Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Curso VMware Oficial On-Line, 10 a 14 de fevereiro

Tags: evento, curso

Enviado por LinuxClass Treinamentos (linuxclassΘlinuxclass·com·br):

“Novo Curso Oficial VMware Install, Configure, Manage 5.5 de 10 a 14 de Fevereiro On-Line. Curso preparatório para certificação VMware VCP-DCV.

Material Didático Oficial VMware, Curso On-Line 100% Ao-Vivo, via plataforma Cisco Web-Ex. Válido para Certificação.

Informações no site www.linuxclass.com.br, inscrições pelo e-mail linuxclass@linuxclass.com.br ou pelo telefone (11) 4063-6634. (08 Vagas Disponíveis).” [referência: linuxclass.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Versão estável do editor de vídeo Lightworks para Linux

Tags: apps

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Depois de estar em beta há quase um ano, o editor de de vídeo Lightworks chegou a versão 11.5 estável, sendo esta a primeira versão Lightworks para Linux. A nova versão, naturalmente, também está disponível para Windows. Lightworks é uma ferramenta de edição de vídeo profissional e software de masterização. O aplicativo já foi utilizado em alguns renomados filmes ganhadores do Oscar e do Emmy award, incluindo O Discurso do Rei, Hugo, Os Infiltrados de Martin Scorsese, Missão Impossível, Pulp Fiction, Coração Valente e Batman.” [referência: edivaldobrito.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

LibreOffice 4.2

Tags: office, instalar

Enviado por Jackson Laskoski (jacksonlaskoskiΘgmail·com):

“A Document Foundation anuncia o LibreOffice 4.2, uma nova versão destinada a usuários avançados e uma etapa significativa para a melhor suíte de escritório livre. O LibreOffice 4.2 apresenta um grande número de melhorias de desempenho e interoperabilidade, direcionadas a usuários de todos os tipos, mas especialmente atraente para usuários avançados e corporativos. Além disso, a integração com o Microsoft Windows recebeu significativas melhorias.

A interoperabilidade de mão dupla melhorou consideravelmente com o formato Microsoft OOXML, particularmente para DOCX, bem como o formato legado RTF. Também foi acrescentado um novo filtro de importação para documentos AbiWord e Apple Keynote.

O LibreOffice 4.2 oferece duas melhorias específicas para usuários empresariais com o Windows: Uma caixa de diálogo de instalação simplificada, para reduzir possíveis erros de instalação, e outra com a capacidade de gerenciar de forma centralizada e trancar a configuração com Group Policy Objects, via Active Directory. Todos os usuários se beneficiarão de uma melhor integração com o Windows 7 e com o Windows 8, com miniaturas de documentos abertos agora agrupadas por aplicação e uma lista de documentos recentes, ambas exibidas na barra de tarefas.

Leia mais em blog.pt-br.libreoffice.org.” [referência: blog.pt-br.libreoffice.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Lançado o Mageia 4

Tags: kernel, office, instalar, distribuicoes, comunidade

Enviado por Filipe Saraiva (mailΘfilipesaraiva·info):

“E o Mageia chega ao seu quarto release estável!

Entre as novidades temos o MageiaWelcome - um aplicativo que executa na inicialização da distro e dá dicas sobre instalação de pacotes adicionais e canais de suporte do Mageia; a disponibilização dos ambientes gráficos Mate e Cinnamon; o port das ferramentas drak para GTK+ 3; a possibilidade de criar pen drives bootáveis através de uma nova ferramenta chamada isodumper; bash-completion instalado por default; a adoção do novo esquema de nomes para interfaces de rede; e mais.

Também temos versões mais modernas de softwares como KDE (4.11.4), GNOME (3.10.2.1), LXDE, XFCE (4.10), Razor-QT, Libre Office (4.1.3.2), RPM (4.11.1), systemd 208, e outros. O GRUB ainda é usado por padrão, mas o GRUB 2 está disponível também. O kernel entregue é o 3.12.8.

Além das novidades listadas temos a atualização de diversos pacotes e a disponibilização de novos. Você pode ver neste quadro uma comparação entre os pacotes do Mageia 3 e Mageia 4.

Qualquer dúvida ou necessidade de suporte em português, procure a comunidade Mageia do Brasil e ajude o Mageia a ser cada vez melhor.

Leia mais detalhes sobre esse lançamento, bem como instalação e atualização via Mageia 3, na nota oficial traduzida.” [referência: blog.mageia.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Dolphin Emu: emulador de Nintendo Wii e Game Cube no Linux

Tags: jogos

Enviado por Diolinux (dionatanvsΘgmail·com):

“O Dolphin é um emulador distribuído sob a licença GPL V2, multiplataforma, que consegue emular games de Nintendo Wii, Game Cube e Triforce. Para você que é um Gamer e usuário do Linux, podem ter sofrido muito com a adaptação nesse ambiente. O Linux tem um grande arsenal de emuladores e o Dolphin Emu é um deles. É uma incrível ferramenta capaz de suportar resoluções maiores que do próprio Nintendo Wii além de muito suporte e compatibilidade com diversos games.” [referência: diolinux.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Aprenda Javascript de um jeito diferente.

Tags: desenvolvedores

Enviado por Jomar Silva (homembitΘgmail·com):

“Muita gente que já programa em linguagens como C, C++ e até já se aventurou no passado com BASIC, tende a aprender Javascript com grande facilidade, porém existem algumas especificidades da linguagem que pode fazer confundir a cabeça quando se está programando em Javascript - muita coisa é bem parecida, só que não !

Com o intuito de auxiliar neste aprendizado, evitando que os programadores quebrem demais a cabeça sem entender o porque o código não funciona (ou pior, porque ele está funcionando), publicamos uma série de 6 artigos em português escrito por um desenvolvedor com um histórico profissional de programação muito parecido com o de muitos brasileiros.

Aproveite a oportunidade e os artigos, pois garanto prá vocês por experiência própria - aprender na cabeçada vai ser bem mais complicado :D” [referência: software.intel.com]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Telegram: clone open source do Whatsapp promete mensagens que se autodestroem

Tags: pos-pc, servidor, comunidade

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

Telegram é um cliente de mensagens instantâneas para iOS e Android. Ao contrário do WhatsApp, Telegram usa um sistema baseado em nuvem e é fortemente criptografado. Ele permite que você possa acessar suas mensagens a partir de vários dispositivos, e armazenar um número ilimitado de fotos ou vídeos em sua nuvem.

Telegram é gratuito e sem publicidade, e promete ficar assim até o fim dos tempos. Como WhatsApp, Telegram permite que você adicione contatos como pessoas cujo número de telefone que você tem armazenado na memória do seu celular ou smartphone, mas ela lhe dá a opção de bloquear todos os contatos que você quer diretamente a partir do menu de configuração, ou a partir do perfil de um usuário, e não escondido sob 20 cliques e um labirinto como o WhatsApp. Com o Telegram, você também pode ter conversas em grupo com até 200 contatos.

O criador do aplicativo desenvolveu seu próprio protocolo para gerenciamento de dados, aberto e seguro, otimizado para trabalhar com múltiplos centros de dados, que promete fazer algo serviço altamente seguro. Além de seu protocolo, a API e o código-fonte do Telegram são abertos e qualquer pessoa pode acessá-los.

Telegram é muito jovem, foi lançado para iOS em agosto de 2013, e para o Android em outubro do ano passado. Versões para Mac OS X e Windows (e, provavelmente, GNU/ Linux) estão em desenvolvimento por desenvolvedores independentes, utilizando a plataforma aberta do Telegram.

Telegram aceita colaboradores, e como um projeto aberto você pode participar do desenvolvimento. Finalmente, se você acha que pode quebrar a segurança de Telegram, há uma recompensa por 200 mil dólares para tal façanha.

Ficou curioso? Então visite o site oficial e saiba mais: [telegram.org./…]” [referência: revista.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Install Fest Linux + Steam no Rio procura interessados

Tags: instalar, jogos

Enviado por Erik Chendo (qrcyenΘgmail·com):

“Olá, estou tentando mobilizar uma Install Fest Linux com possibilidade de instalar o Steam na máquinas. Local que pretendo fazer: Ilha do Governador - Rio (mas posso fazer fora da ilha se a proposta de local for melhor) Data: INDEFINIDA ( a princípio por volta de junho e julho). Falta: ambiente espaçoso com boa instalação energia e internet de 10 mega ou superior. Faltam: pessoas com conhecimento de dual boot para o caso de maquinas com Windows 8 pré instalado.

A ideia é fazer uma install fest Linux e depois de todo o sistema instalado e aplicativos instalados instalar o cliente Steam nas maquinas, auxiliando na criação da conta se possível, para fazermos uma lan party em comemoração a todas instalações”

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Curso de Elastix em Curitiba - 12 a 14/02/14

Tags: instalar, evento, curso

Enviado por Alberto Mitsuo Sato (amsatoΘinnovus·com·br):

“O curso é dirigido a profissionais que desejam adquirir em pouco tempo, conhecimento sobre a instalação, configuração e administração do Elastix, um dos produtos que está revolucionando as comunicações via Internet, utilizando os sistemas PBX IP baseados no Asterisk. O curso é no formato hands on, onde os alunos configuram 2 centrais Elastix com todas as funcionalidades e depois fazem a interligação.

Cursos programados: Tarifação com A2Billing - 18 a 21/02 São Paulo; Certificação Elastix 101 - 19 e 20/02 São Paulo; Elastix - 25 a 27/02 Online e Telefonia IP com Asterisk/Elastix - 24 a 04/04 Angola tarde e noite. Contatos treinamentos@innovus.com.br.” [referência: elastixbrasil.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Coreia do Norte segue a tendência da MS: abandona a aparência tradicional do Windows no seu sistema operacional

Tags: estrela, vermelha

A distribuição estatal Estrela Vermelha, baseada no Linux (aparentemente com base no Red Hat) e mantida pelo KCC, um grande centro de desenvolvimento de software na capital norte-coreana, abandonou o visual baseado no KDE com tema e fundamentos reminescentes da interface clássica do Windows (menu iniciar no canto inferior esquerdo & seus companheiros) que adotava em sua versão 2.

Graças a um acadêmico norte-americano que visitou o fechado país asiático no final de 2013, uma cópia da versão 3 chegou ao ocidente e mostra, entre outras novidades, um ambiente com influências vindas de outra direção.

Afinal, bem ou mal, em 2013 nem mesmo a autora original do visual do Windows clássico continua a apostar nele a quantidade de fichas que costumava manter fixamente apostadas desde o século passado. Mas o que ela colocou no lugar parece não ter agradado muito aos usuários dela... (via www.northkoreatech.org - “North Korea’s Red Star OS goes Mac”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Crackers usam Java para infectar Linux e Mac e usar máquinas em ataques DDoS

Tags:

Explorando ao máximo o potencial da plataforma.

Via idgnow.com.br:

Cibercriminosos estão, mais uma vez, utilizando o design multiplataforma do Java para englobar usuários de Linux e Mac em seus conhecidos ataques voltados para usuários Windows, de acordo com pesquisadores da empresa de segurança Kaspersky Lab.

A recente aplicação Java maliciosa identificada pela empresa - a HEUR:Backdoor.Java.Agent.a - é apenas o último exemplo de uma tendência oportunista do uso do grande potencial da linguagem para entregar um malware três-em-um e transformar os sistemas em meros zumbis participantes de uma botnet (rede de computadores) para ataques DDoS (negação de serviço).

Uma vez no sistema afetado pela falha no Java (CVE-2013-2465), corrigida em junho do ano passado com o SE 7 Update 21 e versões anteriores, o malware se conecta ao servidor de comando e controle por meio do IRC. De acordo com a Kaspersky, um dos alvos principais dos ataques DDoS pode ser um conhecido servido de e-mail.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

MySQL 5.6 no Red Hat 7

Tags: drivers, instalar, desenvolvedores, banco-de-dados, falha

Enviado por Airton Lastori (alastoriΘgmail·com):

“A Red Hat lançou recentemente uma versão beta do seu próximo Enterprise Linux que inclui por padrão um fork do MySQL 5.5. O MySQL 5.5 já é GA há mais de 3 anos, sendo que a versão 5.6 já está pronta para produção há 1 ano com muitas melhorias sobre a anterior, tais como: melhor desempenho, mais facilidade de gerenciar e diagnosticar problemas, interface NoSQL entre outras. Ao longo deste último ano a versão 5.6 já provou ser o MySQL mais estável e robusto da história do produto sendo adotado em produção por diversos grandes usuários como, por exemplo, a Mozilla Foundation.

O Red Hat 7 beta não propicia os benefícios do MySQL 5.6 ao usuário final. A competição saudável no eco-sistema MySQL certamente é benéfica, energizando as pessoas e fazendo com que criem produtos cada vez melhores. Isso implica em não restringir a concorrência, permitindo aos usuários finais que façam suas escolhas.

Esta semana a Oracle anunciou o suporte para o RHEL 7 beta em seu repositório YUM. Isto significa liberdade de escolha por um produto mais atual, robusto e estável. A partir deste mesmo repositório também é possível instalar o MySQL 5.5 da Oracle e, para os early-adopters, o MySQL 5.7 beta.

O respositório MySQL da Oracle está crescendo cada vez mais. Também foram adicionados recentemente drivers ODBC e Python mais recentes. As novidades são anunciadas no blog MySQL Release Engineering.

Para saber mais como instalar o MySQL a partir dos repositórios YUM: Blog Marcelo Altmann - tutorial como instalar a versão mais recente do MySQL via yum Manual do MySQL - Installing MySQL from YUM repository Repo package download Fórum MySQL - Install & Repo

Se encontrar algum problema com o repositório, você pode ajudar com o desenvolvimento do produto registrando um bug em: [bugs.mysql.com/…]” [referência: alastori.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Motorola libera Android 4.4 KitKat para Moto G no Brasil

Tags: pos-pc

Via info.abril.com.br:

A Motorola liberou na noite de quarta-feira (29) a atualização do sistema operacional do smartphone Moto G para a versão Android 4.4.2 KitKat.

A atualização será feita de forma gradativa, e os primeiros usuários a receber o upgrade serão os que compraram o aparelho nas lojas do varejo.

Segundo a empresa, em breve a nova versão do Android também chegará para quem adquiriu o smartphone sob contrato com as operadoras.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Mandriva contrata profissional de kernel e drivers

Tags: emprego

Via blog.mandriva.com:

Mandriva Conectiva contrata profissional de desenvolvimento Linux (kernel e drivers).

Local de trabalho: Curitiba/Paraná e Manaus/Amazonas.
Jornada: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h. Início: imediato.
Benefícios: plano de saúde e odontológico, vale transporte, vale refeição e seguro de vida.
Requisitos: experiência em desenvolvimento e manutenção do kernel de Linux e drivers. Áreas de conhecimento importantes incluem: programação Shell Script, Python, C e/ou C++, integração de distribuições, programação e manutenção de device drivers e experiência com plataformas embarcadas.

O profissional irá atual na área de OEM, desenvolvendo imagem ISO, correções gerais do sistema (aplicativos, xorg, kernel e ajustes de drivers wifi, webcam, rede, som, etc.)

Interessados enviar currículo com pretensão salarial para cv@mandriva.com.br

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Como instalar o Skype 4.2 no Ubuntu e derivados

Tags: instalar, distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Se você usa o Skype no Ubuntu e quer instalar a versão 4.2 desse comunicador, veja com instalar ele pelo modo tradicional e fazendo o download direto do site dele. Skype permite que as pessoas se comuniquem uns com os outros através de mensagens, chamadas de voz e videochamadas através da Internet. Ele também oferece serviços para chamadas telefônicas nas redes de telefonia. O programa está se tornando cada dia mais popular entre os usuários por conta de suas características adicionais, como compartilhamento de arquivos, compartilhamento de tela, videoconferência. Para completar, todo mundo pode fazer chamadas gratuitamente na rede Skype, não há limites para isso, pois o serviço só cobra quando são feitas ligações para telefones fixos e celulares.” [referência: edivaldobrito.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]