Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


BB, Cobra, CEF, ABN, Carrefour e Casas Bahia anunciam ONG pró-Software Livre

Vale a pena ler de novo! Notícia originalmente publicada em 17 de agosto de 2005:

O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal anunciaram hoje a criação de uma entidade sem fins lucrativos para reunir empresas e grupos de todo o mundo em torno de iniciativas de desenvolvimento de software livre no ambiente corporativo. Chamada de Open Technology Users Network (Otun), a ONG servirá como um meio de certificação de programas criados em software aberto. Atuará também como incentivadora de pesquisas, podendo, inclusive, aportar recursos em projetos. ‘É como uma agência, um protocolo que pega o ritmo da comunidade de desenvolvedores (de software livre) e coloca na linguagem da empresa’, afirmou o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Sérgio Amadeu, um dos principais incentivadores do uso de programas abertos pelo governo federal.

A Otun, que deve eleger diretoria na próxima semana, tem cerca de 50 empresas já associadas, entre elas a gigante do varejo nacional Casas Bahia, a rede francesa Carrefour no Brasil e companhias de tecnologia como Novell, Sun Microsystems e IBM, que estão investindo no desenvolvimento do sistema operacional livre Linux. A entidade vai exigir R$ 1,5 milhão por mês para ser mantida, segundo cálculos de uma diretoria provisória. Os recursos virão de sócios e doações. ‘Na comunidade internacional, existem várias organizações de apoio ao software livre, mas nenhuma formada por usuários corporativos’, disse o gerente-executivo de software livre e sistemas da Cobra Tecnologia. A Cobra é uma companhia de informática do Banco do Brasil e distribuidora de uma versão do Linux chamada Freedows.

Entre os projetos em estudo pela ONG está um sistema aberto de geoprocessamento que pode ser usado, por exemplo, por bancos interessados em analisar concentração de clientes, distribuição de equipamentos, logística. Poderá ser usado também para fiscalização de coleta de lixo, disse o vice-presidente de tecnologia do BB. ‘Nosso interesse é compartilhar custos, escala. Não vamos fazer lobby (no governo), não estamos pedindo esmola a ninguém’, disse a jornalistas, acrescentando que estão sendo feitos contatos com empresas no Chile, Colômbia, Venezuela, México e países asiáticos ‘onde há necessidade de uso de software livre’.

Leia também: Onde está a OTUN?

Saiba mais (br-linux.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Não seria correto usar o termo RElançar?

    Passei por um momento de Dejavu quanod li o título do post, por um segundo pensei que o Augusto tinha voltado um backup antigo do Br-linux, vejam a notéicia de 2005.


    Brasil lança ONG mundial de Software Livre
    18/08/2005 – 16:52:23

    Empresários e executivos da área de tecnologia, além representantes de governos (nacional e estrangeiros) e grandes usuários de tecnologia da informação anunciaram na sede da CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), o lançamento da organização não governamental OTUN – Open Tecnhology Users Network; ou Rede de Usuários de Tecnologias Abertas.

    Se a OTUN existe a 2 anos e meio, existe algum registro de algo concreto que ela tenha produzido? Será que agora vai produzir?

    Pizza, fiquei com a impressão de que você não viu a primeira frase da notícia! ;)

    Pois é, eu pulei isso. Você é que teve um momento nostalgia então. Mas vou reescrever então a parte final do meu post, ficando assim:

    Após mais de 2 anos e meio, existe algum registro de algo concreto que ela tenha produzido?

    Eu achei que hoje era um bom dia para republicar esta notícia.

    Uma resposta parcial: http://br-linux.org/linux/node/2428 (publicada em 2005)

    A última aparição da OTUN no BR-Linux foi em http://br-linux.org/linux/onde-esta-a-otun

    guto carvalho (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 11:33 am

    Augusto,

    Coloca um negrito na data, hoje umas 3 pessoas já vieram comentar da tal ONG comigo, acho que o povo tá pulando a primeira linha da notícia por causa do destaque azul da caixa de texto :P

    :)

    Abraços,
    Guto Carvalho

Este post é antigo (2008-04-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.