Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Negroponte: O Windows é chave para a filosofia do OLPC

Da ZDNet: Embora as notícias de que a Microsoft está preparando uma versão do Windows XP para o assim chamado "laptop de 100 dólares" tenham causado alguma consternação, o cabeça do projeto OLPC disse que o seu esquema não poderia promover a abertura se deixasse o Windows de fora.

O laptop educacional XO foi construído usando software livre, parte do impulso do projeto para permitir que o software seja modificado pelos usuários da forma como eles desejarem e precisarem. Mas segundo Negroponte, esta mesma filosofia de abertura é o que leva o projeto a permitir software da Microsoft nos equipamentos.

Aproveitando o embalo: a Info publicou ontem a matéria "Latptop XO é vendido por US$ 200". Trechos: "Um computador desenvolvido para crianças pobres de todo o mundo, o chamado laptop de 100 dólares, chegou a um marco: o preço dele agora é 200 dólares. (...) Duas semanas atrás, um executivo da fundação confirmou recentes estimativas de que o computador custaria 188 dólares, o que já é maior do que o preço de 150 dólares estimado em fevereiro ou os 176 dólares em abril. (...) Ainda não está claro quando as máquinas estarão prontas para os consumidores, já que a o site disse que a versão 1.0 do software que faz o PC rodar não estará pronta até 7 de dezembro. O porta-voz da fundação, George Snell, se recusou a comentar sobre o preço ou sobre o cronograma para fazer o lançamento."

Saiba mais (news.zdnet.co.uk).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Coveiro
Um minuto de silencio: Jaz aqui um projeto que tinha uma boa ideia, mas de boas ideias o inferno está cheio, mais uma está chegando.
Comentário de nemesis
vendido!!: vendido!!

sabia que amigo da Cora Rónai não seria de muita ajuda...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de silveira
ai que susto! :P: Nossa quando eu li o título da notícia eu imaginei outra coisa, mas o que ele quer dizer é que qualquer SO poderá ser usado no X0.

--
Silveira Neto
silveiraneto.net
eupodiatamatando.com
Comentário de tiaggs
Tolos: Juro que quando li esta notícia http://br-linux.org/linux/olpc-em-busca-de-doadores-com-bolsos-mais-fundos
minha ingenuidade não tinha desconfiado de nada, mas já estava tudo acertado a um bom tempo, o win para xo deve estar pronto!!
Comentário de Jose Eduardo De Lucca
Conspiração: E será que a demora em acabar o XO não foi para dar tempo da Microsoft aprontar o XP???
Comentário de The Darkness
Apesar da polêmica, que: Apesar da polêmica, que não tem como ser deixada de lado, o OLPC não pode utilizar nenhum método para evitar que a M$ "tente" fazer o Windows rodar no XO.
O projeto OLPC é muito mais do que o XO apenas. O XO é apenas a parte HARDWARE da ferramenta.

O que o OLPC projetou é um conjunto de partes que se juntam para atender a uma necessidade: O Hardware XO, o Software Sugar e muitas outras idéias revolucionárias.

Se a M$ conseguir fornecer com o Windows tudo o que o OLPC está fornecendo com LINUX eu mesmo daria parabéns a eles.

Mas como já disse antes em outra notícia, e aproveitando um comentário anterior, acho que nem mesmo que o XO atrasasse 10 anos para ser lançado a M$ não conseguiria preparar o Windows para rodar no XO.

E se por acaso ela lançar alguma solução meia-boca ("mais uma") e as pessoas (ou os governos) preferirem essa solução a culpa não terá sido do OLPC, nem do LINUX, nem do Negroponte e nem de ninguém, terá sido das pessoas que não sabem pensar por conta própria e não querem aprender (ou dos governantes que só querem enxer os próprios bolsos e a população que se exploda)

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]

Usuário Linux #407232
http://counter.li.org/
Comentário de edempoa
Minha impressão é a mesma: Minha impressão é a mesma sua. Exceto quanto ao WinXO estar pronto, quando a Microsoft começar a anunciar algum prazo para ele estar pronto você multiplica esse prazo por 3 e aí você terá uma idéia mais ou menos exata de quando ele estará pronto hahahaa
Comentário de edempoa
Que a maior habilidade do: Que a maior habilidade do Negroponte não é observar a forma como funciona o mercado todo mundo já sabe, mas impedir o Windows seja instalado nesta máquina é imprescindível para evitar o desvio destes computadores para o Mercado Negro onde serão vendidos.... com Windows Instalado. Esta fala foi de uma inocência lamentável.
Comentário de Fábio Rodrigues Ribeiro
Deveria estar lúcido: pois bem ele falou, segundo a notícia publicada aqui mesmo no br-linux sobre o
Projeto do notebook de US$100,00 rejeitou Mac OSX gratuito - porque não era código aberto
Comentário de EthraZa
Fontes seguras afirmam que a: Fontes seguras afirmam que a M$ ja tem disponível um novo sistema operacional "escrito" pelo próprio Bill Gates a alguns anos atrás e que foi remodelado pela equipe de engenharia de softwares da M$ situada na Índia, chamado M$-XOS.
As principais características abaixo:
1- Monousuário
2- Driver genérico para mouse incluso
3- Driver genérico para CDROM incluso
4- Poderosa shell inclusa para rodar "programas" .BAT
5- Possíveis vírus tão antigos que foram praticamente erradicados da face da Terra
6- Chama seu dispositivo móvel por uma letra do alfabeto grego
7- Tamanho reduzido. Ocupa aprox. 1.4MB.

Alguns afirmam que ele ainda será capaz de rodar cópias "alternativas" no M$ Windows 3.11 para WorkGroups, casa alguém ainda possua os disquetes!!!
Comentário de sem@email.org
"mas impedir o Windows seja: "mas impedir o Windows seja instalado nesta máquina é imprescindível para evitar o desvio destes computadores para o Mercado Negro onde serão vendidos.... com Windows Instalado"

Resumiu a opera!
Eh isso ai, sem duvida!

Windows + OLPC = roubo e venda no mercado negro.

Nao rodar software closed source e propietario deveria ser o objetivo do OLPC. Liberar o Windows XP vai significar que o usurario vai acabar usando software pirata e copias nao autorizadas de outros softs (eh garantido!!!!). E ai uma geraçao interinha vai sair da escola achando que usar soft pirata e copias nao autorizadas eh uma coisa normal. Ai quando estiveram adultas a RIIA manda prende-las porque copiaram uma musiquinhas. Ou entao a propria M$ manda prende-las porque instalaram o Windows pirata no seu computador.

Eu pensei que o OLPC fosse para educar e nao para deseducar!

O postante esta certo:

"mas impedir o Windows seja instalado nesta máquina é imprescindível para evitar o desvio destes computadores para o Mercado Negro onde serão vendidos.... com Windows Instalado"
Comentário de cppware
É mesmo!: Ele rejeitou o Mac Os X que não era aberto, mas está apoiando o "Janelas"...
Isso nos faz ter várias teorias...
Comentário de ricardo ghisi
Concordo com Negroponte: Acredito que o que Negroponte quis dizer é que, como o projeto é livre não podemos impedir que a Microsoft (ou qualquer outra, poderia até ser a Apple) não possa fazer uma versão de seu SO para o computador, apenas isso.

Isto não significa que ele apóia o Windows ou utilizará Windows em algum projeto futuro em substituição ao Linux. É um caso muito diferente da oferta da Apple pelo Mac OS X (citada por um colega aqui), este último não foi aceito como plataforma principal por não ser livre, assim como o Windows também não será utilizado desta forma.

Acho correta a atidude do Negroponte, liberdade é isso!
Comentário de Rodrigo
Esse Laptop está parecendo: Esse Laptop está parecendo o Panamericano do Rio.... Daqui a pouco vai compensar mais comprar um HP Pavillion!
Comentário de merlin-tehmagic
Nada disso: Uma coisa é o cara dizer q o SO pode ser lançado e construido por qualquer empresa, outra é o cara chegar e explicitamente dizer que a microsoft tem esse poder por trás disso tem $, o que me deixa completamente chateado com isso é que esses Negrop... da vida e outros que se dizem apoiar o Unix-Like acham uma maravilha utilizar o linux como beta testes de sua criações ou projetos que apoiam quando a parada ta pronta mudam de lado ou simplesmente de opinião né isso é estranho e na época do meu avô chama-se traição e dava uma pena de ir a forca só acho q se sou o que sou é pq tenho ideias e opiniões, mais parece que nesse nosso mundo "globalizado", os caras só tem uma coisa que rege os ideias deles. ($). Estou indignado, se querem um projeto que tenha financiamento alto porque não pedem o apoio da Microsoft desde o inicio, a que %@%$%$@% porque ela não apoia nada, é mais fácil comprar.
Comentário de Fernandohleme
uhauhauhauha, concordo. A: uhauhauhauha, concordo. A idéia era fazer um lapzinho barato, prático, que aguentasse surra da criançada e ainda desse risada, não é? Bota o windows lá e eu já tô arranjando meu lugar pro suporte, por que vai precisar.
Por outro lado, esquecendo a beleza da vida e da solidariedade do software livre e tal, a disposição da microsoft em tentar aprontar alguma coisa que rode no XO não deixa de ser inteligente. Crianças com linux na mão são um mercado em potencial que não pode ser ignorado. Empresarialmente faz sentido, pena que é meio canalha.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004