Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Libreboot não faz mais parte do GNU, mantenedora afirma estar reagindo a discriminação

Tags: comunidade

Situação extremamente indesejada, mas preciso destacar: a matéria ainda está em discussão, e há várias partes envolvidas. A discriminação em questão (na forma da demissão de uma pessoa da FSF) foi alegada publicamente por uma pessoa (mantenedora do libreboot, que é um BIOS livre descendente do coreboot) que não é testemunha do que descreveu, e os representantes da FSF a negam com clareza (Richard Stallman também negou, e acrescentou que expor detalhes sobre o que aconteceu seria conveniente, mas não pode ser feito.

Os detalhes (incluindo a identidade da pessoa demitida) não são públicos. Depois da publicação do comunicado da FSF, a mantenedora do libreboot também publicou um comunicado a respeito. Embora ela fale no plural, outro desenvolvedor do libreboot também publicou um comunicado afirmando que ela fala só por si própria, e não em nome da comunidade do libreboot.

A discussão é longa e repleta de manifestações da emoção dos participantes, mas também de questões interessantes sobre o que aconteceu, muitas das quais permanecem em aberto.

Segue a descrição enviada pelo leitor:

Em uma ação bastante controversa por parte da Free Software Foundation, demitir um funcionário transgênero, Leah Rowe (também trans e líder do Libreboot) anunciou a cisão entre Libreboot e GNU nas listas de email. Segue abaixo uma tradução livre do email de Leah:

Olá, A Free Software Foundation recentemente demitiu um funcionário transgênero, apenas por ser trans e por conta de atitudes cissexistas e transmofóbicas de outras pessoas que escreveram negativamente sobre tal. A FSF achou melhor demiti-la ao invés dos ***** que praticaram bullying nela, por achar que ela estava causando dano potencial a FSF. Resultado, ela foi demitida.

Como uma pessoa trans, acho isto nojento.

Estou declarando aqui e agora para todo o mundo que o Libreboot não faz mais parte do projeto GNU. Não acredito que a FSF ou o projeto GNU mereçam existir.

Por favor, removam o libreboot da infraestrutura de lista de emails da GNU, e administradores do GNU Savannah por favor deletam a conta "lr". Eu sou dona do domínio libreboot.org e tenho a possibilidade de criar minha própria lista de emails para o projeto libreboot. Não desejo utilizar as listas GNU/nonGNU nunca mais.

O Libreboot não faz mais parte da GNU ou FSF. Venho por meio deste também denunciar a GNU e a FSF.

Vida longa a comunidade LGBT, e vida longa ao movimento do Software Livre. Enquanto isto, a FSF e a GNU poder ir se fo***

Leah Rowe

A discussão segue na lista (ver link de referência) com alguns membros respondendo em desculpas por ter chegado neste ponto.

Enviado por Nícolas Wildner (nicolasgauchoΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Curso de Android Grátis com Android Studio

Tags: instalar, pos-pc, curso

A RL System acaba de lançar um curso de Android grátis. Este curso de android gratuito tem o objetivo de mostrar na prática como desenvolver aplicações mobile utilizando a plataforma Android.

Neste curso você irá entender as ferramentas necessárias, como o Android Studio (que subistuiu o Eclipse + ADT For Eclipse) e muito mais.

Você irá aprender neste curso de android como instalar um ambiente para desenvolvimento e começar a desenvolver suas aplicações.

Neste curso de android grátis será abordado os seguintes conteúdos: -> Instalação do Android Studio. -> Criar emuladores no Android para executar suas aplicações. -> Criar projetos para Android. -> Criar layout para a interface gráfica do projeto. -> Criar Activity no Android, similar a os formulários do Delphi. -> Como chamar outras activitys no android. -> Trabalhar com o banco de dados SQLite no Android. -> Crud completo no Android (Insert, Delete, Update e Select). -> Girar a tela no Android. -> Trabalhar com validações no Android. -> Criar um ListView no Android. -> Trabalhar com os Adapater no Android. -> Fechar as Activitys. -> OnResume e OnCreate no Android. -> Sistema de cadastro de Clientes

http://www.rlsystem.com.br/curso-android-gratis/

Enviado por Mylena (mylenaΘrlsystem·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Promoção de lançamento: Arquitetura de sistemas Linux

Tags: kernel, instalar, evento, curso, certificacao, monitoramento, servidor

Olá pessoal do Br-linux. Estou aqui anunciando o lançamento do curso: Arquitetura de sistemas linux. Como sempre fazemos no Certificações NET.BR , estamos oferecendo desconto de 40% no valor do curso. O treinamento aborda: Administração de usuários, compilação de kernel, instalação de módulos no kernel, procedimento de backup, servidor de hora NTP, servidor de log, quotas de disco, monitoramento de rede, servidor de impressão e muito mais.

http://certificacoes.net.br/cursosead/linux/arquitetura-sistemas-linux.html

Enviado por Juliano Ramos (profjulianoramosΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Palestra Python na Prática - Os primeiros Passos (palestra gratuita em 28 de Setembro, via Youtube)

Tags: pos-pc, evento, desenvolvedores, video

Dia 28 de Setembro, às 20h30, através do Youtube, acontecerá a palestra "Aprenda Python na Prática - Os primeiros Passos"

Promovida e realizada através da Tempo Real Eventos, a palestra é direcionada para o público que deseja dar os primeiros passos nesta Linguagem de Programação.

A palestra será gratuita e transmitida ao vivo pelo Youtube.

Palestrante: Guilherme Carvalho - Trabalha com programação há mais de 6 anos, inicialmente com Java. Já trabalhou em Universidades Federais como: IFSP e UFSCar, atualmente trabalha na S2IT e participa em projeto de mestrado como voluntário na USP-SCL. Possui conhecimento em Python, Java e Android.

É recomendável fazer a inscrição prévia para a palestra.

Mais informações: http://temporealeventos.blogspot.com.br/2016/09/aprenda-python-na-pratica-os-primeiros.html

Enviado por Anderson Oliveira de Paula (andersonopΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Cashless: maquininha abandona recibo impresso, anota NFC-e e roda Linux

Tags: evento

As maquininhas agora irão emitir cupom fiscal NFC-e; A maior parte dos estados já definiu agenda obrigatória. A economia chega a 50%.

É a aposta da empresa Arenaplan (www.arenaplan.com.br), pioneira em Cashless para estádios no Brasil, hábito de se usar cartão pré-pago no pagamento de contas em bares de estádios. A solução inicialmente criada para a área do esporte migrou para máquinas POS com sistema operacional Linux e agora emitem também o novo cupom fiscal NFC-e, dispensando a compra do computador e impressora para operar no caixa de pagamento. O cliente ainda precisa de um computador para cadastrar os produtos, estoque e retirar os relatórios gerenciais, mas já pode utilizar um site para emitir os relatórios.

Ela opera como um ponto de venda tradicional. Ao ligar a máquina ela baixa da internet a tabela de produtos e opera por códigos baixando o estoque a cada venda realizada. Ela registra as vendas feitas no dinheiro, calculando o troco a ser dado para o cliente, cheque, cartão de crédito, débito além do pré-pago contactless. A empresa garante que o empresário economiza 50% no investimento em hardware e software se comparar com as soluções tradicionais. Esta economia pode aumentar se ele aposentar as máquinas de cartão tradicional. O futuro promete uma grande mudança neste setor já que a Cielo e a Rede também correm atrás e prometem lançar em 2017 versões semelhantes.

Enviado por Mardel Cardoso (assessoriadeimprensaesporteΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

O iminente fim do OpenOffice pode ser bom para o LibreOffice e para a comunidade open source

Tags:

O iminente fim dos esforços do projeto OpenOffice vem se delineando faz algum tempo: a última versão estável saiu em 2015, uma falha grave de segurança amargou um prazo de um mês para ser corrigida, e o número de desenvolvedores ativos não parece ter chance de aumentar. Iminente, mas não confirmado, diga-se: enquanto houver um desenvolvedor, o projeto pode continuar nesse passo por um bom tempo, e as regras de governança da Apache podem vir a mantê-lo em animação suspensa mesmo depois disso.

Por outro lado, o LibreOffice, que surgiu como um fork do OpenOffice quando este estava nas mãos da Oracle (que o herdou ao adquirir a Sun, e depois de ver os desenvolvedores da comunidade migrarem para o fork, preferiu transferir a marca e o código à Fundação Apache), já demonstrou faz tempo que conseguiu vencer a batalha pela adesão dos desenvolvedores.

Diversos artigos e comentários recentes analisaram a situação, e previram vantagens e desvantagens caso o OpenOffice encerre mesmo as suas atividades, e as suas partes boas de código open source sejam absorvidas pelo LibreOffice. As vantagens incluem desde a marca unificada e a consequente união das estatísticas de uso das atuais 2 alternativas, até a possibilidade de o sangue novo (em termos de desenvolvedores) permitir trazer para este século a interface com o usuário desses aplicativos.

A conferir.

(via www.techrepublic.com - “It's time to make LibreOffice and OpenOffice one again - TechRepublic”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

3 Alternativas open source para o PowerPoint

Tags:

O artigo do Opensource.com no link abaixo promete 3, mas entrega 4 alternativas open source para apresentações: LibreOffice Impress, Calligra Stage, Reveal.js (especialmente para desenvolvedores web) e Vimdeck (para apresentações que rodam dentro do editor Vim).

(via opensource.com - “Open source alternatives to PowerPoint | Opensource.com”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Microsoft é a organização que mais tem contribuidores no GitHub

Tags: desenvolvedores

A estatística mostra os tempos diferentes que estamos vivendo. Outro número na mesma publicação do Github me ajudou a colocar a situação do título em perspectiva: na lista dos repositórios com mais contribuidores, o mais popular da Microsoft (o Visual Studio Code) está apenas em sexto, e à frente dele estão repositórios como o FontAwesome, Docker e npm.

Nota: Usei a palavra contribuidores (que existe mesmo, segundo o Houaiss) para traduzir 'contributors', porque a palavra contribuintes me parece gerar uma interpretação diferente.

Microsoft tem se destacado nos últimos tempos por abrir o código de alguns de seus produtos incluindo PowerShell, Xamarin SDK e o Chakra Core. Agora em sua conferência anual GitHub Universe, o GitHub revelou que isso está dando resultados.

Segundo os números do GitHub Octoverse para 2016, a Microsoft é a companhia que mais recebe apoio no serviço com mais de 16.419 apoiadores, batendo Google e Facebook. Se você se importa, Facebook tem cerca de 15.682 e o Google tem 12.140 apoiadores.

É interessante notar que embora a Microsof seja criticada pelo conteúdo do seu repositório no GitHub, ela lidera a plataforma, isso mostra que o que está lá realmente é interessante e que essa crítica não faz sentido.

Enviado por OneCore (garloseduardoΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Software Freedom Day no Brasil - 3º sábado de setembro

Tags: evento, comunidade

O terceiro sábado de setembro é uma data importante no calendário de quem se interessa por GNU/Linux e software livre. Desde 2004, nessa data é comemorado o Software Freedom Day, ou Dia da Liberdade de Software. É um dia para espalhar a palavra e educar as pessoas sobre nossas paixões e nossa comunidade.

No dia 17 de setembro, próximo sábado, várias cidades brasileiras realizarão eventos concomitantes. Venha prestigiar o evento na cidade mais próxima, conhecer a comunidade local e trocar experiências sobre software livre nesse próximo dia 17!

Enviado por Rafael Beraldo (rberaldoΘcabaladada·org)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Desenvolvedores do Linux debatem se GPL do kernel deve ser defendida nos Tribunais

Tags:

Os desenvolvedores do Linux debateram internamento prós e contras de processar empresas que violam a licença GPL do kernel, conforme descreve a longa cobertura do LWN.net, agora disponível gratuitamente.

Há diversos lados na questão. Linus Torvalds e Greg Kroah-Hartmann defendem o interesse em fazer as empresas cumprirem os termos da licença, mas também observam que o projeto vem sendo bem-sucedido até o momento sem precisar processá-las, e que judicializar a questão pode prejudicar a confiança e a boa vontade conquistadas.

Jeremy Allison, do projeto Samba, defendeu que a opção de processar precisa ser mantida, porque às vezes essa possibilidade é a única forma de fazer as empresas ouvirem. Ele deu um contra-exemplo sobre a questão da boa vontade trazida por Linus, dizendo que a MS foi processada, perdeu, mas hoje contribui com o Samba.

Matthew Garret também não se alinhou a Linus, dizendo que a posição expressa pelo fundador do projeto é a de defesa do interesse de um desenvolvedor, e não a dos usuários do projeto, cujo interesse principal é na disponibilidade do código – algo negado quando um fabricante de dispositivos não distribui os fontes do módulo do kernel que o faz funcionar, por exemplo.

Outro aspecto interessante da discussão é o que avaliou se o interesse maior de cada parte era a defesa da GPL ou a defesa do kernel Linux. A afirmação de Greg KH de que o Software Freedom Conservancy (SFC) se importa mais com a GPL, a ponto de estar disposto a arriscar o futuro do Linux para conseguir obter alguma validação adicional para a licença, não foi negada pelo SFC, mas seu representante acrescentou alguns detalhes (inclusive o de se importar mais com a liberdade de software do que com a GPL em si).

Em suma, é uma leitura longa, mas interessante para quem se interessa pelos bastidores do licenciamento do Linux.

(via lwn.net - “The kernel community confronts GPL enforcement [LWN.net]”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Vídeo: Visual Studio Code - Como Instalar no OpenSUSE e Derivados

Tags: instalar, video

O Visual Studio Code é um editor de códigos multiplataforma dedicado à otimização de linhas, fazendo com que os softwares sejam mais leves, eficientes e compatíveis com diferentes plataformas. criado usando uma mistura de tecnologias de código aberto e baseadas na web, como o Chromium, o Electron app framework do GitHub, e próprio editor Monaco, da Microsoft. Mas é preciso deixar claro que a ferramenta é um editor de código, não uma IDE completa.

Post completo no LInkedIn e Medium.

Enviado por Diego Boot (diego·barbosaΘlinuxmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Novo blog de linux

Tags: certificacao, servidor

Olá pessoal, estou divulgando um novo blog de linux, que já vem com 150 dicas e tutoriais sobre: A administração de sistemas e servidores linux. http://acervo.certificacoes.net.br

Enviado por Juliano Ramos (profjulianoramosΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Novatec lança “Primeiros passos com React”

Tags: evento, livros

Livro ensina a construir uma aplicação web baseada em React, a tecnologia de código aberto do Facebook

Quer aprender a construir aplicações sofisticadas com React, a tecnologia de código aberto do Facebook? Se você tiver familiaridade com a sintaxe básica de JavaScript, o livro Primeiros passos com React, lançado pela Novatec Editora, vai te ensinar a construir componentes – os blocos de construção básicos da React – e a organizá-los em aplicações de larga escala.

Depois de entender como React funciona, você construirá uma aplicação personalizada Whinepad completa para ajudar os usuários a classificar vinhos e a guardar anotações.

O livro ensina a: •Instalar React e escrever sua primeira aplicação web “Hello world”. •Criar componentes React personalizados, usando-os juntamente com componentes DOM genéricos. •Construir um componente de tabela de dados que permita editar, ordenar, pesquisar e exportar seu conteúdo. •Utilizar a extensão de sintaxe JSX como alternativa a chamadas de função. •Configurar um processo de construção simples, de baixo nível, que ajude você a se concentrar na React. •Construir uma aplicação personalizada completa que permita armazenar dados no cliente. •Usar as ferramentas ESLint, Flow e Jest para verificar e testar o seu código à medida que sua aplicação evoluir. •Administrar a comunicação entre os componentes usando Flux.

Enviado por Stephanie Milate (smilateΘnovatec·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Novatec Editora lança livro “Desenvolvendo jogos mobile com HTML5”

Tags: apache, jogos, curso, desenvolvedores, livros, games

Título ensina a criar e distribuir jogos para dispositivos móveis utilizando HTML5 e JavaScript

Com o objetivo de apresentar ao leitor conceitos e práticas para desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis a partir de uma única base de códigos usando HTML5 e JavaScript, a Novatec lança o livro “Desenvolvendo jogos mobile com HTML5”, do Luiz Fernando Estevarengo.

De maneira clara e com ênfase no desenvolvimento de projetos que utilizam as ferramentas Intel XDK e Apache Cordova/PhoneGap, o leitor irá: •Aprender desde conceitos básicos do JavaScript até a orientação a objetos. •Utilizar o framework open source Phaser para a construção de jogos mobile. •Criar três projetos completos de jogos entre estilos, plataforma e RPG. •Exportar jogos como aplicativos nativos para as plataformas Google Play Store, Apple App Store e Windows Store. •Publicar jogos em cada uma das plataformas seguindo instruções passo a passo.

Enviado por Stephanie Milate (smilateΘnovatec·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Vim 8: nova versão do editor de textos clássico

Tags:

O vi foi criado há quase 40 anos por Bill Joy, para suprir demandas que o Emacs não atendia. Seu sucessor Vim, que continua na ativa, acaba de lançar nova versão major, após mais de 10 anos de intervalo.

Grande parte das novidades está debaixo do capô (E/S assíncrona, canais, comunicação via JSON, timers, lambdas, etc.), e vai ser percebida mais diretamente por quem desenvolve plugins e outras extensões. Os usuários destas logo chegarão a aproveitar os resultados, claro :)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]