mas a equipe do SAMBA é nervosa e com eles o buraco é mais embaixo.

Ah....a propósito (offtopic??????), a SCO acabou de pedir concordata ..... M$ dessa vez o adversário é grande e forte !!!!!!!


Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de Wallacy
São 5 anos de contrato: São 5 anos de contrato mesmo....
Realmente daqui 5 anos isso pode ser uma dor de cabeça muito grande...
Não sei como foram os termos do contrato, não sei quais foram as restrições, esses contratos costumam valer para todos os softwares produzidos no período, no caso não teria processo após o período, mais realmente não sei o que ele diz quanto a isso...
Mais felizmente esses 5 anos são tempo suficiente para o resto da comunidade se preparar
como o popolony2k disse : "As instituições sérias e usuários sérios estão avançando quanto a utilização de tecnologias cada vez mais abertas", daqui 5 anos certamente Moonlight poderá até cair em desuso (na verdade ainda nem tem uso...), e como sempre uma alternativa aberta irá surgir..
O que me preocupa não é se a MS vai ou não processar alguem, realmente não acredito que ela tenha embasamento legal para isso, como mesmo foi dito pela Novell, "Como vocês sabem, a Microsoft nunca tornou conhecidas quais propriedades intelectuais ela acredita que o Linux e a comunidade open source infringiram." com uma ressalva no "acredita", mostrando muito bem o nível de veracidade que é dada a essa acusação, a MS não é boba, certamente está tentando ganhar terreno onde não construiu estradas, mais ainda acredito que a Novell também não é boba de não ficar ao lado de um leão sem dardos tranquilizantes (analogia besta essa..), não tenho a mínima idéia do que diz o contrato a respeito desses pontos levantados, mais para min isso é uma guerra perdida para a MS, se ela tentar impor o formato dela, ela perde, outros irão desenvolver alternativas livres e ainda melhores, se ela tentar se juntar vai ficar gandula pois não tem moral suficiente com a comunidade para isso...
Bem, quem viver verá....


----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004