DevCamp 2013 - Ainda da tempo de inscrever-se com desconto

evento, nota-de-anunciante-do-br-linux

Enviado por Tibeti Caviglioni (tibetiΘdextra-sw·com):

“Já estão abertas as inscrições para o DevCamp 2013 (www.devcamp.com.br)! Corra e garanta já sua inscrição com desconto especial de 1o. lote. Inscreva-se: [devcamp.com.br/…]

O DevCamp é uma conferência tecnológica que visa a capacitação e a troca de informação sobre diversos temas inovadores relacionados a criação e o processo de desenvolvimento de software. Tem como principal objetivo compartilhar experiências e networking entre os membros da comunidade brasileira de TI.” [referência: devcamp.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 17/04/2013

Firefox OS estreia no mercado brasileiro em junho, em um aparelho que não é bom o suficiente para os EUA

pos-pc

O sistema operacional da Mozilla para dispositivos móveis vai estrear em junho no Brasil, e também em Portugal, Venezuela, Espanha e Polônia, seguido de mais 11 países no final do ano, e o plano é lançar nos EUA apenas em 2014.

A afirmação é do CEO da Mozilla, que falou em uma conferência promovida pelo All Things D ontem.

Ele também explicou por que a escolha por chegar aos EUA apenas no segundo ano. Na pátria do Vale do Silício, o mundo é visto por meio dos aparelhos high-end, e não faria sentido lançar lá um aparelho "versão 1". É por isso que eles vão lançar o aparelho primeiro em países emergentes onde a marca Firefox é particularmente forte. (via allthingsd.com - “Mozilla to Debut Firefox OS in Five Countries in June, Says CEO Kovacs - John Paczkowski - Dive Into Mobile - AllThingsD”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 16/04/2013

Firefox OS no Xperia E da Sony

pos-pc

Enviado por Daigo Asuka (openwebosbrΘgmail·com):

“Desde o lançamento do portal Software Livre Mobile, não param de chegar perguntas se os mais variados modelos de smartphone vão suportar o Firefox OS. A limitada (em se tratando em quantidade) edição Developer Preview do Keon, da Geeksphone recentemente esgotou na loja virtual da empresa.

Pra nós brasileiros, a melhor alternativa para rodar o sistema da Mozilla é através do Xperia E, da Sony, lançado recentemente.

Embora ele venha com Android de fábrica, a Sony disponibilizou uma ROM oficial em seu site e os passos necessários para instalá-los.

A tradução de como proceder está disponível no SL Mobile.” [referência: openapps.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 16/04/2013

Artigo de opinião: Essa tal privacidade do Unity

distribuicoes

Enviado por Cláudio Novais (ubuntuedΘgmail·com):

“A maior problemática que o mundo Ubuntu tem sofrido recentemente é a questão da privacidade. Alguns usuários do sistema laranja já demonstraram descontentamento com os rumos que a Canonical tem tomado para o Unity na nova geração, agora conhecida como Unity Next. A ideia “canonicalista” é clara: o usuário realizar diversas tarefas no próprio ambiente de trabalho ao invés do navegador. Quer comprar uma música na Amazon? Digite o nome dela no Unity. Ouvir uma rádio virtual? O mesmo. Procurar tuítes, postagem rss, posts do Facebook ou arquivos do Google Drive? “Joga” no Unity.” [referência: ubuntued.info]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 16/04/2013

Comunidade OpenMandriva apresenta novo logotipo

distribuicoes

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“A OpenMandriva Association, entidade sem-fins lucrativos, anunciou ter selecionado um novo logotipo para a organização, que é responsável pela coordenação de desenvolvimento da distribuição Mandriva Linux. O grupo iniciou uma competição em Janeiro deste ano de 2013 para “Ter a cara!” da associação. O logotipo final foi selecionado entre sete favoritos escolhido em uma enquete da comunidade composto por 200 pessoas.

O baixo índice de participação pode ser um indicativo para a dividida comunidade Mandriva. Em 2010, o projeto Mageia surgiu como um rompimento da comunidade Mandriva, criando um fork do projeto principal.” [referência: revista.espiritolivre.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 16/04/2013

Um jeito fácil de instalar codecs multimídia, Flash, Google Chrome e outros recursos após a instalação do Ubuntu

distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Quando instalamos o Ubuntu, mesmo com todo o esforço da Canonical para colocar o que ela considera essencial, sempre fica faltando algo. Alguns recursos deixam de ser instalados por causa de restrições de suas licenças e outros por pura falta de espaço no primeiro disco de instalação. Daí temos de lembrar o que falta, procurar e instalar. Bom mesmo seria se existisse uma forma de instalar automaticamente esses diversos aplicativos faltantes. A boa notícia é que essa solução já existe e chama-se Ubuntu After Install.” [referência: edivaldobrito.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 16/04/2013

Governo federal publica resultado parcial de sua discussão sobre propostas para o software livre

governos

Enviado por André Felipe Machado (andremachadoΘtechforce·com·br):

“"O IV Planejamento Estratégico de Ações do Comitê Técnico de Implementação de Software Livre do Governo Federal (Cisl) para o biênio 2013/2014 acabou nesta quinta-feira (11/4) na Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília. O evento contou com a participação de diversos órgãos do governo federal, universidades e governos locais."

"Confira aqui o resultado parcial do planejamento: [softwarelivre.gov.br/…] "

[secretariageral.gov.br/…]” [referência: secretariageral.gov.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 16/04/2013

AMAT Linux: Android Malware Analysis Toolkit

distribuicoes

Enviado por Oscar Marques (oscarbmΘgmail·com):

“Olá a todos! Saiu do forno a versão 0.0.1 beta do AMAT Linux (Android Malware Analysis Toolkit), minha distribuição Linux focada em análise de Mobile Malware para Android.

Segue o link: [dunkelheit.com.br/…]

Recomendo a todos realizarem o download e o teste da mesma. Trata-se de uma versão beta e erros podem ser encontrados. Feedback, elogios, críticas e sugestões serão muito bem vindos! O lançamento da versão oficial será no evento de Segurança da Informação BHack em Belo Horizonte daqui alguns meses.” [referência: dunkelheit.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 16/04/2013

Curso Cloud Computing com Amazon Services

curso, nota-de-anunciante-do-br-linux

Enviado por Tibeti Caviglioni (tibetiΘdextra-sw·com):

“Este treinamento é voltado para profissionais da área de TI. Nele o profissional irá entender o que é cloud computing, e como usar os serviços AWS para facilitar o gerenciamento da infra-estrutura. Veremos na prática como administrar os serviços e instâncias, como analizar a demanda e escalar horizontalmente e verticalmente, como escolher e utilizar os serviços de armazenamento. Também veremos como garantir alta disponilidade de serviços e como usar alguns serviços de entrega de mensagens.

Aproveite e faça sua inscrição agora: [dextraining.com.br/…]

Turma com início em 24/abril.” [referência: dextraining.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 16/04/2013

Stoq 1.7

aplicacoes

Enviado por João Paulo Melo de Sampaio (jpmelosΘasync·com·br):

“Lançamento do Stoq 1.7

O Stoq é um sistema de gestão comercial open source voltado para pequenas e médias empresas. Ele controla tudo: pontos de venda, impressoras fiscais, financeiro, ordens de produção, ordens de serviço, estoque, fornecedores, funcionários, impressão de boletos, carnês e relatórios e mais.

O Stoq é um software livre! Isso mesmo, você pode obtê-lo gratuitamente no site, usá-lo, ler o código, modificá-lo e até redistribuí-lo!

Tudo bem, mas qual é o diferencial? O Stoq tem alta usabilidade, é rápido e confiável e evolui muito rápido. Pelo código aberto, qualquer um pode desenvolver e alterar suas funcionalidades para atender suas próprias necessidades. Por essas características, ele é a solução perfeita de ERP para pequenas e médias empresas: um sistema completo, estável, funcional, absolutamente gratuito e que escala e evolui junto com a sua empresa. A gestão comercial verdadeiramente livre.

Recentemente, foi lançada a versão 1.7 do Stoq, a versão mais completa e estável do sistema!

Alguns destaques desse lançamento: * Novo aplicativo de ordem de serviço; * Novo relatório anual para o aplicativo financeiro, com tudo que foi registrado no ano; * Suporte para ECF Elgin K Fiscal; * Melhor controle para quando duas vendas concorrentes tentam vender as últimas unidades do mesmo produto; * Nova infraestrutura de relatórios, com a possibilidade de alterar a orientação da página e a fonte utilizada antes da impressão (experimental). Confira a lista completa de mudanças em [stoq.com.br/…]” [referência: stoq.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 16/04/2013

KLyDE: novo projeto quer um ambiente KDE mais leve

aplicacoes

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Um desenvolvedor do SUSE Linux começou um novo projeto chamado KLyDE. O foco da KLyDE (K Lightweight Desktop Environment) é fornecer um desktop KDE leve.

Will Stephenson, o desenvolvedor SUSE que esteve envolvido com o KDE por anos, amadureceu esta ideia por um tempo e agora está começando a tomar medidas sobre a implementação de um KDE leve.

“KDE não é intrinsecamente inchado. Em sua essência, ele salta através de uma série de aros para a eficiência da memória e velocidade, e é modular quanto a falhas. Mas a maioria dos empacotamentos do KDE tem uma abordagem super completa e quando você instala sua distribuição com KDE você obtém um conjunto completo de desktop, applets e aplicações. Outra crítica importante quanto ao KDE é que ele é muito configurável. O projeto KLyDE aplicará a modularidade do KDE e configurabilidade para o desafio de fazer um trabalho leve. No entanto, o que eu não quero não é um trabalho de machado onde a funcionalidade é grosseiramente cortada fora do ambiente de trabalho para encaixar alguma concepção de peso leve.”” [referência: revista.espiritolivre.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 15/04/2013

Datamation compara KDE 4, GNOME 3, Unity e Cinnamon

comunidade

Enviado por linuxer (linuxerΘgmail·com):

“O site Datamation publicou um artigo comparando, segundo vários critérios, os principais ambientes gráficos disponíveis para linux: KDE 4, Gnome 3, Unity (Ubuntu) e Cinnamon/Mate (Mint).

O autor do artigo, na conclusão, recomenda o KDE 4 ou o Cinnamon/Mate.” [referência: datamation.com]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 15/04/2013

Projeto Debian tem novo líder

distribuicoes

Enviado por Albino B Neto (binoanbΘgmail·com):

“Parabéns ao Lucas Nussbaum por ser eleito o novo líder do projeto Debian!

Resultado da votação: [vote.debian.org/…]

Fonte: [lists.debian.org/…]” [referência: debian.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 15/04/2013

Como instalar Minecraft no Ubuntu

aplicacoes

Enviado por Edivaldo (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Que tal dar uma relaxada e jogar um pouco no Ubuntu? E nem precisa ser um super jogo, pode ser um bem simples como o… Minecraft. E se você está procurando uma maneira fácil de instalar e iniciar esse jogo no Ubuntu, o Minecraft Installer faz isso para você.

Ele torna a instalação, configuração e utilização do jogo uma moleza total. Essa ferramenta não oficial pode até não ter tantos recursos como outros semelhantes, mas ela deixa seus concorrentes no quesito facilidade de uso: Basta instalar, abrir, fazer login e usar.” [referência: edivaldobrito.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 15/04/2013

Ubuntu no FLISOL 2013

distribuicoes

Enviado por Tiago Hillebrandt (tiagohillebrandtΘubuntu·com):

“O Ubuntu estará representado por membros da Comunidade Ubuntu Brasil em quatorze FLISOLs ao redor do país.

Isso significa que teremos pessoas promovendo o Ubuntu, seja por meio de palestra ou estande, em nove Estados e no Distrito Federal.

Quer participar? Confira as localidades na página!” [referência: ubuntu-br.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 15/04/2013