Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Telecentros substituindo código aberto pelo Vista

Segundo o Estadão, o código aberto está para ser substituído pelo Vista nos telecentros de São Paulo. Há duas semanas, a Prefeitura e a Microsoft teriam assinado sem alarde um protocolo de intenções que prevê a instalação do sistema operacional Windows Vista nos PCs dos 178 atuais pontos municipais de acesso à internet, além dos 122 que devem ser inaugurados até 2008. Até agora, os micros só usavam programas de código aberto, segundo a matéria.

Pelo acordo, confirmado ao jornal pela Prefeitura e pela Microsoft, o Windows Vista seria doado aos telecentros, sem custos. Entretanto, o município arcaria com a atualização dos equipamentos, já que o Vista exige PCs com configuração mais “robusta”. Segundo estimativa do Link com dados da Prefeitura, seria preciso um investimento de R$ 717,5 mil, o mesmo que serviria para a compra de micros e servidores para 35 telecentros.

A principal justificativa da Prefeitura para o projeto é a inclusão de deficientes visuais. Segundo o coordenador de Inclusão Digital do município, Waldemar Ferreira Neto, os deficientes não se acostumam ao Linux. Segundo o coordenador da Prefeitura, o software livre não será abandonado. “Vamos permitir ao usuário escolher se quer o Windows ou o Linux.”

O acordo, segundo a Microsoft, prevê também a doação de licenças do pacote Office. Para a Prefeitura, entretanto, isso não está claro. “O termo não diz isso explicitamente. Mas, se não for doado, cancelamos o projeto”, diz Ferreira Neto.

Saiba mais (link.estadao.com.br). O link foi enviado por Fernando (fernando·palhoΘgmail·com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Bruno Gonçalves
...: Que bom que eles estão exigindo que venha com o pacote Office, so falta exigirem que tudo seja salvo no formato Open XML.

Cada vez é mais difícil levar fé nessa raça chamada de ser humano...

--------------------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de Andre Noel
SP se vendendo: Lá vem a prefeitura de SP se vendendo à Microsoft.

Quem vai arcar com os 717 mil para adequar os micros ao Vista? (pergunta retórica)

O Ubuntu há um bom tempo tem um excelente suporte a deficientes visuais. Na lista de e-mails dos usuários de Ubuntu aqui do Brasil temos alguns deficientes visuais que confirmam o fato. Essa desculpa foi o melhor que eles conseguiram?
Comentário de maiconfaria
"Os deficiêntes não se: "Os deficiêntes não se acostumam com linux"
Por que ?
Bela desculpa!
Que deputado do PSDB ou do PFL poderiamos contactar para pedir atuação neste caso ?
...

A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de tenchi
O fabuloso gerador de besteira: "(...)os deficientes não se acostumam ao Linux(...)"
Infelizmente o Windows ainda tem melhores aplicativos para deficientes. Como os atuais sintetizadores de voz, que são mais numerosos no Windows (embora eu ainda ache o festival muito bom, mas não tem suporte à lingua portuguesa - alguém se habilita? Minha voz é maravilhosa.. hauahau).
Um recurso que eu acho legal, e que é utilizado na distro elive é, quando o usuário clica num determinado botão, menu, etc. uma voz feminina diz qual o botão/menu clicado. Recursos assim deveriam estar presentes em mais distros.
Um outro problema é que a MS provavelmente entregará os sistemas já funcionando, com os aplicativos para deficientes, por exemplo, já instalados e funcionando, enquando que, infelizmente na maioria das distros atuais, é necessária alguma intervenção e personalização por parte do usuário (neste caso o municipio). Isso não chega a ser tão ruim, mas pode ser "um ponto-a-mais" da MS.
"Mas o que? O KDE tem um sistema que lê o texto para o usuário!". É, o KDE faz isso, mas ele é só um front-end, enquanto que falta um back-end com qualidade e em português.
Talvez haja algumas segundas intenções por parte da MS - imaginem quando lançarem uma nova versão do Windows, e a prefeitura ser obrigada a fazer o update, pois seus usuário estarão "viciados" no Windows. Updates que não serão obrigatoriamente de graça...

PS: E as pessoas com dificuldade/deficiência auditiva?
Um problema: O windows não se preocupa com compatibilidade com outros SOs, o que provavelmente fará com que a migração completa seja "obrigatória".

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Roger de Almeida
É uma vergonha!!!: O partido do prefeito de São Paulo é o mesmo que aprovou com louvor a Ditadura no Brasil em 1964, que deu apoio a cassação e o exílio do Juscelino Kubitschek e de outros ilustres brasileiros, que abraçou a censura e provocou tantos outros males como o AI5. Com esse apoio, os militares mataram milhares de brasileiros em nome do poder pelo poder e quando sairam do poder, deixaram o país na merda! Tanto economicamente como na segurança pública.

Não é atoa que vivem mudando o nome do partido, de UDN, ARENA, PDS, PFL, DEM.... (DEMO) mas esquecem que, as pessoas são as mesmas e não mudam.

Aos de São Paulo: para quem elegeu Jânio Quadros, Erundina, Marta, Paulo Maluf, Clodovil, Frank Aguiar, Aloiso Mercandante, José Genuino, José Dirceu........ Kassab é fichinha.


Roger()
Linux User# 350389

Comentário de maiconfaria
Este telecentros tem: Este telecentros tem bastante funcionários, com certeza alguns são responsáveis pela instalação de tais softwares !
Este argumento de que a MS vai oferecer estes softs instalados não procede.

A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de Evangelista
São Paulo foi minha 1ª referência...: Alguns anos atrás fui a SP visitar uns primos na Zona Leste e aproveitei para fazer umas pesquisas de campo nos Telecentros de SP. São Paulo foi minha 1ª referência, já que o Sul, até então referência/pioneiro em SL fica muito longe do RJ.

Fiquei maravilhado com o projeto e creio que tenha suas deficiencias mas podem ter certeza que já abençoaram muitas vidas, portas de emprego foram abertas, cursos e etc, graças a utilização do SL e a cooperação de todos. O investimento que será feito nessa famigerado Sistema Operacional, poderia ser utilizado na implantação de outros Telecentros. E até onde sei a maioria das gestões de telecentros são participativas sendo assim teria que ouvir a opinião dos usuários da comunidade e não sair colocando ou trocando alguma coisa sem um diálogo.

Depois de alguns anos pesquisando Soluções em Terminais Leves (LTSP), gostaria de destacar 2 distros nacionais:

* Suíte Telecentro
http://sourceforge.net/projects/suitetelecentro/

* Sacix
www.sacix.org.br/

Gostaria de trocar informações com alguém que esteja ou já implantou um Telecentro em sua cidade.

Obrigado.


Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Marcos 8:26
Comentário de tenchi
Hum... então é um: Hum... então é um ponto-a-menos para ela ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de semente
Desculpa esfarrapada: É importante a preocupação com os deficientes visuas, mas será que é necessário mudar todo um telecentro? Se esse é o problema, não seria melhor comprar apenas algumas máquinas com o outro sistema operacional e reservá-los para deficientes visuais? Isso não seria mais barato, rápido e fácil?

Isso pra mim é uma desculpa esfarrapada.

--
# aptitude install anarchism
Comentário de cppware
Mais lavagem cerebral...: O pior é que depois a Microsoft vai publicar isto como mais um "caso de sucesso", dizendo coisas como "O 'Janelas Vista' foi escolhido por ser melhor que o software livre instalado nas máquinas". Pessoas engravatadas falando complicado conseguem convenver usuários "enterprisey".


=============================================================================
mswindows_errors.each {|num, erro| puts "Característica nº #{num}: #{erro}"}

Saída:

Característica nº1: Exceção 005EA8
Caracterírtica nº2: Exceção ACTHIM
...
Característica nº579238: Exceção 1+1=3
...
Comentário de ccaldas
Concordo: Comentário foi bastante sensato.

Comentário de Douglas Augusto
Espeak: Infelizmente o Windows ainda tem melhores aplicativos para deficientes. Como os atuais sintetizadores de voz, que são mais numerosos no Windows (embora eu ainda ache o festival muito bom, mas não tem suporte à lingua portuguesa - alguém se habilita? Minha voz é maravilhosa.. hauahau).

Experimente o Espeak, fala nosso idioma claramente:

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=7329
Comentário de maiconfaria
Ouço o som dos grilos,: Ouço o som dos grilos, sapos e passarinhos!

A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de Douglas Augusto
Se tivéssemos uma política: Se tivéssemos uma política decente com intenções não imediatistas, esta quantia prevista seria investida na contratação de programadores (brasileiros!) para criarem e/ou expandirem soluções livres de apóio aos deficientes visuais.
Comentário de mauricio pedro
codigo aberto pelo vista: desculpas esfarrapadas,não tem justificativa para atroca.Porque a troca se antes não tinha que gastar e agora tem de soltar grana para atualizar equipamentos, a ja sei estamos chegando em epoca de eleições!
Comentário de jcarlos
Vamos bolar uma estratégia,: Vamos bolar uma estratégia, apenas ficar discorrendo sobre o assunto aqui não resolve nada.

Alguns pontos:
1 - O dinheiro aplicado na compra desses novos equipamentos poderia ser utilizado para ampliar os telecentros existentes caso tenha demanda. O que acontecerá com os micros antigos que não suporta Vista? vão para o lixo?

2 - Esse dinheiro gasto é nós que fornecemos, se os governadores não o administram adequadamente precisamos tomar uma atitude.

3 - O fato alegado para troca de S.O é a aparente falta do suporte necessário aos deficientes visuais. O Daniel Augusto citou o programa Espeak que funcionaria adequadamente. Alguém conhece algum deficiente visual que poderia testa-lo e verificar sua eficiencia? Algum deficiente visual acessa com frequencia o BR-Linux e poderia comentar suas dificuldades?

4 - Esse dinheiro todo aplicado em máquinas novas não poderia ser utilizado para adequar os programas de fala existentes?

5 - Alguém conhece algum e-mail para lotarmos a caixa postal de prefeitura? Da forma que querem fazer a troca me parece não houve estudo e planejamento adequado.

Comentário de jcarlos
Sim... quem será que: Sim... quem será que venderá esses novos equipamentos para prefeitura e receberá a bolada?
Comentário de lagaz
tem mesmo!: percebi na lista há um tempo que muitos deficientes visuais não só têm usado o ubuntu, como têm gostado do sistema...

muito estranha a desculpa do cara...
Comentário de Dyego Sousa
Parece uma boa solução: Essa poderia ser uma boa solução. E partindo do pressuposto que ambas as opções estão saindo de graça (sem considerar o upgrade nas máquinas pra suportar o Vista), então não haveria problema algum em suportar os 2 SOs em dual boot.
Comentário de carlos gomes
Por que não fizeram uma: Por que não fizeram uma "doação" de XP ou Windows 2000 que não nescessecitariam de uma atualização imediata do equipamento.
Isso está me cheira a calção através de equipamentos de informática. Quero que o Ministério Público faça uma auditoria nessa transação toda por que algo não tá certo ... como sempre.
Eu já enviei um email para o MP, quem quiser, segue o email de lá:

comunicacao@mp.sp.gov.br
Comentário de pizza
Ano eleitoral chegando gente:
O povo precisa fazer CAIXA, vocês acham que promessas de financiamento de campanha por parte de micosoft não movem céus e terras? Imagine a quantidade de negócio$ que município ou estado de SP tem potencial de gerar para uma empresa. Doar o vista para uns pontinhos de Inclusão Digital é um pequeno investimento.

Os "deficientes" que não se acostumam com o Linux são os administradores, os gerentes de TI da prefeitura, o coordenador do projeto de "Inclusão" de SP, etc.. deficientes mentais? não, monetários.

Comentário de lion
Muita calma nessa hora: Senhores,
Isso dura pouco tempo. SEPP não tem grana pra investir em máquinas. Não sei se vocês conhecem o projeto mas nos Telecentros tem um servidor parrudo e máquinas thin client acessando por PXE.
É sempre assim. Parece de graça mas tem muito investimento. Fiquem calmos.
Comentário de jrstravino
Os Telecentros são portas: Os Telecentros são portas para novos usuários e tem uma papel muito importante na inclusão digital.
Centros onde novos usuários vão aprender a usar um computador que funciona com software aberto é uma verdadeira escola.
Vcs acham que a Microsoft vai querer centenas de novos usuários aprendendo a utilizar um SO que não seja o deles.

Isto chama-se investimento a longo prazo, a MS pagou a bola pra prefeitura de São Paulo trocar os sistemas e isto vai sair do meu e do bolso de todos vcs...

Comentário de Arauca
Perigoso...: Perigoso...
Jogar fora todo um trabalho com software livre assim e desperdiçar $$, não dá!

Não dá pra "dormir no ponto", vamos fazer nossa parte mais uma vez e tentar impedir isso.


Comentário de Alex
Não é só nos Telecentros não!.: A "parceria" é com a prefeitura toda.
O estadão não investigou direito.
Eu já havia postado isso no fórum do ubuntu em 22/10/07.
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,26766.0.html
vejam meu último post.
Comentário de acassis
O Linux tem suporte a deficientes visuais sim!: Esta desculpa não é válida, há algum tempo atrás eu mesmo adicionei suporte para o Gnopernicus falar português:
http://linuxabordo.com.br/blog/index.php?blog=2&s=gnopernicus

Além disso existem outros projetos como o Orca que cumpre muito bem seu papel.

Se a desculpa fosse a parte de reconhecimento de voz eu até poderia dar o braço a torcer, realmente ainda não temos boas soluções nesta área. Eu sempre critico a IBM por isso, ela vive alardeando que investiu mais de 1Bilhão no Linux, mas ela nem mesmo mante o ViaVoice pra Linux.

A Microsoft está desesperada, basta ver os comerciais que ela vem lançando recentemente (em propaganda eles são bons realmente).

Em relação a este episódio, das duas uma: ou as pessoas que aceitaram esta doação são muito inocentes e não sabem o que é independência tecnologia ou eles estão ganhando alguma com isso.
Comentário de Ruben
Isso é um absurdo!! a adm: Isso é um absurdo!! a adm pública mais um vez demostra incapacidade em economizar recursos!
Comentário de jrstravino
Eu acho que isso tem outro: Eu acho que isso tem outro nome...
Corrupção!!!
Comentário de Paulim
Vamos nos mobilizar!:
Vamos lá pessoal!
Fiz uma pesquisa na câmara dos vereadores paulista e encontrei os e-mails destas comissões, que acredito poder fazer algo conforme suas atribuições:

COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
adm_publica@camara.sp.gov.br

COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO
financasorcamento@camara.sp.gov.br

Se você quer entrar em contato com um vereador especificamente, aqui tem a lista de emails: http://www.camara.sp.gov.br/vereadores.asp

o site da Prefeitura de SP tem uma notícia sobre o acordo: http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=19241


Comentário de kleverson
Sobre acessibilidade em Linux: Caros,

Sou cego e procuro contribuir como posso com acessibilidade em Linux. Acho importante que haja acesso para pessoas com todos os tipos de deficiências, não apenas visual. Nesse sentido, a distro mais próxima do ideal que conheço é a Ubuntu. Vejam durante o Boot do live CD os recursos que existem na opção de acessibilidade ao pressionar F5.

Escrevi um artigo para a Dicas-L sobre o tema mas já está um pouco desatualizado. Leiam se quiser:
www.dicas-l.com.br/dicas-l/20060602.php

Recomendo este artigo mais atual:
www.dicas-l.com.br/dicas-l/20070814.php

O Gnome possui um módulo chamado Orca que é um leitor e ampliador de telas. Como faz parte do Gnome, pode ser instalado com facilidade em qualquer distro que use esse gerenciador:
www.gnome.org/projects/orca/

O Orca pode falar usando vários sintetizadores. AJudei a melhorar a voz em Português para este:
http://espeak.sourceforge.net/

Visitem também este fórum brasileiro sobre o tema:
www.linuxacessivel.org/

O dono do fórum acima é membro de uma lista de discussão que existe sobre o mesmo assunto:
http://br.groups.yahoo.com/group/linvox/

Existe mais material interessante que posso ver depois. Passei os que lembro de cabeça agora.

[]'s
Cleverson

"Seja realista; exija o impossível."
Comentário de manoelhc
Meu faro pode estar errado, mas....: isso está cheirando a corrupção, e das mais descaradas (tipo cisco). Tomara que eu esteja errado. :(

Manoel B H Carvalho
Comentário de Kirk
Telecentro: Atitude típica de políticos que fazem acordos para obter caixa, concordo com vários comentários postados aqui, desde " viciar" usuários em SO, corrupção, etc...
Daqui a pouco não se espantem se o Acessa SP do governo não seguir a mesma linha, pois os governantes são os mesmos na capital e no estado.
Comentário de ramos1berto
Critérios: Esse história dos telecentros já está virando brincadeira
ha muito tempo, tá mais do que na hora de entender que para
casos como esse se a Microsoft quer treinar as pessoas formando
futuros usuários do seu sistema ela não tem que distribuir de graça,
ela tem é que pagar e pagar bem para usar a infra-estrutura
pública para treinar os usuários especificamente no seu sistema.
Sobre a adaptação dos deficientes visuais, caso houvesse realmente
isenção teria sido muito mais lógico publicar um edital, licitação
ou algo do tipo e somente caso não aparecesse ninguém disposto a
adaptar o sistema atual aos deficientes, só ai, aceitar a oferta
da Microsoft, obviamente ela deveria substituir o hardware.

1berto
Comentário de edempoa
Ah, esta é apenas a velha: Ah, esta é apenas a velha tática da Microsoft. Ela sabe que nestes telecentros existem muitas pessoas que estão tendo o seu primeiro contato com o computador e eles querem que este primeiro contato se dê com os softwares deles, querem que as pessoas se acostumem com eles de tal forma que usar um computador seja sinônimo de utilizar os softwares deles.

E eles conseguiram pegar no calcanhar de Aquiles dos nossos governos, que é a total incapacidade de pensar a longo prazo.


Comentário de silveira
opa: Pessoal de São Paulo, se mobilizem para barrar isso aí, isso é completamente absurdo. Um telecentro tem muitas vantagens em usar Software Livre, até porque você se apropria da tecnologia, do código, das customizações. Um SO proprietário não se encaixa num projeto como esse.

Façam barulho, se esperneiem, mas não aceitem isso.

--
Silveira Neto
silveiraneto.net
eupodiatamatando.com
Comentário de Elias Amaral
e pode?: poxa, é um bom ponto, gostaria de saber quem a microsoft costuma financiar.. o.o

isso é permitido? que eu saiba nao pode, empresa estrangeira financiar campanha politica no brasil..
Comentário de timm
!: HAHAHAHAHA!!! :P

Isso que dá usar software por ideologia, os problemas ficam transparantes aos defensores do tal do software livre.

(Vamos ver em quanto tempo meu comentário será moderado negativamente?)

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Manoel Pinho
Vista: Alguém deve ter dito que os cegos tinham problemas "nas VISTA" e o prefeito achou que tinha que trocar tudo pelo VISTA :-)))

Podem repárar que o marketing M$ está muito mais agressivo agora que o linux está começando a incomodar no mercado de sistemas OEM para desktops e nesses projetos educacionais. Redmond está criando windows para o computador de 100 dólares, criou as versões "demo" Starter edition e agora está doando licenças de Vista. Ora, porque ela não doa licenças de windows 98 ou XP, que não necessitariam upgrade de hardware nenhum ? Caridade é que não é. É sacanagem mesmo, lavagem cerebral na criançada.

Se o problema é somente com deficientes visuais, por que não usar o windows em apenas algumas máquinas que seriam reservadas exclusivamente a eles ?

Por causa de alguns poucos deficientes visuais vão transformar um monte de gente em deficientes MENTAIS !
Comentário de darkmagus
Não importa: Para usar orkut qualquer sistema operacional serve.

Sim, é o que eu mais vi nos telecentros que visitei.

[]s
Comentário de WindowsUser
Assim que é legal:
1- Ainda bem que não moro em SP.
2- Ainda bem que não sou cego.
3- Ainda bem que não uso Linux.
4- Ainda bem que uso Windows.

Conclusão: Coloca o bom e velho Windows, que se lasque o GNU/Linux.

WindowsUser #87263478623784

"O código do Windows é o mais open que existe. Por que você acha que sempre acham uma falha nova?"
Comentário de nemesis
patrão ficou louco!: olha a cocaína de graça! Só hoje, em promoção!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Metatron
Não me espanto nem um pouco...: Várias vezes eu disse aqui no br-linux que "MS rlz" em Sampa. Acho que o pessoal que frequenta aqui pensou que eu estava brincando, que era paranóia. Esse evento dos telecentros é apenas um detalhe, só morando aqui para ver como está a cidade...

"De profundis clamo ad te Domine"
Comentário de MarceloAtie
2 coisas: Gostaria de dizer apenas 2 coisas:

1ª Azar o deles
2ª pelo menos meu imposto não vai ser usado pra pagar licenças de Windows
Comentário de freakcode
Ai ai ai: É verdade, o Windows tem mais ferramentas de acessibilidade.

Mas estava demorando pra esse Telecentro virar mais um motivo pra esvaziar o bolso da população!

Primeiro, se o problema é "os deficientes visuais não se adaptam ao Linux", coloca Windows, e ao mesmo tempo estimule a localização para o português das ferramentas já existens no Linux. O responsável pelo telecentro não sabe o que é software livre não?

E outra, vai colocar logo o Vista? Que não vai rodar no hardware reciclado dos telecentros?

Além disso, tem que substituir TODOS os micros com Vista? Porque não colocar 1 ou 2 máquinas com Windows para pessoas com necessidade de acessibilidade, assim como há cadeiras e vagas especiais nos locais públicos?

Mutretagem da grossa! E quem sofre é o meu bolso! O responsável por esse telecentro devia ter vergonha de dar uma desculpa dessas, puta queu pariu viu...
Comentário de freakcode
Ok, mas: A questão é que software livre no Telecentro não tem razão aparente. Dá para ver que quem comanda aquilo é algum zé mané, que não está nem aí se ele pode customizar as ferramentas. Se colocar um Windows lá e pagarem pra ele ficar formatando a cada 2 semanas, pra ele tá bom.

Isso que dá deixar projeto na mão de zé mané.
Comentário de rogerio
Vamos nos mobilizar e dar: Vamos nos mobilizar e dar nosso voto de repúdio (ao menos). Passem o email dos responsáveis, e criemos blogs para debater o assunto.
Comentário de Laércio
Eu já esperava...: Eu já esperava por uma "rasteira" dessas desde que o PT perdeu a Prefeitura de São Paulo. Não quero inflamar discussões sobre partidos políticos, mas, se não estou enganado, os governos do PT têm se empenhado consideravelmente nos últimos anos para a adoção de software livre em nível público.

Quando o Serra assumiu a Prefeitura de São Paulo em 2005, a primeira coisa que pensei foi: "vão abandonar o software livre e/ou botar Windows nos Telecentros". Até que demorou pra isso acontecer...

P.S.: O PFL (Partido da Frente Liberal) mudou de nome. Agora é DEM ("Democratas")
--
Thomas Edison: o verdadeiro gênio da lâmpada.
Comentário de talexbh
Política: Infelizmente não podemos nos esquivar da política, muito embora ela nos pareça tão odiosa.

Bom, a prefeitura de São Paulo é governada por um partido da direita. E o quê caracteriza a direita: manter as coisas como estão! E nesse sentido eles estão sendo coerentes.

Para quê mudar para o código livre? Para quê incluir na sociedade indivíduos se eles podem continuar sendo massa de manobra ou bucha de canhão? É muito mais melhor "fingir" incluir do que incluir efetivamente!

Creio que no Brasil a imensa maioria das pessoas não quer manter a atual estrutura sócio-econômica, pois ela em nada as beneficia.

Não sou partidário do PT ou algo assim, muito embora as ações tomadas pelos governos de direita me empurrem para isso.

[]´s
Comentário de Douglas Augusto
O Orca pode falar usando: O Orca pode falar usando vários sintetizadores. AJudei a melhorar a voz em Português para este:
http://espeak.sourceforge.net/


Parabéns pela contribuição! Recentemente conheci o Espeak através de um artigo no vivaolinux, e fiquei impressionado com a clareza com que ele pronuncia o português. Não sei qual sua participação em si no projeto, mas estou certo que foi de grande valia.
Comentário de Saido Muro
Passou da hora de descer do muro...: Concordo. Infelizmente o pessoal que milita no software livre são, politicamente, ingênuos e acham que vão conseguir conquistar espaço para o software livre sem sujar as mãos com a política. O que temos observado, no Rio Grande do Sul e agora em São Paulo, é que os partidos mais conservadores fizeram uma opção ideológica pelo software proprietário como forma inclusive de se diferenciar dos partidos progressistas. E o que se percebe é que a situação está se radicanlizando a cada dia de modo que em breve o que muitos consideram ortogonal hoje: software livre X software proprietário e progressistas X conservadores se confunda cada vez mais.. Eu já escolhi o meu lado. E vocês?
Comentário de timm
Eu acho que votar em: Eu acho que votar em político pensando em software é burrice. Software não é religião, caramba, vós defensores do Software Livre não percebem isso? Complementando: Votar em político pensando em software é como os assembleianos que votam no Garotinho.

http://timmerman.wordpress.com

Atualizei sobre esse tema, que venham as pedras, ovos e tomates!

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de EthraZa
IEcaaaaaaaaaaaa: Alguém leu isso? (http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=19241)
Da nojo!
A manutenção vai ser mais rápida sim... vai levar só uma ou duas semanas pra precisar de outra!
Ninguém entendeu e ta tudo bem, afinal aqui é só o Brasil mesmo!
Inclusão Digital é incersão de um indivíduo em um contexto que o permita usufruir da tecnologia digital e não essa chassina mental que estão preparando para os 'menos favorecidos' da 'nossa' sociedade!

Na verdade é ?o a continuação da política educacional do nosso país. Primeiro não precisam ir bem nas provas, basta ir à escola que passa de ano, mesmo sem saber ler e escrever. Agora é a fase 2... continuem "ignorantes", sem saber ler nem escrever nem entender a tecnologia que o cerca... usem rWindows e votem em mim!

O problema são os deficientes? Claro... é culpa tem que ser de alguém né?
Afinal são cegos... que não querem ver!!!
Comentário de jrstravino
Cleverson, obrigado por sua: Cleverson, obrigado por sua contribuição, sua ajuda no projeto Orca foi muito importante...
E seu depoimento acima é de grande valia.
Comentário de arkanjo
ja foi comentado algo assim: ja foi comentado algo assim mas vou insistir..

Com 700k R$ não pagariam uma grande equipe de programadores pra criar todos programas precisos pra deficientes em portugues ??? alias, eu até me candidato a aprender programação em alguns dias e criar esses programas com uma grana dessas ... hahahaha

Não tem como ser feito algo, acho incrivel politicos jogarem nosso dinheiro fora assim e não podermos fazer nada, claro, vão dizer, eleições vem aí, mas me digam, desde que me lembro são sempre os mesmos politicos que ficam revezando os cargos, acho que isso é uma mafia, Collor roubou um monte e ta la, eleito novamente pra governador, depois pra mais sei la qts cargos e nossa grana continua pagando o Iate dele e o caviar... eu até voto em outros candidatos "menos" ruims, mas engrassado como esses que todos sabem que robam, ganham as eleições...

Outra coisa que desanima no linux é que não tem alguem investindo fortemente em marketing, é nessa que a M$ ganha, alguem ja viu uma prateleira com Ubuntu no mercado ?? com o Ruindows eu vejo, alias, esse domingo mesmo achei engrassado ter no meio do hipermercado na sessão de eletronicos uma prateleira exclusiva com o Vista e o Office, nem olhei direito, mas não vi os preços estampadados.
Bem que seria interessante tem uma prateleira assim com o Ubuntu e cia, ver uma propaganda no horario nobre da rede globo e outras coisas assim... tipo greenpeace, todos conhecemos, sabemos que é uma causa boa, um mundo melhor e tudo mais, mas no fundo, poucos dão bola pra isso....
Enquanto isso, vemos propagando linux só em lugares pra linuxistas como sites, eventos... é igual vender gelo pra pinguim, pra que divulgarem tanto onde ja sabemos que é bom e usamos, deveria as grandes empresas investir mais é onde não conhecem o linux...
Comentário de jobdrb
Entrem com ação de improbidade!!: Não sou morador de SP, mas vcs que são podem e devem entrar com ação de improbidade administrativa.
Basta procurar a defensoria pública ou ministério público.
Peguem o nome dos decisores, cópia do diario oficial, e pau neles!!
Alegações são alegações, este é o grande problema do TC e da justiça brasileira,
tomam decisões baseadas em alegações e não em dados e fatos.

Ok, se o sr secretario de TI esta precocupado com os deficientes visuais, parabens.
Primeiro, basta que nos proprios telecentros se faça um levantamento de numeros de usuários que sao atendidos e que possuem problemas visuais, e façam também uma pesquisa breve perguntando quais as dificuldades encontradas. Depois, pergunte ao pessoal técnico e a comunidade (sim afinal como sao vossos representantes estão preocupados em ouvir o povo) quais as soluções para melhorar os problemas encontrados.

Me disponho a doar um dinheiro pra que se publique noticia a respeito deste irresponsabilidade na Folha de São Paulo!


VAMOS A LUTA!

LUGAR de ludibriadores é na cadeia!

Comentário de Luis Abeid
sugestões: mandem emails para seus vereadores e para meios de comunicação.
Eu pensei no Milton Jung da CBN (milton.jung@cbn.com.br) que apresenta todas as manhãs um programa que trata da cidade. Eu ja mandei uma mensagem pra ele e pro meu vereador.
Comentário de Isaque
Desculpas e mais desculpas...: Sim... o sistema será entregue com tudo o que o usuário precisa... mas isso é de responsabilidade do técnico que realizará a instalação... vão sujeitar o povo a mais uma humilhação... daqui a pouco, escrevam, vão cobrar caro pra quem for nesses telecentros... pra manter o Vista funcionando...
Comentário de Nerton
política.: Muita gente, especialmente entre aqueles que se informam através do PIG (Partido da Imprensa Golpista), onde os principais membros são Organizações Globo, Folha de SP(ou Folha do PSDB), Estadão e Veja, torce o nariz para o PT e esquerdas em geral e suas políticas, más não dá para negar que PSDB e PFL(atual DEM) priorizam os seus aliados do capital norte-americano, é isto que se vê no desmonte da estrutura de software livre, feita em uma administração petista, nos telecentros de São Paulo e a implantação de softwares proprietários da microsoft...
Comentário de Dorival
é isso mesmo...: fico enojado quando tentam associar o Linux a determinado partido, aka, PT. Pelo amor de DEUS, o linux está acima disto ... não vamos associar o Linux a determinados partidos, pois tanto Pt / Pfl /Psdb todos estão mais sujos que pau de galinheiro ...
Comentário de tecoy
Sobre essa discussão dos: Sobre essa discussão dos cegos e tudo mais, esquecem do mais importante, tem gente que enxerga e mal usar o Windows, aqui na minha empresa tem cidadão que trabalha a 10 anos com o Windows e não aprendeu até hoje, imagine no Linux, não sou defensor de nenhum dos lados, ambos tem suas qualidades e defeitos, mas o linux bem atrás do Windows para os reles mortais que simplesmente querem algo que funcione sem complicação... e eu naum estou falando dos cegos, mas sim dos que enxergam... eu usei linux durante um certo e tenho que admitir que com o tempo vc se acostuma, mas vai falar isso pra alguém que soh quer ler e-mail, internet e usar alguma aplicação...
Comentário de Alexsandro dias
Trabalho a mais de quatro: Trabalho a mais de quatro anos em um telecentro de são paulo.
Dos mais de 6000 mil usuários cadastrados em meu sistema de gerenciamento, nenhum é deficiente visual.
Existem algumas unidades que possuem um ou dois usuários especiais, nestas unidades a aquisição de um (1) equipamento com software especializado seria a total solução do problema.

Desculpas para acordos secretos, sempre existem.
Infelizmente; a gente que trabalha na linha de tiro, tem que se calar, falsificar um nome de usuário e e-mail, para não ser punido.

Isto tem nome: É Brasil!

Comentário de ANDREWAX
GNU/Linux não tem nada a: GNU/Linux não tem nada a ver com religião; a maioria dos usuários do sistema são ateus.
Comentário de kleverson
Obrigado: Valeu pelas respostas. Conforme eu e outros dissemos acima, não precisa usar Windows para atender a pessoas com deficiências. Existem ajustes técnicos que precisam ser feitos para adaptar os Linuxes, mas frente ao custo de trocar para Windows eu acho que compensa. Alguns conhecidos e eu mesmo estamos migrando para Linux. Temos tido alguns trabalhinhos aqui e ali mas é questão de ajustar para que outros não passem pelo mesmo.

[]'s
Cleverson

Comentário de khernandez
Chama o Cap.Nascimento: Mais uma vez o descaso com o dinheiro público, jogo de interesses, etc...
Quem vai financiar as campanhas políticas? Mozilla, Wiki, Comunidade open source ou Microsoft, Sun, Oracle ? E os cidadãos que fizeram cursos, já estão dominando linux, open office, frequentam os telecentros a anos?
Temos que fazer barulho, divulgar essa notícia e cobrar transparência, temos o MP, tribunal de contas do município, e vereadores (a Soninha quem sabe).
Comentário de Freedom
Xiiiiiiiiiiiiiiiii....: ...os PTzistas começaram a invadir o BR-Linux :-/
Comentário de Rodrigo Robles
Vamos protestar sim!: Vamos protestar para que esses caras saibam que o povo está atento às decisões de interesse público.
E não vão ser poucos os protestos, porquê os telecentros já existem a um bom tempo e muitos usuários já acostumados com o Linux vão gerar uma resistência no sentido contrário. Sem contar o número cada vez maior de usuários que estão instalando Linux em casa.
Esse argumento de que os deficientes visuais não gostam do Linux é uma piada absurda. Eles são uma minoria que deve ser respeitada, mas isso não é motivo para trocar o S.O. dos telecentros. Se realmente fosse necessário, na pior das hipóteses, eles poderiam usar Wine ou uma máquina virtual. Este argumento para a troca do S.O. é uma ofensa à inteligência dos cidadãos.
O uso do Linux traz uma série de vantagens óbvias. A Microsoft está dando licenças porquê não pode competir com o custo 0 de licença do Linux. Entretanto existe uma vantagem que a Microsoft não pode oferecer: A independência de fornecedor. A Microsoft quer que fiquemos presos a ela. Usando Linux podemos escolher entre inúmeros fornecedores de produtos e serviços.
Um dos comentários mais inteligentes foi o do Arkanjo: "Com 700k R$ não pagariam uma grande equipe de programadores pra criar todos programas precisos pra deficientes em portugues ??? alias, eu até me candidato a aprender programação em alguns dias e criar esses programas com uma grana dessas ... hahahaha". Ele tem toda a razão. Usar Microsoft também é mandar nosso dinheiro pro exterior, quando deveríamos utilizar serviços e produtos nacionais.
Comentário de maiconfaria
Não vou te dar audiência,: Não vou te dar audiência, prefiro te deixar falando sozinho !

A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de MARCELO
TELECENTRO: Olá Amigo.....
Aqui em Silva Jardim - RJ nós montamos um laboratório de informática para oferecermos cursos de informática básica utlizando somente Software Livre. Até o final deste ano iremos atender mais de duzentas pessoas e temos turmas especiais para crianças que trabalham com softwares livres educacionais.
Um abraço.

Comentário de Nerton
Politica sim...: Concordo totalmente que o software livre não não está associado
a nenhum partido político, embora não escape, como tudo na sociedade humana, da influencia da política .

Os telecentros estão sob a administração da prefeitura de SP e foi em uma administração passada (Marta Suplicy, do PT ), que enfatizou mais a utilização do software livre, que o linux foi instalado nas maquinas , na atual ( PFL/PSDB ), se priorizam as privatizações e os acordos com empresas de software proprietário como a ms...

Neste caso dos telecentros de SP, a influencia da política sobre a utilização ,ou não, de software livre é notoria e inegável !

E é através da política que se pode lutar contra esta mudança, no caso, protestando
e pressionando o prefeito e vereadores...

Só que a grande mídia e o PSDB e PFL( DEM ), são praticamente um partido só !

Não havendo quase nada de críticas e cobranças da grande mídia para com estes partidos, que atualmente administram São Paulo, não se pode contar muito com esta mídia corporativa e a pressão maior deve ser exercida atraves da internet e nos próprios telecentros...
Comentário de utopico
Só acho que se houver uma ação jurídica contra: essa palhaçada deverá ser muito bem pensada, pois imaginem a propaganda inversa que poderá gerar se parecer que estão "proibindo" a prefeitura de receber "doação". A população em geral não está por dentro das questões técnico-ideológicas.
Comentário de cenoura
A ex-prefeita (do PT) gastou: A ex-prefeita (do PT) gastou mais num túnel de 300 metros, para carros, e que inunda com chuvas do que o governador (do PSDB) gasta com 1 quilômetro de metrô. A ex-prefeita deixou a cidade com asfalto horrível pois não fazia manutenção. O prefeito atual está arrumando tudo. A ex-prefeita está (ou estava) sob investigação por gastar mais $$$ do que arrecadou, o prefeito atual está pagando dívidas.
A única coisa que a ex-prefeita fez de bom foi colocar os telecentros com Linux e agora que o prefeito está pensando em mudar (seria um dos primeiros erros) o pessoal só critica?

De boa, prefiro votar em alguém que cuide da cidade em geral mas que use Windows do que alguém que coloque Linux lá só para sobrar mais $$$ para desviar.



Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de Rodrigo Robles
Propaganda negativa?: Isso não é doação, é presente de grego.
Comentário de Kill Bill
Fazer algo: Bem...

Para quem não conhece o Projeto
Site = www.telecentros.sp.gov.br
Ouvidoria = 0800-175717
Mensagem via site = http://www.telecentros.sp.gov.br/index.php?fale=1
e-mail: telecentrousuarios@prefeitura.sp.gov.br

Agora temos que fazer algo !!!
Abaços
Bill

Comentário de Rafael "Fenrir" Poseddon
[2]: Isso não é doação, é presente de grego. [2]


Isso me cheira a merda... daquelas bem moles e fedidas!
Comentário de Daniel
Quanto vale ou é por quilo?: Quanto vale ou é por quilo?
Comentário de Hideiuke Takemura
Tem tudo haver, o governo do: Tem tudo haver, o governo do Brasil principalmente deveria incentivar o uso de software livre, principalmente o sistema operacional (que na minha opiniao deve ser livre, pois todo computador do mundo tem um sistema operacional e isso nao pode ficar na mao de uma so pessoa ou empresa).
Como falar de inclusao digital usando windows? O povo mal tem dinheiro para comprar o computador, a eletricidade, quanto mais software caros. E impraticavel. Voce ja calculou o dinheiro que se gastaria para montar um desktop decente com ferramentas basicas (pq o windows nao vem com nada, alem do wordpad, paciencia, a porcaria do ie e do windows media player, a e o paint)como: Suite office, programa para ilustracao e tratamento de imagens, Antivirus (no linux nao precisa), programas educacionais, e tantos outros indispensaveis dependendo da aplicacao, o preco de um computador triplicaria. Nessa questao dos Telecentros a mutreta deve ser grande, quem vai fornecer esses computadores com 1giga de ram, placa de video aceleradora 3d, hd de 80gb etc... (tudo isso para acessar a internet, digitar um trabalho, mandar um email, tratar uma foto, que piada...)
Comentário de Tércio Martins
Nossa!: Mais espantoso que ler sobre a Microsoft empurrando o Vista para os telecentros, foi ver um link (citado acima)

http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=19241

"'Aqui já está instalada a Rede Jovem, um programa que procura, por meio de treinamento, tornar os Telecentros sustentáveis', explicou o secretário de Participação e Parceria. 'A idéia é começar por cinco unidades que, dentro de dois anos, não precisarão mais receber recursos públicos. Através de mecanismos que o computador permite, vão oferecer serviços gráficos, cartazes e tabelas realizados pelos jovens que passaram pelo treinamento', acrescentou."

O que a Prefeitura quer, afinal, é jogar o Windows Vista e fazer cada telecentro se virar com ele, com os admins se virando para encontrar suporte e pagar as licenças dos outros programas que venham a instalar (inclusive programas para cegos, que, no Windows, são caros). Talvez assim ela economize nos próximos anos...

Se a Prefeitura não quer saber mais de telecentros, deveria destruí-los a jogá-los ao léu!
Comentário de Dorival
Fora petralhas ...: o PT fede ...

não associe o Linux ao PT, pelo amor de DEUS !!!

quem gosta do PT + Cuba + Che-que-vara ... mude-se para cuba !!! ou para Venezuela !!! e lá relaxe e goze com a martaxa !!!

Linux não tem nenhuma relação com comunismo e ptismo !!!
Comentário de maiconfaria
Como não vou associar,: Como não vou associar, lembre-se que associar não tem o mesmo significado de ser igual.
É obvio que alguns políticos do PT tem conhecimento e interesse em SL, podemos ver alguns deputados ministros etc interferindo a favor do software livre. o contrário também fica claro, esse pessoal do PSDB ( bem como o PT a um tempo atrás) quer desconstruir tudo que outro construiu.
Quanto em quem você vai votar ou não, não vem ao caso aqui .
Eu te aconselho a visitar o blog do Reinaldo Azevedo e usar ele toda vez que quiseres surtar, ter ataquezinhos infantilóides. Lá é o melhor lugar pra ficar fazendo críticas fáceis!

A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de Freedom
PTzismo não!: "...( bem como o PT a um tempo atrás) quer desconstruir tudo que outro construiu."

Mas o é que foi que o PT (Partido do Trambique) construiu em SP e no resto do Brasil? Só mentiras, desinformação e engano. Detesto o PSDB pelos mesmos motivos que a maioria da população brasileira, mas isso não quer dizer que devamos nos tornar PTzistas e passar a idolatrar o PT do dia para a noite só por causa disso!
Comentário de timm
E desde quando o usuário: E desde quando o usuário "comum" paga licença de software no Brasil? Eu mesmo tenho vários programas crackeados no computador da minha mãe (com Windows), assim como o VMWare e o Microsoft Office no meu computador (com Fedora 7). Não paguei nada, nem pretendo. Pirataria igual os MP3 que tem nos HDs de vocês :)

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de tenchi
MPCQ - Movimento dos Pirateadores de Cabeça Quente: Calmae.
Até entendo o seu sentimento de revolta contra o "Movimento do Software Livre", mas você está dizendo que utiliza software pirata e não liga para isso, mas ao mesmo tempo tentando tirar a culpa das costas justificando que todo mundo pirateia, seja o ídolo do Stallman ou o mordomo do Bill Gates?

Legal... é meio que aquela criança que fez uma coisa errada e se justifica dizendo que todos os seus amiguinhos fazem. "Ué, então mamãe não vai brigar só comigo"... hauahua

Gostei... Já tô dentro! Quando é a reunião semanal do grupo?

Obs: será que converter as músicas MP3 para OGG tira minha culpa? ;-)

HAUAHUA

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de timm
Tenchi,: Sim, eu utilizo software pirata e não ligo pra isso. Tenho alguns softwares meus originais em meu computador, como o próprio MS Windows da minha mãe, ou o Windows 2003 Server que tem no meu VMWare. Mas não faço caso com licenciamento de software. E isso também vale pros arquivos de mídia no teu HD, independente do formato, mas "protegidos" por algum Copyright. L'avventura mesmo, da Legião Urbana - cuja linda frase está na sua assinatura -, é protegida por Copyright, explícito na capa e na borda do CD (original) em que ela foi gravada. Eu tenho, e você?

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de tenchi
Não.Vou me matar.: Não.
Vou me matar.

[Esta frase foi retirada por violação de copyright]

Comentário de tenchi
Renascido: Mas veja uma diferença.
Nunca disse que não utilizava programas e mídias piratas.
Você parece que se orgulha ao dizer que utiliza. "Eu crackeio, e daí?"
Você diz que utiliza o MS Office no Wine, porque os demais programas abertos não oferecem o que você precisa. Muito bem. Os aplicativos que tenho utilizado até agora tem suprido minhas necessidades. Caso seja necessário utilizar algo proprietário, o utilizarei sem problemas. Mas procuro evitar isto. Motivos? Vários, que não cabem neste contexto.

Vou deixar de uilizar PDF? Vou deixar de utilizar Flash? Não.
Tenho o Windows instalado no meu computador - "Uhu, hipócrita!". Não minto. O computador não é só meu. Outras pessoas o utilizam. E essas outras pessoas utilizam Windows. Eu não utilizo. Porque é coisa do demônio? Talvez... Mas mais pelo fato de não ter nada nele que eu precise. E, mesmo sendo Windows, os demais programas são quase todos livres ou freewares. Mas isso não tira minha culpa no cartório...
Talvez um dia eu precise de uma ferramenta que só exista no Windows. Utilizarei sem problemas. Crackearei? Sim, se não for possível a aquisição por meios legais. Mas com uma dor na consciência - nada que ir na igreja para se confessar com o padre não resolva. "Padre, eu pequei". Três Aves Marias e cinco Pai Nossos". ;-)

E quanto ao trecho da música, não acredito que citar ele nos meu comentários seja crime. Acho que estou fazendo tudo certinho, créditos, etc. Não vou entrar na questão do download ilegal de músicas, pois isso "dá pano para muita manga".

Procuro dar preferência para aplicativos opensource em lugar daqueles proprietários. Não gosto de cracks. Só apelo à este método em casos extremos. E muitas vezes nem é para meu uso. Antes de crackear os codecs do PowerDVD, que tal dar uma olhadinha no VLC, por exemplo.

Jogos? Felizmente eu sou um destes retardados que se divertem com os joguinhos licenciados como opensource ou freewares. Ou, muitas vezes, apelo para jogos emulados. ROMs baixados da Net, ilegais? Sim. Mas não vejo outra maneira de matar as saudades dos nostálgicos joguinhos da década de 80 e 90.

Não sou contra o seu modo de pensar. Também sinto vontade de matar aqueles que dizem GNU-Linux. Linux como movimento político? Bobagem, confesso.

Mas não precisa ser tão radical à ponto de fazer tanta polêmica a troco de nada. Se bem que acessos ao blog pessoal não é nada...

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de timm
Então não fale coisas como: Então não fale coisas como "O povo mal tem dinheiro para comprar o computador, a eletricidade, quanto mais software caros", por que você sabe que quase ninguém paga licenciamento de software no Brasil, inclusive, nós dois usamos software pirata. =)

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Freedom
E não é?: Qual é o problema com GNU/Linux? De fato se diz GNU/Linux mesmo. Ou seria "Sistema Operacional Linux" como muitos falam por aí?

Linux é apenas o kernel, e nada mais. Ponto final. Podem me chamar de xiita, fanático, querer me matar ;-) mas essa é a verdade e eu não importo nem um pouco se os outros vão me chamar de fanático. Linux é o kernel. Apenas o kernel. Só o kernel.
Comentário de brain
referência: Creio que nenhum dos 2 lados está correto sozinho. Em http://en.wikipedia.org/wiki/Linux_naming_controversy há um resumo interessante das posições.
Comentário de Douglas Augusto
Na referência, os: Na referência, os argumentos a favor do GNU/Linux são absurdamente mais consistentes. A defesa do termo "Linux" dá-se por argumentos fracos, resumidos por "mais aceitação", "GNU/Linux é ridículo" e "existem outros componentes importantes".
Comentário de tenchi
E as criancinhas famintas na África?: Não não.
Uma pessoa escrever um texto na Internet falando GNU/Linux até que vai. Linux é um kernel, só isso. Todo mundo sabe.
Eu uso o FreeBSD com GNOME, KDE e demais Aplicativos GNU, e o chamo de FreeBSD, e não de GNU/FreeBSD.
O problema é quando você vai - fisicamente - em palestras, estes eventos nerds chatos ;-), e vem o cara e diz "GNU-Linux" toda hora.
Você não sabe o quando isso irrita o camarada. Não há problema algum em chamar o GNU/Linux de Linux! Não estamos tirando os créditos do Stallman, nem dos programadores que criaram os softwares. Só estamos facilitando o entendimento e evitando que surja alguém querendo nos estrangular por sermos tão chatos!

Bem, então vai me dizer que nas suas conversas nerds com seus colegas também nerds você fala "GNU-Linux"? Eu falo Linux e pronto.

Obs: a parte da conversa nerd é brincadeira ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de brain
Debate editado: A parte mais curiosa do artigo na Wikipedia é o histórico das alterações nele. Várias das posições a favor do nome "Linux" ou criticando a controvérsia em si foram removidas ao longo do tempo, ao mesmo tempo em que se acrescentaram outras a favor do nome "GNU/Linux". Efeito curioso!

Em uma versão do início de 2006 do mesmo artigo da Wikipedia há uma apresentação mais completa da visão de quem defende o nome "Linux", ou principalmente critica a controvérsia em si.

O item 6 do Posicionamento do BR-Linux afirma: "O BR-Linux chama o Linux de Linux, e o GNU de GNU, e leva em conta as opiniões dos respectivos autores e de outros envolvidos quando precisa se referir a casos omissos". Na FAQ do BR-Linux, consta o trecho:

"A Free Software Foundation advoga que o sistema operacional formado pelo núcleo Linux e o conjunto de utilitários e aplicativos que incluem aqueles desenvolvidos pelo seu projeto GNU deve ser chamado de GNU/Linux, e não simplesmente de Linux. A questão tem sido objeto de intensos debates há anos, sem que um posicionamento geral e definitivo seja alcançado.

Naturalmente a posição da FSF não é a única existente. São conhecidas as declarações de Linus Torvalds (que acharia interessante a existência de uma distribuição chamada GNU Linux e mantida pelo projeto GNU), de Eric Raymond e de John Dvorak, entre outros. Há ainda uma interessante citação da própria FSF afirmando que um nome como GNU/X11/Apache/Linux/TeX/Perl/Python/FreeCiv seria absurdo, portanto é necessário estabelecer um limite. Mas, diz ela, "Não pode ser justo dar todo o crédito para uma contribuição secundária (Linux) enquanto se omite a contribuição principal (GNU)." Outra citação digna de nota vem de um editorial do veterano Linux Journal: "Talvez Richard Stallman esteja frustrado porque Linus recebeu as glórias por ter feito aquilo que Stallman pretendia fazer."



Comentário de tenchi
.: Calmae. Vou procurar no meu histórico de comentários onde eu disse isso. Calma que o método de busca é lento.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Freedom
FreeBSD é diferente de "Linux": "Eu uso o FreeBSD com GNOME, KDE e demais Aplicativos GNU, e o chamo de FreeBSD, e não de GNU/FreeBSD."

FreeBSD é diferente de "Linux" porque FreeBSD é um sistema operacional completo enquanto "GNU/Linux" é a combinação do kernel Linux+GNU toolchain. Isso também vale para o Windows quando por exemplo você instala o Adobe Reader nele - não quer dizer que você irá sair por aí chamando-o de "Adobe Reader/Windows" porque neste caso o Reader é apenas um programa que você instala como qualquer outro - o SO não é criticamente dependente dele como no caso do "Linux" onde o mesmo precisa do software GNU para ser considerado como um sistema completo de fato. Como o Douglas disse acima, A defesa do termo "Linux" dá-se por argumentos fracos, resumidos por "mais aceitação", "GNU/Linux é ridículo" e "existem outros componentes importantes".

De vez em quando eu também chamo "GNU/Linux" de "Linux", às vezes sem querer ou mesmo de propósito, mas sempre gosto de lembrar que o termo correto é "GNU/Linux" (embora a grande maioria esteja cansada de saber mas nunca é demais lembrar não é verdade?) ;-)

Agora eu não entendi o que as criancinhas famintas na África têm a ver com isso... :-S

[ ]´s

Freedom
Comentário de Freedom
O outro lado da moeda: Naturalmente a posição da FSF não é a única existente. São conhecidas as declarações de Linus Torvalds (que acharia interessante a existência de uma distribuição chamada GNU Linux e mantida pelo projeto GNU), de Eric Raymond e de John Dvorak, entre outros. Há ainda uma interessante citação da própria FSF afirmando que um nome como GNU/X11/Apache/Linux/TeX/Perl/Python/FreeCiv seria absurdo, portanto é necessário estabelecer um limite. Mas, diz ela, "Não pode ser justo dar todo o crédito para uma contribuição secundária (Linux) enquanto se omite a contribuição principal (GNU)." Outra citação digna de nota vem de um editorial do veterano Linux Journal: "Talvez Richard Stallman esteja frustrado porque Linus recebeu as glórias por ter feito aquilo que Stallman pretendia fazer."

Eu gostaria de saber uma coisa, se pudesse perguntar ao Linus pessoalmente: digamos que a história pudesse ser invertida e que Linus tivesse criado o Projeto GNU e Stallman o kernel Linux e os desenvolvedores das distros pegassem esse kernel, combinassem com o GNU toolchain e o chamassem de "Linux", será que o Linus e os outros que defendem o termo "Linux" gostariam disso? Fica aí uma especulação no ar, dá até para criar um tópico exclusivo sobe isso ;-)

Agora quanto ao "GNU/X11/Apache/Linux/TeX/Perl/Python/FreeCiv" é aquilo que eu disse no meu primeiro post sobre o "Adobe Reader/Windows" - uma coisa não tem nada a ver com a outra - e ficar repetindo isso só serve para trazer mais confusão e desinformação ao invés de explicar aos outros o verdadeiro sentido dessa discussão.

[ ]´s

Freedom
Comentário de tenchi
.: Mas qual é o compilador padrão do FreeBSD? Não é o GCC? GNU Compiler Collection? Ele não utiliza ferramentas como o gmake, etc?
Há poucas diferenças entre os pacotes utilizados pelo FreeBSD e o Linux. Tanto que boa parte dos programas livres funcionam tanto em um quanto em outro. O FreeBSD até mantém uma certa compatibilidade com os binários do Linux.
É, mas não é Linux. Essa dependência que vc diz que o Linux tem do GNU seria a questão da glibc? Porque de resto é "quase a mesma coisa" que outros 'Unix'.

"as sempre gosto de lembrar que o termo correto é "GNU/Linux" (embora a grande maioria esteja cansada de saber mas nunca é demais lembrar não é verdade?) ;-)"

hauahu, esse é o problema. Tem sempre alguém achando que deve lembrar a gente de algo que sabemos. Você não imagina como isso irrita o camarada! rsrs

E as criancinhas famintas da África?
Bem, enquanto nós estamos aqui discutindo assuntos que não levam a lugar algum, certamente há uma morrendo neste exato instante. ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de brain
Termo correto: Não há dúvida de que o termo correto para se referir ao GNU é "GNU", e ao Linux é "Linux". Para combinações de ambos, não existe um único termo correto definido.
Comentário de Douglas Augusto
Mas qual é o compilador: Mas qual é o compilador padrão do FreeBSD? Não é o GCC? GNU Compiler Collection? Ele não utiliza ferramentas como o gmake, etc?
Há poucas diferenças entre os pacotes utilizados pelo FreeBSD e o Linux. Tanto que boa parte dos programas livres funcionam tanto em um quanto em outro. O FreeBSD até mantém uma certa compatibilidade com os binários do Linux.


Se o kernel Linux depende de outros softwares para prover um sistema operacional de fato operacional, então ele obrigatoriamente tem que partilhar o feito. O Linux não inicia sem componentes GNU, portanto, sem entrar nas questões ideológicas, nada mais sensato do que referir-se ao sistema operacional (usável) como GNU/Linux.

Sistema Operacional usável não é um termo muito preciso --alguns defendem por exemplo que ferramentas de desenvolvimento devem ser necessárias, daí entraria o GCC--, mas mesmo na definição "minimamente usável", isto é, "iniciável", softwares GNU são imprescindíveis. É por isso que reivindicações do tipo GNU/Linux/X/KDE/etc não fazem sentido, pois o X, KDE e etc. são simplesmente extras dentro do contexto do SO.

É também pela clareza e precisão, não apenas por uma questão de autoria, que Linux para mim é o kernel, GNU/Linux o sistema operacional e distribuição GNU/Linux é o SO GNU/Linux mais aplicativos arranjados (configurados) de uma maneira particular. Simples e claro.

É, mas não é Linux. Essa dependência que vc diz que o Linux tem do GNU seria a questão da glibc? Porque de resto é "quase a mesma coisa" que outros 'Unix'.

Também, mas é muito mais. Para se ter uma idéia, até o GRUB, que carrega o Linux, é GNU.

Comentário de Douglas Augusto
Em uma versão do início de: Em uma versão do início de 2006 do mesmo artigo da Wikipedia há uma apresentação mais completa da visão de quem defende o nome "Linux", ou principalmente critica a controvérsia em si.

De qual(is) argumento(s) a mais você se refere? Pareceu a mim os mesmos argumentos da versão atual apenas com variações na organização e formatação.
Comentário de tenchi
Pra vc ver...: http://www.freebsd.org/cgi/cvsweb.cgi/ports/sysutils/grub/

Mas eu ainda acho o lilo mil vezes melhor que o grub. O grub é muito bugado, se vc reinicia a máquina no botão reset, ou coisa assim, ele demora uns cinco minutos pra iniciar.
Já o lilo não. É antigo, mas funciona muito bem. Não tem estes comportamentos esquisitos. Ele não precisa detectar novas partições. Eu faço isso manualmente!

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de brain
apresentação mais completa: Me refiro à apresentação mais completa da visão de quem defende o nome "Linux", como disse antes.

Na versão do início do ano passado, o texto do trecho do artigo cita e reproduz os comentários de Eric Raymond, Linus Torvalds no filme Revolution OS, editorial do Linux Journal, o comentário de Richard Stallman admitindo que a irritação é um dos combustíveis da sua reação, Linus Torvalds no Linux Journal, John Dvorak, Larry McVoy, Jim Gettys e a FSF falando sobre por que incluir só o crédito do GNU, e não o de outros contribuidores relevantes.

Na versão atual, são citados e reproduzidos os comentários de Eric Raymond, Linus Torvalds no filme Revolution OS,Linus Torvalds no Linux Journal, Larry McVoy e Jim Gettys.
Comentário de Douglas Augusto
http://www.freebsd.org/cgi/cv: http://www.freebsd.org/cgi/cvsweb.cgi/ports/sysutils/grub/

Para esclarecer a relação do FreeBSD (*BSD) com o GNU, e porque não faz sentido chamá-lo de GNU/BSD. Palavras do Stallman:

"People sometimes ask whether BSD too is a version of GNU, like GNU/Linux. The BSD developers were inspired to make their code free software by the example of the GNU Project, and explicit appeals from GNU activists helped persuade them, but the code had little overlap with GNU. BSD systems today use some GNU programs, just as the GNU system and its variants use some BSD programs; however, taken as wholes, they are two different systems that evolved separately. The BSD developers did not write a kernel and add it to the GNU system, and a name like GNU/BSD would not fit the situation.(4)

4. On the other hand, in the years since this article was written, the GNU C Library has been ported to the FreeBSD kernel, which made it possible to combine the GNU system with that kernel. Just as with GNU/Linux, these are indeed variants of GNU, and are therefore called GNU/kFreeBSD and GNU/kNetBSD depending on the kernel of the system. Ordinary users on typical desktops can hardly distinguish between GNU/Linux and GNU/*BSD. "

http://www.gnu.org/gnu/linux-and-gnu.html
Comentário de tenchi
Uma pergunta...: ... do que q gente estava discutindo mesmo? Eu acabei esquecendo.. rsrs

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de timm
O dia que eu falar GNU/Linux: O dia que eu falar GNU/Linux eu também falarei BSD/OpenSSH, GNU/eMule e etc.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004