Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Stallman previu e comentou a abertura do código do Java


“A abertura do código do Java sob a licença GPLv2 só foi confirmada ontem, mas já no início de novembro Richard Stallman comentou sobre o assunto em uma entrevista. Em um paralelo involuntário com sua famosa manifestação no Brasil em 2006, brandindo o lema da Inconfidência mineira, o glorioso fundador do projeto GNU assumiu uma atitude bastante positiva sobre esta liberação, ainda que tardia, dizendo que é melhor focalizar em corrigir os problemas do que em reclamar sobre ele.

Segundo Stallman, uma vez que o código da Sun se torna livre, ele será tratado como parte da nossa comunidade, e será tratado como qualquer outra parte dela baseado na sua situação atual, e não no que já passou, sem mágoas sobre o passado. Ainda assim, o esforço dispendido em fazer reimplementações livres do Java não terá sido em vão, pois foi isto que ajudou a gerar as condições para a liberação pela própria Sun.

Solaris GPL? Em paralelo, a Sun exercita sua vocação para gerar comentários na imprensa, ao tocar no assunto (sem afirmar, nem negar) de uma possível liberação do Solaris (atualmente já livre sob a licença CDDL) também pela GPL.”


Enviado por André Cruz - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de xultz
Isso já é uma evolução,: Isso já é uma evolução, se lembrarmos da novela que o Stallman fez quando a Qt e consequentemente o KDE não eram GPL, dizendo que não bastavam mudar de licensa, mas deviam se retratar com a comunidade de software livre. Em alguns aspectos, o Stallman finalmente está atingindo a maturidade...
Comentário de popolony2k
Stallman está alcançando dimensões proféticas ....: ... e agora, além de evangelizar sobre suas licenças livres, agora o guru do Software Livre é capaz de prever o futuro.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Rudá
Digamos que "previu" me faz: Digamos que "previu" me faz pensar que o RMS tem algum poder mental além do imaginamos... Santo ignatius. Enfim, é claro que ele já sabia, com certeza a Sun conversou com o pessoal da FSF antes de (querer) liberar o código da VM/Compilador/etc Java em GPL e o RMS deu a bênção.

É muito legal que a Sun tenha feito isso, até porque vamos ter agora que parar de implicar com o pessoal do Java, sobre a questão do licenciamento da VM e a questão FOSS.

Existe um movimento forte dessa linguagem no Brasil, que isso traga então vantagens para nós; hora da komunidade se mover, aproveitar o código em GPL e fazer melhorias, aliás, eu tenho um pedido especial:

Que tal fazer o ambiente gráfico do Java (SWIG ou algo assim, não sei o nome) fazer uso dos widgets do Gnome, digo, GTk? No MacOSX é feito assim, a parte Java usa os widgets do MacOSX e os aplicativos feitos em Java ficam mais consistentes ou mais parecidos com aplicativos nativos do Mac.
Comentário de Koolosh
a Armadilha Java...: Stallman sempre falava em armadilha do java, mas pelo visto a Sun caiu na armadilha GNU, hehhehehe.

Agora tenho que arrumar alguma coisa nova pra bricar com meus amigos programadores em java, não dá mais pra falar que java não é livre, mas muito melhor assim, agora é torcer pra ele ficar bemmm mais leve.
Comentário de Joel Cesar Zamboni
Esperto este pessoal: Eu acho muito legal este negócio poético. Mas a Sun a tempos não vende software algum, o negócio é serviço e hardware. E agora ela tem um monte de gente trabalhando de graça para melhorar o serviço que ela já oferece. Profético? Tolo? Quem sabe?
Comentário de JPetrucci
Sim!: Na verdade, o Java já têm o Look and Feel do GTK no Swing, assim como o LnF Windows no Windows, e o Aqua no MacOS. Mas ele não é escolhido como default da aplicação; existe um parâmetro utilizado na carga da VM (ou num arquivo properties) dizendo qual o LnF que deve ser utilizado.

Além disso, existe também um binding do GTK para Java, usando os widgets GTK para fazer a programação. Eu me perdi todo, estou acostumado com o Swing mesmo ;)

--
"Don't be too proud of this technological terror you've constructed. The ability to destroy a planet is insignificant next to the power of the Force."
-- Darth Vader, Star Wars: Episode IV
Comentário de popolony2k
Que tal dar uma olhada no projeto....: ...Looking Glass para saber se já não existe tal ambiente gráfico ??

http://www.sun.com/software/looking_glass/

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Douglas Augusto
caiu na armadilha:
caiu na armadilha GNU,


Armadilha GNU é daquelas que ambientalistas usam para capturar animais perdidos/coagidos e então soltá-los para viver livremente em seu habitat. ;-)
Comentário de Covarde Anonimo
Open Source = Melhoria: O Netscape melhorou depois do Mozilla
O StarOffice melhorou (muito!) depois do OpenOffice.org

Agora eu quero ver o java melhorar (mais leve, menos complicado, mais produtivo, ... ) com o Open Source. Tem muito para ser feito.
Comentário de ruivo
Bem, não mudou praticamente: Bem, não mudou praticamente NADA com a abertura da VM e do compilador JAVA, porque o importante mesmo é a especificação, e esta já é aberta há tempos (via Java Comunity Process).
O unico bom da história é que agora pessoas "de fora" poderão sugerir melhorias na VM e enviá-las à Sun para que esta decida ou não incorporá-la a implementação de referência.
O ruim da história é que poderão surgir também implementações anormais, que não sigam a especificação da JCP.
Comentário de popolony2k
O fato da Sun não vender Software algum....: ...não é novidade, e tamnbém não é novidade que ela vive e sempre viveu de Hardware e últimamente de serviços, em grande parte graças a plataforma Java.

O fato de um software ser liberado sob a GPL não significa que o software não tenha proprietário.


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de popolony2k
E com isso não poderão ser chamadas ....: ... Java.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de thebluesgnr
Muita gente entendeu errado: Muita gente entendeu errado esse se "retratar com a comunidade".

Essa retratação era uma obrigação legal, de acordo com a GPL.
Comentário de thebluesgnr
Eu não diria que o: Eu não diria que o "importante mesmo" é a especificação, porque a implementação da Sun vai além dela, e com isso muitos programas precisam da implementação oficial para funcionarem.

Um caso é o software do nosso governo para declaração do imposto de renda: http://trends.newsforge.com/article.pl?sid=06/10/24/2050209&from=rss

Comentário de Copernico Vespucio
Isso não procede: A implementação HotSpot não vai "além da especificação" de jeito nenhum.

O que ocorre na verdade é que, até hoje, nenhuma das opções livres de JVM chegam a implementar inteiramente a especificação, embora muito trabalho já tenha sido realizado nesse sentido.

Algumas vezes, a especificação não é observada por simples falta de tempo ou recursos para tanto. Outras vezes, por opção (má) dos desenvolvedores do projeto. Como exemplo, o GJC tem uma implementação própria de API para acesso nativo chamado CNI, que vai "na contra mão" do padrão JNI da plataforma Java. A desculpa é "ser mais integrado com o Linux", porém isso torna essa API incompatível com outros SO. Basicamente, é a mesma desculpa que a M$ usou uma década atrás com seu "Microsoft J++".

Agora, como prova de que o HotSpot segue a especificação pública a risca, várias outras implementações (infelizmente proprietárias, como da IBM, BEA e HP) desenvolvidas sem nenhum apoio da Sun alcançaram 100% de compatibilidade e podem ser usadas para executar qualquer aplicativo.
Comentário de nemesis
mudará: "não mudou praticamente NADA com a abertura da VM e do compilador JAVA"

vai mudar com o licenciamento GPL: distros virão com java por padrão e a aceitação da plataforma de desenvolvimento entre a comunidade open-source vai se alargar ainda mais.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Douglas Augusto
E diria muito mais, com a: E diria muito mais. Com a ampliação da base de programadores, o acesso ao código, a adoção do modelo de desenvolvimento colaborativo, é de se esperar uma aceleração no desenvolvimento, como maior detecção/correção de bugs, otimizações, expansão de plataformas suportadas, entre outros.
Comentário de Copernico Vespucio
Duvido muito: O processo de desenvolvimento de grande parte da API já é colaborativo (acessível através da licença de pesquisa) desde o início da versão 5. Nesse meio tempo, ninguém "de fora" deu as caras no www.java.net, que eu saiba, sequer para registrar um bug que dirá para corrigí-lo (coisa que exige algum conhecimento da plataforma e do projeto).

Minha aposta é que, apesar da popularização da plataforma, o projeto ainda continuará sendo tocado pelas mesmas pessoas, auxiliado ocasionalmente por pessoas já envolvidas com a comunidade Java. A liberação do HotSpot, no final das contas, vai servir para calar a boca dos críticos e muito pouco além disso.

A maior parte das contribuições a plataforma que devem existir é quando algum projeto similar, como o Parrot (VM para linguagens como o Perl) captar código do HotSpot, incorporá-lo em seu projeto e desenvolvê-lo lá. A licença GPL vai permitir que o pessoal do HotSpot por sua vez obtenha as inovações obtidas nesses projetos e volte a incorporá-las na plataforma.

Mas a maior aceitação e a queda nos argumentos das plataformas concorrentes já é, em si, uma grande conquista.
Comentário de Copernico Vespucio
a respeito do "nada": Acredito que o que se desejou expôr foi que, para o programador que já trabalha com essa plataforma, vida não muda muito, realmente.

Comentário de Douglas Augusto
O processo de:
O processo de desenvolvimento de grande parte da API já é colaborativo (acessível através da licença de pesquisa) desde o início da versão 5. Nesse meio tempo, ninguém "de fora" deu as caras no www.java.net, que eu saiba, sequer para registrar um bug que dirá para corrigí-lo (coisa que exige algum conhecimento da plataforma e do projeto).


A possibilidade de confirmação desse pessimismo é se a Sun adotar uma política restrita de colaboração (relatório de bugs, patches, etc.). Do contrário não vejo por que o Java seria diferente em termos colaborativos de grandes projetos, como o kernel Linux, GCC, Mozilla/Firefox e mesmo o OpenOffice.org que "é" da Sun.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004