Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Linux 4.0 está entre nós e pode "trazer" a Skynet em breve

Tags:

Via idgnow.com.br:

(...) o Linux 4.0 não representa uma grande mudança em relação ao Linux 3.19. Ele seria chamado de Linux 3.20, mas muitas pessoas queriam ver o Linux 4.0 entre nós.

Como o próprio Linus Torvalds disse, “o argumento mais forte para algumas pessoas defendendo o (Linux) 4.0 parece ser um desejo de ver o 4.1.15 – porque foi a versão do Linux Skynet usada para o Terminator/Exterminador T-800”.

Além de ficarmos mais perto do futuro apocalíptico dos filmes “O Exterminador do Futuro”, o maior recurso do novo Linux é o patch em tempo real do kernel. Quando uma atualização – talvez um update crítico de segurança – for disponibilizada para o kernel Linux, esse tecnologia permitiria que o sistema operacional troque seu kernel atual sem um reboot. Pode parecer um pequeno economizador de tempo, mas, na verdade, é algo importante para servidores de missão crítica que precisam do maior tempo ativo possível.

Originalmente esse recurso era oferecido pela Ksplice. Mas a Oracle comprou essa tecnologia e agora ela só funciona com o Oracle Linux. A SUSE desenvolveu sua própria solução, chamada kGraft, assim como a Red Hat, com a Kpatch. O recurso de patching em tempo real encontrado no Linux 4.0 funciona tanto com o kGraft quanto com o Kpatch, deixando todos felizes.

Não espere necessariamente que seu desktop Linux receba patching sem reboot em breve, já isso exige um trabalho de implementação. Mas é algo importante para os servidores e clusters que precisam de todo o tempo ativo que conseguirem.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Como publicar uma página de divulgação de evento usando Conf BoilerPlate

Tags: evento

Enviado por Rodrigo Lira (rodrigocliraΘyahoo·com·br):

“É realmente simples publicar páginas de divulgação de evento utilizando esse projeto desenvolvido pela Brazil JS Foudation. O ConfBoilerPlate permite realizar pequenas modificações num arquivo de configuração e gerar páginas estáticas através do DocPad.

Veja uma página de demonstração gerado pelo projeto: http://braziljs.github.io/conf-boilerplate/

Por padrão o projeto já sugere as seguintes páginas:

Sobre – Em que são mostrados o objetivo do evento. Localização – Em que é mostrado a localização através do Google Maps. Palestrantes – Uma lista de informações dos palestrantes. Agenda – A agenda do evento. Patrocinadores – Página que contempla as marcas que patrocinam o evento. Parceiros – Página para listar os parceiros do evento.

Para mais informações é só entrar no site do projeto no github: https://github.com/braziljs/conf-boilerplate” [referência: blog.rodrigolira.net]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

HowTo Online - Lançamento do treinamento LPIC3

Tags: patrocinador, evento

Enviado por Bruno Odon (admΘbrunoodon·com·br):

“Temos a satisfação de anunciar o lançamento do nosso treinamento LPIC3 on line. O treinamento é preparatório para a prova 300 (Mixed Environments), que garante a certificação LPIC3. Todo o seu conteúdo já está em conformidade com a última atualização deste exame (ocorrida em dezembro de 2014).” [referência: brunoodon.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

"The GNU Make Book": um livro sobre... sim, você adivinhou

Tags:

O GNU Make é uma ferramenta de desenvolvimento muito mais versátil do que pode parecer à primeira vista, e John Graham-Cumming a domina profundamente, como você pode ver pelos artigos a respeito que ele publicou, e pela sua GNU Make Standard Library, que acrescenta aos Makefiles vários recursos típicos de linguagens de programação.

Agora o John fez algo ainda mais interessante: aceitou o convite de uma editora, e reprocessou todo esse conhecimento avançado na forma de um livro, o GNU Make Book. Ele mesmo alerta: não é para quem ainda não conhece o Make. Para esses, ele recomenda primeiro a leitura do manual do GNU Make. (via blog.jgc.org - “"The GNU Make Book": probably more than you ever wanted to know about make | John Graham-Cumming”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

STF julga improcedente ação contra lei que prioriza contratação de softwares livres no RS

Tags:

“Segundo o ministro, a preferência legal para aquisição de softwares livres pela Administração não configura usurpação de competência legislativa exclusiva da União.”

Via www.stf.jus.br:

Por unanimidade dos votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3059, ajuizada pelo partido Democratas (DEM) contra a Lei gaúcha nº 11.871/2002. Essa norma determina a contratação preferencial de softwares livres pelos órgãos da administração direta e indireta do Estado do Rio Grande do Sul.

Consta dos autos que a lei, ao dispor sobre licitação para utilização de softwares pela administração estadual, prevê a preferência de sistemas de informática chamados “programas livres”, ou seja, daqueles cuja licença de propriedade industrial e intelectual é de acesso irrestrito e sem custos adicionais aos usuários.

A questão começou a ser julgada pela Corte em outubro de 2012, quando o relator, ministro Ayres Britto (aposentado), votou pela improcedência da ADI e pela cassação da liminar concedida anteriormente, que havia suspendido a eficácia da lei. Para ele, a lei estadual gaúcha não fere a Constituição Federal, apenas reforçando ou complementando a legislação nacional preexistente, sem contrariá-la, ao estabelecer preferência pela aquisição de softwares livres.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

SSH sem senha, em 5 passos simples

Tags:

Usar a autenticação por chaves armazenadas, e não por senhas, tem várias características positivas de segurança.

O artigo do link abaixo explica (e ilustra) em 5 passos simples como fazer, desde a geração das chaves e seu compartilhamento entre os hosts, até o login inicial. (via www.tecmint.com - “SSH Passwordless Login Using SSH Keygen in 5 Easy Steps”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Linux Foundation oferece sua estrutura ao projeto Let's Encrypt

Tags:

O Let's Encrypt é, para mim, um dos mais interessantes projetos da comunidade open neste século XXI: um conjunto de tecnologias e serviços que vai permitir a emissão e gerenciamento self-service de certificados digitais gratuitos para permitir as vantagens da criptografia https a todos os websites interessados.

Vitória da segurança e da privacidade on-line, e várias organizações do ramo (Mozilla, EFF, Akamai, etc.) contribuem com recursos para que o plano se concretize. A partir de agora, a Linux Foundation não apenas se junta a ela, como ainda oferece a sua estrutura como base de operações para o Internet Security Research Group (ISRG), entidade que desenvolve o projeto. (via ostatic.com - “Linux Foundation Takes Web Security and Encryption Platform Under its Wing”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Emu-OS, distribuição roda do pen drive no PC e oferece jogos do PSP, PS1, Wii, N64, DOS e mais

Tags:

O Emu-OS é uma distribuição baseada no Ubuntu, preparada para dar boot a partir de um pen drive ou um Live DVD, e oferecer uma coleção de emuladores prontos para selecionar e usar com a coleção de jogos clássicos do usuário.

Entre as plataformas emuladas estão: NES, SNES, PSP, PS1, Dreamcast, Wii, N64 e DOS. (via www.itrunsonlinux.com - “Emu-OS, play retro games on your PC | It runs on Linux”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Novidades do kernel 4.0

Tags: kernel

Enviado por Marcos Paulo de Souza (marcos·souza·orgΘgmail·com):

“Após a versão 3.19, Linus escolheu via enquete no Google Plus para pular para a versão 4.0 do kernel. A versão 4.0 deve ser oficialmente lançada em algumas semanas. Aqui estão algumas novidades desta nova versão.” [referência: blog.butecopensource.org]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

IV Consoline - Congresso de Software Livre do Nordeste

Tags: office, pos-pc, evento, desenvolvedores, comunidade

Enviado por Klaibson Ribeiro (klaibsonΘgmail·com):

““O CONSOLINE (Congresso de Software Livre no Nordeste) é um evento gratuito construído junto com a comunidade de Software Livre do Nordeste, para divulgar, debater e fomentar o Software Livre na região Nordeste do Brasil..

No último sábado de Abril, dia 25, profissionais de TI, estudantes, usuários e empresas interessadas em conhecer Software Livre, são convidados à participar do CONSOLINE, congresso gratuito que será sediado na Unidade Senai Areias, na cidade de Recife, partir das 09h00min.

Os participantes vão conhecer diversas distribuições Linux, projetos e soluções através das comunidades de desenvolvedores em Software Livre, tendo inclusive um espaço para troca de experiências entre os participantes.

Será apresentado Minicursos, Oficinas e Palestras com os temas PHP, Google Android, Linux, Java, LibreOffice e outros temas ainda a serem definidos pela organização do evento.

As inscrições, totalmente gratuitas, podem ser feitas online pelo site www.softwarelivrene.org , onde também está disponível a programação completa, com a relação de todos os palestrantes. Não perca esta oportunidade, participe do Consoline, você é o nosso convidado de honra! Outras informações pelo telefone (81) 3223-8348”” [referência: softwarelivrene.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Download do zine Tux4You 3ª edição

Tags:

Enviado por Juliano Ramos (juliano·tecnologialivreΘgmail·com):

“Olá caros leitores do Br-linux, venho anúnciar a 3º Edição da Zine Tux4You que tem foco no usuário iniciante em Linux.” [referência: tux4.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Wayland - O futuro servidor gráfico do Linux

Tags:

Enviado por Djames Suhanko (djames·suhankoΘgmail·com):

“Esse post é uma referência do processo para obter uma versão funcional do Wayland compilado dos fontes, com dicas pós-compilação para torná-lo funcional. O propósito foi implementá-lo no novo sistema operacional que substituirá o Phantom e já tem até um video da coisa funcionando.” [referência: dobitaobyte.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Hardware Livre está abocanhando o mundo

Tags: desenvolvedores, comunidade

Enviado por Diego Sueiro (diego·sueiroΘembarcados·com·br):

“O Hardware Livre ( OPEN SOURCE HARDWARE ) tem sido destaque em publicações da indústria e em comunidades tecnológicas por anos, mas somente agora está aproveitando a mesma linha de popularidade que o "Creative Commons" e o "Open Source Software" têm aproveitado por mais de duas décadas. Com o número crescente de projetos de hardware publicamente disponíveis para estudar, modificar, distribuir e replicar, resistir a isso é besteira!” [referência: embarcados.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Criptografia nacional pronta para funcionar em qualquer smartphone e tablet

Tags: pos-pc

Enviado por zeuslinux (zeuslinuxΘyahoo·com):

“"A ZTEC, empresa de Brasília e credenciada como Empresa Estratégica de Defesa do Governo, desenvolveu o cartão MCI SD (Módulo Criptográfico Interno com interface SD), que funciona no lugar de um cartão de memória nos celulares e tablets e proporciona uma rede de comunicação criptografada.

Solução requer o sistema operacional Android. Isso porque, explica Raimundo Guimarães Saraiva Júnior, é necessário ter acesso ao código-fonte para blindar o modelo, o que não é permitido pelo iOS, da Apple, e pelo Windows, da Microsoft. Governo já está usando a ferramenta, mas o nome do cliente não pode ser revelado. Produção dos cartões será feita no Brasil, dentro de unidade própria da ZTEC.

"O importante dessa solução, que levou dois anos para ser feita na nossa área de Pesquisa e Desenvolvimento, é que os fornecedores de terceira camada, com hardware criptográfico, são de origem estrangeira e trazem os vícios de origem de segurança. Agora há software e hardware 100% nacional, aptos para proteger o Estado brasileiro e todo o mercado", explica o executivo da ZTEC, em entrevista exclusiva ao portal Convergência Digital. Vale lembrar que a camada 1 é de aplicação. A camada 2 é de Sistema Operacional blindado e a camada 3 é a de hardware criptogrado.

Guimarães Junior explica que já existia uma versão do MCI SD, mas ele não não possuia as dimensões atuais que permitem a inclusão dele em qualquer dispositivo móvel, como smartphones e tablets vendidos no mercado. "O cartão entra como se fosse um cartão de memória. É simples e fácil de manuseiar. Ele vai funcionar como um cofre guardando as chaves e os algoritmos criptográficos que a aplicação de segurança vai rodar", diz.

Para o executivo, o governo possui celulares especiais - desenvolvidos para os órgãos públicos, como o Zcell, da própria ZTEC, que já estão rodando o novo cartão. Há 200 celulares já em atividade em órgãos govenamentais, mas o nome da autarquia ainda não pode ser revelado. Mas a grande aposta, agora, é ampliar a presença no mercado privado de segurança.

Como o cartão se adequa a qualquer dispositivo, a expectativa é que se possa vender um solução de comunicação privada e criptografada. "Estamos unido software e hardware com segurança. Nossa ideia é vender num modelo de licenciamento na nuvem, para que os custos sejam adequados às empresas", projeta Raimundo Guimarães Saraiva Júnior.

Nos últimos dois anos, a ZTEC investiu cerca de R$ 4,5 milhões em Pesquisa e Desenvolvimento e, embora não revele a sua projeção de fabricação desses novos cartões, o executivo garante que a produção será local. "Temos estrutura. As empresas brasileiras de segurança não devem nada para as internacionais", completa"” [referência: convergenciadigital.uol.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

FLISOL 2015 em Curitiba: programação disponível

Tags: pos-pc, evento, desenvolvedores, comunidade

Enviado por Paulo Henrique de Lima Santana (phlsΘsoftwarelivre·org):

“A organização da 11a. edição do Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISOL) em Curitiba, informa que já está disponível no site do evento a grade com a programação completa.

Além do tradicional Install Fest, o FLISOL 2015 em Curitiba terá também: * 14 palestras; * 04 oficinas/minicursos; * Coding Dojo promovido pela comunidade Dojo Paraná; * Hackathon promovido pelo Grupo de Usuários Ruby do Paraná (GURU-PR). Este ano o FLISOL em Curitiba terá dois convidados especiais: * Jon "Maddog" Hall (Estados Unidos): Diretor Executivo da Linux International, e conhecido em todo o mundo como um grande, talvez o maior, Embaixador do Linux. * Luciana Fujii (Belo Horizonte): formada em Ciência da Computação, desenvolvedora, feminista e ativista de software livre há mais de 10 anos. Já colaborou com o projeto GNOME, GStreamer, Landell e continua com uma queda por projetos de multimídia. Hoje trabalha com áreas tão distintas quanto Android e web, com doses de realidade aumentada, e gostaria que mais mulheres descobrissem a diversão no software livre.

O FLISOL acontecerá das 9:00h às 17:00h no Campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) no 2o. andar do Bloco Amarelo. Endereço: Rua Imaculada Conceição, 1.155, Prado Velho - Curitiba PR

Para ver a programação completa, acesse: [flisol.curitibalivre.org.br/…]

A inscrição para o FLISOL é totalmente gratuita e pode ser feita em: [flisol.curitibalivre.org.br/…]” [referência: flisol.curitibalivre.org.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]