Criando regras simples usando o ip6tables

Tags: distribuicoes, falha, servidor

Enviado por Alex Vitola (alex·vitolaΘgmail·com):

“Se você usa o Sistemas Red Hat/CentOS/Fedora para que reinventar a roda, o modo nativo já se encarrega de quase tudo (carregar módulos, variáveis, etc.) e atende a grande maioria dos Administradores e suas políticas de segurança. E também é bom ter uma forma padrão (do Sistema Operacional) de se fazer as coisas, afinal hoje é você quem administra o firewall amanhã será outro que pode e terá uma forma diferente de fazer as mesmas regras.

Usando o arquivo /etc/sysconfig/ip6tables, ou seja padrão Red Hat / CentOS / Fedora. Isso é só um rascunho, possivelmente com algumas falhas. Mas para um teste inicial e para começar a aprender a usá-lo já serve.

Quem já está acostumado com o iptables não verá muitas dificuldades. Usei como base uma conexão ipv6 que tenho com a sixxs. Demora um pouco a se acostumar a trabalhar sem a tabela NAT, e precisa de um pouco mais de atenção para quem precisa fazer redirecionamentos de portas e servidores. Uma tabela que a maioria não usava, a MANGLE ganha destaque agora (apesar de no momento eu não ter nenhuma regra usando ela)” [referência: vitola.net.br]

Como exibir os asteriscos da senha no sudo

Tags:

Enviado por Guilherme Theodoro Carlos (guilherme·thcarlosΘgmail·com):

“Como muitos sabem, quando colocamos senhas no terminal Linux não aparece um indicador que o caractere foi digitado, por questões de segurança.

Mas caso você ainda seja iniciante e não pegou muito bem o jeito da coisa e tem que ficar colocando novamente a senha toda vez, ou apenas é fã dessa estética, vou ensinar como fazer aparecer os asteriscos da senha no terminal.” [referência: showthecode.com.br]

Seleção de Currículos para Instrutores em Manaus

Tags: pos-pc, desenvolvedores, banco-de-dados

Enviado por Emerson Soares (emersonsoares AT safenode·com·br):

“A SAFE NODE LINUX - Treinamento, Suporte e Certificação, com sede em Manaus/AM, seleciona currículos para seu quadro de instrutores nas seguintes áreas:

1. Sistemas Operacionais: - Linux - FreeBSD - OpenBSD
2. Infraestrutura: - Cisco - HP/3Com - Furukawa - Zabbix - Zimbra - Bacula - LDAP - SAMBA 4 - JBOSS - TOMCAT
2. Desenvolvimento: - PHP - Android - IOS IPhone - Java
3. Governança: - ITIL/COBIT
4. Segurança - EC-COUNCIL - CompTIA
5. Banco de Dados: - Oracle - MySQL - PostreSQL
6. Certificação: - LPI - CompTIA - Cisco - Oracle - Furukawa

Os interessados deverão enviar curriculum com disponibilidade de horários/viagem para selecao.safenode@gmail.com A/C Seleção Instrutores.” [referência: safenode.com.br]

Hangout Tutorial Squid & SquidGuard No Pfsense

Tags: instalar, servidor

Enviado por Luiz Gustavo S. Costa (luizgustavoΘluizgustavo·pro·br):

“Na trilha dos Hangout Tutoriais, segue agora o agendamento para o Hangout sobre Squid & SquidGuard no Pfsense.

Trata-se de um tutorial de instalação e implementação das ferramentas de proxy e cache no Pfsense, package disponivel para instalação nas versões instaladas em disco. O Hangout Tutorial acontecerá no dia 29/08, com inicio as 20:00 e com termino previsto para as 22:00

Iremos trabalhar já com a versão 2.1 do Pfsense e iremos implementar uma mão na massa de ambientes propostos pelo os participantes do Hangout. Sendo um Hangout Tutorial, as perguntas podem ser feitas durante a realização do tutorial, sendo elucidadas conforme a demanda da apresentação.

Para participação deste Hangout, serão necessários alguns conhecimentos básicos de utilização do Pfsense, assim como os conceitos básico de rede para entendimento dos cenários propostos.

Semelhantes aos outros Hangouts, as pessoas que querem participar ativamente do Hangout com perguntas, devem enviar um email para mim no endereço luizgustavo@luizgustavo.pro.br estarei fazendo uma cobrança de R$ 50,00 para a participação, o limite de participantes é de 15 pessoas. Envie um email solicitando o convite e a data em que irá participar que eu irei enviar instruções de pagamento (Paypal esta incluido).” [referência: luizgustavo.pro.br]

ebooks: Após 7 anos, gerenciador Calibre chega à versão 1.0

Tags: ebooks

7 anos após o início de suas atividades, e 1 ano após sua atualização mais recente, o gerenciador, visualizador e conversor de formatos de ebooks Calibre chegou à sua versão 1.0.

Entre as novidades estão um conversor para arquivos do Word, ferramentas que permitem fazer alterações em ebooks sem precisar de uma conversão completa, melhorias no suporte a fontes, e muito mais.(via calibre-ebook.com - “calibre - New in calibre 1.0”)

Fundação X.Org perde seu status beneficente e a isenção de impostos

Tags: fosfosol, memoria, contabilidade

Após 3 anos sem prestar suas declarações de rendimentos, a fundação X.org – mantenedora do X Window System – perdeu seu status de organização beneficente, que a isentava de recolher impostos e permitia receber contribuições dedutíveis do imposto de renda.

O contador responsável pelos esquecimentos sucessivos declarou estar surpreso pela ação da Receita Federal dos EUA, já que ele mesmo já havia esquecido suas próprias declarações pessoais e jamais havia sido tratado tão definitivamente.

Curiosamente, a fundação tem um histórico de perda de recursos (junto a bancos, PayPal, etc.) também por perda de prazos ou inação.

A reunião a respeito concluiu que a fundação vai considerar passar a ser parte de outra organização maior, como a SPI, Fundação Apache ou outra similar, para aproveitar a isenção e ter menos papelada a manter.(via www.phoronix.com - “[Phoronix] X.Org Foundation Loses Its 501(c)(3) Status”)

Beta 1 do Gedit 3.10 implementa busca por expressões regulares

Tags: editor, gnome

A busca baseada em expressões regulares é, para mim, um dos elementos básicos que diferenciam os editores de texto voltados a usuários avançados.

Assim, dou as boas vindas à chegada deste recurso ao Gedit 3.10, versão do editor default que acompanhara o GNOME 3.10, a ser lançado no final de setembro.(via news.softpedia.com - “Gedit 3.10 Beta 1 Implements Regular Expression Search”)

Vínculo: Novo vazamento de Snowden diz que NSA pagou para Yahoo, Google, Microsoft, Facebook e mais

Tags: bino

O novo vazamento foi mencionado pelo jornal britânico The Guardian, o mesmo que divulgou o vazamento original de documentos providos por Edward Snowden

Via info.abril.com.br:

A Agência Nacional de Segurança dos EUA pagou milhões de dólares às grandes empresas de internet, entre elas Yahoo!, Google, Microsoft e Facebook, para compensá-las pelos custos vinculados a seus pedidos de vigilância informática, informou nesta sexta-feira o jornal britânico "The Guardian".

A publicação, que cita novos documentos facilitados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden, afirmou que deste modo fica provado pela primeira vez o vínculo entre estas empresas de internet e os programas de espionagem dos EUA.

Grub: recuperação com live CD após instalar o Windows em dual boot

Tags: instalar, jogos, distribuicoes

Enviado por Fernando Mariano (blogΘmariano·eng·br):

“Muitas vezes ao receber um novo computador os usuários mais avançados em Linux já removem totalmente o Microsoft Windows fazendo a instalação do Ubuntu ou outra distribuição Linux ocupando todo o disco rígido, porém depois de algum tempo sempre existe aquela aplicação que é executada somente no Windows, como por exemplo um jogo. Após a instalação do Windows o grub é apagado do MBR (Master Boot Record) e assim não é possível iniciar diretamente o Linux previamente instalado. A saída é recuperar o grub e reinstalá-lo novamente na MBR com um live CD.

Já fiz a recuperação do grub via linha de comando diversas vezes com os comandos grub-install –root-directory, update-grub, grub-install –recheck e entre outros, mas confesso que não é uma tarefa trivial, pois a nomenclatura de disco do grub [(hd0,0) é primeira partição primária do primeiro disco rígido e (hd0,1) é a segunda partição primária] é bem diferente do Linux (hda, sda, sda1, sdb e etc.). Para facilitar a recuperação do grub existe o Boot-Repair que faz a recuperação de forma automática e com um click através de uma interface gráfica.” [referência: mariano.eng.br]

Workshop gratuito - E-mail com Zimbra on line

Tags: patrocinador, evento

Enviado por Bruna Ribeiro Goulart (treinamentoΘlinuxsolutions·com·br):

“Data: 29/08/2013 Horário: Das 20h às 22h

Para participar, basta seguir os seguintes passos:
1) Envie um e-mail para workshop@linuxsolutions.com.br informando seu nome completo;
2) Você receberá por e-mail um questionário, o qual deverá ser respondido;
3) Aguarde até o dia 29/08/2013, pois seu login e senha serão enviados até às 16h deste mesmo dia, para o e-mail cadastrado.

OBS.: O cadastro para participação deste workshop gratuito será recebido até o dia 28/08/2013, às 18h. Após este horário, não garantimos o recebimento do convite.” [referência: escolalinux.com.br]

Curso de PHP com 30% de desconto, em setembro

Tags: curso, desenvolvedores, banco-de-dados

Enviado por Tibeti Caviglioni (tibetiΘdextra-sw·com):

“Aproveite o desconto de 30% OFF. Inscreva-se até dia 10/09! Início: 24 de setembro. Ensinamos a desenvolver aplicações reais com a linguagem PHP utilizando os banco de dados MySQL, PostgreSQL e Oracle. Além da estrutura e sintaxse da linguagem, uma extensa quantidade de recursos é apresentada durante o curso.

Nossa missão neste curso é capacitá-lo para desenvolver aplicações PHP em seus projetos de software. Informações: [dextraining.com.br/…]” [referência: dextraining.com.br]

Certificação para software e nova gestão da Softex são temas de palestras na ACATE

Tags: evento

Enviado por Larissa Cabral (larissaΘdialetto·com·br):

“Evento também marca a entrega das placas às sete empresas associadas avaliadas pelo MPS.BR A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) promove na segunda-feira (26), a partir das 8h30, o café da manhã “Certificação para Software”, evento gratuito, que acontece no Auditório Ático, na sede da Associação.

Na ocasião, o presidente da Softex, Rubén Delgado, fará a palestra “Nova Gestão Softex: Ações e novos projetos para o setor”. Em seguida, o diretor da Incremental Tecnologia - empresa responsável pela implementação do MPS.BR - e professor na Univali, Marcello Thiry, aborda o tema “Certificação para Software: CERTICS, CMMI, MPS.BR, MPS.Serviços”.

Confirme sua presença no evento pelo e-mail apoioprojetos@acate.com.br ou pelos telefones 2107-2750 ou 2107-2726

O MPS.BR é uma iniciativa da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e tem como em como objetivo melhorar a qualidade e a produtividade do software brasileiro utilizando, inclusive, índices de qualidade reconhecidos internacionalmente. Com a implementação do modelo, espera-se reduzir custos de produção, incentivar a adoção de melhores práticas de engenharia de software, além de conquistar melhorias nos processos e dos produtos, maior controle e gestão de projetos, competitividade e diferenciação no mercado.” [referência: acate.com.br]

Ubuntu Edge: Shuttleworth diz que o fracasso no crowdfunding não é o fim do sonho

Tags: pos-pc, distribuicoes

Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, concedeu uma entrevista ao Guardian que deu origem a um longo artigo contando o que ele pensa sobre o presente e o futuro do Ubuntu Mobile – segundo ele, operadoras dos EUA e Ásia estão interessadas em fazer telefones com ele para capturar 25% do mercado.

O ditador benevolente perpétuo do projeto Ubuntu foi franco: a campanha de arrecadação de fundos via Indiegogo quebrou o recorde de fundos prometidos pelos usuários (US$ 12,6 milhões, que pelo insucesso da campanha não chegarão a sair dos bolsos deles), mas também o recorde de quantia que ficou faltando ao final de uma campanha: quase 20 milhões de dólares.

Ele também esclareceu que há operadoras e fabricantes interessados em usar o Ubuntu Mobile – mas não serão superfones como o planejado Edge, que seria capaz de funcionar também como um PC: nas novas condições, agora o posicionamento shuttleworthiano é de que aparelhos com o Ubuntu Mobile seriam ideais para a parcela de 25% dos usuários, que compram smartphones e os usam como meros telefones.

Segundo ele, esses 25% de usuários são caros para as operadoras, porque eles compram smartphones "de marca" com Android ou iOS, mas não fazem downloads de apps ou de conteúdos, deixando de gerar o faturamento com tráfego de dados que as operadoras consideram na hora de definir seus preços e promoções.

Shuttleworth diz que o Ubuntu seria uma opção melhor que o Android, Firefox OS ou o Tizen, por não ter a fragmentação do Android, e por incluir um navegador baseado no WebKit, ao contrário do Firefox OS.

O artigo é longo, tem bem mais informações e opiniões do que eu reproduzi na breve síntese acima, e merece sua leitura. (via theguardian.com - “Ubuntu Edge: founder says failure isn't the end of the dream | Technology | theguardian.com”)

US$ 1350 por ano: NGINX Plus acrescenta recursos ao popular proxy reverso open source

Tags: mercado

O servidor web, proxy reverso, cache, balanceador de carga e acelerador de acesso Nginx é usado desde blogs até serviços em larga escala como o Instagram e o WordPress.com – e agora dá origem ao NGINX Plus, com recursos adicionais voltados ao mercado corporativo, incluindo reconfiguração dinâmica, balanceamento de carga avançado, monitoramento com qualidade superior, e mais – incluindo contratos de serviços.

O CEO da Nginx informou que a empresa – fundada há 2 anos com capital de US$ 3 milhões, vai continuar a desenvolver a versão open source. (via gigaom.com - “Fan fave Nginx web server goes commercial — Tech News and Analysis”)