Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Uma cola para os comandos do Git

Tags: git, desenvolvedores

A quantidade de comandos e parâmetros do Git complicam um pouco a vida de quem está começando a aadotá-lo para fazer controle de versão e gerenciar o código-fonte de seus projetos, e os autores do Tower, um cliente Git para outra plataforma, se encarregaram de providenciar uma boa cola.

Ela não ajudaria muito numa prova na escola, porque ocupa 2 páginas (uma com os comandos, e outra com boas práticas), mas pode ser a solução enquanto você não memoriza todas as opções que usa.

8 anos depois do seu lançamento inicial, não custa lembrar que o Git foi inicialmente projetado e desenvolvido por Linus Torvalds. (via git-tower.com - “Git Cheat Sheet Detail”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

VLsub: pesquisando e baixando legendas pelo VLC

Tags: instalar, distribuicoes, ubuntubrsc

Enviado por Tiago Hillebrandt (tiagohillebrandtΘubuntu·com):

“Cansado de perder aquele tempo pesquisando legendas para vídeos? Seus problemas acabaram! O VLsub é uma extensão para o VLC que permite facilmente pesquisar e baixar legendas diretamente do player.

E mais: ela suporta perfeitamente o download de legendas no nosso idioma. Confira como instalar no post!” [referência: ubuntubrsc.com]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Programação LibreOffice no FISL14

Tags: office, evento

Enviado por Eliane Domingos de Sousa (elianedomingosΘdocumentfoundation·org):

“A 14.ª edição do Fórum Internacional Software Livre, que acontecerá em Porto Alegre/RS de 3 a 6 de julho, contará com diversas atividades relacionadas ao LibreOffice e ao OpenDocument Format (ODF).

Neste ano, a novidade fica por conta das participações internacionais de Italo Vignoli (Itália) e Bjoern Michaelsen (Alemanha) que, respectivamente, abordarão temas estratégicos e técnicos ligados à adoção de padrões abertos e softwares livres. Italo apresentará as palestras LibreOffice: the History e A Reference Protocol for Migrations to Free Software and Open Document Standards. Bjoern ministrará a oficina LibreOffice Workshop e apresentará as palestras LibreOffice Project: Getting Involved e LibreOffice – Continuous community integration.” [referência: blog.pt-br.libreoffice.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Kernel: Linux 3.10 traz novo cache de disco e melhoria no desemepnho de conexões HTTP

Tags: drivers, kernel

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Após um curto período de nove semanas de desenvolvimento, Linus Torvalds disponibilizou a versão 3.10 do kernel Linux. O lançamento introduz o Bcache, um segundo framework para acelerar a leitura de drive utilizando SSD como um cache para acelerar a mídia de armazenamento. Outra novidade é o suporte para aceleradores de vídeo em chips gráficos modernos da Radeon projetados pela AMD.

O Linux 3.10 também inclui um grande número de drivers, sendo um deles para o acesso a receptores infravermelho em hardware Mac moderno. Para prevenir erros que possam causar perda de dados, o sistema de arquivos XFS agora já é capaz de criar checksums para seus metadados. Mudanças na pilha de rede também melhoraram o desempenho das conexões HTTP.” [referência: revista.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Imagens WIM no Linux com Wimlib/ImageX

Tags: instalar, distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Wimlib é uma biblioteca que permite criar, modificar, extrair e montar arquivos WIM (Windows Imaging Format). Ele vem com uma implementações livre do ImageX, chamado “wimlib-imagex”, disponível para Linux e Windows. Além de extrair imagens WIM, criar e suportar atualização, esta alternativa de software livre para o ImageX ou DISM (Deployment Image Servicing and Management) permite aos usuários montar imagens WIM, somente leitura ou leitura / gravação e no Linux, ele pode até mesmo ser usado para extrair ou criar imagens WIM para / de volumes NTFS não montados, usando o NTFS-3G. Usando-o no Linux, você pode fazer backup, instalar ou restaurar o Windows diretamente de um arquivo WIM.” [referência: edivaldobrito.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Contos de 68000, parte 3: O Computador Mínimo

Tags: retrocomputaria

Enviado por Juan Castro (jccyc1965Θgmail·com):

“Retornando as histórias de 68000 do engenheiro Jecel Assumpção (http://www.merlintec.com/lsi/jecel.html), neste capítulo veremos o Computador Mínimo, no qual o sertão vira mar e o mar vira sertão, digo, a memória vira disco e o disco vira memória.

Link relevante: [youtube.com/…]” [referência: retrocomputaria.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Curso Fundamentos de Teste de Software

Tags: curso, patrocinador

Enviado por Tibeti Caviglioni (tibetiΘdextra-sw·com):

“Data de realização: 11 e 12 de julho. No ciclo de desenvolvimento do software, os testes estão presentes com a finalidade de encontrar erros o mais cedo possível e minimizar os custos de manutenção do software. As metodologias, as técnicas, as atividades e os processos visam otimizar o processo de teste com o objetivo de produzir o software de qualidade.

Neste curso damos os conceitos fundamentais de teste de sofware para os profissionais interessados em atuar nesta área e que desejam desenvolver as atividades de teste no dia-a-dia do ciclo de desenvolvimento do software. Nossa missão neste curso é capacitá-lo para criar um bom planejamento de testes em seus projetos de software.

Não perca está oportunidade! Faça sua inscrição agora: [dextraining.com.br/…]” [referência: dextraining.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Os rumos do Expresso serão discutidos no FISL 14

Tags: evento, comunidade

Enviado por Vacy Alvaro (vacyΘprognus·com·br):

“Está chegando mais uma edição do Fórum Internacional de Software Livre (FISL). O evento, que será realizado em Porto Alegre (RS) entre os dias 3 e 6 de julho, é considerado o maior encontro da América Latina e um dos mais consolidados do mundo na área de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).

Como já é tradição, nas vésperas do Fórum, entre hoje e quarta-feira (3), o Comitê Gestor do Expresso* está reunido para discutir os rumos da ferramenta, além das dificuldades e problemas vivenciados. Outra pauta importante a ser discutida serão os novos projetos de melhoria e evolução da ferramenta.

Já na quinta-feira (4), às 14h, será a vez do Expresso ser tema na programação oficial do evento, com o encontro da Comunidade Expresso. A Prognus estará representada pelo seu diretor-técnico William Merlotto. Mais detalhes sobre o evento podem ser obtidos no site [fisl.org.br./…]” [referência: cafe-expresso.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Espírito Livre estará no FISL com várias atividades

Tags: evento

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“As ações da Espírito Livre em seus vários projetos estarão presentes no fisl14, que acontece de 03 a 06 de julho, na PUC em Porto Alegre/RS. Você que nos acompanha, seja lendo nossas edições, nosso portal de notícias ou através de nossos eventos, não deixe de aparecer! Estaremos sorteando brindes entre leitores e colaboradores

Colaborador, esta é uma boa oportunidade para que a gente se conheça! O Fórum Internacional de Software Livre é um grande catalizador de ideias e uma grande chance de colocarmos o papo em dia, além de participar das atividades que estaremos envolvidos.

No dia 03 de julho haverá uma palestra com João Fernando Costa Júnior e Alessandro Silva sobre os 4 anos de Revista Espírito Livre na Sala 41A – Tux, às 17:00.

Já no dia 06 de julho será ministrada uma oficina sobre a diagramação da Revista Espírito Livre. Esta atividade será bem bacana já que as matérias que serão diagramadas durante a oficina irão compor a edição especial sobre o fisl14. Isto quer dizer que aqueles que participarem da oficina estarão ajudando a diagramar a edição de julho da Revista Espírito Livre. Se você gostaria de saber como a revista é feita ou quer conhecer melhor o processo de produção, está convidado a participar. A oficina acontece na sala 702, a partir das 10 da manhã. Contamos com todos vocês lá!” [referência: revista.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Curso Telefonia IP com Asterisk em Maceió

Tags: instalar, evento, curso

Enviado por Alberto Mitsuo Sato (amsatoΘinnovus·com·br):

“Para solucionar a maioria das dúvidas relacionadas a Telefonia IP, Asterisk e suas funcionalidades, a Innovus preparou este curso voltado para clientes, parceiros e interessados, a fim de que esta tecnologia possa ser aplicada de maneira eficiente e com boa qualidade. Asterisk é um PABX completo baseado em software, com diversos recursos como voicemail, URA (Unidade de resposta audível), conferência, DAC (distribuidor automático de chamadas), Queue (gerenciamento de filas) e muito outros recursos, totalmente gratuito.

Este curso tem como objetivo capacitar o treinando a instalar e configurar o Asterisk, explorando os principais recursos deste PBX IP. O curso é ministrado pelo Engenheiro Alberto Sato, que já treinou mais de 1500 alunos em diversas cidades do Brasil, Portugal e Angola. Se você quiser ajudar na organização de uma turma em sua cidade, entre em contato conosco no email amsato@innovus.com.br, pois estamos procurando parcerias para isso, com a possibilidade de ganhos ou fornecimento de vagas para o curso. Contatos treinamentos@innovus.com.br ou (11)4063-7416 (21)4063-7416 (24)3076-2325 (31)4062-7416 e (41)4063-7416” [referência: elastixbrasil.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

ABES passou 10 anos discutindo contra o modelo open source, e agora lamenta o avanço dos países que o abraçaram

Tags: abes, mercado, governo

Na crítica da presidência da ABES à política governamental de software ("Perdemos dez anos discutindo software livre, enquanto o resto do mundo investiu em redes, nuvem e em outras tecnologias que dominam o mercado"), identifico a seguinte situação: enquanto o resto do mundo deixou a discussão de lado e implantou, com grande participação de componentes open source, os seus investimentos em "redes, nuvem e em outras tecnologias que dominam o mercado", a ABES passou 10 anos perdendo seu tempo discutindo contra essa tendência – e essa conclusão não depende da análise da efetividade das ações governamentais a respeito.

Lamentável, especialmente por querer desviar a culpa por sua própria atuação.

Via baguete.com.br:

(...) Na parte de software, como destaca o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), o mercado cresceu 26,7% no ano passado, para US$ 24,43 bilhões. A expectativa de crescimento para este ano é de 20%.

"Esse é um mercado que não para de crescer, mas temos capacidade de produzir melhor, mudando o modelo de negócios", disse, criticando a decisão do governo em apoiar o software livre, que atrasou o crescimento do desenvolvimento de softwares nacionais.

"Perdemos dez anos discutindo software livre, enquanto o resto do mundo investiu em redes, nuvem e em outras tecnologias que dominam o mercado", disse.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Lançamento do protótipo Smart Home System Project Cauã v0.1

Tags: pos-pc, evento, comunidade

Testo de Jon maddog Hall enviado por Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) (alessandrofariaΘnetitec·com·br):

“Tenho o prazer de anunciar a release da Versão 0.1 do Project Cauã! (www.projectcaua.org)

Como você deve saber, os principais objetivos do Projeto Cauã são de criar micro empreendimentos com Hardware Aberto e Software Livre, respeitar o meio ambiente e levar internet para as pessoas que nunca tiveram acesso a ela. Estamos nos dedicando a esses objetivos, mas enquanto a infraestrutura fica pronta para a implementação do Project Cauã v1.0, nós talvez tenhamos que esperar mais 7 anos.

Com a criação do Raspberry Pi, e outras melhorias nos Softwares Livres, sentimos que é o momento de dar o próximo passo.

Por isso optamos por esse caminho, começar simples, e permitir que a comunidade dirija o Project Cauã em direção ao seu potencial total ao longo do tempo.

Então esperamos que você acesse nosso site, registre-se e junte-se a nós, comece a participar nos fórums e nos dar um feedback. Talvez você possa comprar um dos 250 Smart Home System (SHS) que nós montamos para essa fase do projeto, que ajudará o projeto a continuar. Como em todos projetos anteriores a v1.0, pedimos que seja paciente e tenha bom humor trabalhando conosco, deixando o SHS cada vez melhor!

Faremos o lançamento OFICIAL do Project Cauã no FISL em Porto Alegre no dia 4 de Julho, com outra palestra no dia 5 de julho sobre empreendedorismo e outras funcionalidades do Project Cauã. Teremos um demo do Project Cauã v0.1 no evento, e queremos discutir como vocês, a comunidade, podem guiar a implementação completa do Projeto.

Eu gostaria de agradecer a todas as pessoas ao longo desses anos que me ajudaram com este projeto. Eu também agradeço as pessoas que criticaram o projeto e tentaram me mostrar as falhas do mesmo, deixando o projeto mais forte. Eu quero agradecer aos membros do conselho do Project Cauã pela sua ajuda, e particularmente 4 membros da Equipe do Project Cauã, Douglas Conrad, Bibiana Conrad, Amim Knabben e Lucas Mocellin ("Drum beater" chefe).

Carpe Diem!

maddog.” [referência: projectcaua.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Primeiro dispositivo anunciado com Tizen é um tablet, e não veio da Samsung

Tags: tizen, pos-pc

O Tizen, sistema operacional que a Intel e a Samsung entregaram à guarda da Linux Foundation, baseado fortemente no kernel Linux e no WebKit, já tem seu primeiro produto oficialmente anunciado: um tablet da Systena.

O Tizen, que tem DNA do Bada, curiosamente ainda não apareceu em aparelhos da Samsung, que o posicionou para a realidade pós-PC: smartphones, tablets, smart TVs, entretenimento veicular, etc.

Já o tablet da Systena tem tela de 10,1 polegadas, processador de 4 núcleos, 2GB de RAM, 2 câmeras, 32GB de armazenamento interno e slot para cartão microSD. (via linux.com - “First Tizen Tablet is a Quad-Core Powerhouse | Linux.com”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

ZTE Open chega ao mercado amanhã - mas o Firefox OS não ia ser lançado primeiro no Brasil?

Tags: firefox-os, pos-pc, telefonica, fuen-fuen-fuen

Trechos da matéria do Henrique Martin no ztop.com.br:

O ZTE Open, mostrado no Mobile World Congress em fevereiro, chega às lojas na Espanha amanhã por um preço sugerido de 69 euros em modelo pré-pago pela operadora Telefónica – a mesma que semana passada jurou amor ao concorrente Windows Phone.

O Firefox OS quer ser o sistema operacional de entrada, fazendo a migração do celular convencional para o mundo dos smartphones. (...)

Briga complicada e que chega tarde à festa: a Fundação Mozilla prometeu os primeiros aparelhos com o sistema baseado em HTML5  à venda no final de 2012 (e que o Brasil seria o primeiro mercado a receber os aparelhos. Fuen, fuen, fuen. No comunicado oficial, nada de menções ao Brasil, por sinal).

Voltando ao ZTE Open: é um telefone com tela sensível ao toque de 3,5 polegadas (480 x 320), 256 MB de RAM/512 MB de ROM/4 GB no cartão microSD e câmera de 3,2 megapixels. O navegador Firefox é padrão (óbvio) e diz a Telefónica que ele tem cliente de e-mail, calendário, rádio FM, mapas HERE (Nokia) e filtros para a câmera. A loja de apps se chama Firefox Marketplace. (...)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

HTML5 x patentes: Firefox para Linux passa a suportar videos H.264

Tags: instalar

A batalha da tag <video> do HTML5 começou no finalzinho da década passada, polarizada desde o princípio entre os defensores do formato profundamente patenteado H.264/MPEG4 e seus detratores, que preferiam formatos como o Ogg Theora e (posteriormente) o WebM.

Na época bastante gente se manifestou, incluindo o Google (que providenciou o
surgimento do WebM), a Mozilla que falava alto em oposição ao H.264, questionava a possibilidade de ele continuar relevante no futuro e o rejeitava em seus produtos, Steve Jobs defendendo a superioridade tecnológica do H.264 sobre o WebM e questionando a sua situação jurídica, e até a Canonical explicando por que constava entre os licenciados do H.264.

Torci bastante a favor do Theora na ocasião, e também pelo WebM. Tudo parecia ótimo: o Google apoiava, ia migrar todos os vídeos do Youtube, e quem não migrasse junto ficaria de fora.

Mas os anos passaram, pudemos acompanhar como foi o crescimento da adoção de cada um dos padrões, e em março noticiei que a Mozilla “agora percebeu que as circunstâncias mudaram bastante e algumas expectativas em relação à adoção do formato WebM e a promessas de outros participantes no mesmo mercado não se concretizaram, e pragmaticamente resolveu voltar atrás“.

Segundo Mitchell Baker, diretora da Mozilla, em declaração na ocasião, o suporte a H.264 é absolutamente necessário neste momento para competir no mundo mobile, rejeitá-lo tornaria impossível sobreviver à migração para as plataformas móveis.

Já faz um bom tempo que o suporte a H.264 está presente no Firefox para Windows para Android, e agora chega à árvore de desenvolvimento da próxima versão do Firefox para Linux.

Enviado por Hilton Daniel Gil (hiltongilΘgmail·com):

“Conforme informado no site Phoronix o Firefox para Linux em sua última versão (nightly) passa a suportar vídeos no formato h264. Para isso basta acessar as configurações (about:config) e habilitar a opção: media.gstreamer.enabled para true. Claro, também é necessário o respectivo pacote do gstreamer instalado. Após reinicializar o browser já suporta os vídeos em h264, o que pode ser testado aqui: [quirksmode.org/…]” [referência: phoronix.com]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]