Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Workshop de Segurança da Informação (Expresso V3) terá transmissão ao vivo

Tags: evento, comunidade

Enviado por André Felipe Machado (afmachado1963Θgmail·com):

“Começa dia 28, das 9h às 17h30, na Escola de Administração Fazendária (Esaf), o Workshop de Segurança da Informação do Expresso V3.

Expresso V3 é o sistema de groupware livre escolhido para uso no governo federal após as denúncias de espionagem.

O evento promovido pelo Serpro, em parceria, com a Rede Nacional de Segurança da Informação e Criptografia e a Comissão Especial em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (CESeg) tem como objetivo criar uma comunidade para propor melhorias de segurança no correio Expresso V3.

O Serviço Assiste - Video Streaming Livre do Serpro fará a transmissão ao vivo das atividades realizadas no auditório.

Para acompanhar o evento, acesse o endereço: [assiste.serpro.gov.br/…]

Os dias 28 e 30 serão transmitidos.

Saiba mais detalhes do evento [softwarelivre.gov.br/…]

Participe da Comunidade Expresso V3: [comunidadeexpresso.serpro.gov.br/…]” [referência: softwarelivre.gov.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Usuário compara provedores de hospedagem e apresenta os dados que coletou

Tags: distribuicoes, banco-de-dados, servidor

Enviado por Fernando Mariano (blogΘmariano·eng·br):

“A Amazon EC2 não oferece a melhor VPS do mercado em termos de performance. Com a migração de uma aplicação que roda em um Ubuntu 12.04 LTS para a Digital Ocean foi possível obter ganhos no tempo de resposta ao Googlebot e do servidor de aproximadamente 75%.

No artigo também é possível ver um comparativo entre Amazon EC2, Rasckspace, Google Compute Engine e Digital Ocean com testes de benchmark de CPU, memória, disco e a execução de um banco de dados MySQL. Além de resultado obtidos com a suíte UnixBench.” [referência: mariano.eng.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Montagem automática de partições NTFS na inicialização do Ubuntu

Tags: distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Se você quer que as informações de todos os seus discos, mesmos os formatados em NTFS, apareçam na busca do Dash, veja como ajustar o Ubuntu para fazer a montagem automática de partições NTFS na inicialização. Em circunstâncias normais, o estado desmontado de drives/partições NTFS não faz muita diferença para o usuário final. Um simples clique duplo irá montar e abrir as unidades. Mas com o advento do Unity e do Dash, o assunto ganhou uma nova dimensão. Arquivos usados ​​recentemente (e aplicativos) aparecem com destaque e sem a auto montagem de todos os discos e partições, o conteúdo que está em discos formatados em NTFS, ficam de fora, ou seja, montagem automática de partições na inicialização tem seus benefícios, especialmente no contexto do ambiente Unity.” [referência: edivaldobrito.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Curso On Line Iptables e Squid em fevereiro

Tags: patrocinador, evento, curso

Enviado por Bruna Goulart (treinamentoΘlinuxsolutions·com·br):

“De 05/02/14 à 12/02/14 Horário: Das 19h às 21h Valor: R$ 360,00 em até 12 X SEM JUROS no cartão de crédito, via PagSeguro

O curso proverá ao aluno conhecimento para que o mesmo possa desenvolver sistemas de proteção para redes não importando o porte da mesma.

Público Alvo: Administradores de Sistemas, Estudantes, Analistas de Rede e interessados em geral que desejam aprender como trabalhar com Firewall e Proxy no Linux.

Inscrições: [escolalinux.com.br/…]” [referência: ]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Ele não gostou: Dr. Stallman chama o compilador livre LLVM de "terrível revés" para a comunidade dele

Tags: mas-eh-livre

Quando eu deixei de ser membro da FSF, uma das razões era meu desconforto ao sentir que determinadas atitudes eram mais voltadas a atacar o software proprietário do que a ampliar a utilidade ou a aplicabilidade dos softwares livres. Isso deve fazer sentido sob o ponto de vista de seus proponentes, mas não ressoava bem a partir do meu próprio ponto de vista, na ocasião.

Isso fica evidenciado, para mim, na recente resposta de Richard Stallman a uma sugestão de que o GCC passasse a incluir alguns recursos adicionais que vêm atraindo atenção para o compilador LLVM/Clang.

O LLVM é disponibilizado sob uma licença de software livre compatível com a GPL, agrada desenvolvedores por uma série de características incluindo consistência interna e mesagens de erro mais claras que as do GCC e, apesar de ser um projeto recente, já está se aproximando do desempenho do GCC em tempo de execução (em tempo de compilação já o superou para vários casos de uso).

O recentemente lançado FreeBSD 10 é compilado com o LLVM por default, e o LLVM vem se aproximando cada vez mais de estar apto a compilar, sem necessidade de patches, o kernel Linux e os programas que fazem parte de uma distribuição típica.

Entre os motivos que o bom Doutor lança na sua curta mensagem contrária ao LLVM estão o fato de ele receber apoio da Apple, mas vale lembrar que no início da existência do projeto, o seu coordenador (então um funcionário da Apple) ofereceu todo o seu código – que aí seria relicenciado sob a versão corrente da própria GPL – aos desenvolvedores do GCC para inclusão, mas estes recusaram por uma série de razões técnicas e de conveniência (era em C++ e eles preferiam código em C, por exemplo).

O código recusado acabou virando um projeto livre que agora tem características que usuários do GCC solicitam que sejam incluídas também nele1, e coube ao bom Doutor explicar por que não irá fazê-lo.

Sugiro que você leia a mensagem do bom doutor, porque ele não me autoriza a traduzir o que ele escreve (eu já pedi). Mas espero que ele não se incomode muito por eu ter traduzido o parágrafo abaixo, tão literalmente quanto consigo:

“O GCC ser substituído por outro compilador tecnicamente superior que defendesse a liberdade igualmente bem me causaria algum sentimento pessoal de perda, mas eu me regozijaria pelo avanço da comunidade. A existência do LLVM é um terrível revés para a nossa comunidade precisamente porque ele não está sob copyleft e pode ser usado para compiladores não-livres – de tal forma que toda contribuição para o LLVM diretamente ajuda o software proprietário tanto quanto nos ajuda.”

Bem menos literalmente, preparei uma síntese do que me chama a atenção negativamente no ponto de vista expresso pelo bom doutor sobre as ferramentas em questão (LLVM e GCC):

  • Segundo o bom doutor, os desenvolvedores do LLVM não adotam no seu produto as mesmas “inconveniências” que os desenvolvedores do GCC escolheram adotar para defender a liberdade, porque não compartilham das mesmas metas e valores que eles.
  • O bom Doutor acredita que o fato de haver produtos não-livres que aproveitam o LLVM prova que ele está certo e que o perigo é real.
  • Para ele, o fato de o LLVM ser código livre não basta: na sua visão, o único código que ajuda a ele e a seus companheiros mas não aos seus adversários2 é o que estiver sob licenças livres com copyleft (que oferecem liberdade fazendo a exigência de reciprocidade).
  • Ele aproveita para usar palavras negativas para caracterizar as licenças livres que não incluem cláusulas de exigência de reciprocidade, e para convidar quem estiver desenvolvendo plugins para o LLVM a fazê-lo sob o licenciamento que ele prefere.

A situação de defender a manutenção da existência de inconveniências intencionais e recusar incluir recursos úteis na prática em um software porque se pensa antes em evitar compartilhar uma vantagem com seus adversários do que a disponibilizá-la à sua própria comunidade seria a perfeita síntese do que expus no meu parágrafo de abertura: deve fazer sentido a quem adota determinada bandeira, mas não é a minha. (via lwn.net - “Stallman on GCC, LLVM, and copyleft [LWN.net]”)

 
  1.  Eric Raymond sintetizou a situação estratégica que isso gera: as ferramentas livres são a melhor arma a favor de objetivos como promover a liberdade e abertura, erodir o controle proprietário, prevenir que empresas possam nos prender a suítes de desenvolvimento proprietárias; mas quando a FSF se recusa a incluir nessas ferramentas recursos que estão disponíveis em outras ferramentas também livres e que não são usadas para as mesmas finalidades políticas dela, ela não está avançando em busca do seu objetivo.

  2.  Essa questão do "mas não aos adversários" remete de volta ao que abordei no primeiro parágrafo.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Exército dos EUA encomenda meia dúzia de rifles rodando Linux

Tags: armamento

Aquele AR-15 de 10.000 dólares que noticiamos no início do ano, no qual o atirador pode marcar um alvo no display e aí passa a ser ajudado, pelo sistema (rodando sobre Linux), a posicionar o rifle de acordo com a distância, trajetória e outros fatores que influenciam a mira de forma a garantir o tiro certeiro, não demorou a atrair o interesse do exército norte-americano.

Mas não foi uma aquisição em massa, mas sim uma encomenda de 6 unidades, para conhecer melhor a aplicabilidade da ferramenta ao seu ramo de atividade. (via www.itworld.com - “Rifles powered by Linux purchased by US Army | ITworld”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Mozilla quer (muita) ajuda da comunidade para lançar o anunciado Firefox OS para tablets

Tags: pos-pc

No início do ano, durante a CES, a imprensa publicou manchetes sobre os planos anunciados por representantes da Mozilla relacionados a levar o Firefox OS além dos celulares.

Uma parte disso pretende ser alcançada com a parceria Mozilla-Panasonic para lançar TVs rodando o sistema, e para o que diz respeito aos tablets, a Mozilla não anunciou nenhum parceiro corporativo, e conta com a ajuda da comunidade (ou de "VOCÊ!", como diz a mensagem oficial).

Segundo a nota publicada, eles precisam de quase todos os papeis de desenvolvimento de software: testadores, analistas para comparar com as outras alternativas do mercado, interessados em classificar os bugs, tradutores, gestores de desenvolvimento, projetistas, designers e, claro, programadores.

Interessados devem aguardar instruções. (via ostatic.com - “Mozilla Calls for Help in Delivering Firefox OS Tablets”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

OnePlus diz que vai lançar smartphone com CyanogenMod até junho

Tags: pos-pc

Via idgnow.com.br:

A OnePlus, fabricante startup que se uniu com a desenvolvedora Cyanogen no ano passado, anunciou em seu perfil no Google+ que vai lançar seu primeiro smartphone em algum momento do próximo trimestre.

A estratégia principal da OnePLus é ajudar a distribuir o CyanogenMod, a versão modificada que a Cyanogen fez do Android e que ela promete ser melhor do que o sistema que você está usando agora – caso tenha um aparelho Android, é claro. O plano é ajudar a empresa a aumentar sua participação no mercado mundial e tornar conhecida essa versão bem alterada do Android. Atualmente, o Oppo N1 é o único telefone que traz o CyanogenMod direto da caixa.

A ideia inicial é lançar o smartphone One primeiro no mercado internacional, o que não inclui os EUA no momento. 

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

LVM: Saiba como redimensionar ou expandir partições de disco no Linux sem precisar desligar o computador

Tags: lvm

Enviado por Ricardo Ferreira Costa (linuxdescomplicadoΘgmail·com):

“Um recurso, tradicionalmente, adotado por administradores de sistemas Linux, para gerenciar partições no disco, é usar o Gerenciador de Volume Lógico (LVM). Ele é um método para alocar espaço do disco rígido, em volumes lógicos, que podem ser facilmente redimensionados; diferentemente das partições salvas nas tabelas de partições. Uma das grandes vantagens do uso do LVM é poder criar uma camada lógica sobre um disco rígido ou conjunto de discos e ter condições de de criar, excluir, redimensionar e expandir partições no disco sem precisar desligar o computador ou mover dados.” [referência: linuxdescomplicado.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Controlando GPS GP 635-T com Arduino

Tags: desenvolvedores

Enviado por Djames Suhanko (djames·suhankoΘgmail·com):

“Nesse post discorro a respeito desse diminuto módulo GPS, protocolo NMEA, código em Arduino (para o modelo Leonardo especificamente) com algumas importantes referências e uma breve explicação sobre conversão de coordenadas.

[dobitaobyte.com.br/…]” [referência: dobitaobyte.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Como fazer sua sessão ssh parar de cair por timeout

Tags: servidor

Enviado por Vinícius Muniz (vmunizmΘgmail·com):

“Sua sessão ssh está caindo com frequência por timeout? Quem passa muito tempo trabalhando com servidores, sabe que isso pode acontecer, principalmente, quando se trabalha com um servidor, e com edição de algum código.” [referência: viniciusmuniz.com]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Como desativar o cache de gravação de disco no Ubuntu

Tags: distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Ativar gravação em cache melhora o desempenho do disco, mas em caso de falta de energia ou até falha do equipamento, seu uso pode resultar em perda de dados ou corrupção.” [referência: edivaldobrito.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Razor-qt e aplicativos Qt no Debian

Tags: instalar, distribuicoes

Enviado por Fernando Auil (fernando·auilΘgmail·com):

“Para usuários do Debian que gostam compilar e gerar seus próprios pacotes, este guia aborda a compilação e debianização (criação de pacotes deb) do gerenciador de sessão Razor-qt e outros aplicativos Qt.

Esta é a Parte 2 do tutorial Instalando o Debian quase de zero e serve como pretexto para introduzir o uso das ferramentas de empacotamento do Debian, incluindo testes com o lintian.” [referência: each.uspnet.usp.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Alpha 2 do Ubuntu 14.04

Tags: distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Foi lançado o alpha 2 do Ubuntu 14.04 Trusty Tahr, a próxima versão LTS (Long Term Support ou suporte a longo prazo) do sistema da Canonical. Se você quer experimentar esse release, veja aqui os links para baixar.

Infelizmente, a edição padrão do Ubuntu não participa dessas versões alpha. São lançadas apenas alphas das seguintes variantes (ou sabores): Edubuntu, Kubuntu, Ubuntu GNOME, Ubuntu Kylin, Xubuntu e Ubuntu Cloud.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Elementary Os Luna: ajustes e dicas

Tags: distribuicoes

Enviado por sergio j dias (sergiojodΘgmail·com):

[8tracks.com/…] The best configuration: Apenas uma brincadeira musical com a distribuição que uso no momento e que tem me deixado muito satisfeito.” [referência: 8tracks.com]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]