"O chairman da OLPC, Nicholas Negroponte, confirmou que trabalha com a Microsoft para desenvolver laptop que rode os dois sistemas. A OLPC, que desenvolve um notebook educacional de baixo custo para países em desenvolvimento, está trabalhando em conjunto com a Microsoft para desenvolver um laptop capaz de rodar os sistemas operacionais Linux e Windows.
"Estamos trabalhando para fazer um sistema que rode os dois sistemas operacionais, assim como a Apple", declarou Nicholas Negroponte, chairman da OLPC, organização não governamental que comanda o projeto que ficou conhecido como "laptop de 100 dólares".
A atual versão do laptop roda o sistema operacional baseado no código-fonte do Linux Fedora. Como o novo desenvolvimento, o notebook vai rodar também o Windows XP, da Microsoft.
Negroponte confimou que a organização deve trabalhar com a fundação Bill & Melinda Gates (...)"
A notícia da aproximação com a fundação de Gates vem poucos dias após
a saída da Intel do consórcio. Leia também:
Negroponte: O Windows é chave para a filosofia do OLPC e
OLPC confirma - mais ou menos - que não haverá Windows no laptop de 100 dólares.
Saiba mais (idgnow.uol.com.br).
Agora Bill vai fazer uma coisa que tem dois lados: Através de sua fundação, ele pode doar o XO para países pobres, o que é digno de elogios. Mas infelizmente ele visão com Windows, o que não é muito edificante para as crianças.
O que eu acho? Um XO com Windows é melhor que XO nenhum. Se o único jeito de prover um bichinho desses, para crianças que nunca teriam essa oportunidade, seja com Windows embutido, por mim tudo bem.
Mas seria engraçado ver o que Tio Bill faria se recebe-se uma doação de alguns milhões de algum bilionário, especificando que o dinheiro deveria ser usado em XOs com Linux :-P
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."