A Computerworld relembra: cerca de 12 meses após receber a promessa de abertura o código do Java, a indústria (juntamente com a comunidade) ainda está por ver esta plataforma lançada sob uma licença livre - mas um representante da Sun voltou a afirmar que a liberação prometida está para ser lançada.
Repetindo uma frase de um resumo semanal do BR-Linux em
outubro passado, 'A primeira vez que eu li este mesmo anúncio redigido como fato, e não como especulação, foi em julho de 2005. E a cada vez que o tema volta à imprensa, eu lembro dos Teletubbies dizendo "De novo!"'
De novo!
O representante em questão desta vez é Simon Phipps, que em um contato com a imprensa durante compromissos seus em Sidney, afirmou que "a Sun está a dias ou semanas de um Java completamente código aberto". Mas a revista acredita que tanto a comunidade do Java quanto a do código aberto têm razões para permanecerem céticas quanto a datas mencionadas pela Sun, dado o seu histórico.
Saiba mais (linuxworld.com.au).
mas mesmo isso vai ser só uma formalização pois a sun já está com o projeto openjdk e o glassfish (o application server) totalmente abertos. Até as principais IDEs para java são abertas (Netbeans e Eclipse)
isso sem contar que java sempre foi open source (que é diferente de livre). A formalização do uso da GPL é mais para satisfazer ambições dos xiitas que para causar alguma mudança.