Da ZDNet: Embora as notícias de que
a Microsoft está preparando uma versão do Windows XP para o assim chamado "laptop de 100 dólares" tenham causado alguma consternação, o cabeça do projeto OLPC disse que o seu esquema não poderia promover a abertura se deixasse o Windows de fora.
O laptop educacional XO foi construído usando software livre, parte do impulso do projeto para permitir que o software seja modificado pelos usuários da forma como eles desejarem e precisarem. Mas segundo Negroponte, esta mesma filosofia de abertura é o que leva o projeto a permitir software da Microsoft nos equipamentos.
Aproveitando o embalo: a Info publicou ontem a matéria "
Latptop XO é vendido por US$ 200". Trechos: "Um computador desenvolvido para crianças pobres de todo o mundo, o chamado laptop de 100 dólares, chegou a um marco: o preço dele agora é 200 dólares. (...) Duas semanas atrás, um executivo da fundação confirmou recentes estimativas de que o computador custaria 188 dólares, o que já é maior do que o preço de 150 dólares estimado em fevereiro ou os 176 dólares em abril. (...) Ainda não está claro quando as máquinas estarão prontas para os consumidores, já que a o site disse que a versão 1.0 do software que faz o PC rodar não estará pronta até 7 de dezembro. O porta-voz da fundação, George Snell, se recusou a comentar sobre o preço ou sobre o cronograma para fazer o lançamento."
Saiba mais (news.zdnet.co.uk).