Google começa a se aproximar do MariaDB, e envia um engenheiro para contribuir
O Google certamente está entre os maiores usuários do banco de dados MySQL do planeta e, após a aquisição do projeto pela Oracle, certamente vem acompanhando os rumos que a empresa vem dando ao seu desenvolvimento.
Ainda não está próxima a etapa em que uma migração do MySQL para o fork MariaDB nos bastidores do Google começa a ser mencionada, mas um primeiro passo já foi dado: assim como fazem várias outras organizações interessadas em uma aproximação com essa alternativa, um engenheiro foi enviado para contribuir com o projeto, permitindo assim influenciar suas direções e também atuar diretamente nos aspectos que interessam à empresa.
No momento, embora a compatibilidade binária esteja mantida1, o MariaDB já começa a ganhar vários recursos ausentes do MySQL por não interessarem à Oracle, e a divergência entre as bases de código certamente irá crescer a ponto de exigir uma migração mais trabalhosa. (via theregister.co.uk - “Google sniffs at MySQL fork MariaDB: Yum. Have an engineer • The Register”)
- Ou seja, ainda dá para trocar um engine pelo outro mantendo os mesmos scripts, arquivos de configuração, de dados, ferramentas de desenvolvimento, etc. ↩
Comentar
comments powered by DisqusComentários arquivados