Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Alemanha defende “internet local” após escândalo de espionagem

Pode ser uma oportunidade de ouro para o Brasil exportar o presidente do Serpro.

Via g1.globo.com:

Em meio à crise diplomática entre Estados Unidos e Europa devido às acusações de espionagem, a empresa Deutsche Telekom, parcialmente controlada pelo Estado alemão, quer que as empresas locais de comunicações cooperem para blindar o tráfego da Internet contra a ação de serviços de inteligência estrangeiros.

Mas esse esforço incipiente, que ganhou urgência após a Alemanha revelar na quarta-feira que encontrou indícios de espionagem norte-americana contra o celular da chanceler alemã, Angela Merkel, pode não passar de um golpe publicitário.

A blindagem não funcionaria, por exemplo, quando alemães navegassem em sites hospedados em servidores no exterior, como é o caso do Facebook e do Google, segundo entrevistas com seis especialistas em Internet e telecomunicações.

A Deutsche Telekom também teria problema em atrair seus concorrentes entre os provedores de Internet banda larga, já que essas empresas ficariam incomodadas em partilhar informações sobre suas redes.

Acima de tudo, a iniciativa contraria a forma como a Internet funciona hoje -- com tráfego global passando de rede em rede, sob acordos gratuitos ou pagos, mas sem qualquer consideração por fronteiras nacionais.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados