Palestra RJ: Crescimento Profissional com o Desenvolvimento do LibreOffice, com Olivier Hallot

Tags: office, evento, gente-que-faz

Enviado por Eliane Domingos de Sousa (ciclodepalestrasΘsindpdrj·org·br):

“Segunda-feira 22 de julho às 19:00 h é dia de Ciclo de Palestras Software Livre no SINDPD-RJ. Olivier Hallot apresentará: Crescimento Profissional com o Desenvolvimento do LibreOffice. Ao final da palestra, sorteio de 2 camisas do LibreOffice, válido somente para os presentes no local.

Resumo da palestra: Saiba como o LibreOffice pode alavancar os seus conhecimentos em um projeto em software livre de grande escala e de ampla utilização. Mostraremos as ferramentas utilizadas, a forma de interação profissional e o retorno pessoal na participação dentro do projeto.

ENTRADA FRANCA. Inscrições: [ciclodepalestras.sindpdrj.org.br/…]” [referência: ciclodepalestras.sindpdrj.org.br]

Novas opções de configurações e temas no Conky Manager

Tags: desktop

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Lembram-se do Conky Manager, um font-end gráfico para o gerenciamento de arquivos de configuração do Conky? Pois é, ele foi atualizado para a versão 1.2 no domingo (14) e recebeu quatro novas configurações e temas Conky, bem como algumas novas opções.

Dentre as novidades, a versão 1.2 do programa traz um novo ícone, uma nova opção para mudar o formato da hora (12 ou 24 horas), outra para mudar a interface de rede (Wi-Fi ou LAN). Também foi adicionado um botão “Show Desktop” (Mostrar área de trabalho) para minimizar outras janelas e facilitar a visualização das as alterações feitas na configuração do Conky selecionada e o programa recebeu um opção que permite importar “packs” (pacotes) de tema para Conky.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Conversor de áudio e vídeo: Selene Media Encoder

Tags: instalar

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Selene é um conversor de áudio / vídeo que trabalha com os formatos OGG/OGV/MKV/MP4/WEBM/OPUS/AAC/FLAC/MP3/WAV. Seu objetivo é fornecer uma interface gráfica simples para a conversão de arquivos para formatos populares, juntamente com poderosas opções de linha de comando para codificação automática.

O programa usa bash scripts para transcodificação de arquivos de entrada. Os scripts podem utilizar qualquer utilitário de linha de comando para a codificação de entrada e o Selene irá mostrar o progresso, juntamente com opções para pause/resume/shutdown (pausar/retomar /desligar). Como o processo de conversão é dirigido por bash scripts, isso torna o programa extremamente flexível, pois Bash scripts podem ser escritos para uma ampla variedade de tarefas de transcodificação.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Richard Stallman reune-se com Julian Assange para falar sobre Snowden

Tags: portugal, bom-doutor

Enviado por Cláudio Novais (ubuntuedΘgmail·com):

“O ativista e fundador do movimento software livre, Richard Stallman, reuniu-se com o fundador da Wikeleaks, Julian Assange, que permanece “preso” na embaixada do Equador em Londres (Reino Unido). Ambos, de certa forma, procuram a liberdade para o ser humano e por esse motivo juntaram-se para apoiar Edward Snowden.

Dessa reunião resultou uma fotografia com um significa enorme, tanto nos dois intervenientes como na própria fotografia que eles têm em mãos.” [referência: forum.ubuntued.info]

Novo líder quer que Debian deixe de ser um supermercado de pacotes para outras distribuições

Tags: debian, politica

Além da sua posição sobre incentivar a inovação dentro do próprio Debian e não só nas distribuições derivadas, a entrevista do ITWire com o novo líder do Debian também deixa claro um posicionamento que revela alguns valores que aprecio:

"Vejo o Debain como um projeto com 2 lados. Em uma face, temos um projeto técnico com a meta de construir um sistema operacional, e com bastante sucesso nisso. Na outra face, vemos um projeto político, que coloca o software livre bem alto em sua lista de prioridades. Esta dualidade é bem única: há muitos projetos técnicos bem-sucedidos que tendem a não se preocupar muito com os aspectos políticos, bem como alguns projetos políticos que preferem ignorar os contatos com a realidade que fazemos regularmente."

(via lwn.net - “New Debian leader seeks more innovation within project (ITWire) [LWN.net]”)

‘Intenção é votar o Marco Civil na terça-feira’, afirma relator - incluindo obrigação de manter dados no país

Tags: andando-de-lado

Via idgnow.uol.com.br:

O fim de semana será de trabalho intenso para a equipe do relator do Marco Civil da Internet. É preciso fazer ajustes na redação do projeto de lei para incluir mudanças sugeridas pelo executivo e facilitar a construção de um acordo que permita a votação, em plenário, já na próxima terça-feira, 16 de julho.

“Estou passando um pente-fino em todo o projeto”, diz.

A nova redação do Marco Civil não terá nenhuma mudança substancial nos artigos que tratam da guarda de logs e do princípio de neutralidade de rede. Apenas incluirá um artigo, proposto pelo governo federal, para obrigar empresas que obtêm receita no Brasil com serviços como publicidade digital e cloud computing mantenham uma cópia dos dados pessoais de usuários brasileiros em data centers localizados no nosso território. “E caso esses dados sejam armazenados fora do país, dada a natureza da rede ou a natureza do serviço, eles passem a obedecer a legislação brasileira e, em casos de abusos, responder na Justiça brasileira”, afirma o relator, que considera positiva a proposta do executivo como forma de reforçar a proteção da privacidade dos usuários.

“Isso não significa, de forma alguma, que a gente vá impedir que os dados de correio eletrônico ou de compras feitas no exterior, em lojas de apps e sites de e-commerce estrangeiros, nos quais os brasileiros geralmente pagam com cartão de crédito, sejam armazenados lá, e não aqui”, afirma.

Mas, segundo o texto proposto, caberá ao governo regulamentar as exceções. Apontar quais dados, excepcionalmente, poderão estar armazenados fora do país. “Vamos manter assim, apontando a necessidade de uma regulamentação posterior, como acontece também com o princípio de neutralidade de rede”.

Nightingale - media player fork do Songbird está próximo de chegar ao Ubuntu

Tags: distribuicoes, app

Enviado por Erik Chendo Tegon (qrcyenΘgmail·com):

“O Nightingale é o fork do Songbird (o jukebox Open-source para aqueles interessados numa alternativa ao iTunes para o Linux). Para aqueles que quiserem ajudar na pressão para Canonical aprovar o pacote para o Ubuntu só entrar no ">link do "launchpad" e votar. Basta logar e clicar em "This bug affects me"

Todos os bugs e pedidos de implementação estão sendo tratados agora tudo no fórum deles. [forum.getnightingale.com/…]” [referência: launchpad]

FedUp: Upgrade do Fedora 18 para Fedora 19

Tags: instalar, distribuicoes

Enviado por Daniel Lara (lord·dannielΘgmail·com):

“Efetue a atualização do do seu Fedora 18 para o Fedora 19 usando o FedUp (Fedora Upgrader). É o nome de um novo sistema para a atualização do Fedora.

Atualmente o FedUp é capaz de atualizar o Fedora 18 para o Fedora 19, utilizando um repositório de rede, uma iso , ou um DVD de instalação do Fedora 19

Upgrade via rede: fedup-cli --network 19; sudo fedup-cli --network 19

O Fedup vai baixar as atualizações dos pacotes do seu sistema e depois de concluído o download das atualizações dos pacotes, basta reiniciar seu PC. No Grub, selecione a opção “system upgrade” e espere a conclusão.

Ou fazendo a upgrade com uma iso do Fedora 19: fedup-cli --iso /home/user/fedora-19.iso; sudo fedup-cli --iso /home/user/fedora-19.iso

Basta reiniciar seu PC. No Grub, selecione a opção “system upgrade” e espere a conclusão.” [referência: danniel-lara.blogspot.com.br]

Cobertura do 35 palestras do FISL 14 no blog Tecnologia que Interessa

Tags: evento

Enviado por Christian Guerreiro (christian·guerreiroΘgmail·com):

“Confira o que rolou num dos melhores eventos de software livre do mundo. O FISL 14 aconteceu de 03 a 06 de julho, em Porto Alegre.

Design web, segurança, alta disponibilidade, balanceamento de carga, filosofia e muito mais, em cerca de 35 palestras comentadas! Palestras na íntegra via SlideShare e vídeos do site do FISL (quando disponível).” [referência: blog.tecnologiaqueinteressa.com]

Parear / desemparelhar dispositivos Logitech Unifying em Linux com Solaar

Tags: hardware

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“A Logitech fornece uma ferramenta para o emparelhamento de dispositivos adicionais para o receptor Unifying, mas ele está disponível apenas para Windows e Mac OS X. Assim, se você precisar parear novos dispositivos ou se você quiser usar um novo receptor (no caso de você perder um antigo, por exemplo) e você estiver usando Linux, você pode usar uma ferramenta de terceiros como o Solaar.

O receptor Logitech Unifying suporta conexão até seis dispositivos (mouse ou teclado sem fio) compatíveis, no entanto, apenas o dispositivo que vem com o receptor já está emparelhado (e assim, só aquele dispositivo vai funcionar automaticamente com o receptor).” [referência: edivaldobrito.com.br]

Como fazer Load Balance no Mikrotik

Tags: admin, roteador

Enviado por Mauricio Nunes (mnunesΘvialink·com·br):

“Hoje vamos começar um tópico muito utilizado no Mikrotik porem divulgado em poucos sites, Load Balance.

Digamos que temos 2 links de 2Mb: em teoria teremos 4Mb porém você não tera 4Mb em um teste de velocidade. O que o load balance faz é dividir: 50% da rede sai por um link e os outros 50% saem pelo outro. E claro se um link cair toda a rede sai normalmente por um link apenas, isso é chamado de failover.” [referência: mundotibrasil.com.br]

Como baixar e instalar as fontes do Windows 8.1 no Ubuntu

Tags: instalar, distribuicoes

Não analisei as licenças dos conteúdos envolvidos, mas recomendo essa análise a quem considerar instalar.

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Se por qualquer motivo você precisar usar fontes de caracteres do Microsoft Windows 8.1 no Ubuntu e você não tem uma partição do Windows para copiar as fontes, veja aqui como fazer o download e instalar.

Instalando as fontes do Windows 8.1 no Ubuntu você terá todas as novas fontes que a Microsoft incluiu na última preview do Windows (como Segoe UI Black, Segoe UI Emoji e algumas outras), bem como a versão mais recente de fontes populares como Arial, Tahoma, Calibri, Segoe UI, Verdana, Times New Roman e assim por diante.” [referência: edivaldobrito.com.br]