5 Razões pelas quais obrigar empresas a ter data center no Brasil pode ser uma má ideia

As 5 razões elencadas pela Info (com explicações) incluem ser ineficaz, aumentar o custo dos serviços (e possivelmente inviabilizar alguns que hoje são oferecidos ao usuário/produto sem pagamento), possivelmente acarretar retaliações, e mais.

Via info.abril.com.br:

O Marco Civil da Internet, lei que vai regulamentar vários aspectos dos serviços online no Brasil, está entrando na fase final de votação no Congresso. Um item polêmico nele é a obrigatoriedade de manter os centros de dados no Brasil.

(...) O governo diz que obrigar as empresas da internet a manter os dados de usuários brasileiros no país dificultaria outras ações de espionagem.

Parece correto que órgãos do governo armazenem seus dados no Brasil. O problema é obrigar todos os brasileiros a fazerem isso, mesmo aqueles que não têm nada para ser espionado. Veja no link acima cinco razões por que muita gente acha que essa é uma má ideia.

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 20/11/2013

openSUSE 13.1: Pronto para ação!

distribuicoes

Enviado por Leonardo Mattos (leonardoΘmattos·eng·br):

“Prezados contribuintes, amigos e fãs: A versão está aqui! Oito meses de planejamento, empacotamente, inclusão de funcionalidades, correção de problemas, testes e correção de mais problemas trouxeram a você o melhor que o código Livre e Aberto tem a oferecer, com o nosso toque Verde: Estável e Sensacional."” [referência: ]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 20/11/2013

Esteganografia: Saiba como ocultar arquivos confidenciais em imagens no Linux

Enviado por Ricardo Ferreira Costa (linuxdescomplicadoΘgmail·com):

“Criptografar ou colocar uma senha no arquivo/diretório desejado é uma alternativa para manter sigilo dos dados trafegados. Contudo, diferentemente dessas possibilidades, existe outra técnica muito utilizada no ramo da Segurança da Informação: a esteganografia; que consiste em fazer com que uma informação seja camuflada em outra a fim de mascarar o seu verdadeiro sentido. Em outras palavras, ao contrário da criptografia que torna ilegível a mensagem, a esteganografia tem como objetivo ocultar a existência de determinado arquivo! Sendo assim, saiba como ocultar arquivos confidenciais, em arquivos de imagens, no Linux!” [referência: linuxdescomplicado.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 20/11/2013

HowTo Online: Formação LPI1/2+Nagios pela metade do preço

patrocinador, curso

Enviado por Bruno Odon (admΘbrunoodon·com·br):

“Promoção de pacote LPIC1+LPIC2 com 50% de desconto! Na compra deste pacote você leva o curso de Nagios de brinde. Aceitamos parcelamento em até 12x em qualquer cartão de crédito.

Os recursos disponíveis para os alunos são: LPIC1 - 33 vídeo aulas 100% práticas, apostilas, laboratórios e simulados. LPIC2 - 35 vídeo aulas 100% práticas, apostilas, laboratórios e simulados. (este curso agora conta com 3 aulas de Firewall Iptables, sendo 1 delas de Load Balance). Nagios - 6 vídeo aulas e 1 apostila em PDF. Lembrando: esta promoção está válida apenas até o dia 10/11!

Os interessados devem entrar em contato com adm@brunoodon.com.br . Espero vocês por lá!!” [referência: brunoodon.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 20/11/2013

RC do Linux Mint 16 “Petra” Cinnamon

No feriadão da República saiu o RC do Linux Mint 16 "Petra" Cinnamon, coroando 6 meses de desenvolvimento centrado em tecnologias estáveis e confiáveis. A lista de novidades em relação à versão anterior é extensa e interessante.

E ontem, após o final do feriado, a comunidade ao redor do Mint teve um dia agitado após um site divulgar o posicionamento de um desenvolvedor da Canonical chamando o Mint de "sistema vulnerável" por não atualizar automaticamente o kernel e o xorg. A resposta da turma do Mint não tardou, entretanto. (via www.linux.com - “Linux Mint 16 “Petra” Cinnamon RC released! | Linux.com”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/11/2013

Webminar Gratuito Hoje - A Certificação Cisco CCENT

evento

Enviado por Alexei (alexeiΘdltec·com·br):

“Olá Pessoal, A DlteC do Brasil realiza nessa terça-feira (19/11/13) um webminar gratuito sobre a Certificação Cisco CCENT.

Data: 19/11/2013 (terça-feira). Horário: 15:00-16:00 (horário de Brasília GMT-2) Local: Online. Temas abordados: O que é a Certificação Cisco CCENT; Oportunidades de Carreira; Dicas para a prova e modelos de questão; Como a DlteC do Brasil pode te ajudar com o CCENT

Instruções: para se inscrever visite [dltec.com.br/…]” [referência: dltec.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/11/2013

RC2 do OpenMandriva Lx 2013

instalar, distribuicoes

Enviado por Diogo (diogotrcΘgmail·com):

“E lá vem ela! Uma semana depois do RC1 , OpenMandriva 2.013,0 Lx RC2 saiu! Nesta fase foram principalmente correções de bugs e polimento, nada muito diferente do RC1. Porém, você vai notar que só temos um lançador para este RC2, o KickOff. Se você quiser SimpleWelcome , você pode instalar o rosa-launcher , se quiser Homerun, você pode instalar homerun e se você quiser o Lancelot, você pode instalar plasma-applet-lancelot.

A integração da arte foi concluída no RC2. Ele inclui a correção do tema plymouth, GRUB atualizado, ksplash , avatares de usuários, e temos um novo screensaver.

Além disso, na sequência dos resultados do concurso de papel de parede, " The Flavour of Freedom" , incluímos os vencedores do concurso.

Últimos testes – Por favor, preste atenção especial a: USB boot , que sempre foi um ponto fraco para nós (mas tornou-se muito melhor!) Centro de Controle - Você está tendo grandes dificuldades com isso? Usuários RC1 devem simplesmente atualizar.

[mandrivabrasil.org/…]” [referência: mandrivabrasil.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/11/2013

Raspberry Pi - Computador de US$ 35 vende 2 milhões de unidades

Via g1.globo.com:

O Raspberry Pi, computador que tem o tamanho de um cartão de crédito e que custa US$ 35, vendeu 2 milhões de unidades desde o seu lançamento, de acordo com a Raspberry Pi Foundation. A fundação esperava alcançar o número de vendas apenas em janeiro ou fevereiro de 2014.
O pequeno computador lançado no início de 2012 alcançou 1, 75 milhão de unidades vendidas no início de outubro, número que aumentou significativamente até a metade de novembro.
O Raspberry PI é um computador de uma placa só, com circuitos e componentes que não possui nenhum tipo de teclado, mouse, ou monitor. Ele roda o sistema operacional Linux. O foco do aparelho está na educação, sendo capaz de processar jogos educativos, navegar na internet, editar documentos, executar músicas e exibir vídeos em alta definição.

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/11/2013

Curso dvd - Modelagem Foto Realistica com o Blender

curso

Enviado por Guilherme Razgriz (razgrizΘcrialivre·com·br):

“Depois de meses de preparação, finalmente chegou o tão esperado curso dvd aonde explico como funciona e como utilizar o poderosíssimo renderizador Cycles do Blender, o programa de criação e animação 3d mais poderoso do mercado e ainda por cima de código aberto! Para o lançamento além do tradicional DVD que é duplo também temos 5 boxes para colecionador com diversos recursos extras e camiseta exclusiva! Para adquirir o seu basta utilizar o link abaixo, bons estudos! [crialivre.com.br/…]” [referência: crialivre.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/11/2013

Análise crítica ao sistema operativo PearOS 8

portugal, distribuicoes

Enviado por Cláudio Novais (ubuntuedΘgmail·com):

“O PearOS é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu que tem o objetivo claro de trazer de forma livre uma interface semelhante à do Mac OS. Esta distribuição junta vários conceitos interessantes, nomeadamente ideias do ElementaryOS, do Unity e claro tudo a tender para o visual do sistema da Apple.

A verdade é que o sistema é muito rápido e visualmente apelativo. Por esse motivo tem ganho muitos fãs. No entanto, há pormenores que se deve ter em conta sobre esta distribuição.

Ora nesta análise, não só dou a minha opinião sobre as várias etapas de teste do sistema, como ainda faço uma conclusão sobre a recomendação, ou não, deste sistema que na minha opinião tem um excelente potencial!” [referência: ubuntued.info]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/11/2013

Tablet com KDE: Contagem regressiva no Make Play Live

pos-pc

Enviado por Filipe Saraiva (filipeΘkde·org):

“O Make Play Live é o site do grupo que trabalha no Vivaldi, o (até o momento, promessa de) tablet com KDE Plasma Active de fábrica.

Hoje começou uma contagem regressiva no site. Daqui a 10 dias e algumas horas teremos o anúncio de algo.

Apostas?” [referência: ]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/11/2013

Mais detalhes do beta 1 da Mageia 4

kernel, office, instalar, jogos, distribuicoes, desenvolvedores, falha, comunidade

Enviado por macxi (emebipeΘyahoo·com·br):

“O primeiro beta da Mageia 4 foi anunciado pela Anne Nicolas, Coordenadora do Mageia.Org, em 15 de novembro. No Blog Mageia ela esclarece que este lançamento atrasou uma semana para corrigir bugs críticos.

Esta versão vem com atualizações e melhorias, principalmente no instalador, dracut, inicialização das isos, ambientes gráficos e vem atualizada com o kernel 3.12.0, Systemd 208, Perl 5.18.1.

Vem com oito Ambientes gráficos disponíveis. Além do KDE 4.11.2, GNOME 3.10.1, podem ser instalados o LXDE, XFCE, RazorQt, E17, MATE e Cinnamon. O Libreoffice 4.1.3.2, o Firefox 24.1.0 ESR, Chromium-browser, Opera, Gimp 2.8.0, o Steam 1.0.0.36 e muito mais. O GRUB legacy vem como menu de inicialização padrão e o GRUB2 como opção.

A MageiaWelcome recebeu atualizações e também foi traduzida para o português do Brasil pelo Padula. Este aplicativo está em desenvolvimento e tem dicas úteis para iniciantes instalar repositórios de software (mídias), instalar aplicativos populares (e codecs de áudio e vídeo), e link para acessar a documentação de ajuda e o suporte comunitário.

Para mais informações, ver Notas de lançamento, ver Errata e ver mais notícias sobre a Mageia 4 aqui.

O Lançamento final da Mageia 4 está previsto para 01 de fevereiro de 2014, por isso sejam bem-vindos todos que desejarem colaborar com o desenvolvimento desta distro comunitária, auxiliando na caça aos bugs, dando sugestões ou simplesmente participando da comunidade.

Lembramos que este beta 1 é uma versão para testes, está ainda em desenvolvimento, por isso não deve ser instalado em máquinas de produção.” [referência: blog.mageia.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/11/2013

Contas online no elementary OS Isis

Enviado por Carlos Gomes (cjgomes·itΘgmail·com):

“A equipe de desenvolvedores do elementary OS está trabalhando em um novo componente para a nova versão do sistema, o Contas online.

O Contas online irá fornecer um único local seguro para armazenar as informações das suas contas e uma forma de integração dos aplicativos com os principais serviços utilizados como e-mail, calendário, chats e outros.

Serviços que deverão ser suportados oficialmente

Google Drive [Pantheon Files], Gmail [Geary], Calendário [Maya], Música [Noise], Contatos [Friends], Picasa (G+ Fotos ) [Shotwell], Mensageiro Instantâneo [Empathy], Entre vários outros…” [referência: elementaryosbr.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/11/2013

arkOS: serviços que o Google oferece, sem o Google, rodando no Raspberry Pi

instalar, pos-pc, servidor

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Jacob Cook está desenvolvendo um sistema operacional que pode ser utilizado para substituir todos os serviços que o Google, ou qualquer outra empresa operando na nuvem, oferece.

Email, chat, compartilhamento de arquivos, websites… Batizado de arkOS, ele permite rodar todos os serviços essenciais em um servidor privado e seguro, direto da sua casa.

Nas palavras de Cook: "O Google oferece um serviço ótimo e já fez muito pela internet. O problema é confiar em serviços que só continuarão a existir enquanto forem lucrativos o suficiente, como o Google Reader."

O arkOS é um servidor baseado em Linux que roda no Raspberry Pi, mas que futuramente poderá rodar em outras plataformas, até mesmo em desktops.

No arkOS roda o aplicativo de código aberto Genesis, desenvolvido por Cook, que disponibiliza uma interface gráfica para controlar os diferentes serviços rodando no seu servidor.

Os arquivos estão disponíveis no GitHub, onde você também pode baixar os arquivos do arkOS e instalá-los você mesmo. O projeto ainda está na fase alfa, não devendo ser utilizado em ambiente de produção.

Cook é um universitário de 23 anos e começou uma campanha de financiamento coletivo para levantar o dinheiro necessário para tocar o projeto em tempo integral. Ele espera arrecadar 45 mil dólares nos próximos 23 dias, já tendo arrecadado mais de 10 mil de 190 investidores.” [referência: revista.espiritolivre.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/11/2013

Usuários descrevem: 3 Recursos do OS X Mavericks que já existem no Linux

Enviado por Pedro Delfino (pedro·delfino3Θgmail·com):

“Isso é normal, quando um novo sistema operacional é lançado sempre aparecem novos recursos que já existe em algum lugar. E claro recursos do Linux também são copiados.

A Apple fez o lançamento do OS X Mavericks e claro os usuários do Linux já estão achando recursos e mais recursos do novo OS X que a tempos já existem no Linux.” [referência: e-tinet.com]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/11/2013