Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Linux 4.0 está entre nós e pode "trazer" a Skynet em breve

Via idgnow.com.br:

(...) o Linux 4.0 não representa uma grande mudança em relação ao Linux 3.19. Ele seria chamado de Linux 3.20, mas muitas pessoas queriam ver o Linux 4.0 entre nós.

Como o próprio Linus Torvalds disse, “o argumento mais forte para algumas pessoas defendendo o (Linux) 4.0 parece ser um desejo de ver o 4.1.15 – porque foi a versão do Linux Skynet usada para o Terminator/Exterminador T-800”.

Além de ficarmos mais perto do futuro apocalíptico dos filmes “O Exterminador do Futuro”, o maior recurso do novo Linux é o patch em tempo real do kernel. Quando uma atualização – talvez um update crítico de segurança – for disponibilizada para o kernel Linux, esse tecnologia permitiria que o sistema operacional troque seu kernel atual sem um reboot. Pode parecer um pequeno economizador de tempo, mas, na verdade, é algo importante para servidores de missão crítica que precisam do maior tempo ativo possível.

Originalmente esse recurso era oferecido pela Ksplice. Mas a Oracle comprou essa tecnologia e agora ela só funciona com o Oracle Linux. A SUSE desenvolveu sua própria solução, chamada kGraft, assim como a Red Hat, com a Kpatch. O recurso de patching em tempo real encontrado no Linux 4.0 funciona tanto com o kGraft quanto com o Kpatch, deixando todos felizes.

Não espere necessariamente que seu desktop Linux receba patching sem reboot em breve, já isso exige um trabalho de implementação. Mas é algo importante para os servidores e clusters que precisam de todo o tempo ativo que conseguirem.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados