Usando o modo de escultura do Blender para modelar músculos faciais

gente-que-faz

Enviado por Cícero Moraes (cogitas3dΘgmail·com):

“Como usar a comodidade da modelagem digital sem deixar de lado o conhecimento de escultura clássica?

Nesse post abordo essa questão e procuro mostrar que é possível fazer um trabalho rápido e ao mesmo tempo intuitivo e divertido ao lançar mão do modo de escultura do Blender, para executar as primeiras etapas de uma reconstrução facial forense.

Segue o link: [ciceromoraes.com.br/…]

Boa leitura!” [referência: ciceromoraes.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 27/12/2013

Extensão USB com fonte para Raspberry Pi

pos-pc

Enviado por Everpi (everpiΘtsar·in):

“Muitos já devem ter se deparado com o fato de que, nem tudo pode ser ligado diretamente nas portas USB do Raspberry Pi, isso se deve a principalmente no caso da revisão 1.0 da placa, ao limite de corrente nas portas. As primeiras placas modelo B rev1 por exemplo, contam com um polyfuse para cada porta USB, eles são como fusíveis porém resetáveis sem intervenção humana. Oficialmente cada porta USB do Raspberry Pi Model B rev1 tem um limite de 100mA por porta.” [referência: everpi.tsar.in]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 27/12/2013

Como gravar um vídeo de uma sessão do terminal Linux usando o Showterm

servidor

Enviado por Ricardo Ferreira Costa (linuxdescomplicadoΘgmail·com):

“O Showterm permite você gravar um vídeo de uma sequência de comandos no terminal. Ele grava a sessão atual e submete para o servidor showterm.io; posteriormente é gerada uma URL para compartilhar o vídeo.” [referência: linuxdescomplicado.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 27/12/2013

Animação 2D: contribua com o Synfig em janeiro e defina as prioridades do projeto

falha

Enviado por Anderson Prado (AndeOn) (andeonbr-mailΘyahoo·com·br):

“Konstantin Dmitriev criou uma campanha para arrecadação de fundos para o projeto Synfig Studio software de animação 2D.

Nela você pode influenciar diretamente o desenvolvimento do Synfig escolhendo a prioridade conforme a lista fornecida. A implementação de Bones, janela única, foi obtida graças a campanha anteriores.

Faltam muito poucos dias para finalizar a campanha. Gostaria de contribuir mas não pode? Lembre-se que você pode ajudar o projeto de outras formas: envio de código, relato de bugs, tradução, criação de tutorial, divulgação etc.” [referência: indiegogo.com]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 27/12/2013

Ree social Diáspora convida interessados em participar

servidor

Enviado por Anahuac de Paula Gil (anahuacΘanahuac·eu):

“Entrou em atividade o primeiro POD da rede social federada Diáspora!

Diáspora é uma rede social livre, segura, privada e federada. Trata-se de um ambiente similar ao Facebook, mas feito em Software Livre e que não pertence a uma empresa ou entidade. A rede é composta de servidores espalhados pelo Mundo, de forma descentralizada.

Essa federalização é que lhe trás características únicas, como respeito a privacidade, garantia dos direitos humanos, em especial a liberdade de expressão e claro, impossibilita o tratamento analítico dos perfis dos usuários.

Com um visual moderno, leve e rápido, o Diáspora é apontado com a nova tendência de quem quer se relacionar com segurança e privacidade.

Crie sua conta e venha fazer parte da sua nova rede social: [diasporabr.com.br/…]

Você está prestes a mudar a Internet. Vamos começar?” [referência: diasporabr.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 27/12/2013

OpenBSD busca por fundos para pagar eletricidade

comunidade

Enviado por Nicolas Wildner (nicolasgauchoΘgmail·com):

“Na lista de discussão openbsd-misc, o "ditador benevolente" Theo de Raadt faz um segundo apelo para a doações de dinheiro, ou ajuda nos pagamentos das contas de luz dos servidores do projeto.

Por razões inerentes ao projeto, tais servidores não podem ser colocados em lugares que forneçam energia gratuita, e Theo pede então para que pessoas e empresas canadenses ou com jurisdição para atuar no país, que estejam dispostas a assumir as contas de energia elétrica do projeto façam contato

De acordo com o líder se menos dinheiro "da caixinha" for investido em energia elétrica, pode ser melhor encaminhado para outras áreas do projeto, e do jeito que as contas estão a situação pode se tornar insustentável.” [referência: marc.info]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 27/12/2013

Metade dos melhores games de 2013 da lista do Kotaku BR estão disponíveis para Linux

instalar, jogos

Enviado por bruno (brunomandalorianoΘgmail·com):

“Dota 2, Gone Home e Shadowrun Returns, são 3 dos 6 games eleitos pelo Kotaku br como os favoritos de 2013 do blog, todos disponíveis para Linux pela Steam, sendo que GH e SR também estão disponíveis para serem baixados com instaladores DRM free, nunca pensei que veria uma lista mainstream de final de ano com tantos jogos nativos para Linux, olhando outras listas de tops 2013 é bem comum encontrar pelo menos 1 desses 3 títulos.” [referência: kotaku.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 27/12/2013

Gravação Hangout Entrevista: Novidades do Fedora 20

instalar, distribuicoes, video

Enviado por Jackson Laskoski (jacksonlaskoskiΘgmail·com):

“Aproveitando a ocasião do lançamento do Fedora 20, o Sys Squad promoveu na tarde do dia 19 um “Hangout Entrevista”, cuja gravação você pode acompanhar no vídeo acima, com o Marcelo Barbosa para falar um pouco sobre o que os usuários do Fedora Linux 20 podem esperar da distribuição. O Marcelo é um dos principais empacotadores mundiais do Fedora, responsável por projetos importantes dentro da distribuição (como é o caso do Node.JS, Ovirt e arquitetura ARM) e embaixador Fedora há muitos anos no Brasil.

Se você quer saber mais sobre os novos recursos do Fedora 20, antes de fazer o upgrade ou instalar a distro pela primeira vez, tais como: LLVMpipe, Fedora Cloud, FreeIPA, suporte a arquitetura ARM, SSSD, virtualização, Systemd, BlueZ, Hadoop e muito mais, não deixe de assistir o vídeo acima.” [referência: sys-squad.tumblr.com]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 27/12/2013

Curso on-line Formação Linux - 30 horas

patrocinador, evento

Enviado por Bruna Goulart (treinamentoΘlinuxsolutions·com·br):

“Curso Formação Linux On Line - 30 horas De 13/01/2014 à 31/01/2014 Horário: Das 19h às 21h Valor: R$ 540,00 em até 12 X SEM JUROS no cartão de crédito Inscrições: [escolalinux.com.br/…]

Maiores informações: treinamento@linuxsolutions.com.br” [referência: ]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 27/12/2013

Análise de performance pela linha de comando com o sysstat

Enviado por Fernando Mariano (blogΘmariano·eng·br):

“O htop, iotop, top e atop são úteis para a monitoração de performance em tempo de execução por linha de comando. Conheça o sysstat para analisar o passado.” [referência: mariano.eng.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 27/12/2013

Enchentes - Doações para o estado do ES

comunidade

Leia também: ES cria contas para depósito de doações às vítimas das chuvas - Folha Vitória.

Enviado por Albino Biasutti Neto :

“O estado do Espírito Santo está passando por situação de emergência devido uma maior quantidade de chuva que vem ocorrendo por aqui.

DOE: - SAL - FARINHA - AÇÚCAR - ÁGUA POTÁVEL - bastante - ROUPAS - ARROZ - FEIJÃO - MACARRÃO - Tudo que for possível.

LOCAL: Ginásio Poliesportivo Presidente João Goulart (Tartarugão). Av. Perimetral, Coqueiral de Itaparica

Tel: (27) 3389-8901” []

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 27/12/2013

Iniciando no PHP de forma fácil

Enviado por Vinícius Muniz (vmunizmΘgmail·com):

“Olá, Escrevi um artigo sobre, mostrando como iniciar, foi apenas o primeiro de muitos que ainda vão vir.

http://viniciusmuniz.com/iniciando-php-forma-facil/” [referência: viniciusmuniz.com]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 27/12/2013

Gluglug: FSF certifica um laptop pela 1ª vez, e é um refurbished de um Lenovo de 2006

7-anos-atras

Quem faz suas escolhas de aparatos tecnológicos a partir das recomendações da Free Software Foundation já pode incluir na lista de compras o Gluglug X60, primeiro laptop a receber da FSF a certificação "Respects your Freedom", porque ele sai do fornecedor com o Coreboot onde usualmente estaria um BIOS proprietário, com o Trisquel1 como sistema operacional default, e com os demais requisitos da organização.

O bom doutor Richard Stallman comentou oficialmente: "Finalmente existe um laptop free software que respeita a sua liberdade como sai da loja".

A imagem acima vem do site oficial do produto.

O Phoronix analisou os dados disponíveis sobre o Gluglug X60 (que oficialmente é um Lenovo Thinkpad X60 recondicionado para revenda), e detalhou as especificações, que eram bastante atuais em 2006: 60GB de HD e 1GB de RAM, podendo opcionalmente chegar até a 120GB de HD e 3GB de RAM.

A CPU não é mencionada no material sobre o Gluglug, mas o Thinkpad X60 vinha com Intel Core Duo, Intel Core Solo ou Intel Core 2 Duo, com chips da geração Intel Yonah ou Merom, e GPU GMA 950.

O Gluglug X60 standard é vendido a £198, cerca de US$ 325. (via www.phoronix.com - “[Phoronix] Free Software Foundation Endorses Its First Laptop”)

 
  1.  O Trisquel é uma distribuição baseada no Ubuntu, mas removendo todos os bytes que a FSF não considera livres.

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 20/12/2013

Inaugurado em Salvador segundo laboratório do projeto Ginga

2013

Via computerworld.uol.com.br:

Foi inaugurado ontem (18/12), em Salvador, mais um laboratório do projeto Ginga BR.Labs.  O novo centro tecnológico está localizado no Parque Tecnológico da Bahia. 

A iniciativa faz parte do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento do Padrão Nacional de Interatividade da Televisão Digital Brasileira (Ginga Brasil), do Ministério das Comunicações (MiniCom), que tem o objetivo de incentivar a produção e a difusão dos aplicativos interativos para a TV digital.

O centro recém inaugurado irá testar conteúdos e aplicações para a TV digital pública brasileira e o Ginga - LabTVDi em TVs universitárias digitais. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, tecnologia e Inovação (MCTI), é responsável pela criação e difusão de aplicativos de interatividade.

A unidade inaugurada em Salvador é o segundo centro do Ginga BR.Labs. A primeira instituição contemplada foi a Fundação Universidade de Tocantins (Unitins), em Palmas. No total, 10 emissoras públicas, selecionadas por meio de edital, receberão o laboratório no mesmo modelo. 

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 20/12/2013

Curso de Elastix em Curitiba - 15 a 17/01/14

instalar, evento, curso

Enviado por Alberto Mitsuo Sato (amsatoΘinnovus·com·br):

“O curso é dirigido a profissionais que desejam adquirir em pouco tempo, conhecimento sobre a instalação, configuração e administração do Elastix, um dos produtos que está revolucionando as comunicações via Internet, utilizando os sistemas PBX IP baseados no Asterisk. O curso é no formato hands on, onde os alunos configuram 2 centrais Elastix com todas as funcionalidades e depois fazem a interligação.

Cursos programados: Elastix - 22 a 24/01 São Paulo; Telefonia IP com Asterisk - 28 a 30/01 Online; Telefonia IP com Asterisk/Elastix - 03 a 07/02 Aracaju; Elastix - 12 a 14/02 Recife; Certificação Elastix 101 - 19 e 20/02 São Paulo e Elastix - 25 a 27/02 Online. Contatos treinamentos@innovus.com.br.” [referência: elastixbrasil.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 20/12/2013