O que mudou com a revisão da norma ISO 27002:2005 para a versão 2013

evento

Enviado por Diogo Fontoura (diogo·fontouraΘpmgeducation·com·br):

“Estando alinhada mais ainda com a cultura do ciclo do PDCA, as mudanças na norma ISO27002:2013 vão desde o aumento do número de seções e eliminação no número de controles à mudança de terminologias e estruturas de seções refletindo a evolução de práticas de gestão e governança de segurança da informação nos últimos oito anos.

Nesta palestra serão demonstradas as principais mudanças da norma 2005 para a 2013 e as diferenças relevantes. Palestrante - Adriano Martins Antonio. CEO da PMG eDucation (www.pmgeducation.com.br). Consultor e especialista com 18 anos de experiência em Implementação de Governança da TI, BSC, PDI.” [referência: exinbrasil.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/02/2014

Inkscape, um editor profissional de gráficos vetoriais

comunidade

Enviado por Paulo Giovanni (paulusiohannesΘgmail·com):

“Hoje quero falar para vocês de um excelente programa de desenhos vetoriais, o Inkscape. Para quem não sabe do que se trata esse programa, ele é um editor de desenhos vetoriais.

Os desenhos vetoriais tem grandes vantagens sobre os demais por permitir que as imagens sejam redimensionadas sem perda de qualidade. Atualmente há até mesmo escolas para o ensino de trabalho profissional utilizando essa ferramenta livre. Há uma grande comunidade brasileira do Inkscape que pode ser encontrada em: [wiki.softwarelivre.org/…] que disponibiliza também tutoriais e informações.” [referência: universolinux.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/02/2014

Curso de Administração de Sistemas Linux – Teoria e Prática

instalar, distribuicoes, curso

Enviado por Alexandro Silva (alexoslabsΘgmail·com):

“O curso de Administração de Sistemas Linux – Teoria e Prática – tem como objetivo apresentar os conceitos básicos para administração de sistemas Linux com práticas que vão desde a sua instalação até a execução de tarefas diárias como criação de contas, atualização, gerenciamento de serviços, compilação programas, dentre outros serviços.

O curso é dividido em tópicos (15 módulos), todos compostos de videoaulas, apostilas de exercícios totalmente práticos e material de acompanhamento. Você pode estudar os módulos no momento em que desejar e tirar dúvidas através de e-mail ou fórum.

EMENTA: Ambiente Linux (Sistema Operacional), conceitos básicos, execução de comandos, sistema de arquivos, permissões, gerenciamento de pacote Debian, automação de tarefas.” [referência: aprendavirtual.com]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/02/2014

Como instalar o VMware Player 6.0.1 no Ubuntu e derivados

instalar, distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Para quem precisa virtualizar algum sistema operacional no Linux e por algum motivo não pode usar o VirtualBox, o VMware Player é uma boa saída. Se esse é o seu caso, veja abaixo como instalar o programa no Ubuntu e seus derivados.

O VMware Player também é uma ótima opção para quem precisa usar máquinas virtuais VMware e não tem como comprar os produtos da marca. Ele é um programa gratuito que permite rodar várias máquinas virtuais simultaneamente. O programa recentemente foi atualizado para a versão 6.0.1, trazendo uma série de melhorias.” [referência: edivaldobrito.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/02/2014

Como instalar o Chromium pelo canal Beta ou Dev no Ubuntu e derivados

instalar, distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Se você é um usuário do navegador do Google e gosta de emoções fortes, experimente instalar o Chromium a partir dos canais Beta ou Dev.

Saikrishna Arcot mantém dois repositórios PPA do Chromium: um para o canal Beta e outro para o canal Dev do Chromium, e ambos são atualizados regularmente para todas as versões do Ubuntu que são suportadas pelo projeto.

No entanto, há uma desvantagem de usar essas PPA´s: as versões do Chromium disponibilizadas neles não incluem as APIs do Google, o que significa que algumas características como a sincronização do navegador (Sync), não funcionarão por padrão. Outra coisa que você deve notar é que usar essas PPA´s, a instalação atual do Chromium será substituída por uma do PPA, ou seja, você não pode instalar o Chromium Estável, Beta ou Dev ao mesmo tempo.” [referência: edivaldobrito.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/02/2014

Com o fim do Windows XP, China pode mudar para Ubuntu

portugal, distribuicoes

Enviado por Cláudio Novais (ubuntuedΘgmail·com):

“No meio de tanta turbulência no mundo Ubuntu, eis que há uma série de notícias internacionais que dão destaque à aposta da Canonical na China.

Os números estão do lado da Canonical: o projeto Ubuntu Kylin está em franco crescimento, é desenvolvido pelo Ministério da Indústria Chinês e com a negação da Microsoft para estender o suporte do Windows XP pedido pela China, traça o caminho do Ubuntu para o estrelato nesse país.

Será que em breve teremos um sabor do Ubuntu com mais utilizadores que o próprio Ubuntu?” [referência: ubuntued.info]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/02/2014

LibreOffice Conference 2014 em Berna, Suíça, de 2 a 5 Setembro

office

Enviado por Eliane Domingos de Sousa (elianedomingosΘdocumentfoundation·org):

“A Document Foundation anuncia que a LibreOffice Conference 2014 será organizada em conjunto pela Swiss Open Systems User Group (CH Open, [ch-open.ch)/…] e o Centro de Pesquisa para Sustentabilidade Digital do Instituto de Sistemas de Informação da Universidade de Berna (http://www.iwi.unibe.ch/content/index_eng.html), e será sediado na Universidade de Berna, de 3 a 5 de Setembro de 2014.” [referência: blog.pt-br.libreoffice.org]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/02/2014

HowTo Online: LPIC1+LPIC2 e Nagios no mesmo pacote

patrocinador, evento

Enviado por Bruno Odon (admΘbrunoodon·com·br):

“Até o fim de fevereiro, o HowTo Online está com o pacote LPIC1+LPIC2+Nagios em promoção. O valor é muito especial e as condições melhores ainda. O treinamento é 100% online. Os interessados devem entrar em contato com adm@brunoodon.com.br .” [referência: brunoodon.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/02/2014

Document Freedom Day 2014 - Rio de Janeiro - SINDPD-RJ

office, evento, comunidade

Enviado por Eliane Domingos de Sousa (elianedomingosΘlibreoffice·org):

“O SINDPD-RJ e a Comunidade LibreOffice Brasil convidam você a participar do evento Document Freedom Day, a ser realizado no dia 26 de março de 2014, de 16:00 h às 20:00 h, na Av. Presidente Vargas, 502 - 12o. andar - Auditório - Centro - RJ. Participe do dia da liberdade dos documentos e entenda a importância da interoperabilidade e formatos abertos. ENTRADA FRANCA!!! Inscrições: [documentfreedom.org.br/…]” [referência: documentfreedom.org.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/02/2014

Curso Shell Script no RJ com Julio Neves

Enviado por Eliane Domingos de Sousa (contatoΘedx·srv·br):

“Inscrições abertas para o Curso Shell Script no Rio de Janeiro com o instrutor Julio Neves. Precisando automatizar toda a produção. Inscrições: [edx.srv.br/…]” [referência: edx.srv.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/02/2014

Aberta a chamada de trabalhos para o FLISOL 2014 em São Carlos-SP

evento, comunidade

Enviado por FLISOL São Carlos (flisolsaocarlosΘyahoo·com·br):

“O FLISOL (Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre) é um evento totalmente gratuito e organizado pela comunidade de forma descentralizada. Ele acontece em diversas cidades do Brasil e países da América Latina desde 2005 e seu principal objetivo é promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, seu alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral.

Em São Carlos-SP, que participará pela 6ª vez do FLISOL, o evento será realizado no dia 26 de abril no SESC. Ficou interessado em apresentar voluntariamente algum tema (palestra/minicurso) relacionado a Software Livre (Open Source), seja este técnico, um caso de sucesso ou mesmo relacionado a temas sociais no FLISOL 2014 em São Carlos-SP? Então preencha o formulário até 30/03/2014 com seus dados e sua proposta de palestra ou minicurso para que a levemos para avaliação da comissão organizadora.

Submeta seu trabalho para o FLISOL 2014 em São Carlos - SP: [docs.google.com/…]” [referência: softwarelivre.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/02/2014

Opinião do Leitor: Sobre a Liberdade de Software e a Facilidade de Uso

Enviado por Abdré Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com):

“Meu último artigo, o qual foi publicado no BR-Linux, teve uma grande repercussão, sendo inclusive citado e republicado em vários sites especializados em informática e em software livre. Se, por um lado consegui fomentar uma discussão acerca de um ponto controverso – a liberdade de software – por outro entristecem-me os fatos de que o nível dos comentários em sites ditos especializados, serem tão baixos, e de a verdadeira – e mais importante – mensagem daquele texto não ter sido compreendida. Nesse outro texto, discuto o paradigma Liberdade de software vs. Facilidade de uso, bem como outros pontos negativos da ubuntuzação do software livre.” [referência: andremachado.org]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 18/02/2014

Plan 9: sistema operacional sucessor do Unix agora está disponível sob a GPL

berkeley, plan9

Os laboratórios Bell, onde fora inventado o Unix na década anterior, adotaram o Plan 9 como seu sucessor para pesquisas na área de sistemas operacionais a partir dos anos 80 (e até a virada do século).

Tendo nascido com a participação direta e apoio de vários dos luminares iniciais do Unix (incluindo Ken Thompson, Dennis Ritchie e Rob Pike), o Plan 9 herdou uma série das suas características, e explorou uma série de variações, incluindo o protocolo 9P (para acessar recursos locais e remotos sempre na forma de arquivos), a ampliação da ideia de representar tudo na forma de arquivos (todas as interfaces, até mesmo as de comunicação com o usuário e com a rede, existem diretamente no filesystem), as interfaces por meio do /proc, a possibilidade de combinar filesystems (montagem tipo union) e o suporte nativo ao unicode no sistema como um todo ➡ note que vários dos recursos acabaram chegando ao Unix moderno.

Algumas distribuições e derivados do Plan 9 (incluindo o relativamente popular – no seu nicho – Inferno) já haviam sido lançadas como código aberto em décadas passadas, mas agora a Alcatel-Lucent ("herdeira" dos Bell Labs) autorizou a disponibilização sob a GPLv2 de todos os seus arquivos, o que possivelmente significará vários finais de semana divertidos e vários novos ramos de pesquisa e adaptação para bastante gente do ramo. (via www.osnews.com - “Plan 9 released under GPL v2”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 17/02/2014

Conselho Comunitário concorda: Mint terá que licenciar com a Canonical se quiser continuar distribuindo os pacotes do Ubuntu

mercado, distribuicoes

Quando surgiram informações no ano passado de que os desenvolvedores do Mint tinham sido contatados pela Canonical a respeito de "precisar de uma licença para usar os pacotes binários deles" eu achei que era algum mal entendido e resisti a publicar, mas agora ficou claro que era isso mesmo: a Canonical quer que o Mint e outros produtos derivados adiram a um termo de licenciamento para continuar a distribuir os pacotes binários que vêm dos repositórios do Ubuntu.

A confirmação vem deste pronunciamento do Conselho Comunitário do Ubuntu, que analisou a matéria ao longo de cerca de 2 meses e concluiu que a Canonical está certa em usar marcas registradas e copyrights para "salvaguardar as reputações" do Ubuntu e da empresa.

O texto do Conselho não esclarece quais marcas, copyrights, quais os termos de licenciamento, o que exatamente faz o Mint precisar deles e, ao tratar especificamente a questão do Mint, não esclarece se a mesma demanda se explica ao meu vizinho que está criando o Katy Perry Linux a partir dos pacotes do Ubuntu 13.10 e de um wallpaper que ele baixou.

Os membros do Conselho não mencionam os itens acima, mas prosseguem: acreditam que não há má vontade da Canonical ou da comunidade Ubuntu para com o Mint, e até mesmo que... essa licença vai ajudar a garantir que o Mint continue com seu trabalho, no qual o Conselho espera vê-lo ser bem-sucedido.

E eles não param por aí: declaram sentir que a Canonical está fazendo um esforço honesto e razoável para equilibrar as demandas da comunidade.

E eles fecham com chave feita do mesmo material que o restante do comunicado: lembrando as pessoas da importância de trabalhar de maneira colaborativa e alertando-as para não caírem em controvérsias. (via fridge.ubuntu.com - “Community Council Statement on Canonical Package Licensing”)

Um alento: em paralelo, os distribuidores do Kubuntu esclareceram que os pacotes deles continuam a não exigir termos de licenciamento no modelo mencionado pelo Conselho Comunitário do Ubuntu.

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 17/02/2014

Shuttleworth aceita a derrota, apóia systemd como init do Debian, define condição para tê-lo como default também no Ubuntu

distribuicoes

Desta vez o ditador benevolente perpétuo do Ubuntu optou por um caminho de menor atrito com a tecnologia alternativa à sua preferida – talvez a situação que o levou a pedir desculpas após a generalização ofensiva que lançou aos detratores do Mir no ano passado tenha feito ele aprender alguma lição.

Vamos ao caso atual: Na quinta-feira soubemos que, após longa análise de seu comitê técnico, o Debian tinha optado pelo systemd – e não pelo Upstart, da Canonical – como seu novo init, e isso apesar de a Canonical ser a empresa com mais empregados participando do comitê técnico do Debian.

Na ocasião comentamos que a escolha do Debian (que é a mesma de distribuições como Fedora, openSUSE, Mageia, Gentoo, Arch e Red Hat Enterprise Linux) deixava o Ubuntu um pouco mais isolado como a única entre as distribuições mais populares a usar o Upstart como init.

Mas, se o Debian fizer sua transição direitinho, esse isolamento do Ubuntu não deve durar: Shuttleworth postou em seu blog concedendo a vitória ao systemd, afirmando que vai pedir aos membros da comunidade Ubuntu que ajudem a inserir o systemd no Debian e no próprio Ubuntu.

Ele também disse acreditar que a diretoria técnica do Ubuntu irá querer adotar o systemd como init default da distribuição assim que este alcance uma qualidade compatível com a atualmente oferecida pelo upstart. Ele não mencionou prazos, mas disse não ter dúvida de que vai levar tempo para o systemd alcançar a estabilidade e cobertura que hoje o upstart oferece ao Ubuntu 14.04 LTS. (via www.markshuttleworth.com - “Mark Shuttleworth » Blog Archive » Losing graciously”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 17/02/2014