Top 10 : hacks com o Raspberry Pi em 2013, com fotos

pos-pc

A galeria do link a seguir, publicada pelo Linux.com (da Linux Foundation), mostra fotos de um top 10 dos hacks criados com o Raspberry Pi em 2013.

Meu preferido é o #3 (foto acima), uma mesa para jogos eletrônicos (que rodam no MAME) com tela LCD de 24 polegadas. Mas também gostei da mesa de bilhar, da máquina de fliperama, do robô copiador de DVDs, entre outros. (via www.linux.com - “Top 10 Raspberry Pi Hacks of 2013 | Linux.com”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 20/12/2013

CrunchBang para transformar um PC de 4GB de RAM em um desktop de alto desempenho: Rafael Rigues explica

distribuicoes, comunidade

Um pen drive de 2GB contendo o CrunchBang, distribuição leve baseada no Debian e no OpenBox, foi a escolha de um usuário Linux de longa data para dar nova vida ao seu computador de trabalho.

O Rafael Rigues, que foi meu primeiro editor quando eu comecei a escrever na saudosa Revista do Linux dos tempos áureos da Conectiva, continua no ramo editorial tecnológico (agora como editor da PC World Brasil), e compartilha em boa parte minha visão sobre a demanda por sistemas operacionais no desktop: o que importa é o acesso aos aplicativos que usamos.

Para ele, após uma experiência recente fazendo o review de um Chromebook para a PC World, esse posicionamento resultou em uma conclusão diferente da minha. Cito do texto dele:

"Foi quando terminei o review do Chromebook e voltei a usar meu PC “velho de guerra” na redação que notei o “peso” de um sistema e apps tradicionais. O tempo de boot, a demora para abrir o Outlook 2013, os engasgos no streaming de áudio sempre que eu trocava de app ou abria uma nova aba no navegador. Isso num PC com um processador Core 2 Duo Dual Core 1,6 GHz de e 4 GB de RAM."

A solução dele, que não tem medo de escovar bits, talvez interesse a vários de vocês: implementar funcionalidade similar a de um Chromebook – sem se expor ao ChromeOS –, usando a distribuição Crunchbang (base Debian + OpenBox) rodando a partir de um pen drive de 2 GB, fazendo "voar" o PC dele, com um processador dual core Core 2 Duo 1,6 GHz e 4 GB de RAM.

Os detalhes de configuração e sobre o desempenho alcançado, as recomendações do Rigues e várias dicas (como ativar teclado ABNT, ajustar fuso horário, instalar Java e Chrome, e mais) você encontra no artigo do Rigues sobre o CrunchBang.

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/12/2013

OpenLaunchd: desenvolvedores ligados ao FreeBSD pretendem portar para sistemas não-Darwin o init da Apple

port

Launchd é o sistema open source unificado da Apple para gerenciar a inicialização, interrupção e administração de daemons, aplicativos, processos e scripts, substituindo no OS X e iOS os subsistemas tradicionais init, inetd, cron, at e watchdog.

Buscando reduzir o tempo de boot e modernizar o gerenciamento de tarefas nos níveis do usuário e do sistema, há tempos os desenvolvedores do FreeBSD têm interesse em portar o sistema, que está em uso pela Apple desde o OS X Tiger, e tem seu código disponível sob a licença Apache. Já houve iniciativas em 2005 (via Google Summer of Code) e em 2008, mas não chegaram a concluir a tarefa.

Agora, com o OpenLaunchD, a tarefa reinicia, e o objetivo declarado inclui permitir que ele possa ser usado no Linux também. Desejo sucesso! (via www.phoronix.com - “[Phoronix] Apple's OS X Launchd Being Ported To FreeBSD”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/12/2013

O garoto múmia que saiu de um vídeo

gente-que-faz

Enviado por Cícero Moraes (cogitas3dΘgmail·com):

“Ao rever um vídeo do qual extraí a cabeça de uma múmia há um ano atrás, percebi que nele estavam presentes ainda mais duas ou três tomografias de múmias e uma delas de corpo inteiro!

Como consegui extrair? Acompanhe a descrição repleta de links na minha página pessoal: [ciceromoraes.com.br/…]

Boa leitura!” [referência: ciceromoraes.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/12/2013

Novo vídeo da Linux Foundation, com citações de personalidades da comunidade Linux (legendado)

video, comunidade

Enviado por Pablo R. Dinella (ipablo·rdΘgmail·com):

“Vídeo inspiracional produzido e publicado pela Linux Foundation, com citações de grandes personalidades da comunidade Linux feitas em 2013. Lançado há um dia, a Linux Foundation fez também uma promoção em seu blog oficial, onde o objetivo é sortear um conjunto de produtos Linux entre os comentários que tentaram acertar o nome das personalidades cujas citações aparecem no vídeo.

” [referência: youtu.be]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/12/2013

Módulo de etiquetas para a plataforma magento

Enviado por Enéias Ramos de Melo (eneiasΘgamuza·com·br):

“A equipe Gamuza, através do projeto Gamuza Open, tem o prazer de disponibilizar gratuitamente a mais nova versão do módulo de etiquetas para a plataforma Magento. Com ele você tem a opção de imprimir etiquetas personalizadas em sua loja virtual e mais.” [referência: blog.gamuza.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/12/2013

Faça download da LibreOffice Magazine 8

office, comunidade

Enviado por Eliane Domingos de Sousa (elianedomingosΘdocumentfoundation·org):

“É com grande satisfação que a Comunidade LibreOffice Brasil lança a edição 8 da revista eletrônica LibreOffice Magazine. Esta edição de natal é dedicada a todos os usuários adoradores do LibreOffice e do Software Livre.

Os nossos sinceros agradecimentos a todos os colaboradores desta edição. Saiba mais em: [blog.pt-br.libreoffice.org/…]” [referência: blog.pt-br.libreoffice.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/12/2013

Quer ajudar em projetos de código aberto mas não sabe programar? Traduza!

office, evento

Texto do Cesar Brod originalmente publicado no Dicas-L, enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Este é um tema sobre o qual costumo falar com alguma frequência, em especial em eventos de software livre. Neles, as pessoas se entusiasmam pelo ecossistema, percebem a dimensão do trabalho de outros, do qual se beneficiam, e querem dar alguma coisa em troca.

Claro, há projetos muito bons e sérios com os quais se pode contribuir financeiramente para que seja possível a contratação de profissionais que, em tempo integral, produzam muitas das coisas que indivíduos e empresas utilizam. Para empresas, por exemplo, costumo recomendar que façam a conta do quanto gastariam se tivessem que usar uma suíte proprietária para a edição de textos, planilhas e a criação de apresentações e considerem doar, ao menos uma parcela disso, para aqueles que propiciam a sua economia: no caso, o pessoal bacana do LibreOffice.

Mas se o seu bolso anda raso e você tem um tempo de sobra, que tal ajudar na tradução de projetos em código aberto? Hoje há ferramentas como o Transifex, onde é possível fazer um cadastro gratuito e já começar a trabalhar em um projeto de sua preferência. Se você já sabe de algum projeto que o agrada, busque por ele entre os vários que usam o Transifex nesse link. Se você não sabe nem por onde começar, dê uma chance nos do Open Technology Fund.” [referência: revista.espiritolivre.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/12/2013

LibreOffice 4.1.4

office

Enviado por Vitorio Furusho (furushoΘLibreOffice·org):

“A TDF liberou hoje, dia 18 de dezembro de 2013, LibreOffice 4.1.4, este é o quinto lançamento do ramo do LibreOffice 4.1.

É a quarta versão de correções do LibreOffice 4.1.x.

O LibreOffice é uma suite de escritório livre compatível com as principais suítes de escritório do mercado. Oferece todas as funções esperadas de uma suite profissional: editor de textos, planilha, apresentação, editor de desenhos e banco de dados.” [referência: softwarelivre.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/12/2013

DatabaseCast 40: Automação de tarefas

servidor

Enviado por Mauro Pichiliani (pichilianiΘgmail·com):

“Neste episódio do DatabaseCast, o podcast brasileiro sobre banco de dados, Mauro Pichiliani (@pichiliani) e Wagner Crivelini (@wcrivelini) automatizam suas tarefas com o convidado Larte Junior (@LaerteSQLDBA). Neste episódio você vai descobrir porque é importante automatizar uma tarefa, como monitorar servidores remotos, gerenciar scripts, confundir outros DBA com comandos de uma linha só, gerenciar centenas de servidores, elaborar testes que dependam da interface do usuário e cuidar do sonho da casa própria de muitas galinhas.” [referência: imasters.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/12/2013

Lançado Programa Livre Saber na TV Espírito Livre

video

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Mais um programa se junta à TV Espírito Livre. Desta vez é o Programa Livre, apresentado por Sandro Brasileiro que é especialista em tecnologias educacionais e professor da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Vitória/ES.

Assim como os outros programas da TV Espírito Livre, o Programa Livre Saber irá discutir sobre temas relacionados com educação e software livre, padrões abertos, Creative Commons, novas tecnologias aplicadas ao ensino, entre outros.

Os episódios estão hospedados no Youtube e também no Internet Archive.

Você também encontra todos os episódios dos programas lançados pela TV Espírito Livre em nosso site oficial.

Abaixo você confere o episódio de estreia do Programa Livre Saber.” [referência: revista.espiritolivre.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 19/12/2013

Leitor opina sobre interfaces de usuário em apps do Mac comparadas à sua visão sobre apps do desktop open source

opiniao, leitor

A generalização a partir de poucos exemplos pode prejudicar a conclusão, assim como a inclusão de um app open source multiplataforma como o Transmission na breve lista da categoria de "apps para Mac", mas eu concordo com o autor quanto a preferir operar interfaces cuja configuração default não expõe excesso1 de detalhes e opções.

Diferentemente do autor, entretanto, eu não diria que isso é algo que os apps open source tem a aprender dos apps feitos para Mac2, seguindo o título do artigo linkado – além da generalização excessiva, considero que os apps open source podem aprender com os melhores de suas categorias em qualquer plataforma, sem dúvida, mas a dinâmica do código aberto exige que para isso alguém insatisfeito com a interface atual esteja disposto a desenvolver sua evolução, e a possibilidade de que os desenvolvedores existentes adotem outro paradigma de interface é algo que eu sempre considero.

Dito tudo isso, não me parece difícil encontrar exemplos de aplicativos comuns no desktop open source que poderiam se beneficiar se usuários interessados como o autor se envolvessem em propor um redesenho de sua interface com o usuário.

Enviado por Irio Musskopf (iirineu+brlinuxΘgmail·com):

“Quando falamos de uma máquina desktop geralmente podemos assumir que ela faz uso de um dos três grandes sistemas operacionais. Eu, pelo acaso, comecei usando computadores com Windows. Neles, tudo segue o padrão “next next”, onde você sempre possui um utilitário que clicando em alguns botões pode concluir qualquer ação esperada de um usuário comum. O Linux (sem distiguir distruibuições), te dá o controle total sobre a máquina. Sob qualquer dificuldade, você pode abrir uma tela preta e ordenar comandos ao computador. Já com o Mac OS, você tem a união de ambos mundos: um “next next” com terminal Unix.

(...) No mundo do software livre em geral, os programas são desenvolvidos tendo como foco principal as suas funcionalidades. No entanto, apesar de […]” [referência: blog.iriomk.com]

 
  1.  Excesso é subjetivo, e eu o avalio em relação à operação que eu quero realizar – a que outro usuário quer realizar pode ser diferente, e ele avaliará de maneira diversa. Mas o contrário também vale: se o app tem opções "de menos" em sua interface e exige sair dela para dar comandos no Terminal ou editar um arquivo de configuração, ele também não acertou no grau de detalhamento – e isso é comum no Mac. Também já senti isso em interfaces de apps do desktop open source, claro.

  2.  Aliás, no Mac também existem interfaces elefantinas e bizantinas, como a do iTunes, com seus milhões de modos e sub-aplicativos.

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/12/2013

Como instalar a sessão do SteamOS no Ubuntu

distribuicoes

É possível ativar no Ubuntu, imediatamente no login. os componentes mais visíveis do recém-lançado beta do SteamOS: o seu compositor e o cliente Steam rodando em modo Big Picture. Para configurar essa opção no gerenciador de sessões do Ubuntu, basta instalar o cliente Steam e mais 2 pacotes, conforme as instruções do link a seguir.

Fique atento às observações sobre a sessão do SteamOS rodando no Ubuntu: o modo Big Picture pode não funcionar bem no seu hardware/sistema, a sessão não funciona se houver mais de 1 monitor plugado ao sistema, e para ser criada a opção "Retornar ao desktop" é necessário usar uma configuração no menu do próprio Steam – mas não funcionou para o autor nas versões 14.04 e 13.10 do Ubuntu, só na 12.10. (via www.webupd8.org - “Install The SteamOS Session In Ubuntu ~ Web Upd8: Ubuntu / Linux blog”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/12/2013

Administre o WordPress pela linha de comando com o WP-CLI

O WP-CLI é uma interface via linha de comando para administrar o WordPress, com suporte a operações como atualizar plugins, instalação e atualização do WordPress (inclusive multisite) e muito mais, sem usar o navegador web, e com suporte até mesmo a completamento automático pelo Bash.

O link a seguir é de um artigo com exemplos introdutórios, explicando funcionalidades como o comando wp plugin update --all, que atualiza todos os plugins de uma só vez.

Minha dica extra: antes de experimentar com interfaces de administração em um blog que já esteja no ar, faça e teste um bom backup. (via www.openlogic.com - “Administer WordPress like a pro with WP-CLI”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/12/2013

Debian 8 incorpora o kernel do FreeBSD 10.0

distribuicoes

Embora o seu default continue sendo o kernel do FreeBSD 9.2.0, o kernel do FreeBSD 10 (atualmente em versão RC) já foi incorporado ao Debian 8.0 "Jessie", e está empacotado ("kfreebsd-image-10.0-0-amd64") e disponível para quem usar as versões de desenvolvimento do Debian GNU/kFreeBSD. O Phoronix comparou o desempenho em relação ao Debian 7.2 e ao Debian 8.0 com o o kernel do FreeBSD 9.2.0, que continua sendo o default – veja os resultados no link a seguir. (via www.phoronix.com - “[Phoronix] FreeBSD 10.0 Kernel Comes To Debian”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/12/2013