Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Fundação GNOME ajudando o OOXML?


“Direto do Slashdot: em um post em seu site, Russell Ossendryver, um defensor do ODF, alerta que a Fundação GNOME está partidária e se dedicando ao .... OOXML! Depois que o fundador do GNOME miguel de icaza chamou o padrão de "soberbo", parece que há mais gente entrando no "embalo", como pode ser verificado nessa mensagem.
Até quando a tão chamada e cultuada "interoperabilidade" vai ser desculpa para esse tipo de comportamento, onde excluindo-se a parte da ameaça a padrões livres (que é uma coisa muito séria), é praticamente um CULTO a QUALQUER COISA que venha dos lados da microsoft? Convém ler a thread da lista de discussão, inclusive com comentários de Richard Stallman.”


Enviado por Eustáquio 'TaQ' Rangel (eustaquiorangelΘyahoo·com) - referência (slashdot.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de EdCrypt
Resposta: Dizer que a GNOME Foundation é "partidaria" do OOXML é no minimo um pouco forte. Mas a resposta do Dave Neary, que já foi do GNOME Foundation board, está em:
http://blogs.gnome.org/bolsh/2007/10/30/ooxml-gnome-foundation-furore/

Infelizmente (terrivelmente, eu diria), ele está certo que "este será o padrão dominante para documentos de escritório nos anos por vir" (tradução minha). No minimo as suites de escritorio livre terão que implementar essa m*&$#, então eles se juntaram à ECMA pra torna-la um pouco menos m*&$#. Ao menos é a justificativa até onde eu entendendo. Não seria melhor, por exemplo, o pessoal do Samba tivesse alguma, minima que seja, voz quanto ao SMB? Essas coisas terão de ser implementadas de qualquer forma.

--
Eduardo de Oliveira Padoan
Comentário de TaQ
O adjetivo de de: O adjetivo de de "partidária" foi inserido por você. ;-)
Eu acho esse papo de "este será o padrão dominante para documentos de escritório nos anos por vir" meio derrotista. Ok, nós sabemos do tamanho da base instalada dos formatos do microsoft office atualmente, mas hoje em dia MUITA gente está promovendo o ODF e justamente por causa disso fazendo o "lado de lá" se mexer.
O que me deixa puto é ver que qualquer iniciativa que venha do "lado de lá" é abraçada desesperadamente pelo icaza e sua turma, muitas vezes sem uma análise crítica em cima. Se nos preocupamos hoje com o padrão dos formatos de escritório, para que ajudar a criar uma bizarrice do tipo do Silverlight, onde eles fizeram um mutirão para implementar no GNU/Linux em tempo recorde? Tem que matar essas coisas no ninho, e não dar força para elas. O OOXML *ainda* não é um padrão dominante, *pode* vir a ser um substituto para o formato corrente do microsoft office se a turma for boazinha e der uma forcinha para ele, pois parece que nem a própria fabricante o implementa direito.
Comentário de Ark
Quê????: Quer dizer, o padrão não é totalmente especificado, foi rejeitado por sua qualidade técnica ruim, mas como é da Microsoft, simplesmente "Essas coisas terão de ser implementadas de qualquer forma"?

Será que se os esforços fossem direcionados ao ODF (que também precisa de um pouco de trabalho em cima), não seria algo mais positivo?
Comentário de Manoel Pinho
Abiword, Icaza: Pelo que eu sei o abiword está implementando um plugin ooxml e é inclusive usado como propaganda da M$ para dizer que o seu padrão é interoperável... O abiword não é um dos editores "oficiais" do gnome ?

Com o Miguelito Icaza e a Novell envolvidos no desenvolvimento do Gnome e sendo o Gnome majoritariamente desenvolvido nos EUA, a terra da M$, não ficaria espantado se essa notícia for mesmo verdadeira.

Enquanto isso os europeus do KDE estão prestes a liberar um koffice com bom suporte a ODF e rodando também em windows e mac.
Comentário de puelocesar
Nossa como o povo gosta de: Nossa como o povo gosta de sensacionalismo! Li uns 4, 5 das primeiras respostas nesta lista do Gnome Foundation e deu para perceber que eles querem participar do ECMA para melhor implementar o padrão OOXML, e teoricamente tentar participar das decisões sobre o mesmo, mas isso obviamente não irá acontecer.

É um exagero absurdo dizer que eles cultuam tudo que vêm da Microsoft, porque primeiramente, se assim fosse, nem estariam usando Linux.

Só quero destacar uma das respostas de lá:
"Committee members have the ability to request clarifications and suggest improvements in the text of the especification. For anyone implementing parts of this format this is a golden chance to get enough documentation to facilitate interoperability."

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de TaQ
Procedimento padrão da turma hoje em dia: o padrão não é totalmente especificado

Igualzinho o Silverlight. O treco é proprietário, nem apareceu direito, pelo que falaram não vai ser aberto ("Microsoft has no plans to open Silverlight." - http://www.theregister.co.uk/2007/05/01/microsoft_open_source_mix) e já saem de bando para "ajudar a interoperabilidade".
Comentário de TaQ
É um exagero absurdo dizer: É um exagero absurdo dizer que eles cultuam tudo que vêm da Microsoft, porque primeiramente, se assim fosse, nem estariam usando Linux.

Se você prestar atenção, vai ver que eu não generalizei para a GNOME Foundation em si, mas nas atitudes tomadas hoje em dia por muitas pessoas supostamente ligadas ao Open Source/Software Livre. E o fato de usar GNU/Linux não quer dizer que essas pessoas não possam cultuar o que vem da microsoft, se procuram implementar de tudo que tem lá no lado de cá. Hoje em dia isso não é uma questão romântica mais, é estratégica, e não se pode vencer uma estratégia com teoria, tem que se usar a prática, ou seja, usar GNU/Linux.

Uma resposta interessante da thread (http://www.mail-archive.com/foundation-list@gnome.org/msg02306.html):


But I think we should make it absolutely clear that we're involved because MS is a dominant market power and abusive, convicted monopolist who will not be afraid to use OOXML to damage competitors, not because we think the spec process is a real, valid spec process, or because we like their spec. To the extent we can do both (improve the spec *and* remind the world that MS is an abusive, convicted monopolist) this is a win-win, and should have been in June.


Eu apostaria mais em melhorar o que eles vem de errado no ODF e promovê-lo do que dar suporte e ajudar a consertar o OOXML. Mas há opiniões divergentes.
Comentário de Frank XW
Decepção: Depois de ver notícias como essas:

Fundação OpenDocument abandona ODF para suportar padrão de arquivo da W3C
Fundação GNOME ajudando o OOXML?
Negroponte: O Windows é chave para a filosofia do OLPC
Telecentros substituindo código aberto pelo Vista

Dentre outras, fico a pensar... será que estamos perdendo a guerra contra os padrões proprietários e o grande monopolizador de software???
Comentário de nemesis
preparando o terreno: "É um exagero absurdo dizer que eles cultuam tudo que vêm da Microsoft, porque primeiramente, se assim fosse, nem estariam usando Linux."

preparando o terreno para um futuro M$ Linux repleto de patentes instaladas aos poucos pelos seus parceiros. Depois da experiência de ficar 6 anos desenvolvendo o Vista, acho que a M$ quer adaptar o Linux ao seu gosto para poder usá-lo como base. Pensando bem, Linux+Windows fazem uma contrapartida interessante contra FreeBSD+Mac: os pops e os elitistas. Não que eu apóie...

vc tem que aprender a ler nas entrelinhas, meu garoto...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Sonolento
São notícias tristes, sem: São notícias tristes, sem dúvida.

Mas sendo otimista(talvez muito), serve para ver quem é quem na verdade. O seu Miguel de Icaza, como já comentado aqui, é um dos primeiros a abraçar qualquer coisa que a MS lance. Nem sei se se pode falar do Gnome em si. Porque até a Novell, que fez o pacto do mal com a MS não parece tão empenhada em ser amiguinha do Bill Gates quanto o Icaza. Chega a ser nojento.

A propósito. Ontem saiu uma lista de maiores gênios vivos. Em primeiro um químico, em nono o Oscar Niemeyer...

Em 47o está o Bill Gates. Agora, advinhem quem está empatado com ele ? O tio Osama , ele mesmo, Bin Laden. Ironia do destino estarem em pé de igualdade ? :D
Comentário de Sonolento
Digamos que o tal OOXML: Digamos que o tal OOXML fosse o único padrão, seria inevitável..., então realmente, seria bom participar de sua elaboração. Agora, participar e AJUDAR a consertar um padrão que foi negado(apesar de todo lobby $$$) com críticas como sendo uma coisa bizarra em termos de propostas apresentadas....

E ainda... elogiando como sendo uma maravilha ??!?!

"Absurdo" é uma palavra que se encaixa perfeitamente com esse comportamento.

Bom, o "problema" do FOSS é esse... democracia, qualquer um pode fazer e disponibilizar. Porque seria uma boa de banir esse ser... ele vive contrariando a todos. Não entendo porque simplesmente não pede um carguinho legal na MS e pronto.
Comentário de EdCrypt
O adjetivo de de:
O adjetivo de de "partidária" foi inserido por você. ;-)

Desculpe TaQ, eu devo ter lido o termo em algum comentário do /. -- sorry!


Eu acho esse papo de "este será o padrão dominante para documentos de escritório nos anos por vir" meio derrotista.


Certamente a frase é uma frase derrotista, mas essa é claramente uma das possibilidades, e o que o GNOME quer é dar suporte ao que os usuários precisam da melhor forma.

E como você sabe, o GNOME é bastante independente da vontade do Icasa. A GNOME Foundation ter entrado na ECMA pra dar a possibilidade aos seus desenvolvedores de opinarem no OOXML é bastante diferente, se não for o contrário, de ir no embalo da atitude "Cheerleader" do Icasa, IMHO.

--
Eduardo de Oliveira Padoan
Comentário de EdCrypt
Quer dizer, o padrão não:

Quer dizer, o padrão não é totalmente especificado, foi rejeitado por sua qualidade técnica ruim, mas como é da Microsoft, simplesmente "Essas coisas terão de ser implementadas de qualquer forma"?

Ei, reclame isso com a MS e seus clientes!

Falando sério, a vida não é perfeita, muito longe disso, e se os usuários exigirem será um mercado perdido se não for suportado, assim como SMB, NTFS, etc.
--
Eduardo de Oliveira Padoan
Comentário de puelocesar
Ah sim claro, e você e o: Ah sim claro, e você e o Fox Mulder já descobriram a data da invasão alienígena?

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de EdCrypt
In coming years, the:

In coming years, the bosses, wives and business partners will be sending .docx files. What do we tell our users then? Life sucks? Not my problem?

http://blogs.gnome.org/bolsh/2007/10/30/ooxml-gnome-foundation-furore/#comment-955
--
Eduardo de Oliveira Padoan
Comentário de EdCrypt
E ainda... elogiando como: E ainda... elogiando como sendo uma maravilha ??!?!
Quem elegiou foi o Icasa, que se não me engano nem da Board of Directors da fundação do GNOME é mais. Isso sequer reflete a opinião da maioria dos desenvolvedores.

--
Eduardo de Oliveira Padoan
Comentário de puelocesar
Cara não dá para bater o: Cara não dá para bater o pé e simplesmente rejeitar tudo que vêm da MS. Uma das maneiras de promover o software livre é fazê-lo interoperar com o que já existe no mercado.

É claro que é essa é uma visão que obviamente não é compartilhada por muita gente. Mas atacar essas pessoas que têm esta visão é simplesmente errado. Você acha mesmo que é justo ofender pessoas que contribuíram tanto para o software livre como o Miguel de Icaza com alegações de que ele "idolatra a microsoft"?

Eu também não gosto de mono, silverlight e afins, mas já é exagero dizer coisas como "idolatria à microsoft" a respeito deles.

A propósito, você é o TaQ, o cara que fez o livro-tutorial de Rails? Caso sim, gostei muito do tutorial, muito obrigado :)

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de EdCrypt
Alias, muito boa essa ideia.: Alias, muito boa essa ideia. O problema é a democracia. Vamos "banir" as pessoas que discordamos.
O "problema" que você tem com o software livre é que ele é Livre, simplesmente,

--
Eduardo de Oliveira Padoan
Comentário de puelocesar
O negócio da OpenDocument: O negócio da OpenDocument me parece pelo jeito mais culpa da Sun do que da OpenDocument. Mas quanto a suítes office já tinha perdido esperança faz tempos, pois a única alternativa viável que tínhamos era um produto da Sun.

Pelo menos agora podemos ter alguma esperança com o KOffice2, e com o Symphony, mas este último não sei se é opensource...

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de puelocesar
Very funny indeed: Very funny indeed :)

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de TaQ
dar suporte ao que os: dar suporte ao que os usuários precisam da melhor forma

Será que tanta gente que usa o GNOME precisaria do suporte ao OOXML, e será que se não fosse dado o suporte o formato não perderia a sua força? Posso parecer utópico, mas olha o tanto de gente reclamando do Vista hoje em dia. Nunca vi tanta gente, que nem usa GNU/Linux, falando sobre voltar para o XP, ir para o GNU/Linux ou comprar um Mac. E nem são usuários técnicos! Hoje em dia a coisa é bem mais dinâmica que alguns anos atrás, e as pessoas estão se comunicando e interagindo mais rapidamente.

como você sabe, o GNOME é bastante independente da vontade do Icasa

Graças a Deus ainda tem um pessoal lá que ainda estão desse jeito, mas ainda tem gente que praticamente venera o cara. Essa veneração pelo que ele fez anteriormente (que com certeza teve muito o seu valor) é uma coisa complicada.

opinarem no OOXML é bastante diferente, se não for o contrário, de ir no embalo da atitude "Cheerleader" do Icasa,

Um lance desse é complicado depois do icaza chamar o padrão de soberbo algumas semanas atrás ... impossível não imaginar coisas. ;-)

Olha uma das vozes discordantes: http://www.mail-archive.com/foundation-list@gnome.org/msg02307.html
Comentário de TaQ
Ei, reclame isso com a MS e: Ei, reclame isso com a MS e seus clientes!

Olha, de boa, mas essa foi uma das observações mais estapafúrdias que eu já vi. De que adiantaria isso? Eles dariam uma "banana" para você e continuariam a seguir o seu caminho. E ainda fariam piada na hora do café.

e se os usuários exigirem será um mercado perdido se não for suportado

Ok, levando em conta esse raciocínio, se o mercado exigir a bizarrice do Silverlight podemos dar adeus ao HTML, à web semântica, aos serviços que estão pipocando levando-se em conta a maior interatividade a que estamos chegando em um ambiente globalizado em favor da interatividade na tela do usuário com sites inteiros feitos com gráficos e animaçõeszinhas pululando para lá e para cá, ao invés de sermos mais críticos e tentarmos mudar alguma coisa nesse cenário? Eu discordo, ainda mais com uma coisa dessa dando chance para a microsoft fazer o que não conseguiu alguns anos atrás, que é tomar a web para ela. Até hoje penamos com alguns sites "ie only", coisa que reduziu drasticamente de alguns anos para trás, ainda bem, pois mesmo quem nunca usou GNU/Linux ou Software Livre se tocou da barbaridade que isso representa. E falar que tudo isso seria suportado de boa em outros sistemas operacionar e dar chance de algum "pulo do gato" é um risco muito grande em minha opinião.

O mercado nunca exigiu GNU/Linux e ele está aí firme e forte.
Comentário de TaQ
E por causa disso devemos: E por causa disso devemos entregar o ouro ao ladrão e pior, começar a trabalhar para ele? Que isso ... ;-)
Comentário de TaQ
Pelo que eu sei o abiword: Pelo que eu sei o abiword está implementando um plugin ooxml e é inclusive usado como propaganda da M$ para dizer que o seu padrão é interoperável...

Justamente. Um bom ponto de marketing estratégico, bem posicionado, e no tempo certo para eles refutarem acusações de monopólio.
Comentário de Ark
Desvio: Uma das maneiras de promover o software livre é fazê-lo interoperar com o que já existe no mercado.

Ou promover interoperabilidade com um padrão que ainda vai existir?
Comentário de Ark
Não confunda OpenOffice com: Não confunda OpenOffice com StarOffice.
Comentário de TaQ
Cara não dá para bater o: Cara não dá para bater o pé e simplesmente rejeitar tudo que vêm da MS. Uma das maneiras de promover o software livre é fazê-lo interoperar com o que já existe no mercado.

Ah, dá sim, eu fiz isso até hoje e tem tudo funcionado maravilhosamente bem. No caso de aplicações de terceiros que utilizam exclusivamente as soluções da Microsoft, melhor deixar elas rodando lá - quem programa em .Net responda: funciona melhor nativo ou no mono? - do que tentar fazer alguma gambiarra "do lado de cá" e ainda de quebra trazer esse monte de dor-de-cabeça.

Você acha mesmo que é justo ofender pessoas que contribuíram tanto para o software livre como o Miguel de Icaza com alegações de que ele "idolatra a microsoft"? Eu também não gosto de mono, silverlight e afins, mas já é exagero dizer coisas como "idolatria à microsoft" a respeito deles.

Eu agradeço ao que fizeram no passado, mas isso não é desculpa para fazer caquinha no presente e tentar complicar o futuro. Um cara que foi coroinha e fazia parte do grêmio da escola pode muito bem ser alguma coisa bem feia hoje em dia (ser político, sei lá), ou você acha que as pessoas não mudam assim e daria qualquer desculpa para algum ato estranho que o sujeito fizesse atualmente levando em conta quantos anos ele ficou entregando pratos de sopa em obras assistenciais na juventude?

Vamos fazer o seguinte, pega o blog do icaza e dá uma analisada sobre o que você acha: http://tirania.org/blog/. Nos artigos que estão no ar agora só vi falar de mono, de uma implementação do LINQ para o .Net, de um sujeito que aceitou trabalhar na microsoft, do JIT do .Net, do moonlight (que é o silverlight no mono) e coisas do tipo. Ou seja, mono, .net, microsoft. Alguma palavra em tecnologia que seja fora disso? Nada. Nothing. Isso fora o que ele já falou antes das "maravilhas" da microsoft e do .Net. Dê uma pesquisada e diga o que você acha.

Veja bem, se encararmos de uma maneira "adulta e capitalista", o cara está certo, está promovendo o produto dele, mas ser considerado um "cara do Software Livre" atualmente com tudo isso está meio complicado, IMHO. Está mais para um sujeito que está investindo no seu produto.

A propósito, você é o TaQ, o cara que fez o livro-tutorial de Rails? Caso sim, gostei muito do tutorial, muito obrigado :)

Sou eu sim, que bom que gostou, disponha. Tá vendo? O Rails e Ruby roda em tudo quanto é lugar, sem precisar de formatos binários, proprietários e o escambau a quatro. ;-)



Comentário de TaQ
Não vamos fingir que: Não vamos fingir que embaixo disso não há um jogo político forte, por favor.
Comentário de TaQ
Não entendo porque: Não entendo porque simplesmente não pede um carguinho legal na MS e pronto.

Se fizesse isso descaradamente ele jogaria por terra uma coisa que foi comentada aqui nas threads: a importancia histórica que ele teve alguns anos atrás e que ainda dá folêgo e alguma credibilidade para ele no mundo do Open Source/Software Livre. Parece que se ele não pedir esse cargo na microsoft e manter a coisa meio implícita ele vai poder fazer e dizer qualquer barbaridade "do lado de cá" até bater com as botas que a turma suporta.
Comentário de EdCrypt
Ei, reclame isso com a MS e: Ei, reclame isso com a MS e seus clientes!

Olha, de boa, mas essa foi uma das observações mais estapafúrdias que eu já vi. De que adiantaria isso? Eles dariam uma "banana" para você e continuariam a seguir o seu caminho. E ainda fariam piada na hora do café.


Por isso que eu comecei a frase seguinte com "Falando sério". Na estapafúrdias frase que você cita eu estava ironizando o fato de que você tem que implementar o que os usários querem para se manter relevante.

Em resposta à frase seguinte, ninguém (além do doido do Icasa e mais alguns funcionarios da Novel :P) está defendendo o OOXML em detrimento do ODF. Esse não é o caso. Eles apenas acham que o GNOME deve estar pronto pro pior. Assim como todos nós defenderemos os padrões W3C em oposição de coisas como Silverlight e Adobe AIR (é esse o nome? sei lá). Mas se um dia, num futuro distopico, a web ficar dominada por essas coisas, não seriei eu que criticarei o trabalho de quem quiser fazer engenharia reversa pra criar Software Livre compativel com essas coisas. Ok, os MSCheerleaders da Novel/Mono se anteciparam demias, com certeza, o que só fortalece os argumentos da MS, mas o MS Office já domina o mercado, o OOXML já está sendo usado pelos John Does por aí ao salvarem em .docx, e eles estão fazendo como sempre foi feito com o .doc, os ,swf, etc.


O mercado nunca exigiu GNU/Linux e ele está aí firme e forte.


SOs são bem diferentes de formatos. O GNU/Linux já suporta varios formatos de arquivo e protocolos não padronizados para permanecer compatível com o resto do mundo. É uma questão do que comprometer pra continuar competitivo.
--
Eduardo de Oliveira Padoan
Comentário de Oceanos
O adjetivo de de: O adjetivo de de "partidária" foi inserido por você. ;-)
Foi não:
... um defensor do ODF, alerta que a Fundação GNOME está partidária e se dedicando ao .... OOXML!
Comentário de EdCrypt
E por causa disso devemos: E por causa disso devemos entregar o ouro ao ladrão e pior, começar a trabalhar para ele? Que isso ... ;-)
Com certeza não. Você acha que é isso que a fundação do GNOME fez ao se juntar ao ECMA?
--
Eduardo de Oliveira Padoan
Comentário de TaQ
Entregar o ouro talvez não,: Entregar o ouro talvez não, mas trabalhar para "ajudar" já estão cogitando.
Comentário de TaQ
Oh-oh, mals aí.: Oh-oh, mals aí.
Comentário de TaQ
Em resposta à frase:
Em resposta à frase seguinte, ninguém (além do doido do Icasa e mais alguns funcionarios da Novel :P) está defendendo o OOXML em detrimento do ODF. Esse não é o caso. Eles apenas acham que o GNOME deve estar pronto pro pior.


Talvez a Jody Goldberg, pelo que eu pude ler de alguns comentários delam, mas você está correto em sua colocação. O que me embanana a cabeça e pensar em estar pronto para o pior ajudando eles a resolverem os problemas da "coisa", isso me soa contraditório!

É uma questão do que comprometer pra continuar competitivo.

E talvez evitar que apareçam mais "monstrinhos" por aí. Você citou que os zé-manés já estão usando o OOXML, mas será que hoje em dia já é tanto assim?
Comentário de puelocesar
Ambos compartilham o mesmo: Ambos compartilham o mesmo código mal otimizado e lento e o controle da Sun. Quantos desenvolvedores colaboradores já não abandoram o desenvolvimento do OO e quantas funcionalidades não foram inseridas no mesmo porcausa das atitudes da Sun? Só compare o GoOpenOffice e o OpenOffice "oficial". Dos ícones à diferença de tempo de boot tem várias coisinhas pequenas que o tornam bem melhor, mas a Sun não quer "aceitá-las".

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de EdCrypt
Não vamos fingir que: Não vamos fingir que embaixo disso não há um jogo político forte, por favor.
Certamente. Mas a partir de que só sabemos o que motiva as pessoas até onde elas dizem, qualquer outra especulação não passa disso: especulação. E não acho que o o projeto GNOME inteiro, que vem fazendo um p*** de um bom trabalho pelo SL durante esses 10 anos, mereça virar alvo de flame por causa da imagem que um cara que nem é tão relevante assim mais passa. Talvez uma decisão infeliz como se tentar melhorar o OOXML seja apenas isso, uma idea infeliz, e uma precipitação de implementar o formato da versão nova da suite de escritorios mais usada no mundo talvez seja apenas isso, uma precipitação. Não estou dizendo pra sermos todos inocentes, apenas que vale apena ser mais cautelo antes de começar a acusa o projeto GNOME de se aliar com o demônio.
--
Eduardo de Oliveira Padoan
Comentário de TaQ
Rapaz, eu concordo contigo e: Rapaz, eu concordo contigo e em ponto algum eu acho que o GNOME mereça ser jogado no fogo apenas por especulações - me perdoe quem interpretou dessa maneira. Mas o fato de um projeto desse porte nos alerta justamente para o que você disse, sermos cautelosos.
E assino embaixo, temos ficar espertos com quem já foi relevante e hoje em dia nem é tanto assim no mundo do Software Livre, apesar de tentarem manter essa aparência. Inclusive eu acho que a constatação formal dessa falta de relevância e da clareza do jogo "no outro time" iria retirar muito ruído e especulação que é gerado para cima do Software Livre hoje em dia.
Comentário de TaQ
Por favor me permita um: Por favor me permita um momento de teoria de conspiração e paranóia: a Sun recebeu alguns bilhões da microsoft em relação ao Java faz pouco tempo, correto? Que mundo louco esse que podemos imaginar que uma empresa cria entraves para o próprio produto em troca de dinheiro, credo.
Comentário de laurocesar
Taq é o cara ;): Rapaz, assisti a uma palestra sua aqui em minha faculdade (UEMG Frutal) e gostei muito, espero algum dia desses poder fazer um curso de Ruby ou Rails com você...

A propósito, concordo com o que você disse: trabalhar com o pessoal do OOXML hoje é dar força ao "inimigo", se temos um padrão aberto, documentado e padrão ISO porque não esforçar para melhorá-lo e sua implementação. Temos que trabalhar duro para que os padrões e SL's possam evoluir de forma que técnicamente e econômicamente se torne inviável utilizar estas tecnologias proprietárias.

Um abraço.

=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Didi
Aqui também.: Também tive o mesmo gosto ruim na boca...

--
GEAR - Grupo de Estudos Avançados em Robótica
http://www.sel.eesc.usp.br/gear
Comentário de tiaggs
Concordo EdCrypt: Não podemos esculhambar um projeto todo por causa de um pessoa!!!
Comentário de brandizzi
Na verdade, ele já aceitou: Icaza quase chegou a trabalhar na Microsoft, mas não pode emigrar do México por não ter diploma superior, como relata o artigo na Wikipedia.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com / http://suspensaodejuizo.wordpress.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de edempoa
1 - Não é de hoje que: 1 - Não é de hoje que vemos comunidades desejando transformar o Linux num "Windows Livre".

2 - O maior rival do Openxml será o .doc, .xls e etc, assim como o maior rival do Windows Vista é o XP e o maior rival do XP por muito tempo foi o Windows 98.

3 - É RIDÍCULO ver tantos usuários de linux com cabeças Win32.
Comentário de edempoa
Sim, eu mudei de BrOffice: Sim, eu mudei de BrOffice para GoOpenOffice no meu PC do trabalho e a diferença no desempenho é realmente considerável.
Comentário de nemesis
ainda não, mas estamos: ainda não, mas estamos empenhados. A verdade está lá fora! :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
dá-lhe, TaQ!: dá-lhe, TaQ!

foi o pagamento merecido por anos de mal uso de sua JVM licenciada, que impediu uma presença mais marcante do Java no mundo M$.

de qualquer modo, com empresas que trocam figurinha com a M$ pode-se esperar de tudo. É isso que dá deixar desenvolvimento de softwares importantes nas mãos de empresas. Empresa só vai onde está dinheiro.

o problema é: qual hacker em suas horas livres tem saco de trabalhar em ainda outra aborrecida suíte de escritórios? Melhor contribuir com scripts para o vim, codecs para media players ou bibliotecas para ainda outra linguagem de programação obscura...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de EthraZa
As vezes acho que o mundo: As vezes acho que o mundo só vai ser um lugar melhor pra viver quando a M$ falir ou virar micro empresa... (por enquanto ela é mico empresa).
Enquanto tem gente trabalhando arduamente pro Linux evoluir (KDE), tem gente "trabalhando" pro Linux continuar às sombras (Gnome)!
Ainda bem que eu só uso Linux e com KDE ou WindowMaker.

Comentário de cppware
'Eles apenas acham que o: 'Eles apenas acham que o GNOME deve estar pronto pro pior'

Poxa, mas que dramático!
Comentário de cppware
Bom comentário!: Muito profundo seu comentário. Você usou as palavras "europeu" e "Kde" com um tom messiânico. Provavelmente, você tem uma teoria. Talvez seja a mesma da minha, que diz:

1. Enquanto os brasileiros só sabem copiar e correr atraz para o que o mercado já sacramentou, os europeus buscam a inovação sem se preocupar muito com os padrões atualmente em voga.
2. Os americanos, nem se fala. São uns abutres capitalistas.
3. O projeto Kde tem tudo para dar certo, pois a linha de pensamento seguida pelos desenvolvedores é fixa. Ele vai suportar o ODT plenamente!
4. E o pior, será suportado no sistema "Janelas".

Se minha análise estiver correta, você achar isso correto porque os europeus do KDE (e até brasileiros também) correndo atrás de padrões proprietários para suportá-los em nossa plataforma, e sim o contrário: incentivando o uso de padrões livres e exportando-o em várias plataformas.

Parabéns. Concordo com você!
Comentário de Douglas Augusto
Ok, levando em conta esse: Ok, levando em conta esse raciocínio, se o mercado exigir a bizarrice do Silverlight podemos dar adeus ao HTML, à web semântica, aos serviços que estão pipocando levando-se em conta a maior interatividade a que estamos chegando em um ambiente globalizado em favor da interatividade na tela do usuário com sites inteiros feitos com gráficos e animaçõeszinhas pululando para lá e para cá, ao invés de sermos mais críticos e tentarmos mudar alguma coisa nesse cenário?

O Adobe Flash encaixa-se bem nessa sua crítica --na qual concordo, diga-se de passagem--, com o agravante de ser uma tecnologia completamente proprietária, seja no formato (Flash) como no cliente (plugin). No entanto é raro me deparar com alguma crítica nesse tom sobre o Flash, aliás, aqui mesmo no BR-Linux é comum aplausos e comemorações em relação às novidades sobre esta tecnologia; enquanto satanizam o Silverlight, incoerentemente santificam o Flash.
Comentário de TaQ
Concordo plenamente contigo,: Concordo plenamente contigo, para mim o Flash também é um pé-no-saco. Há tentativas de pelo menos fazer um plugin livre, como o Gnash (http://www.gnu.org/software/gnash/), mas a gente sabe que apesar do discurso bonito sobre o Flex (onde liberam um tantinho só da coisa) a Adobe também não é uma empresa que tem os seus interesses, e mesmo que fosse totalmente livre, ainda assim com o formato binário jogaria para as cucuias tudo o que foi feito até agora para deixar a web mais "interoperável" (olha que palavra bonita) entre si. Que o diga o Jakob Nielsen. Ele até dá ... dá não, vende, algumas dicas sobre usabilidade com Flash mas US$64 é meio puxado para pagar para fazer umas gambiarras.

Agora, se com o Flash a gente já tem todo esse trabalho (tem cliente que fica doente se você não falar em pelo menos um banner animado), para que inventar moda e dar apoio para outro monstrinho, ainda mais vindo daqueles lados que a gente sabe que tudo que vem sempre tem um lado oculto e estranho? Vejam, não estou nem falando nesse ponto nem da qualidade técnica das soluções, mas de tudo o que vem acompanhando o pacote, seja o costumeiro monopólio de mercado puro e simples ou as atitudes nem tão éticas que eles tomam para manter o seu poder. Eu prefiro nem arriscar. Mas tem gente que pula no colo assim que os caras abrem a porta, argh.
Comentário de TaQ
Concordo plenamente contigo,: Diacho, desconsiderem esse comentário pois era o mesmo do de cima que havia saído duplicado por causa de um "service unavailable".
Comentário de talexbh
Gnome: Quer saber de uma coisa? O Patrick tava prá lá de certo qdo rancou o Gnome fora do Slackware. KDE neles!!!!!!


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004