Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A volta dos Teletubbies: Sun diz que Java vai ser completamente código aberto no final do ano

De novo! A Sun volta a definir uma data para a disponibilização do Java como código aberto. Desta vez ela está melhor que nas anteriores, já que boa parte do Java já teve, de fato, seu código aberto por ela.


De novo!

Ter o Java completamente em código aberto facilitará a sua inclusão em distribuições de sistemas operacionais de código aberto, bem como reduzirá o conjunto de motivos apontados por aqueles que advogam não adotar esta plataforma em projetos livres.

A maior parte do código do Java já foi aberta, cumprindo promessas anteriores (divulgadas por um longo período) da Sun. Os trechos que faltam devem-se a código cujos direitos não pertencem à Sun, e até o momento não se divulgou que solução a empresa adotará para a questão.

As primeiras menções ao tema ocorreram antes de o BR-Linux migrar para o Drupal e eu não consigo encontrá-las com facilidade, mas algumas referências recentes dão o histórico:

Saiba mais (news.zdnet.co.uk).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    troll (usuário não registrado) em 29/04/2008 às 5:35 pm

    oq que o teletubbies tem a ver com a sun… auhsaushu
    denovo!!! denovo!!! denovo!!!
    espero que seja mesmo assim vai pode haver um melhor integração com os ambientes graficos =)

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 29/04/2008 às 6:39 pm

    A Sun já liberou 96% do código e está redesenvolvendo as partes que ela não tem direitos autorais, sendo que o J@ME já é 100% GPL. É incrível como ainda tem tanta gente que ironiza a abertura do código fonte e joga areia na iniciativa.

    Cadu (usuário não registrado) em 29/04/2008 às 8:30 pm

    Com tanta coisa decente por aí, quem precisa dessas porcarias? (Java, C#, etc.)

    hauahauh.
    O Augusto pelo jeito tirou as fitas K7 dos filhos da gaveta…. hauahu
    ps: se não tiver filho, foi do sobrinho então! ;-)

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 30/04/2008 às 8:37 am

    caramba, lá vem mais uma discussão quilométrica sobre o sexo dos anjos

    java é live segundo a definição clássica:
    -posso usar a vontade
    -posso distribuir a vontade
    -posso modificar *

    * só que para modificar, tenho que seguir um rito específico e não simplesmente dar o commit num cvs público, tenho que apresentar minha sugestão de alteração ao JCP que vai aceitá-la ou não.

    na prática não é muito diferente do linux, ou vcs acham que qualquer zé mané manda uma sugestão de alteração no kernel no linux e isso é aprovado pelo linus ou outro commiter?

    O processo aí está muito simplificado, mas a ess6encia é essa. Se qualquer um puder fazer alterações a galega, simplesmente mata o diferencial da PLATAFORMA Java (que é diferente da LINGUAGEM Java)

    Diogo (usuário não registrado) em 30/04/2008 às 1:34 pm

    Paulo Pontes, você esta equivocado.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Open_source

    Com o Linux, utilizando o seu exemplo, qualquer “zé mané” pode sim altera-lo. O que você esta confundindo é que o tal do “zé mané” não poderá fazê-lo no código distribuído pelo Linus. Vai ter que dar um fork.

    Narcélio Filho (usuário não registrado) em 30/04/2008 às 6:25 pm

    Que eu saiba, aquele código da máquina virtual Java e suas bibliotecas — conhecido como J2EE, J2RE e afins — sempre foi aberto (Open Source). O que eles querem é fazer com que esse código agora seja livre (Free Software).

    Não, faz pouco tempo que a Sun tornou Open Source o código, ou ao menos a maioria dele, faltando os trechos mencionados na notícia.

Este post é antigo (2008-04-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.