Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IDGNow: Notebook de 100 dólares vai rodar Linux e Windows, confirma Negroponte

"O chairman da OLPC, Nicholas Negroponte, confirmou que trabalha com a Microsoft para desenvolver laptop que rode os dois sistemas. A OLPC, que desenvolve um notebook educacional de baixo custo para países em desenvolvimento, está trabalhando em conjunto com a Microsoft para desenvolver um laptop capaz de rodar os sistemas operacionais Linux e Windows.



"Estamos trabalhando para fazer um sistema que rode os dois sistemas operacionais, assim como a Apple", declarou Nicholas Negroponte, chairman da OLPC, organização não governamental que comanda o projeto que ficou conhecido como "laptop de 100 dólares".

A atual versão do laptop roda o sistema operacional baseado no código-fonte do Linux Fedora. Como o novo desenvolvimento, o notebook vai rodar também o Windows XP, da Microsoft.

Negroponte confimou que a organização deve trabalhar com a fundação Bill & Melinda Gates (...)"

A notícia da aproximação com a fundação de Gates vem poucos dias após a saída da Intel do consórcio. Leia também: Negroponte: O Windows é chave para a filosofia do OLPC e OLPC confirma - mais ou menos - que não haverá Windows no laptop de 100 dólares.

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Clésio Luiz
E agora?: É uma indecisão danada. Usa, não usa. Usa, não usa.... :-P
Agora Bill vai fazer uma coisa que tem dois lados: Através de sua fundação, ele pode doar o XO para países pobres, o que é digno de elogios. Mas infelizmente ele visão com Windows, o que não é muito edificante para as crianças.

O que eu acho? Um XO com Windows é melhor que XO nenhum. Se o único jeito de prover um bichinho desses, para crianças que nunca teriam essa oportunidade, seja com Windows embutido, por mim tudo bem.

Mas seria engraçado ver o que Tio Bill faria se recebe-se uma doação de alguns milhões de algum bilionário, especificando que o dinheiro deveria ser usado em XOs com Linux :-P


"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de Manoel Pinho
OLPC: Eu já perdi a fé completamente no futuro do OLPC de tantas notícias como essa que a gente ouve. Começou uma boa idéia educacional mas agora já está sendo deturpado para virar mais um dentre tantos "mini-notebooks educacionais". Do jeito que o Asus eeePC está fazendo sucesso e outros fabricantes começando a seguir o exemplo da Asus, é mais provável que os governos comprem notebooks tipo o eePC no futuro do que comprem o OLPC, isso sem contar a concorrência com o Classmate da Intel.

Agora que o Bill Gates se aposentou

http://forumpcs.com.br/noticia.php?b=228616

e vai ter mais tempo para trabalhar na Fundação dele, a Microsoft vai agir com mão ainda mais pesada contra a "ameaça" do linux e dos softwares livres na formação dos futuros viciad..., digo, usuários de computadores do futuro.

Como já havia sido falado, a MS vai doar ou praticar preços simbólicos nesses windows OEM para eduação só para manter o seu monopólio. Afinal, estudante e usuário doméstico quase não paga mesmo pelo windows. Por outro lado, o que mais incomoda a MS é a concorrência do linux em computadores e notebooks de baixo custo e em uso embedded. A MS está sendo forçada a praticar preços menores e criar as versões demo edition, digo, starter edition só para competir nesse segmento. Outra pressão forte é pela adoção do ODF, que pode minar a sua grande fonte de recursos que é o M$ Office. A longo prazo significa que a empresa não lucrará tanto nem tão fácil como antigamente.



Comentário de tenchi
O futuro dirá - o que muitos já sabem: Se a fundação de Gates não tiver relação com a Microsoft, não há nada de errado. Mas - se realmente a sua fundação fizer as doações - se os laptops terem de rodar Windows, poderíamos desconfiar desta tal filantropia dele, que por enquanto se mostra se relação alguma com a Microsoft.

Mas que o OLPC está em decadência, parece que sim. E isso é uma pena, já que era é o melhor projeto para o uso de computadores como ferramenta de ensino que já ouvi falar. Mas como o mundo é movido à interesses...

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Marcelo Ulianov
A microsoft vai continuar: A microsoft vai continuar agindo como uma empresa. Nunca vai abrir mão do que conquistou. Já esse XO vai continuar sendo vapor e nada mais.
Comentário de ceti
Goodbye: Goodbye, Ruby Tuesday.
Esse projeto já está prá lá de conspurcado.

Chega, não interessa mais!!

long live rock!
Comentário de autocac
Qual a verdade?: Dificil saber qual a verdadeira intenção de uma empresa que apoia esse projeto.
Sai intel entra Microsoft mas a intenção não muda, estar em destaque na imprensa e continuar faturando.
Vender a seguinte imagem:
"Olha nós somos caridosos, e além disso nossos produtos são bons então vocês devem comprar e não questionem se está cheio de bugs, o importante é que a gente é legal e ajuda as pessoas carentes"


--
Charles
www.novaeraseguros.com.br
Comentário de eu
só espero que...: seja um OS windows que realmente sirva para alguma coisa e não um "starter" da vida!!!

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004