Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Chamada para novo logotipo do Apache OpenOffice 4.0

Tags: aplicacoes

Enviado por Albino Biasutti Neto (bitfossΘyahoo·com):

“O Apache OpenOffice está a procura de um novo logotipo para a nova versão 4.0

O AOO está comemorando também seus 40 milhões de download em menos de dez meses.

Anuncio oficial: [blogs.apache.org/…]

Rede social: twitter/identi.ca: @apacheoobr Facebook: /apacheoobr” [referência: openoffice.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Lançado o Scientific Linux 6.4

Tags: distribuicoes

Enviado por Henrique "LonelySpooky" Junior (henriquecsjΘgmail·com):

“É com prazer que a equipe do Scientific Linux anuncia a disponibilidade do Scientific Linux 6.4. O Scientific Linux (SL) é uma distribuição de nível Enterprise compilada a partir do código fonte do Red Hat Entterprise Linux. Este Scientific Linux 6.4 visa o máximo possível de compatibilidade com o RHEL 6.4, além, é claro, de fornecer todas as ferramentas para que você possa remasterizar a sua própria distro. Dois dos maiores laboratórios científicos do mundo (o CERN e o Fermi Lab) são os responsáveis pelo desenvolvimento do SL desde 2004, mantendo releases com o mínimo de delay em relação às releases da Red Hat. Para baixar e saber mais, acesse o Scientific Linux BR” [referência: scientificlinuxbr.org]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Inscrições abertas para o DevCamp

Tags: evento, nota-de-anunciante-do-br-linux

Enviado por Tibeti Caviglioni (tibetiΘdextra-sw·com):

“Inscrições DevCamp liberada! Corra, valor de 1o. lote com desconto! Acesse: [devcamp.com.br/…]

Envie seus comentários no twitter utilizando a TAG #devcamp. Antecipe-se e garanta sua vaga!

Siga-nos nas mídias sociais: facebook: Dev Camp twitter: @DevCampinas” [referência: devcamp.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Linux e o suporte à device tree

Tags: desenvolvedores

Enviado por Sergio Prado (sergio·pradoΘe-labworks·com):

“Um série de artigos sobre o suporte à device trees no kernel Linux.” [referência: sergioprado.org]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Litrix Dragster: distribuição roda a partir de pen drives e também pode ser instalada no HD

Tags: distribuicoes-nacionais

Enviado por Vagner Rodrigues (vagnerΘlitrixlinux·org):

“Após muito tempo de desenvolvimento, temos o prazer de anunciar o Litrix Dragster.

O Litrix Dragstar é um Sistema GNU/Linux nacional que apresenta um grande diferencial, roda apartir de dispositivos USB (Pendrives ou Celulares) mas também pode ser instalado em HDs.

Maiores informações [litrixlinux.org/…]” [referência: litrixlinux.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Distribuição FeniX Green promete aumentar o desempenho do seu hardware de 50 a 200%

Tags: distribuicoes-nacionais

Enviado por ivo gilberto martins junior (gilbertoΘsistemafenix·com·br):

“Neste dia 02/04 foi lançada a versão do FeniX Green um sistema, que promete utilizar de 5x a 8x menos memória ram e oferecer e aumentar o desempenho de seu hardware de 50% a 200%. Tem recursos inovadores como 3D para todos os tipos de monitores para você utilizar óculos 3D e tela de fundo em HD, uma novidade no Linux. Além de fazer com que seu hardware dure muito mais tempo, por ser leve e ágil, traz muitos benefícios. Para saber mais acesse www.sistemafenix.com.br ps. download gratuíto ajude a testar e ser um Beta tester.” [referência: sistemafenix.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Curso Alta Disponibilidade Profissional com Linux (Turma 4)

Tags: curso, nota-de-anunciante-do-br-linux

Enviado por Paulo Oliveira (treinamentoΘlinuxsolutions·com·br):

“No dia 6 de abril de 2013, entre 9h e 18h, no Rio de Janeiro acontecerá o curso Alta Disponibilidade Profissional com Linux.

O objetivo desse treinamento é dar uma visão introdutória para a construção de clusters linux de alta disponibilidade.

Maiores informações, treinamento@linuxsolutions.com.br.” [referência: escolalinux.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Vagas disponíveis para o treinamento Desenvolvendo Linux Device Drivers

Tags: anuncio, curso

Enviado por Sergio Prado (sergio·pradoΘe-labworks·com):

“Este treinamento visa capacitar o participante no desenvolvimento de device drivers para Linux.

Durante o treinamento, serão abordados os seguintes tópicos: introdução ao kernel Linux, configurando e compilando o kernel, módulos do kernel, acessando dispositivos de hardware, driver de acesso à um GPIO da placa, introdução ao device model, gerenciamento de memória, hardware I/O, driver para acessar um botão, gerenciamento de processos, gerenciamento de interrupções, desenvolvendo um driver para a porta serial, mecanismos de sincronização, kernel debugging, unified device model, infraestrutura de barramento, frameworks, contribuindo com o desenvolvimento do kernel.” [referência: e-labworks.com]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

As aplicações QT são agora compatíveis com o HUD do Ubuntu 13.04

Tags: distribuicoes

Enviado por Cláudio Novais (ubuntuedΘgmail·com):

“Nas últimas atualizações da versão em desenvolvimento do Ubuntu (13.04), o Ubuntu passou a ter compatibilidade com os menus das aplicações QT.

Significa isto que agora o menu global e o HUD funcionam em aplicações QT. Será este o início de uma transição do Ubuntu de Gnome para um híbrido QT/KDE para satisfazer as necessidades de ecossistema igual em todos os dispositivos?” [referência: ubuntued.info]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Última semana para submissão de trabalhos ao II Encontro Catarinense de LibreOffice

Tags: evento

Enviado por Klaibson Ribeiro (klaibsonΘgmail·com):

“Encerra no próximo dia 10 de Abril, a submissão de palestras para o II Encontro Catarinense de LibreOffice, que ocorrerá em Joinville, no dia 18 de Maio.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 10 de Abril (próxima quarta-feira) clicando no link Trabalhos.

Para submissão de trabalhos, basta acessar o formulário, preencher as informações solicitadas e enviar o resumo com até 200 palavras. O proponente do trabalho receberá as informações sobre aceite de sua submissão diretamente no seu e-mail, caso seja aprovado.

O objetivo do encontro é reunir Comunidade LibreOffice, Entusiastas do Software Livre, Comunidade Acadêmica, Empresários e usuários do aplicativo LibreOffice. O resultado da submissão dos trabalhos sairá na 3ª semana de abril, portanto, fique de olho no site.

Atenção: aqueles que pretendem participar do evento, porém sem apresentar trabalhos, poderão se inscrever até o dia 16/05/2013, se perder esse prazo, inscrição somente no local.

Comissão Organizadora” [referência: libreofficeparaleigos.com]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Servidor é desligado após 16 anos de uptime

Tags: variedades

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com):

“"É 23 de Setembro de 1996. É um Domingo. A Macarena está bombando no rádio do escritório, a meio caminho de ficar a 14 semanas no topo da Billboard Hot 100. […]

Facilitando-se na semana, você folheia uma revista e lê sobre o Windows NT 4.0, lançado há vários meses atrás. Você pergunta a si mesmo se vale a pena usar o novo sistema da Microsoft.

Então, é descer para o trabalho. A Microsoft pode manter suas interfaces gráficas enfeitadas e seus sistemas operacionais gráficos de servidor. NetWare 3.12 está onde está: arquivo à prova de balas e compartilhamento de impressão. O servidor, nomeado INTEL, depois de seu processo precisa de uma atualização, então você a instala e o reinicia.

Dezesseis anos e meio depois, os discos rígidos do INTEL - um par de dispositivos SCSI Quantum de 800MB - estão fazendo alguns ruídos descontentes de seu azimute e você está cansado das queixas. É hora de desligar o velho cavalo de guerra."

A notícia tem nada a ver com Linux, é verdade, mas serve de lição àqueles que querem trocar constantemente de hardware, deixando-se levar pelo marketing da indústria tecnológica.” [referência: arstechnica.com]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Oracle doa código e marca do MySQL para a Fundação Apache

Tags: desenvolvedores, primeirodeabril

Conforme adiantei na madrugada de hoje via @brlinuxblog, a Oracle está contribuindo o código do projeto MySQL para a incubadora de projetos da Fundação Apache.

Parece um prenúncio de final feliz para este código que a Oracle recebeu quando comprou a Sun mas não foi feliz em manter. Não é a primeira vez que a Apache recebe um projeto pré-existente da empresa (lembra do OpenOffice?), e não há dúvida de que ela tem experiência em fomentar a participação do público em projetos de grande porte e visibilidade.

Mas há uma entidade que poderia estar mais contente: a Monty Development AB, lar do fork MariaDB criado pelo próprio autor original do MySQL, Monty Widenius. Em seu comunicado a respeito da notícia da doação, a Monty Development disse dar as boas vindas à doação do código pela Oracle à Apache, em uma forma que permitirá a incorporação também ao MariaDB, que vem sendo adotado por projetos como Fedora, Slackware, Wikimedia e até o LibreOffice, fork do OpenOffice, doado previamente pela Oracle à Apache.

O comunicado, assinado por Monty e outros desenvolvedores, também disse algo mais: que lamenta a oportunidade perdida, no sentido de reunir o MySQL e o MariaDB em uma comunidade única - ou seja, extinguindo a divisão estabelecida quando a Oracle passou a restringir o acesso a determinados componentes do projeto. Vai ser interessante acompanhar como a relação entre Monty e a Apache Foundation vai se desenvolver nos próximos meses. (via lwn.net)

Nota: Este post participa das comemorações mundiais realizadas imediatamente após o término do mês de março, quando jornais, emissoras, sites e outros meios de comunicação celebram com bom humor a tradição associada à data, e convidam seus leitores a fazer o mesmo. A notícia publicada no post é uma paródia sem base em fatos reais, e todas as marcas citadas pertencem a seus respectivos proprietários, que não têm participação no ato.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Grazi Massafera troca o Ubuntu pelo Fedora

Tags: distribuicoes, primeirodeabril

Seis anos após trocar o NetBSD pelo Ubuntu 7.04, a atriz e modelo agora circula pelos corredores globais com um notebook trazendo uma recém-instalada cópia do Fedora 18.

"Muita coisa mudou desde que eu instalei o Ubuntu pela primeira vez: casamento, filhos, a troca do desktop por um notebook", declarou a loira ao site Ego. "Mas essas mudanças são pequenas se comparadas à troca do GNOME pelo Unity".

Segundo Massafera, quando se tenta usar os mesmos elementos de interface tanto em computadores com interface baseada em ponteiro/mouse quanto em tablets e smartphones baseados em toque, a tendência é nivelar pelo mínimo denominador comum, deixando de aproveitar as maiores vantagens de cada aparelho. "Gosto de janelas e vários menus, se for para usar interface com cara de tablet, prefiro um tablet", completou.

Ela, que tem certificação LPIC 101 e antes de ser catapultada à fama pela participação em um reality show já foi desenvolvedora web, prefere que seu sistema operacional desktop já termine a instalação configurado da forma que ela vai usar, e por isso optou por sair do Ubuntu. A escolha do Fedora ocorreu porque ela já usa o CentOS no servidor que hospeda seu site, e assim pode aproveitar o conhecimento acumulado sobre a administração de sistemas no estilo Red Hat. "Além disso, prefiro o ciclo de lançamentos do Fedora, em que a nova versão só sai quando fica pronta, do que um ciclo acelerado em que a pressão por lançar na data planejada pode ser maior do que outras considerações", acrescenta. "Mas vou continuar mantendo o Ubuntu 9.04 em uma imagem do Virtualbox para quando der saudade", ela esclarece. Ah, bom!

Nota: Este post participa das comemorações mundiais realizadas imediatamente após o término do mês de março, quando jornais, emissoras, sites e outros meios de comunicação celebram com bom humor a tradição associada à data, e convidam seus leitores a fazer o mesmo. A notícia publicada no post é uma paródia sem base em fatos reais, e todas as marcas citadas pertencem a seus respectivos proprietários, que não têm participação no ato.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Canonical anuncia que também vai lançar um smartwatch - rodando Ubuntu

Tags: pos-pc, primeirodeabril

Seguindo os passos recentes da Samsung, Google e LG, que anunciaram a original intenção de lançar suas próprias versões de relógio inteligente rodando sistemas operacionais de celulares, Mark Shuttleworth anunciou na manhã de hoje o Ubuntu Watch.

Dirigindo-se ao correspondente da Info, Shutleworth declarou: "Já temos uma presença forte nos videogames, TVs, smartphones e tablets, e não podemos ficar fora dessa que comprovadamente é a próxima onda do mercado de tecnologia pessoal". Os detalhes técnicos ficaram ausentes, como de costume, mas o cosmonauta e fundador da Canonical informou que já está em busca de parceiros para produzir o hardware, e que a primeira versão preliminar do sistema operacional, modificado do Ubuntu TV (e não do Ubuntu para smartphones, surpreendentemente), ainda sem suporte a touch screen e baseada em framebuffer, será disponibilizada juntamente com o Ubuntu 13.10, em outubro, e poderá ser instalada por desenvolvedores interessados, em qualquer relógio da linha G-Shock, da Casio. Consultada, a empresa japonesa não fez comentários.

Nota: Este post participa das comemorações mundiais realizadas imediatamente após o término do mês de março, quando jornais, emissoras, sites e outros meios de comunicação celebram com bom humor a tradição associada à data, e convidam seus leitores a fazer o mesmo. A notícia publicada no post é uma paródia sem base em fatos reais, e todas as marcas citadas pertencem a seus respectivos proprietários, que não têm participação no ato.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Jogos web sem plugins: Mozilla anuncia port para web do Unreal Engine 3

Tags: aplicacoes, pos-pc

Enviado por Cleiton Lima (cleitoncflΘyahoo·com·br):

“Continuando seu esforço para trazer jogos de alta qualidade para a web, a Mozilla anunciou o port da Unreal Engine 3, em parceria com a desenvolvedora do motor, a Epic Games. A expectativa é que os games criados sejam compatíveis com todos os navegadores que respeitem os padrões da W3C.

Utilizando novas tecnologias como WebGL, WebRTC e uma versão otimizada do Javascript a empresa por trás do Firefox afirma que jogos de renome podem ser facilmente portados para a web sem perda de performance e sem a necessidade de plugins.

A empresa revelou ainda que tem trabalhado com nomes famosos do mundo dos games como Disney, EA e a ZeptoLabs. É bem provável que os jogos dessas desenvolvedoras que antes eram em flash estejam na loja de aplicativos da Mozilla para o lançamento do Firefox OS.

A empresa ainda disponibilizou um vídeo demonstração no YouTube, acima.” [referência: cleitonlima.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]