A Intel deixou o conselho de diretores da organização One Laptop Per Child, após se recusar a abandonar sua própria iniciativa em laptops educacionais, o Classmate PC, segundo uma fonte ligada ao caso. A organização que desenvolve o notebook de 100 dólares queria que companhia abandonasse seu projeto de notebook educacional.
A saída da Intel do projeto significa que os esforços para construir uma versão do laptop XO também conhecido como notebook de 100 dólares baseada em processador Intel será abandonada.
O Classmate PC, da Intel, é um laptop de baixo custo voltado a estudantes de países em desenvolvimento e criado para competir com o XO, da OLPC, que utiliza processador AMD. A OLPC e a Intel
anunciaram em julho que trabalhariam juntas para desenvolver tecnologia para os laptops educacionais e parariam de atacar as ofertas uma da outra.
O porta-voz da Intel Nick Jacobs confirmou a saída da Intel do projeto, mas não deu mais detalhes sobre o assunto. Por e-mail, o presidente da OLPC Walter Bender disse que outros fatores influenciaram para o fim do acordo, incluindo uma completa falta de cooperação da Intel em software, educação, etc.. A Intel continua a tratar nossa missão simplesmente como outro mercado, disse ele.
Leia também:
Positivo/Classmate vencem primeira fase do pregão dos laptops educacionais - OLPC fica em terceiro e
No Brasil, XO é o laptop de US$ 420. Veja também
OLPC to Intel: Get lost, na ComputerWorld.
Saiba mais (idgnow.uol.com.br).
Ou
na visão do Rodrigo Menezes:
“Tom Krazit da C|net News.com anunciou que a Intel deixou o projeto OLPC, isso aconteceu seis meses após a entrada da produtora de chips no projeto.
Segundo o artigo, Nick Negroponte solicitou que a Intel parasse de produzir laptops de baixo custo como o Classmate PC, e parasse de produzir chips para outras empresas como o Asus Eee PC.
O Classmate PC foi uma das fontes de conflitos entre Negroponte e a Intel antes de unirem forças em julho. Negroponte foi no programa 60 Minutes em maio e acusou a Intel de espalhar o Classmate PC abaixo do custo para manter o OLPC fora das mãos de crianças necessitadas.”
1) Nestle poderia entrar na Cruz vermelha e ajudar.
2) Nestle poderia criar um próprio tipo"Cruz vermelha" para concorrer com Cruz vermelha.
3) Nestle poderia entrar na Cruz vermelha e criar um próprio tipo"Cruz vermelha".
Nestle vai escolher número 3. Depois 6 meses Cruz vermelha esta pedindo a Nestle de parar o tipo"Cruz vermelha" da Nestle. Nestle não aceitou então escolheu número 2.
Moral:
Cruz vermelha e OLPC querem ajudar! Nestle e Intel querem ganhar! Nestle não quer concorrer com Cruz Vermelha porque tem moral, Intel quer concorrer porque não tem moral.