Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

HTML5 x patentes: Firefox para Linux passa a suportar videos H.264

A batalha da tag <video> do HTML5 começou no finalzinho da década passada, polarizada desde o princípio entre os defensores do formato profundamente patenteado H.264/MPEG4 e seus detratores, que preferiam formatos como o Ogg Theora e (posteriormente) o WebM.

Na época bastante gente se manifestou, incluindo o Google (que providenciou o
surgimento do WebM), a Mozilla que falava alto em oposição ao H.264, questionava a possibilidade de ele continuar relevante no futuro e o rejeitava em seus produtos, Steve Jobs defendendo a superioridade tecnológica do H.264 sobre o WebM e questionando a sua situação jurídica, e até a Canonical explicando por que constava entre os licenciados do H.264.

Torci bastante a favor do Theora na ocasião, e também pelo WebM. Tudo parecia ótimo: o Google apoiava, ia migrar todos os vídeos do Youtube, e quem não migrasse junto ficaria de fora.

Mas os anos passaram, pudemos acompanhar como foi o crescimento da adoção de cada um dos padrões, e em março noticiei que a Mozilla “agora percebeu que as circunstâncias mudaram bastante e algumas expectativas em relação à adoção do formato WebM e a promessas de outros participantes no mesmo mercado não se concretizaram, e pragmaticamente resolveu voltar atrás“.

Segundo Mitchell Baker, diretora da Mozilla, em declaração na ocasião, o suporte a H.264 é absolutamente necessário neste momento para competir no mundo mobile, rejeitá-lo tornaria impossível sobreviver à migração para as plataformas móveis.

Já faz um bom tempo que o suporte a H.264 está presente no Firefox para Windows para Android, e agora chega à árvore de desenvolvimento da próxima versão do Firefox para Linux.

Enviado por Hilton Daniel Gil (hiltongilΘgmail·com):

“Conforme informado no site Phoronix o Firefox para Linux em sua última versão (nightly) passa a suportar vídeos no formato h264. Para isso basta acessar as configurações (about:config) e habilitar a opção: media.gstreamer.enabled para true. Claro, também é necessário o respectivo pacote do gstreamer instalado. Após reinicializar o browser já suporta os vídeos em h264, o que pode ser testado aqui: [quirksmode.org/…]” [referência: phoronix.com]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados