“A abertura do código do Java sob a licença GPLv2 só foi confirmada ontem, mas já no início de novembro Richard Stallman comentou sobre o assunto em uma entrevista. Em um paralelo involuntário com sua famosa manifestação no Brasil em 2006, brandindo o lema da Inconfidência mineira, o glorioso fundador do projeto GNU assumiu uma atitude bastante positiva sobre esta liberação, ainda que tardia, dizendo que é melhor focalizar em corrigir os problemas do que em reclamar sobre ele.
Segundo Stallman, uma vez que o código da Sun se torna livre, ele será tratado como parte da nossa comunidade, e será tratado como qualquer outra parte dela baseado na sua situação atual, e não no que já passou, sem mágoas sobre o passado. Ainda assim, o esforço dispendido em fazer reimplementações livres do Java não terá sido em vão, pois foi isto que ajudou a gerar as condições para a liberação pela própria Sun.
Solaris GPL? Em paralelo, a Sun exercita sua vocação para gerar comentários na imprensa, ao tocar no assunto (sem afirmar, nem negar) de uma possível liberação do Solaris (atualmente já livre sob a licença CDDL) também pela GPL.”
caiu na armadilha GNU,
O processo de desenvolvimento de grande parte da API já é colaborativo (acessível através da licença de pesquisa) desde o início da versão 5. Nesse meio tempo, ninguém "de fora" deu as caras no www.java.net, que eu saiba, sequer para registrar um bug que dirá para corrigí-lo (coisa que exige algum conhecimento da plataforma e do projeto).