Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Programando o Raspberry Pi: livro da Novatec apresenta os primeiros passos com o Python, ganhe seu exemplar!

O Raspberry Pi foi criado para despertar o interesse e as condições técnicas necessárias para que uma nova geração de estudantes aprendesse a gostar de programar, sem para isso ter de cursar computação ou outras áreas correlatas, e o livro Programando o Raspberry Pi mostra o quanto ele está apto a cumprir esse objetivo.

O autor, Simon Monk, não é novato na área: antes de se aventurar no Pi, ele já havia escrito sobre o Arduino, por exemplo. E neste novo livro ele trata do aprendizado da linguagem Python considerando o ambiente de desenvolvimento e execução proporcionados pelo diminuto Raspberry Pi.

Não que seja um ambiente limitado: pelo contrário, desenvolvendo para o Pi há oportunidade de experimentar conceitos que em um desktop tradicional podem ser mais complexos, em especial o interfaceamento com dispositivos.

Nas 190 páginas do livro você encontra 2 capítulos introdutórios apresentando o Pi e os passos iniciais de configuração, e a partir daí vêm 10 capítulos focados no aprendizado da programação, desde uma introdução à linguagem Python (incluindo tipos simples e estruturados, arquivos, conexões à Internet, interfaces gráficas), passando pela programação de jogos e até pela cereja do bolo: a interface com hardware, que vem em 3 capítulos, sendo 2 deles na forma de projetos de aplicação: relógio e robô.

Naturalmente boa parte do livro só faz sentido para quem ainda não programa em Python, já que as diferenças nos ambientes não são tão grandes a ponto de exigir um reaprendizado. A ideia que eu percebo no livro é exatamente a do objetivo inicial do Pi: transformá-lo em uma plataforma que permita e estimule o aprendizado não apenas da linguagem, mas das técnicas de programação.

O sumário está disponível em PDF, e o capítulo inicial, apresentando o Raspberry Pi, pode ser consultado online.

Li, gostei, e pela primeira vez estou com vontade de comprar um Raspberry Pi para colocar em prática alguns dos exemplos do livro ツ

Ganhe seu exemplar: Tenho um exemplar do livro para sortear entre vocês. Para participar, basta seguir o @brlinuxblog e twittar até a meia-noite de quarta-feira (7.8.2013) a seguinte frase: Estou concorrendo ao livro de programação Python no Raspberry Pi sorteado pela @novateceditora e pelo @brlinuxblog - http://br-linux.org/

Só vale um twit por pessoa, o sorteio será feito por mim com ajuda do random.org, e casos omissos serão resolvidos soberanamente pela administração do site BR-Linux. O vencedor será comunicado via @brlinuxblog.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados