Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Curso online e gratuito de Java para Web - 14ª turma

Tags: curso, desenvolvedores

Enviado por Antonio Passos (professorΘantoniopassos·com·br):

“Estão abertas as inscrições para a 14a turma do curso a distância DAWJ – Desenvolvimento de Aplicativos Web com Servlet e JSP - Recursos essenciais, que ocorrerá no período de 02/09/2013 a 04/10/2013.

Este é um curso online e gratuito, livre e de qualificação, voltado para estudantes e profissionais de TI com conhecimento básico de Java e HTML. Entre seus objetivos está a introdução dos participantes à construção de aplicativos Web empregando: - Servlet e JavaServer Pages (JSP); - Expression Language (EL); - Objetos de sessão e cookies; - Filtros; - Bibliotecas Core e Formatting e I18N da JSTL; - Restrições de segurança através de autenticação com formulários HTML; - Arquitetura centralizada (MVC - Modelo 2).

Para mais informações e inscrição, acesse [antoniopassos.com.br/…]” [referência: antoniopassos.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Canonical fixa preço antecipado do Ubuntu Edge em U$695

Tags: distribuicoes

Enviado por Rael Gugelmin Cunha (rael·gcΘgmail·com):

“Segundo a Canonical, o preço do Ubuntu Edge agora será fixo em U$695 até o final da campanha, daqui a pouco menos de 2 semanas.

O email com o update inicia com o seguinte texto: "Faltando 14 dias para o fim, é hora do nosso maior anúncio. A partir de agora, e até o fim da campanha, nós fixamos o preço do Ubuntu Edge em U$ 695! Sem quantidades limitadas, sem mudanças de preços. Vocês pediram o Edge a um preço mais acessível e agora vocês vão ter."” [referência: indiegogo.com]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Assista ao vídeo do Hangout Pfsense 2.1

Tags: video

Enviado por Luiz Gustavo Costa (luizgustavoΘluizgustavo·pro·br):

“Obrigado a todos que participaram do Hangout, acredito que foi um sucesso ! A gravação do mesmo esta disponivel no endereço: [youtube.com/…]

Os próximos serão Hangouts TUTORIAIS: Firewall avançado e Balanceamento de link; Squid & SquidGuard; Autenticação SSO (Squid + AD) com filtros; Jail no Pfsense; Desenvolvendo no Pfsense. Com datas a serem definidas. Abraços a todos e espero vocês no proximo !” [referência: luizgustavo.pro.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Comando man – Ajuda dentro do próprio Linux

Tags: kernel, jogos

Enviado por Tales A. Mendonça (talesamΘgmail·com):

“Por Alexandre Martins

Muitas pessoas desconhecem o uso do comando man. Por mais simples que parece, o seu uso pode salvar o usuário em uma situação que não existe uma conexão ativa com a internet. Trata-se do manual do sistema operacional, e com ele pode-se encontrar todos ou quase todos os comandos existes no sistema. Por padrão as páginas do manual Linux encontram-se no diretório /usr/share/man. Para facilitar seu uso e entendimento, o manual é dividido em seções que vão de 1 a 9.

Alguns parâmetros do comando man. Uso man [opção] comando/arquivo/expressão sem parâmetros – abre a página do manual relacionada ao comando indicado. Exemplo: Abre a página do manual relacionada ao comando ls. $ man ls

Continue lendo no link a seguir.” [referência: talesam.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Mantenedor do Android Open Source Project desiste: nem no Google Nexus 7 o código open source oficial consegue funcionar

Tags: pos-pc, bino

Android Open Source Project (AOSP) é o recurso oficial do projeto Android que (em tese) permite aos interessados obter o código-fonte para criar suas próprias variações do sistema, portar dispositivos e acessórios, e garantir que seus equipamentos são compatíveis com o sistema operacional móvel liderado pelo Google.

Jean-Baptiste Quéru (JBQ), engenheiro de software no Google, era o mantenedor do AOSP até a semana passada, mas ontem deixou bem claro que desistiu dele, e o motivo é bastante familiar: até mesmo no recente e destacado aparelho Google Nexus 7 é impossível rodar o Android open source no momento, já que a Qualcomm, que faz sua GPU, não suporta nenhum driver aberto, e as alternativas baseadas em engenharia reversa estão longe de ter alcançado qualidade suficiente para a tarefa.

Ele previu e escalou o problema há 6 meses, mas não adiantou.

Lamentável. Escreve o JBQ: "Não faz sentido ser o mantenedor de um sistema operacional que não consegue dar boot até a tela inicial de seu principal dispositivo devido à falta de suporte à GPU". Boa sorte nos próximos projetos, JBQ! (via plus.google.com - “Jean-Baptiste Quéru - Google+ - Well, I see that people have figured out why I'm quitting…”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Gênios: CBS bate pé, perde acesso de assinantes de TV a cabo à sua programação, e vira campeã de audiência nos torrents

Tags: genios, copyright

A maior pergunta para mim é: quantos dos assinantes que encontraram nos torrents a alternativa para acompanhar seu seriado preferido enquanto 2 corporações batalham entre si acabarão não voltando mais para elas?

Divergências comerciais e a perda do prazo em uma renegociação contratual levaram a CBS, uma das grandes emissoras e produtoras de TV dos EUA, a ser deixada de fora da programação da Time Warner1 desde a semana passada em vários dos principais mercados dos EUA, o que tirou do ar – para os assinantes, que receberão desconto proporcional – a programação de canais populares por lá, como Showtime, TMC e FLIX.

A CBS, que produz vários seriados populares, como NCIS, Under the Dome e The Big Bang Theory, está tentando majorar seus contratos em até 600%, segundo a Time Warner (mas a CBS nega, e diz que está apenas buscando "compensação justa").

E como isso entrou na tag copyright do BR-Linux? Simples: mais uma vez ficou demonstrada a relação direta que há entre a pirataria e a (ausência de) disponibilidade de conteúdos que vão ao ar.

Os fatos: ao mesmo tempo em que os dados "oficiais" de audiência da CBS caíram, os downloads via torrent de episódios da série Under the Dome (baseada em um livro de Stephen King) tiveram súbita e expressiva elevação, concentrada nas áreas dos EUA em que a Time Warner deixou de transmiti-la.

Parece óbvio, mas essa relação direta é frequentemente negada pelos representantes das próprias empresas envolvidas. Um fator interessante: enquanto as 2 empresas não se resolvem entre si, é possível que um número de atuais assinantes seja levado a experimentar pela primeira vez os canais alternativos, e uma parte deles não retorne.

Como eu escrevi anteontem, não demore a chegar, era Pós-TV! (via torrentfreak.com - “CBS Blackout Triggers Surge in TV-Show Piracy | TorrentFreak”)

 
  1.  A Time Warner Cable é a segunda maior operadora de TV a cabo dos EUA

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Análise de binários ELF com malELFicus

Tags: vulnerabilidade

Enviado por Paulo Leonardo Benatto (benattoΘgmail·com):

“malELFicus é um projeto opensource que começou a ser desenvolvido em 2011 por Tiago Natel de Moura. Hoje o projeto é mantido por analistas da empresa SEC+ e tem como objetivo entender o padrão de binários unix-like, o formato ELF (executable and linkable format), além de incentivar pesquisas relacionadas a análise de malwares para ambientes unix.

O projeto atualmente é constituído pela biblioteca libmalelf e pela ferramenta malelf. A libmalelf é uma biblioteca desenvolvida em C que fornece um meio rápido e fácil para os programadores manipularem binários ELF. A ferramenta malelf utiliza da libmalelf para implementar funcionalidades, como: acessar informações do binário, fazer disassemble e também é possível infectar um binário com um malware para estudo.

Existe também o projeto malelfgui, um frontend para a ferramenta malelf, desenvolvido em Qt, esse projeto ainda está em fase inicial.

A ferramenta foi concebida para a realização de pesquisas, é uma prova de conceito que sistemas unix podem ser alvo de malwares.

O código do projeto está disponível no github da SecPlus. Maiores informações acesse a documentação do projeto.”

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Isonomia de pacotes: Neutralidade é inegociável, diz relator do Marco Civil da Internet

Tags: conectividade

Via tecnologia.terra.com.br:

O relator da proposta do Marco Civil da Internet afirmou nesta quarta-feira que o princípio da neutralidade da rede contido na proposta é inegociável e intocável. O princípio prevê que provedores de conexão deem tratamento isonômico a todos os dados que circulam na rede. "Vou lutar pela neutralidade até o fim", disse em audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática sobre a proposta. As informações são da Agência Câmara.

O deputado salientou ainda que o princípio é o "coração do projeto". Ele disse que também são inegociáveis os outros pilares do projeto: liberdade de expressão e privacidade.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

BLISS, CRIME e o mito do cadeado de segurança

Tags: falha, vulnerabilidade

Enviado por Alexandro Silva (contatoΘibliss·com·br):

“"Desde a divulgação, em 2011, de uma vulnerabilidade que permite a captura de informações devido a falhas no protocolo SSL/TLS – conhecida como BEAST (Browser Exploit Against SSL/TLS), descoberta pelos pesquisadores Thai Duong e Juliano Rizzo –, a segurança proporcionada pelo protocolo HTTPS foi colocada em questão.

Empresas como Mozilla e Microsoft anunciaram correções em suas implementações do protocolo SSL… Mas um novo ataque denominado CRIME (Compression Ratio Info-leak Made Easy) foi anunciado em 2012 pelos mesmos pesquisadores do BEAST. O CRIME possibilitava a recuperação de dados dos cookies de autenticação, permitindo que um atacante roubasse a sessão de um usuário autenticado."” [referência: ibliss.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Como instalar um Servidor Web no Ubuntu para hospedar vários sites

Tags: instalar, distribuicoes, servidor

Enviado por Pedro Delfino (pedro·delfino3Θgmail·com):

“Instalar um servidor web no Ubuntu e hospedar vários sites é muito fácil, mas requer algumas configurações adicionais que não é preciso fazer se você pretende criar um servidor web para apenas um domínio.” [referência: e-tinet.com]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Vaga para instrutor Linux - Campinas/SP

Tags: emprego

Enviado por Miguel Di Ciurcio Filho (miguelΘinstruct·com·br):

“A Instruct está contratando instrutores para os treinamentos SysAdmin Linux 101 e 102. O candidato deve possuir no mínimo certificação LPIC-1 ou CompTIA Linux+. Os treinamentos são realizados em Campinas/SP. Interessados enviar CV para miguel@instruct.com.br.” [referência: instruct.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Certificação ZABBIX em Porto Alegre - 23 a 27 de Setembro/2013

Tags: evento, curso

Enviado por Vanessa Ramires (vanessa·ramiresΘunirede·net):

“A Unirede Soluções Corporativas e seu parceiro Zabbix SIA promovem treinamento para a certificação Zabbix no próximo mês de Setembro, em Porto Alegre.

Os cursos ZABBIX Certified Specialist  e ZABBIX for Large Environments serão ministrados por Luciano Alves, CEO da Unirede e primeiro instrutor oficial da Plataforma Zabbix para o Brasil e países de língua portuguesa e espanhola. Com foco na versão ZABBIX 2.0, o curso também abrange os novos recursos para o monitoramento de ambientes em TI. "Esse treinamento irá fornecer conhecimentos profundos sobre as funcionalidades e configurações do Zabbix. Aproximadamente 40% do tempo será utilizado em aulas práticas/laboratórios. É uma grande oportunidade para aumentar o conhecimento e obter detalhes sobre as melhores práticas utilizando o Zabbix em grandes ambientes," é o que afirma o instrutor Luciano Alves.

Os treinamentos serão inteiramente ministrados em português e realizados entre os dias 23 a 27 de Setembro, em Porto Alegre / RS.

Para maiores informações nos contate: Visitando a URL: [unirede.net/…] Por e-mail: treinamento@unirede.net Por Telefone: +55 51 3012-1920 +55 11 3522-9045” [referência: unirede.net]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

NOOBS: um cartão SD de US$ 5 para facilitar a configuração inicial do Raspberry Pi

Tags: pos-pc

O Raspberry Pi a cada dia me lembra mais da parte divertida de usar computadores domésticos nas décadas de 80 e 90, e agora passa a contar com um recurso para torná-lo acessível a uma gama maior de usuários com menos conhecimento técnico: a possibilidade de ser adquirido em conjunto com um cartão SD de 8GB trazendo o Noobs (New Out Of Box Software), que se encarrega de parte da configuração inicial e oferece um menu para instalar 4 distribuições diferentes: Raspbian, Pidora e 2 sabores do XBMC.

Além das opções de instalação inicial, ele pode ser usado a cada boot, seja voltando ao menu de instalação ou forçando determinadas configurações de vídeo, caso a detecção automática não esteja funcionando bem, por exemplo.

Quem compra um Pi dos distribuidores RS Components e element14 já pode optar por pagar US$ 5 a mais e receber o cartão SD já pronto para usar. Quem preferir preparar o seu, pode fazer o download e ler o guia rápido.

Vale lembrar que hoje é o último dia para concorrer ao livro de desenvolvimento Python no Raspberry Pi. (via linuxuser.co.uk - “$5 8 GB SD card with NOOBS for Raspberry Pi now available | Linux User”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Ministro defende proposta de operadoras de TV por assinatura de regular e taxar distribuição de filmes e vídeos on-line

Tags: nao-fica-um, meu-irmao

Via g1.globo.com:

O ministro das Comunicações defendeu nesta terça-feira (6) a regulação dos serviços de distribuição de filmes e vídeos por empresas que operam diretamente pela internet, como a Netflix.

Sem citar especificamente o nome de nenhuma empresa, o ministro considerou justa a reivindicação das empresas de TV por assinatura que operam no país, que pedem que as empresas que operam sob novos formatos de distribuição de conteúdo sejam submetidas às mesmas regras e carga tributária.

“Me parece pertinente a reclamação. Tem um serviço prestado diretamente pela internet que não tem as mesmas condições”, disse Bernardo, citando como exemplo as nova obrigações de cota de produção nacional.

A maior reclamação do setor, entretanto, é a diferença de carga tributária. Segundo o ministro, empresas que distribuem filmes via internet não costumam pagar determinados impostos.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Patentes: Judiciário alemão diz que codec VP8 não infringe patente da Nokia

Tags: tsc-tsc

VP8 é o codec de vídeo do Google que, juntamente com o Vorbis, forma o WebM, padrão que já foi visto como a alternativa (ao H.264, repleto de patentes) para o conteúdo em formatos livres de patentes na web, especialmente no mundo do HTML5. Mas em março a Nokia resolveu dizer que não era bem assim, e que o padrão violava propriedade intelectual dela mesma, e mais: ela não pretendia licenciar essas patentes necessárias para o VP8 funcionar.

Naturalmente a questão foi judicializada, e ontem saiu a primeira decisão a respeito, confirmando que o VP8 não viola uma das patentes mencionadas pela outrora gigante finlandesa. (via blog.webmproject.org - “The WebM Open Media Project Blog: Good News from Germany”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]