Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Uma dúzia de projetos sensacionais com o Raspberry Pi

Tags: raspberry-pi, -pos-pc, hobby, hacker, desenvolvedores

Este artigo em duas partes (1, 2) publicado pela LinuxUser inglesa apresenta descritivos do resultado de uma dúzia de projetos com o Raspberry Pi que merecem sua leitura. Entre eles estão:

  • Um carrinho rádio-controlado feito de Lego e guiado por um controle de XBox
  • Uma máquina de arcade/fliperama
  • Um supercomputador
  • Um player de áudio
  • Um balão que tirou fotos a 40km de altitude
  • Um controlador para a produção de cerveja caseira

e mais. (via linuxuser.co.uk - “Amazing Raspberry Pi Projects – Part 1 | Linux User”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Phoronix compara desempenho do Debian 7.0 com kernel Linux e kernel do FreeBSD em um ThinkPad T61 C2D

Tags: debian, kernel, bsd, benchmark, phoronix

O Phoronix rodou uma bateria de testes de desempenho no Debian 7.0 GNU/Linux e no Debian 7.0 GNU/kFreeBSD, em um ThinkPad T61 com CPU Core 2 Duo T9300 e NVIDIA Quadro.

Naturalmente não é a mesma coisa que comparar uma distribuição Linux com o FreeBSD: na comparação do Phoroniz, o userland é praticamente o mesmo, ambos os sistemas usam o mesmo compilador, libc, etc.

O resultado detalhado você encontra no link abaixo, mas o resumo publicado pelo autor diz que o Debian 7 com o kernel Linux 3.2 é genericamente mais rápido que o Debian 7 com o kernel do FreeBSD 9.0.2.

(via phoronix.com - “[Phoronix] Debian 7.0 GNU/Linux vs. GNU/kFreeBSD Benchmarks”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Classificando em 4 grupos as comunidades open source

Tags: comunidade, classificacao

Quem estuda as interações e o modelo produtivo do código aberto provavelmente vai se interessar por este artigo que classifica as comunidades open source em 4 grupos, considerando as relações entre quem contribui, quem usa e quem detém os direitos autorais.

As duas mais fáceis de identificar são as de distribuidor centralizado (exemplo: Oracle MySQL) e as de desenvolvedores (como as fundações Apache e Mozilla), mas 2 outros modelos são detalhados: as comunidades de usuários (corporativos, pessoa jurídica) e os Centros de Competência.

Os detalhes da classificação você encontra no link a seguir. (via opensource.com - “Four ways to organize as an open source community | opensource.com”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Tails: conheça a distribuição que procura manter você no anonimato

Tags: distribuicoes, privacidade, liveusb

Trecho inicial do artigo do Luiz Cruz, via info.abril.com.br:

Tails é uma distribuição Linxu baseada no Debian GNU/Linux e roda em modo live (através de um USB ou DVD) com o objetivo não deixar rastros quando você se comunica pela internet e criptografar tudo que for possível. O slogan deste Linux é claro neste sentido: The Amnesic Incognito Live System. Amnésico, porque ela perde a memória de longo prazo e Incógnito porque ela oculta qualquer atividade de comunicação.

Mas até que ponto o Tails pode ser considerado seguro?

1)  Todas as (...)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Novo post no blog do maddog: FISL e DrupalCamp

Tags: evento, desenvolvedores

Enviado por Rafael Peregrino da Silva (rperegrinoΘlinuxnewmedia·com·br):

“Mais uma vez a temporada de conferências está esquentando e uma das maiores conferências de Software Livre do mundo será realizada em Porto Alegre na sua 14ª edição: o FISL (Fórum Internacional de Software Livre).

Todos os anos eu fico na expectativa de ir ao FISL. Nos últimos anos isto significa reunir-se com estudantes universitários em um ônibus patrocinado pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que sai no dia que antecede o evento e chega bem na estreia. Para mim, essa viagem dita o ritmo do FISL, com uma saudável combinação de programadores, administradores de sistemas, estudantes universitários e professores, assim como profissionais de empresas e do governo. Eu vou ao evento para ver o que as pessoas estão fazendo, para reecontrar velhos amigos e conhecer novos amigos. Este ano eu também vou ao FISL para conhecer melhor o Drupal na DrupalCamp Porto Alegre.

Drupal é um sistema aberto escrito em PHP que é utilizado para construir sites, inclusive alguns dos mais populares. Alguns exemplos são: o site da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Muitas pessoas pensam que Drupal é apenas um "Sistema de Gestão de Conteúdo", mas ele é muito mais do que isso. O Drupal é, na realidade, uma plataforma que se integra com email, sistemas de comércio eletrônico e muitos outros subsistemas, permitindo assim criar um site completo.

A DrupalCamp Porto Alegre será realizada em conjunto com o FISL nos dias 4 e 5 de julho, onde entusiastas, usuários, desenvolvedores e empresas do Brasil e da América Latina se encontrarão para assistir a palestras e trocar ideias.” [referência: linuxnewmedia.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Em 12 passos: Tutorial de atualização do Debian 6.0 para a versão 7.0

Tags: distribuicoes

Enviado por Allan Taborda dos Santos (irmaodamaraΘyahoo·com·br):

“Neste post, sintetizei o processo de atualização do Debian 6.0 para a versão 7.0, em uma versão simplificada da seção acerca da atualização a partir da versão anterior contida nas notas de lançamento do Debian Wheezy, formada por 12 passos (dois deles opcionais). Este tutorial foi testado nas versões 32 (i386) e 64 bits (amd64) do Debian GNU/Linux. Não foi testado no Debian GNU/kFreeBSD, mas creio que deva funcionar também para o mesmo.” [referência: irmaodamara.wordpress.com]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Citigroup aumenta previsão de queda das vendas de PCs em 2013: de -4% para -10%

Tags: mercado, pos-pc

Mais um ponto no gráfico para quem procura explicações para recentes políticas de projetos open source que passaram a dar ênfase a mercados como o dos dispositivos móveis e o dos centros de entretenimento: a Citi Research, braço de pesquisa do grupo do Citibank, já tinha uma visão de retrocesso do número de vendas de PCs em 2013, correspondente a -4% em relação a 2012, e acabou de mudar sua previsão, indicando redução ainda maior: -10% ano-a-ano.

A redução atinge tanto desktops quanto notebooks e se baseia no acompanhamento da demanda, bem como na ausência do impacto esperado com as novas gerações de CPUs e sistemas operacionais lançados recentemente pelos maiores participantes nestes mercados.

Na previsão de longo prazo, que calculava aumentos modestos (+2%) ano-a-ano para 2014-2015, eles também puxaram o freio: apesar das compras previstas pelo fim do alongamento do ciclo de suporte e por novos notebooks atrativos, a previsão passou a ser de queda continuada, devido à tendência de canibalização pelas vendas de tablets, em especial nos países em desenvolvimento. (via news.cnet.com - “Dire warnings for PCs, Windows 8 -- this time from Citi | Business Tech - CNET News”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Vídeo: Synapse, uma alternativa ao Dash do Unity?

Tags: synapse, video, unity

Enviado por Pablo R. Dinella (ipablo·rdΘgmail·com):

“O propósito aqui não é comparar o Synapse ao Dash do Unity, mas sim mostrar uma forma de ter o mesmo tipo de produtividade que se tem com o Dash, mas sem o Unity.

O Synapse tem muitos plugins semelhantes às lentes do Dash, e mesmo o Dash tendo mais funções, o Synapse ainda é uma boa alternativa.” [referência: linuxvlog.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Ohloh – a rede social de projetos de código aberto

Tags: social, wiki

Enviado por Fernando Mariano (blogΘmariano·eng·br):

“Ohloh é uma rede social de projetos open source onde você pode fazer comparativos entre projetos, contribuir e buscar por softwares similares.

A rede social funciona com a filosofia de um wiki, pois qualquer pessoa pode editar uma página.” [referência: mariano.eng.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Migração Samba3 + Ldap para Samba4

Tags: samba, administracao

Enviado por jeferson salles (jefersonmattossallesΘgmail·com):

“Objetivo: Neste tutorial tenho como objetivo externa minha experiença ao fazer a migração do meu ambiente de autenticação (cerca de 800 Usuarios, 50 Grupos, e 600 maquinas ) e servi como um guia para outras pessoas. Antes de começarmos o Tutorial: Recomendo fazer exaustivos teste em um ambiente virtual antes de fazer a migração no ambiente de produção” [referência: mundotibrasil.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Instalando a mais recente versão do VLC no Ubuntu

Tags: instalar, distribuicoes, falha

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Novas versões do VLC são lançados com frequência, e mesmo que alguns não tragam nenhuma nova funcionalidade, há importantes correções de bugs de cada versão. Por isso, se você quer ter a última versão do VLC em seu Ubuntu, veja aqui como fazer isso.” [referência: edivaldobrito.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Nada de emulador: recompilando estaticamente jogos do NES como binários nativos

Tags: desenvolvedores, retro, jogos, assembly, escovando-bits

Essa é para quem gosta de escovação de bits: Andrew Kelley publicou uma loooonga descrição de como tirou proveito dos recursos avançados do moderno compilador livre LLVM (e do Clang) para realizar seu sonho antigo de fazer um emulador de videogame, mas deixando de lado justamente a etapa do emulador: ele deu um jeito de desassemblar o conteúdo dos jogos originais do Nintendinho e recompilá-los como binários nativos das plataformas suportadas pelo compilador – no caso dele, no Linux em 64 bits.

O vídeo acima mostra o seu teste sendo compilado e depois rodando nativamente. O primeiro jogo que ele resolveu atacar, como você pode ver, foi o Super Mario Bros 1, e por enquanto a técnica dele se restringe a jogos que se restrinjam ao hardware original do NES, sem trazer recursos adicionais mapeados no cartucho. Mas, considerando o que ele já alcançou, não duvido que ele vá adiante e passe a suportar alguns dos mapeamentos mais comuns.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Papo de buteco debate: o significado do encerramento do bug #1 do Ubuntu

Tags: pr-stunt, marketing, cortina-de-fumaca, meia-volta

Na semana passada começou a nova temporada do Papo de Buteco, agora quinzenal e em novo dia da semana, mas ainda reunindo uma turma interessada em conversar sobre assuntos relacionados à cena open source, numa promoção da turma do Ubuntu-BR-SC.

Eu participei, e também estavam por lá o anfitrião Thiago Hillebrandt, e também o Tiago Salem, o Og Maciel, a Marta Vuelma, o Luiz Rauber, o Daniel Lara e o Aprígio Simões, além das estrelas que participam via irc.

Vários assuntos interessantes foram debatidos, inclusive o Dreamhost trocando o Debian pelo Ubuntu, a recente notícia de que a a Canonical está desativando sua representação direta da América Latina, a defesa equivocada que determinados usuários fazem da superioridade do seu sistema operacional favorito, e vários outros.

Mas o que mais me chamou a atenção, especialmente pelos comentários off the record que recebi logo após, foi a discussão sobre o encerramento do Bug #1 do Ubuntu ("Microsoft tem fatia majoritária de mercado") por Mark Shuttleworth, que para mim diz muito mais sobre a mudança de visão da gestão da Canonical sobre a liberdade de software, do que sobre qualquer mudança de condições no mercado.

Esse tema começa aos 34 minutos do vídeo, e volta depois de vários parênteses, dê uma olhada.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Instalando o Synaptic e GDebi no Ubuntu

Tags: instalar, distribuicoes, pacotes, niemeyer, kojima

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Apesar de toda a simplicidade da experiência de uso, a central de programas do Ubuntu ainda não é a melhor opção para gerenciar aplicativos no Ubuntu. Se você também pensa assim, que tal colocar o bom e velho Synaptic junto com o GDebi de volta ao sistema? O Synaptic dá mais detalhes sobre os programas a serem instalados e que já estão instalados e o GDebi simplifica e a instalação de pacotes baixados, além de exibir os erros quando eles ocorrem, função que a central de programas do Ubuntu não faz tão bem.” [referência: edivaldobrito.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Estado atual do Ubuntu Touch: Estável e usável para o dia-a-dia

Tags: portugal, distribuicoes, pos-pc

Enviado por Cláudio Novais (ubuntuedΘgmail·com):

“Tal como estava previsto no calendário para este mês de junho, o Ubuntu Touch chegou oficialmente à versão usável para o dia-a-dia, quer isto dizer que finalmente o Ubuntu Touch já permite utilizar dados 3G, permite até enviar SMS e realizar chamadas.

No entanto, Rick Spencer, um dos engenheiros do Ubuntu, tem algumas críticas sobre o sistema, nomeadamente o facto de, por vezes, aquecer o seu aparelho. Conheça as novidades, críticas e o vídeo demonstrativo de Jono Bacon.” [referência: ubuntued.info]

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Jono Bacon, o Ubuntu Community Manager, postou um vídeo que mostra o estado atual do sistema operacional Ubuntu Phone OS rodando em um Galaxy Nexus.

No vídeo você pode ver algumas das funcionalidades principais como receber um telefonema e mensagens de texto, multitarefa, bem como alguns aplicativos como a app de tempo, navegador web, Friends (o aplicativo de rede social) e muito mais. funcionalidades básicas”.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]