Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Nova versão do Framework PHP Yii 1.1.14

Tags: desenvolvedores, banco-de-dados

Enviado por Marcelo Soares Souza (marceloΘjuntadados·org):

“Os desenvolvedores do Yii disponibilizaram uma nova versão estável do framework para desenvolvimento de aplicações Web em PHP. A versão 1.1.14 traz mais de 140 mudanças realizadas em 8 meses de desenvolvimento. Este lançamento inclui 84 correções, 47 melhorias, 9 mudanças e 6 novas funcionalidades.

Destacam-se nas mudanças realizadas a atualização do HTMLPurifier 4.5.0, jQuery BBQ Plugin 1.4pre, punycode.js 1.2.0, jQuery Star Rating 4.11 e jQuery Masked Input 1.3.1; entre as novidades estão a adição do CRedisCache para utilização do Redis, um novo helper para senhas (CPasswordHelper), uma nova tradução para Catalão; entre as melhorias apresentadas estão ganhos de performance no CFileLogRoute, adição de namespaces no gerador Gii, melhorias no suporte a HTML5 no Tidy; o Yii ainda traz correções no suporte ao PostgreSQL, MySQL e SQlite e nas classes CActiveForm, CDbMigration, CDateFormatter, CHttpRequest, CDbHttpSession, CDbCommandBuilder, Gii, CWebUser, CLocale e CSqlDataProvider.

Confira a lista completa de mudanças do Yii 1.1.14 [static.yiiframework.com/…]” [referência: ]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

FFmpeg 2.0.1

Tags:

Enviado por Marcelo Soares Souza (marceloΘjuntadados·org):

“Uma nova versão da série estável 2.0 do FFmpeg, principal framework (e ferramenta) livre para a manipulação de áudio e vídeo (codificação e decodificação), foi lançada e traz 44 commits contendo correções.

Destacam-se correções no AVCodec, AVFilter, AVFormat, AviSynth, nos codecs dos formatos JPEG2000, Matroska, MPEG e WMA.

Lista completa de mudanças no FFmpeg 2.0.1 [git.videolan.org/…]” [referência: ]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Exemplares grátis do ebook Raspberry Pi - Conceito e Prática

Tags: pos-pc

Enviado por Ricardo Merces :

“Livro Raspberry Pi - Conceito & Prática - Não perca a oportunidade de obter gratuitamente um exemplar desta publicação! Como já divulgado aqui, o livro Raspberry PI combina a iniciação no aprendizado do sistema operacional Linux com a utilização do Raspberry Pi; o computador mais barato do mundo!

O livro estará disponível gratuitamente por um período de 1 dia durante a segunda quinzena de Agosto. Para obter o seu exemplar basta seguir as instruções que serão publicadas no blog rmerces.com, não perca esta oportunidade!” [referência: blog.rmerces.com]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Reduza o tamanho de arquivos ISO com ISOMaster

Tags: bsd, instalar

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“ISO Master é um editor gráfico, de código-fonte aberto e fácil de usar, de imagens de CD/DVD no formato ISO para Linux e BSD. Basicamente, você pode usar este programa para extrair arquivos de uma ISO, adicionar arquivos de uma ISO, e criar ISOs de boot – tudo usando uma interface gráfica. Ele também pode abrir os arquivos ISO e NRG, mas só pode salvar como ISO.

Por exemplo, você tem uma OpenSUSE 13.1 bit edição DVD 32 (atenção, é só um exemplo), que tem tamanho de 4.1GB e quer instalar o openSUSE em seu PC, mas você tem apenas pendrive USB de 4GB. O que você faz agora?. Você pode reduzir o tamanho da imagem ISO para caber em seu drive USB e torná-lo inicializável com software Unetbootin e instalar o OpenSUSE.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Banco de currículos de profissionais Open Source: curriculo.4linux.com.br

Tags: patrocinador

Enviado por Diego Silva (diego·silvaΘ4linux·com·br):

“A 4Linux migrou o seu já conhecido banco de currículos (lançado em 2007) para uma plataforma mais rápida e simples de usar. O serviço é gratuito tanto para profissionais quanto para empresas e recrutadores. O objetivo é aproximar mais rapidamente a mão de obra qualificada, que possui um perfil em tecnologias Open Source das empresas que buscam esses profissionais.

Leia mais em: [4linux.com.br/…]” [referência: 4linux.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Curso VMware Oficial On-Line

Tags: evento, curso

Enviado por Paulo Camargo (pauloΘlinuxclass·com·br):

“Curso Oficial VMware Install, Configure, Manage 5.x de 19 a 23 de Agosto On-Line. Curso preparatório para certificação VCP. Incluso voucher de 15% de desconto no exame de certificação Pearson Vue.

Material Didático Oficial VMware, treinamento On-Line 100% Ao-Vivo, via plataforma Cisco Web-Ex. Informações no site www.linuxclass.com.br, inscrições pelo e-mail linuxclass@linuxclass.com.br ou pelo telefone (11) 4063-6634. (08 Vagas Disponíveis). Data: 19 a 23 de Agosto de 2013.” [referência: linuxclass.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

V Fórum Espírito Livre, 4 e 5 de setembro

Tags: evento

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Neste mês de setembro será a vez do município de São Mateus/ES receber o Fórum Espírito Livre. Será a quinta edição deste evento que nasceu com a proposta de percorrer esse Brasil. A grade do evento contará com palestras de grande relevância, além de minicursos.

Esta quinta edição do Fórum Espírito Livre contará com uma trilha paralela contendo vários minicursos e workshops sobre diversas temáticas, abordando então não somente as palestras no salão principal, mas uma junção de teoria e prática. O fato de estarmos inseridos em um evento maior, a Semana de Ciência e Tecnologia do Norte do ES.

O nome do evento em si, sofreu uma leve mudança: anteriormente era chamado de “Fórum da Revista Espírito Livre” e agora passa-se a chamar “Fórum Espírito Livre”. Enxergamos que a discussão vai além da peculiaridades da revista, e desta forma, nomear o evento como algo estritamente relacionado com a revista seria um erro.

O V Fórum Espírito Livre será realizado nos dias 04 e 05 de setembro de 2013, de 14:00h às 22:00hs, durante a 1ª Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Mateus e Região Norte do Espirito Santo, na Praça Amelia Boroto – Bairro Carapina, em São Mateus/ES.

A ficha de inscrição, grade de programação e demais informações podem ser encontradas no site [forum.espiritolivre.org./…]” [referência: forum.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Google começa a se aproximar do MariaDB, e envia um engenheiro para contribuir

Tags: mercado, mysql

O Google certamente está entre os maiores usuários do banco de dados MySQL do planeta e, após a aquisição do projeto pela Oracle, certamente vem acompanhando os rumos que a empresa vem dando ao seu desenvolvimento.

Ainda não está próxima a etapa em que uma migração do MySQL para o fork MariaDB nos bastidores do Google começa a ser mencionada, mas um primeiro passo já foi dado: assim como fazem várias outras organizações interessadas em uma aproximação com essa alternativa, um engenheiro foi enviado para contribuir com o projeto, permitindo assim influenciar suas direções e também atuar diretamente nos aspectos que interessam à empresa.

No momento, embora a compatibilidade binária esteja mantida1, o MariaDB já começa a ganhar vários recursos ausentes do MySQL por não interessarem à Oracle, e a divergência entre as bases de código certamente irá crescer a ponto de exigir uma migração mais trabalhosa. (via theregister.co.uk - “Google sniffs at MySQL fork MariaDB: Yum. Have an engineer • The Register”)

 
  1.  Ou seja, ainda dá para trocar um engine pelo outro mantendo os mesmos scripts, arquivos de configuração, de dados, ferramentas de desenvolvimento, etc.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Desenvolvedores do Google Chrome OS contribuem código para o DRM do kernel Linux

Tags: kernel, 3d, graficos

Alguns desenvolvedores do Google atuando no Chrome OS começaram a trabalhar no código de DRM no kernel Linux e, embora ainda Não dê para concluir qual o seu interesse, potencialmente é algo para ser acompanhado com atenção.

O patch de 200 linhas enviado aos mantenedores do kernel define algumas novas interfaces que criam a drm_bridge como elemento adicional na arquitetura DRI do kernel sem modificar nenhum driver DRM já existente – mas a turma do Google informa que internamente já tem 2 bridges em uso, e uma terceira em desenvolvimento, para o driver Freedreno/Qualcomm.

Avanço no suporte a aceleração 3D no kernel, facilitando que os desenvolvedores de aplicativos possam usar esses recursos em cada vez mais placas gráficas sem precisar desenvolver considerando especificamente cada uma delas são muito bem-vindos. (via phoronix.com - “[Phoronix] Google Chrome OS Developers Working On DRM Code”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Treinamento Snort IDS completo EaD - Segunda Edição

Tags: evento, vulnerabilidade

#recomendo

Enviado por Rodrigo Montoro (spookerΘgmail·com):

“O treinamento completo visa ensinar ao profissional o real funcionamento do snort, demonstrando e explicando funcionamento de protocolos além das funcionalidades, combinando fortemente teoria e prática. Também é abordada a leitura e escrita de regras sendo que temos um desafio no treinamento onde o aluno analisará o malware do binário até a escrita das regras.

Ao final do treinamento o aluno entenderá o funcionamento pleno do snort, bem como melhores práticas e performance. Além disso entenderá melhor os alertas, pois saberá como ler as regras e entender o que foi detectado deixando a resposta ao incidente mais rápida.” [referência: spookerlabs.blogspot.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

SDM: um gerenciador simples de pacotes

Tags: apache, desenvolvedores

Enviado por Otavio R. Piske (angusyoungΘgmail·com):

“O SDM é um gerenciador de pacotes simples, escrito em Java e Groovy, e licenciado sob Apache 2.0. Ele tem os seguintes objetivos, princípios e características:

1. Ser multiplataforma (ou, pelo menos, suportar os sistemas operacionais mais comuns no mercado). 2. Rodar sem a necessidade de privilégios administrativos (root, administrador, etc). 3. Trabalhar com um formato simples de repositórios facilitando a criação de repositórios pessoais/corporativos.

Apesar de ainda estar na versão 0.2.1, eu e meu time estamos utilizando-o com sucesso como uma das ferramentas suportando a implementação do nosso processo de entrega contínua (Continuous Delivery).” [referência: orpiske.net]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Novo malware para Linux cria backdoor e rouba dados de formulários online

Tags: malware, bino

O malware "Hand of Thief" não tem um vetor próprio de instalação, ou seja, não se aproveita de alguma falha no Linux para se instalar ou se espalhar. É um cavalo de troia tradicional, mas sua existência (e o fato de estar à venda no mercado) chama a atenção para a permanente necessidade de ficar atento a instruções ou softwares obtidos de fontes pouco confiáveis, que possam incluir a instalação do malware pelas mãos do próprio usuário incauto.

Via idgnow.uol.com.br:

Uma pesquisadora da RSA detalhou a existência do vírus "Hand of Thief", projetado especificamente para Linux.

De acordo com a especialista em ciber inteligência Limor Kessem, o Hand of Thief funciona de forma semelhante ao malware que visa máquinas com Windows - uma vez instalado, rouba informações de formulários online, mesmo que eles estejam usando HTTPS; cria um ponto de acesso backdoor na máquina infectada e tenta bloquear o acesso aos servidores de atualização de antivírus, VMs e outros métodos potenciais de detecção.

O Hand of Thief está sendo vendido em "comunidades fechadas de cibercrime" por 2 mil dólares - o valor inclui atualizações gratuitas, disse Limor. No entanto, ela acrescenta, a próxima versão que adiciona uma nova tecnologia de ataque de injeção web elevará o preço para 3 mil dólares e introduzirá uma taxa de 550 dólares para os principais updates de versão.

"Esses preços coincidem com as cotações feitas por desenvolvedores de malware que lançaram um malware semelhante para o sistema operacional Windows - o que torna o preço do Hand of Thief muito acima do valor de mercado, considerando a base relativamente pequena de usuários do Linux", observou.

Ter computadores Linux infectados em primeiro lugar, no entanto, poderia ser mais problemático para os "ladrões" - Limor, citando uma conversa com um vendedor do Hand of Thief, disse que a falta de exploits direcionados ao Linux significa que engenharia social e e-mails serão os vetores de ataque mais prováveis.

Limor também disse que o crescimento no número de usuários de desktop Linux - que aconteceu, em parte, pela insegurança percebida no Windows - poderia potencialmente anunciar a chegada de mais malwares como o Hand of Thief - já que o número possíveis alvos cresce.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Engenheiro de software é preso por compartilhar via subversion 8MB de código de licença mista de seu empregador

Tags: comunidade, copyright

A história é complexa: o código que o desenvolvedor enviou para fora da empresa em que trabalhava é baseado em código aberto, com modificações feitas por ele mesmo, durante o horário do expediente e para uso pela empresa.

Como o código executável não foi distribuído pela empresa, a licença não a obrigava a distribuir os fontes que modificou. Como as modificações foram feitos no horário do expediente por um desenvolvedor contratado para isso, o direito autoral pertencia à empresa, e não a ele. E consta que o contrato entre o desenvolvedor e a empresa previa expressamente o compartilhamento de código ou o seu envio para fora da mesma.

Mas o desenvolvedor, que não gostava da forma como a empresa usava código open source sem retribuir, pediu demissão e durante o aviso prévio compartilhou consigo mesmo por meio de um repositório SVN gratuito o código em questão, pensando em reaproveitar depois os trechos open source dos mesmos e lembrar do que fez com eles para o caso de voltar a precisar fazer (segundo sua versão).

Foi um erro lamentável (no mínimo), mas a partir daí começa a parte realmente tensa: FBI, detenção, a confiante mas temerária recusa ao direito de contar com o auxílio de um advogado ao depor, condenação, 8 meses de cadeia, apelação, liberdade, nova acusação, cadeia de novo, novo recurso, e assim por diante, numa história que ainda não acabou.

Enviado por Sergio (ssilva381Θig·com·br):

“Vi a notícia no site Tecmundo. Ele estava desenvolvendo na empresa onde trabalhava, se utilizando de código oriundo de software livre, porem não teve permissão de publicar para a comunidade o que foi desenvolvido.” [referência: tecmundo.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Curso de Introdução à Reconstrução Facial Forense com Software Livre

Tags: curso, gente-que-faz

Enviado por Cicero Moraes (cogitas3dΘgmail·com):

“Desde que iniciei minhas pesquisa no campo da reconstrução facial forense e publiquei os primeiros resultado, venho recebendo solicitações para a criação de um curso.

Inicialemente faltavam cases e know-how suficientes para a segurança de desenvolver uma metodologia própria, o que se resolveu naturalmente com as dezenas de reconstruções feitas no decorrer de quase dois anos de estudos.

A proposta inicial é oferecer aos interessados um curso de 32 horas, divididos em dois módulos de 16 horas, distribuídos em duas aulas de 8 horas cada. Essa é uma estrutura perfeita para que todo o conteúdo seja ministrado em dois finais de semana.

Mais detalhes no link: [ciceromoraes.com.br/…]” [referência: ciceromoraes.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Alpha 1 do Mageia 4

Tags: distribuicoes, comunidade

Enviado por macxi (emebipeΘyahoo·com·br):

“O Blog da Mageia anunciou hoje o lançamento da primeira versão alpha da Mageia 4.

A próxima versão da distribuição Mageia está programada para ter três versões alpha e duas beta e tem o lançamento final previsto para 01/fev/2014 .

As características dessa nova versão da Mageia estão descritas no wiki, que incluem novas opções de ambientes gráficos (o Mate e o Cinnamon); atualização da ferramenta Drakx; melhorias da distro para iniciantes, mais ferramentas para empacotadores, limpeza do sistema e muitos outros.

Convidamos todos a participar da comunidade Mageia e do desenvolvimento da distro, relatando erros nos fóruns, IRC, lista de email ou no bugzilla Mageia para ajudar deixar a Mageia cada vez melhor.” [referência: blog.mageia.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]