4Linux questiona relato da Microsoft sobre migração na Caixa Econômica Federal

Tags: mercado

A Microsoft publicou recentemente em seu blog Openness@Microsoft (sobre padrões, open source e interoperabilidade) que descreve a Caixa como representante de uma tendência de clientes prévios de código aberto passando a adotar as tecnologias da MS, ou um mix de soluções open source e da Microsoft.

Segundo o relato, o caso da Caixa é o segundo, um mix – em busca de benefícios de soluções na nuvem e integração com aparelhos móveis, o banco público teria adotado produtos como Windows Server 2012, Windows 8 e Office, que se integraram a recursos já previamente em uso, como OpenLDAP, Expresso, Apache e PostgreSQL.

É uma tática de divulgação bem interessante, ainda que indesejada, porque quem discorda do que foi dito tem que escolher entre responder (e ajudar assim a dar divulgação às afirmações) ou se calar (e depois estar exposto ao "quem cala consente").

A 4Linux1 optou por responder, e o fez na área de comentários da mesma página da MS. A resposta do CEO da 4Linux faz um breve histórico do seu próprio envolvimento com a Caixa – hoje com suporte ao Expresso, e anteriormente o suporte à implantação de Linux nas lotéricas e caixas eletrônicos, e em seguida solicita mais informações que dêem credibilidade ao que foi afirmado, inclusive dados que demonstrem a afirmação de redução de custos. A solicitação menciona dois questionamentos enviados ao Ministério Público levantando dúvidas sobre a redução de custos afirmada.

A seguir, a mensagem da 4Linux dá parabéns à Microsoft por ter conseguido, ainda na fase de piloto, autorização para gravar um vídeo em que um profissional da Caixa elogia as soluções da empresa – algo que foi negado à 4Linux mesmo após 5 anos de seus serviços por lá, com um sistema implantado e em produção. Parabéns também são dados pelo fato de a empresa ter conseguido autorização para doar mais de 15.000 licenças do Office aos seus funcionários, enquanto a 4Linux sempre teve negadas as suas solicitações de doar cursos para os funcionários se tornarem mais proficientes em Linux.

Não acho que nada de bom vá sair dessa discussão mas, agora que foi iniciada e respondida, vou procurar acompanhá-la. (via blogs.technet.com - “Openness Customer Spotlight: Caixa Econômica Federal Turns to Microsoft Solutions for Cost Savings and Improved Interoperability - Openness@Microsoft - Site Home - TechNet Blogs”)

 
  1.  Que é patrocinadora do BR-Linux, que fique claro.

Santa Claus ou Cherry Ice Cream? Está aberta a escolha do nome do Fedora 20

Tags: distribuicoes, patetice

O histórico dá o tom: o Fedora 16 se chamou Beefy Miracle, e foi seguido pelo Spherical Cow e pelo atual Fedora 19 Schrödinger's Cat.

Os integrantes do projeto podem votar até o final deste mês no nome da versão 20, e os candidatos são: Chateaubriand, Cherry Ice Cream, Eigenstate, Félicette, Heisenbug, Österreich, Santa Claus e Superego.

Eu torço pelo clássico Heisenbug. (via phoronix.com - “[Phoronix] Fedora 20 Will Likely Have Another Goofy Codename”)

Hoje - Conversa com Jon Maddog Hall: “Onde estão os Snowdens do ano passado?”

Tags: pos-pc, patrocinador

Enviado por (diego·silvaΘ4linux·com·br):

“Maddog participará de uma conversa no próximo dia 23 de agosto, direcionada aos cidadãos e aos governantes do Brasil. Esta conversa não será apenas sobre Edward Snowden e o PRISM, mas também sobre a "Cloud-mania" (com todos falando sobre como a a nuvem fará tudo por nossa computação , assim como todas as pessoas farão toda a sua computação em seu smartphone) e à falta de pessoal técnico qualificado em quantidade suficiente para levar o Brasil ao século 22.” [referência: 4linux.com.br]

Palestra RJ: Monitoramento de servidores com Nagios, 26 de agosto

Tags: gente-que-faz, servidor

Enviado por Eliane Domingos de Sousa (ciclodepalestrasΘsindpdrj·org·br):

“Segunda-feira, 26 de agosto de 2013 às 19:00 horas é dia de Ciclo de Palestras Software Livre no SINDPD-RJ. Bruno Britto apresentará: Monitoramento de servidores com Nagios. O Ciclo de Palestras tem ENTRADA FRANCA e as inscrições devem ser feitas pelo portal: [ciclodepalestras.sindpdrj.org.br/…]” [referência: ciclodepalestras.sindpdrj.org.br]

Grade definitiva do GNUGRAF

Tags: evento

Enviado por cadunico (cadunicomailΘgmail·com):

“Já saiu a grade definitiva do GNUGRAF deste ano!

Conheça nossos palestrantes - [gnugraf.org/…]

6ª edição do GNUGRAF: Data: 27/09/2013 e 28/09/2013. Local: R. Visc. do Uruguai, 414 - Centro - Niterói – RJ – 24030-079. ‎

O GNUGRAF é o primeiro evento de computação gráfica com software livre do Brasil. O evento é totalmente direcionado para profissionais da área de Áudio, Animação, Vídeo, Produção Gráfica e Design de Jogos.

Uma das filosofias do GNUGRAF é dar a oportunidade aos profissionais dessas áreas, demostrarem seus trabalhos, interagir com o público e trocar experiências com outros profissionais.

A estrutura do evento conta com 18 palestras em 2 dias tudo de graça para o público.” [referência: gnugraf.org]

Curso de Gerenciamento de Projetos - desconto de 30%

Tags: curso, patrocinador

Enviado por Tibeti Caviglioni (tibetiΘdextra-sw·com):

“Neste curso ensinamos os conceitos e técnicas de gestão de projetos definidos pelo PMI (Project Management Institute, www.pmi.org), aplicando-os aos projetos de Tecnologia de Informação.

O conteúdo cobre as práticas do PMI, além de técnicas de gestão de pessoas (resolução de conflitos, aprendendo a dar feedback, conceitos de liderança e administração de tempo), focado em projetos de Tecnologia da Informação. O curso, basedo no guia PMBoK, é indicado para gerentes de projetos de TI ou profissionais da área técnica que desejam formalizar os conceitos de gestão de projetos do PMI para aplicação em projetos complexos de consultoria, integração ou desenvolvimento de sistemas de informação.

Nossa missão neste curso é capacitá-lo para utilizar plenamente os técnicas de gestão PMI em seus projetos de software.

Início em 24/setembro. Aproveite o desconto! Inscreva-se agora: [dextraining.com.br/…]” [referência: dextraining.com.br]

Como funciona o DNS

Tags: comunidade

Enviado por Ricardo Merces (ricardo·mercesΘgmail·com):

“DNS ou Domain Name Server, este é um dos serviços mais utilizados em nosso dia a dia de Internet, sem ele as coisas funcionariam de uma forma bem diferente de como as conhecemos hoje! A função do DNS é traduzir nomes em endereços IPs e IPs em nomes. Imagine ter que memorizar coisas do tipo 74.125.234.67 , 74.125.134.121 ou ainda 173.252.110.27 ! No meu caso isto seria impossível uma vez que atualmente nem número de telefone eu memorizo… Os endereços citados apontam respectivamente para google.com, blog.rmerces.com e facebook.com notação esta que torna a nossa vida muito mais simples…” [referência: rmerces.com]

Blog propõe campanha de pedidos de melhorias para NVIDIA e AMD

Tags: drivers

Enviado por JeffersonX (tibyjeffersonxΘgmail·com):

“Apesar de muito progresso nos drivers proprietários para Linux por parte da NVIDIA e AMD, ainda há muita coisa a melhorar.

Para quem não sabe, tanto NVIDIA quanto AMD possuem formulários para receber feedback dos seus clientes. Acho extremamente importante enviarmos não apenas feedback de problemas, como também sugerir melhorias.

Compartilhem esta ideia para todos seus amigos, seja em fóruns, redes sociais, e-mails, etc..” [referência: tibyjeffersonx.blogspot.com.br]

Lançamento - Curso Online para nova prova Cisco (CCNA CCENT 100-101)

Tags: curso

Enviado por Alexei (alexeiΘdltec·com·br):

“A DlteC do Brasil está lançando essa semana o novo curso online Cisco CCNA CCENT (100-101), totalmente de acordo com a nova prova Cisco.

Para os que ainda não sabem a carreira de certificações Cisco mudou e agora o CCENT é o pré-requisito para outras provas, não mais o CCNA Netword como era antigamente. Sendo assim, aqueles que pretendem seguir a carreira de voz, por exemplo, basta seguir o caminho CCENT - CCNA Voice.

Essa semana estamos disponibilizando o curso CCNA CCENT e em breve lançaremos também CCNA ICND2 (200-101) o que completará a carreira Cisco CCNA R&S (200-120). Aproveitem a promoção de lançamento.” [referência: dltec.com.br]

Ubuntu Edge: campanha de arrecadação terminou sem chegar perto dos US$ 32 milhões almejados pela Canonical

Tags: fuen, pos-pc

A campanha de arrecadação de fundos diretamente dos consumidores para custear a produção do celular/PC Ubuntu Edge, da Canonical, rodando o Android e o Ubuntu Mobile em dual boot, terminou na noite passada.

Além de optar por uma forma pouco usual de arrecadar os fundos, por meio dos consumidores e não de parceria com fabricantes ou operadoras, a Canonical definiu uma meta bem ambiciosa: obter US$ 32 milhões em 30 dias.

A busca do investimento direto de consumidores1, para a viabilização da produção do modelo inicial me chama a atenção porque contrasta com a declaração de que a a empresa resolveu entrar neste mercado porque os concorrentes são orientados aos interesses de seus desenvolvedores, evitando a possibilidade de as operadoras oferecerem seus próprios serviços. Se as operadoras são o alvo do diferencial mas os investimentos não vêm delas, parece que algo não está bem afinado.

De qualquer forma, a campanha começou muito bem, com mais de US$ 3 milhões arrecadados nas primeiras horas. Mas depois desacelerou e, apesar das várias modificações na estruturação dos valores de investimento necessários por pessoa, não voltou a ter o ímpeto necessário nem mesmo a chegar perto do alvo de arrecadação.

Foram alcançados US$ $12.8 milhões, e ficaram faltando quase US$ 20 milhões para atingir a ambiciosa meta. Com o insucesso da campanha, cujos parâmetros foram escolhidos pela própria Canonical, o dinheiro nem chega a sair dos bolsos de quem se comprometeu a participar.

Na sua página registrando o resultado, a Canonical curiosamente nem chega a mencionar que a campanha não atingiu a meta e não produzirá o aparelho previsto para os próximos meses. Ela inclui o tradicional discurso de campeão moral, dizendo que a campanha foi um sucesso em outros âmbitos, por exemplo em mostrar à indústria mobile que há grande demanda por inovação (mas essa demanda é claramente menor do que a Canonical estimava 30 dias atrás), e deixando claro que o futuro brilhante do Ubuntu em telefones não é mais algo previsto para 2013.

De fato, conseguir quase 13 milhões de dólares em promessas de investimento direto de consumidores individuais 2 é uma vitória e um valor raro, mas isso serve como pouca consolação a quem estimou que era possível alcançar 32 milhões e não chegará a receber os 13.

 
  1.  Dispostos a pagar adiantado por um aparelho que ainda nem existe

  2.  Com poucas e pequenas exceções corporativas.

Evento OpenStreet 2013 em Nova Trento é neste sábado

Tags: evento

Atenção leitores de Nova Trento, Major Gercino, São João Batista, Tijucas e região: parabéns por contarem em sua região com uma comunidade capaz de organizar e demandar um evento com uma programação tão ampla: software livre nas empresas, FreedomERP, PHP, Arduino e produção áudio visual. Belo exemplo!

Via softwarelivre.org:

A CoNSoLi (Comunidade Neotrentina de Software Livre), convida a todos do Vale do Rio Tijucas e região a participar do OpenStreet 2013, um dia inteiro de palestras sobre Software Livre, com muita conversa, troca de experiências, interação e networking.

O evento é realizado através de uma parceria entre CoNSoLi e SoLiSC, terá o mesmo formato das edições anteriores (2010 e 2011) e contará com palestrantes de várias cidades.

Data e hora: 24/08/2013 a partir das 9:00Hs - Sábado.

Local: Auditório do Salão Paroquial da Igraja Matriz (exatamente em frente a Igreja Matriz de Nova Trento).

Quanto Custa: Colaboração espontânea, pague quanto quiser e apenas se quiser pagar.

Rapidinhos: Após denúncias de Snowden, Anatel investiga se houve violações nos sistemas das operadoras

Tags: bino, raposa, galinheiro

Mas não há razão para se preocupar: além da ação rápida da Anatel, comunicada menos de 3 meses após as denúncias, o presidente do SindiBrasil, que representa as operadoras, garante: "Nenhuma operadora fornece ou facilita informações que possam quebrar o sigilo de seus usuários".

Via tecnologia.terra.com.br:

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta terça-feira que está investigando se os sistemas das operadoras de telecomunicações brasileiras foram violados, após as denúncias de espionagem feitas pelo ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos Edward Snowden.

Segundo o vice-presidente da Anatel, é obrigação da agência instaurar processo de averiguação para saber se houve violação de informações de empresas e cidadãos brasileiros.

(...) De acordo com o vice-presidente da Anatel, a maior parte das empresas questionadas já entregou as informações, e a partir daí, será verificado se haverá alguma necessidade de fixar um procedimento administrativo.

O objetivo da avaliação é determinar se houve violações e onde ocorreram falhas na estrutura. "Empresas que estão sendo avaliadas tem dado retorno. Caso seja necessário, vamos aprofundar", disse Valente.

PhotoQt: Um visualizador de imagens estilo Lightbox

Tags: instalar

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“O PhotoQt é um visualizador de imagens estilo Lightbox. Ele foi atualizado recentemente, recebendo um modo de janela (antes era só funcionava em tela cheia), juntamente com outras mudanças interessantes. Se você gosta que visualizar suas imagens com estilo, veja como instalar esse aplicativo.

PhotoQt (anteriormente chamado de ” Photo “) é um visualizador de imagens rápido e elegante que suporta manipulação de imagem básico e gerenciamento de arquivos. Além disso, o aplicativo agora usa GraphicsMagick o que significa que suporta mais de 80 tipos de arquivos. Ele é semelhante aos ” Lightbox”, plugins javascript disponíveis em muitos sites: ele usa um fundo semi-transparente e há miniaturas na parte inferior, que podem ser usadas ​​para navegar facilmente através das imagens disponíveis na pasta atual. Além de alguns recursos básicos de manipulação de imagem (girar, lançar, zoom) e de gerenciamento de arquivos (renomear, apagar, mover, copiar), o aplicativo também vem com teclado customizávl ​​e atalhos do mouse, pode exibir informações EXIF, exibir imagens como slideshow e muito mais.” [referência: edivaldobrito.com.br]

DatabaseCast 36: Ética

Tags: dba

Enviado por Mauro Pichiliani (pichilianiΘgmail·com):

“Neste episódio do DatabaseCast, o podcast brasileiro sobre banco de dados, Mauro Pichiliani e Wagner Crivelini discutem ética com os convidados Marcos Poma e Humberto Ferreira. Neste episódio, você vai compreender como o caráter é importante, como sacanear no treinamento de ética, como processar os dados de clientes “por fora” com o sistema que não é seu, a diferença que poucos centavos fazem no final do dia, relembrar como a educação das antigas era eficiente, escolher as notas fiscais que deseja imprimir e descobrir quem tem os números do seu cartão de crédito.” [referência: imasters.com.br]