Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Gênios: CBS bate pé, perde acesso de assinantes de TV a cabo à sua programação, e vira campeã de audiência nos torrents

A maior pergunta para mim é: quantos dos assinantes que encontraram nos torrents a alternativa para acompanhar seu seriado preferido enquanto 2 corporações batalham entre si acabarão não voltando mais para elas?

Divergências comerciais e a perda do prazo em uma renegociação contratual levaram a CBS, uma das grandes emissoras e produtoras de TV dos EUA, a ser deixada de fora da programação da Time Warner1 desde a semana passada em vários dos principais mercados dos EUA, o que tirou do ar – para os assinantes, que receberão desconto proporcional – a programação de canais populares por lá, como Showtime, TMC e FLIX.

A CBS, que produz vários seriados populares, como NCIS, Under the Dome e The Big Bang Theory, está tentando majorar seus contratos em até 600%, segundo a Time Warner (mas a CBS nega, e diz que está apenas buscando "compensação justa").

E como isso entrou na tag copyright do BR-Linux? Simples: mais uma vez ficou demonstrada a relação direta que há entre a pirataria e a (ausência de) disponibilidade de conteúdos que vão ao ar.

Os fatos: ao mesmo tempo em que os dados "oficiais" de audiência da CBS caíram, os downloads via torrent de episódios da série Under the Dome (baseada em um livro de Stephen King) tiveram súbita e expressiva elevação, concentrada nas áreas dos EUA em que a Time Warner deixou de transmiti-la.

Parece óbvio, mas essa relação direta é frequentemente negada pelos representantes das próprias empresas envolvidas. Um fator interessante: enquanto as 2 empresas não se resolvem entre si, é possível que um número de atuais assinantes seja levado a experimentar pela primeira vez os canais alternativos, e uma parte deles não retorne.

Como eu escrevi anteontem, não demore a chegar, era Pós-TV! (via torrentfreak.com - “CBS Blackout Triggers Surge in TV-Show Piracy | TorrentFreak”)

 
  1.  A Time Warner Cable é a segunda maior operadora de TV a cabo dos EUA

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados