Quake Live diz adeus ao GNU/Linux

instalar, jogos

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“O anúncio do Quake Live em 2009 foi motivo de alegria para os Linux Gamers, pois enfim poderiam desfrutar deste FPS multiplayer de maneira nativa, através do navegador site. Mas, o Quake Live se despediu da possibilidade de rodar em um navegador web e, por consequência, diz adeus ao GNU/Linux (e também ao Mac OS X).

A ID Software, companhia desenvolvedora deste game, prepara a transição do navegador ao clássico instalador em disco, e esse instalador somente estará disponível para sistemas Windows. A quem diga que tal mudança se deve às políticas de segurança do Firefox e Chrome para com os complementos (proibir por default a instalação de extensões de fora da página oficial destes navegadoers), e portanto este seria um momento ideal para fazer tal transição.

Conforme a FAQ desta informação, os entusiastas que já andam testando a nova versão reportam que o jogo funciona via Wine ou virtualizando o sistema, mas a ID Software insiste que suporte nativo, somente via Windows. De fato, advertem: “Se você utiliza MAC e Linux e tem uma assinatura de pagamento, só poderá acessar ao jogo utilizando software de emulação ou virtualização”.” [referência: revista.espiritolivre.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/11/2013

[Promoção] Pacote Iptables+Squid com Load Balance + Nagios com 50% de desconto

patrocinador, evento, curso

Enviado por Bruno Odon (admΘbrunoodon·com·br):

“Mais uma promoção de fim de ano no HowTo Online… Contratando o treinamento de Firewall Iptables+Squid você leva o curso de Nagios junto! O investimento pode ser pago em até 12x no cartão de crédito. Aproveite porque é por tempo limitado! Para maiores detalhes, entre em contato com adm@brunoodon.com.br” [referência: brunoodon.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/11/2013

Fórum em Prol do Software Livre no Paraná

evento, comunidade

Enviado por Paulo Santana (phls00Θgmail·com):

“A primeira edição do Fórum Permanente em Prol do Software Livre no Paraná tem por objetivo refletir sobre as políticas públicas e a adesão ao uso de Software Livres em nosso estado. O evento é organizado pela comunidade Curitiba Livre e ocorrerá no dia 23 de Novembro de 2013.

Nos últimos tempos, pode-se constatar que o avanço da tecnologia da informação contribuiu para aumentar as opções de Softwares Livres e Proprietários disponíveis no mercado. Os usuários tem a liberdade de escolher as opções adequadas para o seu uso profissional e pessoal, assim como os governos, porém, as deliberações decorrentes de políticas públicas afetam diretamente todos os cidadãos.

A adequação das políticas públicas às necessidades coletivas é um ponto que deve ser tratado em todos os setores da sociedade. As decisões dos governantes devem estar em conformidade com os anseios dos cidadãos. Em se tratando do uso de softwares, esse é um fator para reflexão. O processo de seleção dos softwares para o uso público torna-se um assunto de importância ímpar em nosso cotidiano, bem como a manutenção de políticas que visem a difusão da tecnologia associada a redução de custos para permitir o acesso a tecnologia principalmente para os indivíduos em situação de fragilidade social.

A sua presença irá enriquecer esse debate! Quem mora em outras cidades poderá acompanhar a transmissão online.

Na primeira edição estarão presentes os dos seguintes debatedores:

- Deputado Pastor Edson Praczyk (PRB) - autor da leis estaduais sobre Software Livre (Leis 14058 e 14195) e Open Document Format ODF (Lei 15742). - Prof. Dr. Marcos Castilho - Chefe do Departamento de Informática da UFPR. - Rodrigo Robles - membro da comunidade Curitiba Livre. - Eng. Msc. Juliano Bueno de Araújo - Secretário Executivo do Fórum do Movimento Ambientalista do Paraná.

Detalhes: - Horário: 14:00 horas - Local: Auditório do Fórum Ambientalista do Paraná. - Endereço: Rua Gaspar Carrilho Júnior, 001 - Jardim Schaffer - Vista Alegre/Bom Retiro (anexo ao Bosque Gutierrez) - Mapa: [ur1.ca/…]

Mais informações e inscrição: [forum.curitibalivre.org.br/…]” [referência: forum.curitibalivre.org.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/11/2013

Fedora 20 continua a caça de bugs

kernel, distribuicoes, falha, servidor

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Depois de vários atrasos mas fazendo honra a seu nome, chega o Fedora 20 Beta “Heisenbug”, cujo download já está disponível para testando tudo o que traz a nova versão da distribuição comunitária de Red Hat.

Esta versão do Fedora apresenta o kernel Linux 3.11, GNOME 3.10, KDE 4.11 e os mais recentes software para desktop e, como costuma ser habitual, com bastantees mudanças a nível interno, além de trazer os pacotes atualizados.

Fedora 20, por exemplo, irá dispor de uma versão ARM, arquitetura dominante no segmento mobile, e que querem adaptar da melhor forma ao próprio desktop Linux, e inclusive a servidores relativos a RHEL, mas isso é outra história.

Esta nova versão também traz melhoras no NetworkManager, ainda que dirigidas a usuários experientes ou administradores de sistema; melhoras no stack cloud e de virtualização do sistema e muitas mais.

O lançamento que deveria ocorrer no dia 26 de novembro, como anunciado inicialmente agora tem nova data: 10 de dezembro. De modo que não descartem ter o Fedora 20 como presente de Natal.” [referência: revista.espiritolivre.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/11/2013

A volta dos que nao foram, software livre para sempre

desenvolvedores, banco-de-dados

Enviado por Thiago Avelino (thiagoΘavelino·xxx):

“Durante 5 anos usei o sistema operacional da Apple (OS X), uma distribuição Linux me fez voltar para o mundo de desktop livre.

Depois dessa dramática historia acima comecei olhar valores de notebook (e ultrabook) a tentativa de parar de usar OS X, logo após olhar valores fica pensando, acho que não vou conseguir voltar usar Linux como estação de trabalho novamente pois vou sentir falta dos aplicativos Apple e deixei a ideia para lá, e nisso se passou mais 1 ano.

Ate que parei para refletir o que eu usava do OS X, segue abaixo a lista de aplicativos: * iTerm2 * vim (via linha de comando) * Python * ssh * PostgreSQL * Chrome (e diversos serviços web)

Ou seja, tudo que eu usava e acha que iria sentir falta eu conseguiria rodar em Linux. Logo depois dessa reflexão eu lembrei que tinha ganhado um CR-48 (Chromebook) do Google e resolvi começa brinca com ele para ver como era à experiência, apesar da maquina não ser potente como o Macbook Retina (i7) que eu usava estava atendendo minha necessidade, a primeira vista é um notebook que tem apenas um Chrome e com isso todos os serviços web funciona perfeitamente. Olhando o Chrome OS mais de perto vi que é um Linux (baseado em Gentoo) ao meu ver o Google fez um ótimo trabalho principalmente no ambiente X (mais para frente escrevo um blog post falando sobre o que achei do Chrome OS).” [referência: avelino.xxx]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/11/2013

Presidente do Serpro diz na CPI que e-mail seguro em todos os ministérios custará R$ 300 milhões

Via convergenciadigital.uol.com.br:

Instalar o “e-mail seguro” em todos os ministérios é tarefa de R$ 300 milhões. A conta, feita pelo presidente do Serpro, é uma projeção do que será necessário para atender a Esplanada ao longo do primeiro semestre do próximo ano. 

O valor deixa de fora, por exemplo as três primeiras implantações, a serem feitas ainda em 2013. Até porque se tratam do Ministério do Planejamento, onde basicamente será atualizada a versão 2 para 3 do Expresso, do Palácio do Planalto e do Ministério das Comunicações.

Para esses primeiros casos – que envolvem cerca de 1,5 mil ‘clientes’ –  não há aperto. Segundo explica o presidente do Serpro, o valor a ser investido para estender o Expresso às demais pastas é especialmente para ampliação da capacidade de armazenamento.

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 14/11/2013

Presidente do Serpro diz na CPI que infovia do governo só utilizará equipamento nacional

Via convergenciadigital.uol.com.br:

O presidente do Serpro disse nesta terça-feira, 12/11, na CPI da Espionagem, que tanto a Academia quanto a indústria brasileiras já desenvolveram equipamentos de rede e softwares nacionais capazes de garantir a segurança necessária contra a espionagem. Hoje a empresa é obrigada a usar no core da sua rede equipamentos Cisco.

E que o Serpro espera poder utilizar esses equipamentos na Infovia federal em 2014. Segundo ele,  a indústria só precisa de incentivos para a produção dos equipamentos, que substituirão os importados nas redes federais.

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 14/11/2013

Atualização do cliente Steam beta inclui correção específica para Linux

Saiu atualização do Steam, e as novidades incluem uma correção específica da versão dele para Linux, corrigindo um comportamento na inicialização que permitia gerar um estado inconsistente que o tornava incapaz de ser iniciado novamente, caso houvesse uma interrupção no processo.

Há novidades multiplataforma também, incluindo melhorias no modo Big Picture (voltado ao uso na TV da sala, e não numa configuração tradicional de PC de jogos) e na própria operação dos jogos, incluindo a opção de fazer o download de uma atualização caso a versão do jogo que você tentar iniciar não seja a mais recente. (via www.phoronix.com - “[Phoronix] Valve Linux Client Sees Some More Improvements”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 14/11/2013

Scientific Linux 5.10

Enviado por Henrique "LonelySpooky" Junior (henriquecsjΘgmail·com):

“A equipe de desenvolvimento do Scientific Linux (composta pelo Fermi Lab e pelo CERN) acaba de anunciar a disponibilidade para download do Scientific Linux 5.10 (SL 5.10). Para quem não conhece, o Scientific Linux é uma distribuição clone do Red Hat Enterprose Linux (RHEL), compilada a partir do código fonte disponibilizado pela Red Hat e com o objetivo de ser 100 % compatível. Para saber mais sobre a distribuição e baixar o SL 5.10 visite o Scientific Linux BR.” [referência: scientificlinuxbr.org]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 14/11/2013

Curso de Operador de Datacenter/NOC: Garantia de emprego ou dinheiro de volta para o melhor aluno

patrocinador, curso

Enviado por Diego Silva (diego·silvaΘ4linux·com·br):

“Para marcar o lançamento do curso: Operador de Datacenter/NOC, que aborda de forma prática as principais tarefas de um operador de NOC (Network Operation Center), a 4Linux está lançando um compromisso de empregabilidade. Saiba mais em: [4linux.com.br/…]” [referência: 4linux.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 14/11/2013

20 comandos Linux que você talvez não conheça

Enviado por Ricardo Ferreira Costa (linuxdescomplicadoΘgmail·com):

“Existem diversos comandos utilizados constantemente. Além desses, existem outros que você talvez não conheça. Sendo assim, listei 20 comandos que podem aumentar sua produtividade.” [referência: linuxdescomplicado.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 14/11/2013

Curso On Line de Monitoramento com Zabbix e OCS Server - Turma Confirmada

patrocinador, evento

Enviado por Bruna Goulart (treinamentoΘlinuxsolutions·com·br):

“A Linux Solutions irá ter a última turma do ano de 2013, referente ao Curso de Monitoramento com Zabbix e OCS Server. Lembramos que a turma já encontra-se CONFIRMADA!

Carga Horária: 14 horas Data: De 09/12 à 17/12 Horário: Das 20h às 22h Valor: R$ 300,00 (Parcelado em até 12 X SEM JUROS no cartão de crédito, via PagSeguro). Inscrições: [escolalinux.com.br/…]. Maiores informações: treinamento@linuxsolutions.ocm.br” [referência: ]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 14/11/2013

Faça o download da edição n.55 da Revista Espírito Livre

evento, comunidade

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Completar 10 anos não é para qualquer um e a Latinoware conseguiu! Organizar um evento com o amor e a dedicação que o pessoal da Itaipu empenha realmente não é tarefa fácil. Tal feito tornou Foz do Iguaçu parada obrigatória para muitos dos usuários e simpatizantes das tecnologias livres e abertas. Com uma extensa grade de palestras, minicursos e apresentações, a Latinoware deste ano mais uma vez se superou. Nos diversos dias de eventos, pudemos rever os amigos que estão espalhados por este Brasil. Aqueles que a gente só consegue encontrar em eventos. Isto não é novidade, quando se fala em comunidades de software livre. Vários dos seus integrantes conversam durante o ano inteiro através de chats, e-mails e mensagens. Aliás, tal distância torna esses reencontros ainda mais importantes e necessários para o fortalecimento das amizades.

Além dos amigos, a possibilidade de conhecer novas pessoas e fazer o “networking” também é bastante atrativa, afinal, em eventos grandes como a Latinoware, temos a oportunidade de estar em contato com os melhores.

Dentro dos vários auditórios se espremiam muitos novatos e veteranos. Muitos ávidos por novas tecnologias e novos temas. Alguns auditórios, diga-se de passagem, impossíveis de serem acessados, justamente pela quantidade de participantes. Ponto para a organização que soube escolher uma grade de programação atraente e com temas bacanas. É comum ficarmos sem saber ao certo para que lado ir, com tanta atividade legal acontecendo ao mesmo tempo. Fora dos auditórios, uma feira com vários stands e tecnologias igualmente interessantes.

Nesta edição, a Rede Espírito Livre esteve presente também com a TV Espírito Livre coletando entrevistas e fazendo matérias. Em breve estarão disponíveis em nosso canal tv.espiritolivre.org.

Detalhes da edição e download podem ser conferidos aqui em [revista.espiritolivre.org./…]” [referência: revista.espiritolivre.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 14/11/2013

VAGA: Engenheiro de Suporte ao Cliente Júnior

apache, instalar, desenvolvedores, banco-de-dados, servidor

Enviado por Ricardo Funke (ricardo·funkeΘgmail·com):

“Liferay Brasil está buscando colaboradores com excelente conhecimento técnico e ampla habilidade de comunicação para fazer parte da nossa equipe de Suporte ao Cliente.

Atividades principais: 1. Dar suporte ao cliente Enterprise Edition; 2. Auxiliar os clientes na instalação, utilização, configuração e diagnóstico de problemas do Portal Liferay; 3. Resolver questões de missão crítica para os clientes, construir intranets, extranets e sites com Portal Liferay; 4. Ser capaz de configurar diferentes cenários por dia, visando testar e reproduzir problemas reportados por clientes em seus ambientes.

Requisitos: - Espanhol intermediário (Leitura e escrita) | Inglês Intermediário; - Experiência de trabalho com diversos servidores de aplicação (Tomcat, Jboss, Glassfish, Weblogic, Websphere, etc); - Experiência de trabalho com vários bancos de dados (MySQL, PostgreSQL, Oracle, SQL Server, DB2, etc); - Experiência em desenvolvimento sites; - Experiência em implementação de projetos; - 6-12 meses de experiência trabalhando com atendimento ao cliente.

Horário: Comercial (segunda a sexta) Salário: A combinar Benefícios: Plano de saúde, VR/VA, Auxílio Curso, entre outros. Enviar currículos: careers-br @ liferay.com com o nome da vaga correspondente.” [referência: ]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 14/11/2013

Pesquisa acadêmica de graduação: utilização de Software Livre

Enviado por Raimundo Xavier (xavier·raimundoΘgmail·com):

“Contribua com a pesquisa de utilização de software livre, clicando no link: Clique Aqui - [docs.google.com/…]

Trata-se de uma pesquisa que consiste na aquisição de informações sobre a aceitabilidade ou não à utilização de software livre. Onde será possível agregar tais informações com a finalidade de promover o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC),de graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação na Universidade Federal Rural da Amazônia.

Após a coleta dos dados, tal pesquisa tem a intenção de promover informações claras sobre as diferenças presentes entre software livre e proprietário assim como tomar conhecimento de como o software livre é conhecido e recebido na sociedade como um todo. A coleta de dados será feita até o dia 22/11/2013.

Desde já agradeço a colaboração de todos.
Michele Margalho” [referência: docs.google.com]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 14/11/2013