Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Mozilla pretende melhorar navegação através de decodificação rápida de JPEG

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“A Mozilla anunciou nesta semana um projeto que pretende otimizar o carregamento de páginas por meio da melhoria de recursos de decodificação de imagens. Sob o nome de mozjpeg, a empreitada tem o objetivo de “proporcionar o carregamento de qualidade de arquivos JPEG e acelerar as taxas de compressão”, conforme explica a própria companhia.

O formato JPEG se popularizou no início da década de 1990. Posteriormente, e em decorrência da chegada de códigos como HTML, JS e CSS, por exemplo, esses tipos de arquivos acabaram se tornando responsáveis por engarrafar o tráfego durante o carregamento de uma página. Assim, e considerando o formato JPEG como um dos mais universais, a Mozilla pretende melhorar a forma de exibição dessas imagens.

“A criação de decodificares para arquivos JPEG está estagnada em termos de eficiência de compressão. Então, substituir o JPEG por algo ‘melhor’ tem sido tema de discussões frequentes. Mas o problema com relação à substituição desse formato é justamente o tempo que seria gasto em uma adaptação ‘mundial de softwares’. Nós [Mozilla] não duvidamos que melhorias algorítmicas vão valer a pena – isso deverá acontecer em breve. E mesmo que a transição para um formato alternativo de imagem fosse feito, o JPEG continuaria sendo amplamente usado”, comenta a desenvolvedora do Mozilla Firefox.” [referência: revista.espiritolivre.org]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados