init: Debian considerando adotar o Systemd ou o Upstart
O Debian é um dos últimos bastiões do clássico sistema de inicialização Sys V init, e continuar a basear-se em um sistema que não inclui alguns dos recursos encontrados nos seus sucessores mais recentes já vem significando ter de se esforçar mais para suportar determinados casos de uso, a ponto de justificar o esforço de trocar de sistema de inicialização - tarefa nada trivial, ainda mais para uma distribuição comunitária e multi-kernel.
Para complicar ainda mais, não há acordo sobre qual deveria ser o sucessor a adotar: o Systemd, do freedesktop.org, adotado como default no Fedora, Arch, Mageia e openSUSE, ou o Upstart, da Canonical, default no Ubuntu e Chrome OS.
Na ausência de acordo, a decisão foi levada para o Comitê Técnico do Debian. Segundo a matéria do Phoronix, 3 dos 7 integrantes do Comitê são funcionários ou ex da Canonical, e 2 deles são integrantes do grupo Upstart-developers no Launchpad, razão pela qual talvez vá haver pouca surpresa na escolha a ser efetuada pelo grupo. (via www.phoronix.com - “[Phoronix] Debian To Switch To Systemd Or Upstart”)
Comentar
comments powered by DisqusComentários arquivados