“Direto do Slashdot: em um post em seu site, Russell Ossendryver, um defensor do ODF, alerta que a Fundação GNOME está partidária e se dedicando ao .... OOXML! Depois que o fundador do GNOME miguel de icaza chamou o padrão de "soberbo", parece que há mais gente entrando no "embalo", como pode ser verificado nessa mensagem.
Até quando a tão chamada e cultuada "interoperabilidade" vai ser desculpa para esse tipo de comportamento, onde excluindo-se a parte da ameaça a padrões livres (que é uma coisa muito séria), é praticamente um CULTO a QUALQUER COISA que venha dos lados da microsoft? Convém ler a thread da lista de discussão, inclusive com comentários de Richard Stallman.”
Enviado por Eustáquio 'TaQ' Rangel (eustaquiorangelΘyahoo·com) -
referência (slashdot.org).
http://blogs.gnome.org/bolsh/2007/10/30/ooxml-gnome-foundation-furore/
Infelizmente (terrivelmente, eu diria), ele está certo que "este será o padrão dominante para documentos de escritório nos anos por vir" (tradução minha). No minimo as suites de escritorio livre terão que implementar essa m*&$#, então eles se juntaram à ECMA pra torna-la um pouco menos m*&$#. Ao menos é a justificativa até onde eu entendendo. Não seria melhor, por exemplo, o pessoal do Samba tivesse alguma, minima que seja, voz quanto ao SMB? Essas coisas terão de ser implementadas de qualquer forma.
--
Eduardo de Oliveira Padoan