Curso de Pfsense em São Paulo, 23 a 26 de maio

anuncio, curso

Enviado por Renata (renataΘvantageti·com·br):

“A Vantage TI é líder em Cursos Presenciais da ferramenta pfSense no Brasil. Agora o curso está ainda mais prático e o conteúdo mais aprofundado. Nova turma em São Paulo nos dias 23,24,25 e 26 de Maio 2013! Inscrições abertas e LIMITADAS! Se você quer aprender realmente o lugar é a Vantage TI São Paulo!” [referência: cursopfsense.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 22/04/2013

Curso vSphere 5.1 On-Line, de 24 a 26 de abril

anuncio, curso

Enviado por Paulo Camargo (pauloΘlinuxclass·com·br):

“Curso de VMware vSphere Enterprise 5.1 nos dias 24, 25 e 26 de Abril On-Line. Curso rápido e prático que transfere aos participantes a fundamentação para desenho e implementação de projetos de Virtualização utilizando o produto VMware ESXi e vCenter Server (vSphere Enterprise 5.1).

Instrutor oficial certificado VCP 5 DV, atualize-se com os novos recursos como Virtual Machine Replication, Backup Appliance, Data Protector e VSA.

Informações no site www.linuxclass.com.br, inscrições pelo e-mail linuxclass@linuxclass.com.br ou pelo telefone (11) 4063-6634. (06 Vagas Disponíveis). Data: 24, 25 e 26 de Abril de 2013 – On-line.” [referência: linuxclass.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 22/04/2013

Netflix avalia troca do Silverlight por HTML5 para vídeos na web

mercado

Enviado por Vagner Rodrigues (vagnuxΘgmail·com):

“O Netflix anunciou nesta semana que vai abandonar o plugin de vídeo Silverlight para o streaming de conteúdo em navegadores nos sistemas Windows e Mac OS X. No lugar da tecnologia da Microsoft, o serviço usará um trio de extensões HTML5, chamada de Extensões Premium de Vídeo pela empresa.

A mudança cai como uma péssima notícia para o Silverlight, tecnologia que a Microsoft um dia pensou como substitua do Adobe Flash … eles falam que gostariam de compartilhar alguns avanços que conseguiram com o HTML5, que já é usado nos aplicativos do Netflix para iPhone e iPad, por exemplo.

“Ir para o HTML5 é importante para uma empresa como o Netflix, que quer ser uma plataforma mais agnóstica possível”, afirmou o analista da Gartner, Mike McGuire. “O HTML5 amadureceu ao ponto de que a maior parte da indústria estão indo em sua direção.”” [referência: idgnow.uol.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/04/2013

Ministro defende ponto internacional de tráfego de internet no Brasil para reduzir preços do acesso

conectividade

Via computerworld.uol.com.br:

O Brasil quer instalar um ponto internacional de troca de tráfego na internet para de reduzir os gastos das operadoras e o custo para o consumidor final. O ministro das Comunicações revelou que as operadoras gastam por ano cerca de 500 milhões de dólares para fazer as conexões internacionais de internet, que têm de ser feitas via Estados Unidos. 

"Com o ponto de troca de tráfego no Brasil e a construção de cabos submarinos nós diminuímos essa conta", reforçou, na abertura do Congresso Brasileiro de Internet, em Brasília.

Atualmente, os acessos de usuários brasileiros a sites de internet que têm provedores em outros países passam pelos Estados Unidos. Existem pontos de troca de tráfego internacional somente nos Estados Unidos, Europa e Japão. No Brasil, existem apenas pontos de troca de tráfego nacional. 

"Quando você se conecta ao Facebook, por exemplo, você está fazendo uma conexão internacional para os Estados Unidos. Temos uma desvantagem enorme do ponto de vista de balanço de pagamentos em transações", destacou.

O ministro disse que já discute a possibilidade de instalar um ponto de tráfego internacional com a ICANN - entidade norte-americana que tem a gestão da Internet. Além disso, já houve conversas com o Departamento de Comércio Norte-Americano, que marcou uma reunião técnica sobre o assunto com o governo brasileiro.

Outro ponto que o ministro destacou foi a diferença de preço da internet no atacado nos EUA e no Brasil. "A internet em Miami vendida no atacado custa 3 dólares o Megabit. Aqui, em São Paulo, é em torno de 50 reais a 53 reais. Umas nove vezes a mais", apontou o ministro. Para ele, a construção de mais cabos submarinos ajudaria a reduzir esse custo.

Ele também ressaltou a importância de investir na construção dos cabos interacionais para suprir a grande demanda pela internet. O Brasil projeta a construção de três cabos ópticos submarinos para Estados Unidos, África e Europa. 

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/04/2013

LG também lançará smartphone com Firefox OS. E o webOS?

pos-pc

Enviado por Daigo Asuka (openwebosbrΘgmail·com):

“Enquanto o Ubuntu Touch passa a ser desenvolvido pela futura versão Raring Ringtail, mas ainda estando em estágio alfa de desenvolvimento, o Firefox OS, que foi confirmado para Junho, também equipará os smartphones da LG. A pergunta é: a LG vai transformar seu recém adquirido webOS em apenas um sistema para smartTV, abandonando a versão open, não dando nenhum apoio a comunidade?” [referência: openapps.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/04/2013

R$ 2.000: Optimus G chegará ao Brasil na semana que vem

pos-pc

Via g1.globo.com:

A LG  anunciou nesta quinta-feira (18) o lançamento no Brasil do smartphone Optimus G, que será vendido por R$ 2 mil a partir do dia 25 de abril em lojas on-line, físicas e pelas operadoras de telefonia móvel.

Segundo a empresa, a pré-venda do aparelho começa já nesta quinta-feira nas lojas virtuais Americanas, Casas Bahia, Extra, Fast Shop, Magazine Luiza, Ponto Frio e Submarino na forma desbloqueada, sem plano com operadoras.

(...)O Optimus G é compatível com redes de banda larga móvel 4G e possui processador de quatro núcleos Snapdragon S4 Pro, da Qualcomm, e tem 2GB de memória RAM. O sistema e roda no sistema operacional Android 4.1 e tem memória interna de 32 GB.

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/04/2013

Navegador Midori 0.5.0

aplicacoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Saiu a versão 0.5.0 Midori, um navegador leve e rápido que usa o motor de renderização WebKit (o mesmo adotado pelo Google Chrome e o Safari) e a interface do GTK+ 2 ou GTK+ 3. Parte importante do ambiente desktop Xfce, Midori é um navegador pouco conhecido, porém é uma ótima opção para quem deseja um navegador leve e eficiente.” [referência: edivaldobrito.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/04/2013

Recupere arquivos e até partições com o testdisk

administracao

Enviado por Ivan Brasil Fuzzer (ubunteroΘubuntero·com·br):

“Você está instalando o Ubuntu e seleciona uma partição, escolhe um tipo de sistema de arquivos e marca para formatar. Começa o processo de instalação do sistema e você lembra que aquela não era a partição que você queria formatar. Alguns palavrões passam pela cabeça, outros são ditos mas o que prevalece é o desespero ao lembrar dos arquivos que você perdeu. Calma, não se apavore. Assim que terminar sua instalação, volte ao seu live CD ou pendrive, ou ainda plugue o HD em outro computador com Ubuntu e comece a restauração com o programa testdisk.” [referência: ubuntero.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/04/2013

Instalando o Friends app (antigo Gwibber) no Ubuntu 12.10 ou 13.04

aplicacoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Gwibber, o cliente de microblog disponível por default no Ubuntu, foi reescrito em QML recentemente e agora é chamado Friends app. Mas o app ainda é um trabalho em andamento: algumas funções podem estar faltando, você pode encontrar bugs e assim por diante. Por isso, além de mostrar como instalar, ensinarei a colocar o velho Gwibber de volta no Ubuntu.” [referência: edivaldobrito.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/04/2013

Curso de Ruby on Rails em Florianópolis 20/04

anuncio, curso

Enviado por Lucas Martins (lucasmartinsΘrailsnapraia·com):

“Começa neste Sábado o Curso: Desenvolvendo para WEB com Ruby on Rails (16h), pra quem ainda não sabe Ruby esta é a hora de aprender! Detalhes do curso em: [railsnapraia.com/…]” [referência: railsnapraia.com]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/04/2013

JBoss: JUDCon acontece pela primeira vez no Brasil e recebe personalidades internacionais

evento

Enviado por Red Hat 4.2:

“A Red Hat, principal fornecedora mundial de soluções open source, anuncia a realização do JUDCon 2013: Brazil, a conferência oficial de usuários e desenvolvedores de tecnologias JBoss, que acontece nos dias 19 e 20 de abril, em São Paulo.

O evento que já aconteceu em países como Estados Unidos, China, India e Alemanha terá a primeira edição na América Latina, onde estarão reunidos os principais líderes desenvolvedores e arquitetos de tecnologia de software aberto. Entre os presentes estarão Mark Little, vice-presidente global de Middleware e Ray Ploski, diretor de estratégias de Middleware, ambos da Red Hat.

Durante os dois dias de evento os participantes terão acesso a mais de 70 atividades entre palestras, workshops e painéis que abordarão temas como Big Data, Cloud Computing, PaaS, OpenShift e muitos outros assuntos relacionados ao código aberto. Um dos destaques do evento será a apresentação sobre OpenShift, tecnologia de cloud Paas (Plataforma como Serviço), que garante facilidade na construção de aplicações que rodam na nuvem.

O evento conta atambém com palestras sobre tecnologias que acabaram de sair “do forno” como o Forge (tecnologia de geração de código em tempo real). E ainda uma apresentação por George Gastaldi, engenheiro de JBoss, com titulo “JBoss Forge: Productivity, Realiability and Testability in a Free Enterprise Environment”.

O JUDCon começou a ser realizado em 2010 nas cidades de Boston e Berlim e agora chega ao Brasil com o intuito de proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer e colaborar com os mais importantes líderes internacionais da comunidade JBoss, que atuam com padrões abertos, tais como o Java Community Process (JCP), a Fundação Apache, OASIS, W3C e outras iniciativas.

Data: 18 e 19 de abril (sexta e sábado) Local: SENAC Campus Santo Amaro - Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 823. Horário: Sexta das 8h às 19h e Sábado das 8h as 18h Imprensa – entrada franca – cadastro deve ser feito via Assessoria. Visite o site do evento: [jboss.org/…]” [referência: jboss.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/04/2013

Acabou-se tudo: Fuduntu chega ao fim

distribuicoes

O Fuduntu, distribuição que está na estrada desde 2010 e vinha mantendo um ambiente baseado no GTK2 e que há 10 dias lançou sua nova versão, não terá mais novos recursos adicionados (exceto alguns já em andamento), lançará apenas mais a próxima versão, e encerrará as atualizações e suporte já no final de setembro.

A razão é a própria situação do GTK2 e do GNOME 2: por mais que haja usuários interessados neles (e há), o desenvolvimento de aplicativos e dos próprios componentes essenciais dos sistemas está sendo interrompido, em alguns casos já até mesmo sem disponibilidade de correções e atualizações de segurança, conforme os desenvolvedores adotam o GTK3 ou outros sistemas.

Parte dos integrantes do projeto está discutindo a possibilidade de continuar trabalhando em conjunto em outro software, e já se falou numa variante do Fuduntu baseada no KDE. A conferir. (via ostatic.com - “Oh No! Fuduntu Calls it Quits”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/04/2013

Foxconn assina pacto de licenciamento do Android com a Microsoft

bino

A gigantesca Foxconn, que produz os aparelhos das grandes marcas e (estimadamente) é responsável pela montagem de cerca de 40% dos aparelhos eletrônicos de consumo no mundo, é mais uma a aderir ao pacto de licenciamento com a Microsoft, no qual a empresa de Redmond oferece o direito de uso de uma série de patentes de sua propriedade e que estariam presentes nos produtos com Android (e Chrome OS).

Como de costume, detalhes financeiros e a lista de patentes licenciadas não foram divulgados. (via h-online.com - “Foxconn and Microsoft ink licence deal over Android - The H Open: News and Features”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/04/2013

Intel lança distribuição do Android 4.2.2 para PC

distribuicoes

Enviado por George H. Silva (george·silvaΘintel·com):

“A Intel acaba de lançar uma versão experimental do Android para PCs com UEFI. Qualquer um pode instalar e testar a versão 4.2.2 do Android feita pelo time de Open Source da Intel.

Usando o Android Jelly Bean com Kernel Linux versão 3.8.0 portado pela Intel para PCs, o instalador vem com a habilidade de ajudar a configurar um sistema com dual boot ou remover o Sistema Operacional original para usar apenas Android.

Para mais detalhes e download do instalador, leia aqui: http://intel.ly/15iZEJq.” [referência: intel.ly]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/04/2013

Vídeo apresenta primeira fase do Projeto Cauã - Entretenimento Doméstico através de Software Livre

aplicacoes

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Foi disponibilizado um vídeo em que Douglas Conrad apresenta o Projeto Cauã, Fase 1. O projeto tem Jon Maddog Hall como um de seus idealizadores.

Maddog já fez inúmeras palestras apresentando o produto e como ele irá revolucionar a área do entretenimento doméstico, além de possibilitar empreendedores individuais a terem renda nos mais diversos mercados.” [referência: revista.espiritolivre.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/04/2013