Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

BB, Cobra, CEF, ABN, Carrefour e Casas Bahia anunciam ONG pró-Software Livre

“O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal anunciaram hoje a criação de uma entidade sem fins lucrativos para reunir empresas e grupos de todo o mundo em torno de iniciativas de desenvolvimento de software livre no ambiente corporativo. Chamada de Open Technology Users Network (Otun), a ONG servirá como um meio de certificação de programas criados em software aberto. Atuará também como incentivadora de pesquisas, podendo, inclusive, aportar recursos em projetos. 'É como uma agência, um protocolo que pega o ritmo da comunidade de desenvolvedores (de software livre) e coloca na linguagem da empresa', afirmou o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Sérgio Amadeu, um dos principais incentivadores do uso de programas abertos pelo governo federal.

A Otun, que deve eleger diretoria na próxima semana, tem cerca de 50 empresas já associadas, entre elas a gigante do varejo nacional Casas Bahia, a rede francesa Carrefour no Brasil e companhias de tecnologia como Novell, Sun Microsystems e IBM, que estão investindo no desenvolvimento do sistema operacional livre Linux. A entidade vai exigir R$ 1,5 milhão por mês para ser mantida, segundo cálculos de uma diretoria provisória. Os recursos virão de sócios e doações. 'Na comunidade internacional, existem várias organizações de apoio ao software livre, mas nenhuma formada por usuários corporativos', disse o gerente-executivo de software livre e sistemas da Cobra Tecnologia, Ricardo Bimbo. A Cobra é uma companhia de informática do Banco do Brasil e distribuidora de uma versão do Linux chamada Freedows.

Entre os projetos em estudo pela ONG está um sistema aberto de geoprocessamento que pode ser usado, por exemplo, por bancos interessados em analisar concentração de clientes, distribuição de equipamentos, logística. Poderá ser usado também para fiscalização de coleta de lixo, disse o vice-presidente de tecnologia do BB, José Cerqueira César. 'Nosso interesse é compartilhar custos, escala. Não vamos fazer lobby (no governo), não estamos pedindo esmola a ninguém', disse César a jornalistas, acrescentando que estão sendo feitos contatos com empresas no Chile, Colômbia, Venezuela, México e países asiáticos 'onde há necessidade de uso de software livre'.


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de River de Morais e Silva
Casas Bahia????: Casou-me estranhamento ao ver as Casas Bahia citadas dentre as empresas que estão apoiando esta organização. Isto devido ao fato de que entrei recentemente em contato com a loja aqui de minha cidade (Jataí - Goiás) e fui informado de que essa rede trabalha apenas com equipamentos cujo sistema operacional seja Windows, devido a acordo com a Positivo Informática.
Parte a isto, fico muito feliz que empresas de tamanho porte estejam envolvidas no melhoramento e divulgação dos projetos livres. Parabéns pela iniciativa.
Comentário de anon
Não era melhor investirem es: Não era melhor investirem esse R$ 1,5 milhão que vão gastar por mês nos projetos ?

Porque parecem que so vão fazer politicagem . Quem na verdade vai sair no lucro, é o presidente o diretor a secretaria executiva. E o coitado do desenvolvedor não vai receber linhas de codigo e incentivo $$ .
Comentário de Luc
Economia 101: Casou-me estranhamento ao ver as Casas Bahia citadas dentre as empresas que estão apoiando esta organização.

Casou-lhe estranhamento? Então você deve ser um dos linuxistas hippies idealistas que acreditam num mundo sem coisas sujas e pecaminosas como dinheiro, lucros, vantagens econômicas.

Nenhuma empresa dura muito dando ponto sem nó. Estão apoiando o SL porque viram que terão algum benefício/retorno com isso.

Mas se for mau negócio vender Linux no varejo, diante da plebe rude, porque sei lá, acham que Linux queima o filme da loja perante o consumidor ignorante, elas não vão vender mesmo. Mais ainda, se alguma empresa, em defesa de seus próprios interesses, soltar uma graninha para as Casas Pernambucanas só venderem lençóis e toalhas da Microsfot, as Casas Pernambucanas só vão vender lençóis e toalhas da Microsfot e pronto.

O que a loja vende para o público no varejo não tem rigorosamente nada a ver com o que ela usa em seu back-end.
Comentário de bebeto_maya
__Quer saber? Duvido que de c: __Quer saber? Duvido que de certo.Quem conhece as Casas Bahia sabe que nunca deram o menor incentivo ao Software Livre...Por que agora esse papo politicamente correto? Isso me cheira a deducao no imposto de renda...

__Num governo onde o SOftware LIvre e prioridade, pelo menos teorica, formentar projetos natimortos, repletos de demagogia, e proscritos por defuntos cientificos, que, em sua maioria, que nunca deram um sopro vida de ao Linux, soa bem suspeito...
Comentário de bebeto_maya
__Desculpe, Luc. Mas falta de: __Desculpe, Luc. Mas falta de escrupulos nao e para todos...Oferecer apenas PCs com WIndows, constitui venda casada, e portanto crime segundo o codigo de defesa do consumidor...
Comentário de Bruno Gonçalves
Talvez: Creio que esse dinheiro realmente não vai ajudar no desenvolvimento de nada livre e será apena politicagem.

Mas devemos ver que lojas como Casas Bahia e Carrefour devem ser gerenciadas por pessoas que ainda não tem uma boa visão do que é software.

Sendo assim pode ser que um grupo de respeito consiga explicar à empresas que vender PCs para usuário comum utilizando Linux dá mais lucro que vender software proprietário, afinal não é necessário repassar o valor da licensa para alguma outra empresa.

Sem contar que se uma empresa quiser pode fazer um mega pacote com programas e jogos livres já imbutidos que pode atrair e satisfazer muita gente.

Sou mantedor de uma distribuição e posso afirmar que a maior dificuldade é a configuração de hardware, principalmente softmodem, como os computadores de loja são bastante padronizados fica bastante fácil resolver isso.

E o resultado final, você compra um computador com programas para praticamente tudo, hardware configurado, basta você clicar e usar, é isso que a maioria dos usuários querem.
Comentário de Luc
É tudo da lei: Por favor, cite o texto da lei que proíbe uma loja de vender 100 máquinas com Windows e 2 com Linux porque Linux "tem pouca saída" - e dizer isso nem seria mentira. Só para dar um exemplo bobo, eu tenho a maior dificuldade para comprar sapatos porque nunca tem o meu número. O vendedor sempre diz que "não tem saída". E nem é um número tão grande. Imagine um jogador de basquete...

E a tal da venda casada é um negócio complicado. Um computador, por exemplo. Tem vários componentes (memória, placas, HD). As grandes lojas como Bahia, Carrefour ou Jumbo Eletrorradiobrás só vendem o computador inteiro. Se você quiser comprar os componentes separadamente, tem que comprar em outro lugar porque elas não vendem.

Isso é venda casada?

E se uma loja vender somente máquinas com Cobra ou Linspire instalado? Isso também não seria venda casada no seu conceito? Deveria ser, mas não é você que vai reclamar, né? ;-)

E o MacIntosh, que é vendido com o OSX instalado? Duvido que alguém se lembre de fazer esse tipo de acusação contra a Apple. Só se lembram disso quando a "infratora" é a Microsfot.

Computador não é o melhor exemplo. Admito que não consegui pensar em coisa melhor. Mas muitas outras coisas são vendidas juntas de forma rotineira. É difícil definir o que é venda casada.
Comentário de Bruno Gonçalves
Não é bem assim :): O caso não é defender a venda de PC com Linux e sim que é errado vender PC e obrigar o usuário a levar o Windows.

Eu tentei uma vez comprar um computador em uma loja Extra e se recusaram me vender sem Windows, então me neguei a comprar :)

Mas se o windows fosse gratuito ele poderia vir, bastaria apagar e instalar qualquer outro sistema, então ai se encaixa bem o Linux, ele é livre e a maioria gratuito, defendo que PCs venham com sistemas livres e gratuitos, afinal já vem completo para o usuário que não vai alterar nada, porém se alguém quiser alterar o sistema, basta apagar e colcoar outro, sem custo extra.

Sobre o hardware está certo que vem várias peças, mas ao menos nas lojas que conheço existem vários "pacotes" com hardware variado, que já ajuda bastante.

Já sobre o MAC a coisa muda novamente, o MAC é feito, desenvolvido e montado exclusivamente pela Apple, é um pacote completo e fechado, quase como um video game, isso explica inclusive pq os sistemas MAC são rápidos e estáveis, é tudo muito padronizado, já a plataforma PC possui X marcas para Y modelos, que se integram e trabalham em conjunto.

Não se pode aceitar a compra forçada de software para a plataforma PC, temos o direito a comprar PC sem sistema, mas se quiserem incluir um sistema gratuito e livre tudo bem, não trará prejuízo para o consumidor.
Comentário de Tarcus
O mesmo: Otário.
Enquanto a M$ tiver defensores como vc a idéia de software livre e gratuíto ficará esquecida.
Porém é mais fácil clicar em botãozinho do que pensar um pouco né.

BABACA.

Comentário de Carlos Roberto
Do Código de Defesa do Consu: Do Código de Defesa do Consumidor:

?Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

I - condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;?


Talvez há outras violações como estas:

Art. 6

III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;

Art. 39

III - enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto, ou fornecer qualquer serviço;

IV - prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impingir-lhe seus produtos ou serviços;


Bem eu não sou expert no assunto, mas da para achar varias coisas no CDC.

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de Luc
Talk is cheap: Então tá. Chama o Procon, então. Boa sorte.
Comentário de sri_canesh
Mas pelo menos, *se não me e: Mas pelo menos, *se não me engano* a rede interna das Casas Bahia é toda Linux

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de Caio
Dinheiro: As Casas Bahia são lojas que vivem de lucro e com a aprovação do "Computador para todos", as lojas que quiserem oferecer esse produto devem ter nos seus PCs o pacotão de Software Livre obrigatório.

Ou seja, ou as lojas se adaptam para poder vender o "Computador para todos", recebendo isenções de impostos, ou tentam encarar quem estiver preparado!!!

É apenas uma questão estratégica!!!
Comentário de Vinicius Tavares
Casas Bahia Sim: A casas bahia não vendem pc com linux
mas a rede inteira dela é LINUX
Em cada computadores das lojas tem um RedHat operando.
SE vcs tiverem a oportunidade de um espiadinha
Comentário de Alexandre Figueiredo
Parabéns!: Salve a OTUN!
Longe de demagogias, suposições, devaneios...
Quero ver o software livre estar ativo e operando nos orgãos do Governo.
Quero ver mais empresas investindo na OTUN.
Quero ver mais empresas criando software livres robustos e usando a criatividade dos desenvolvedores brasileiros.
O Linux precisa chegar cada vez mais próximo do usuário final. (Ainda não está - sem flames)
As empresas precisam de índices, valores, ROI, TCO para adotarem essa revolução.
Elas precisam, ainda, de empresas sérias que possam prestar suporte as iniciativas de uso de software livre.
Aguardo resultados.
Comentário de Cético
A primeira empreitada da Cobr: A primeira empreitada da Cobra Tecnologia não foi das mais felizes com o Freedows, muito pelo contrário.
Comentário de Fabi Iglesias
Infomedia esteve la: O Infomedia fez a cobertura do evento.
Em breve vcs ver os videos por este canal!
Comentário de RockerTux
OFF : OFF
Aquilo pra mim é SUSE... ou então, que camaleão, lagarto ou wathever é aquilo? :P

Ou será que eles estão como eu, cada semana usando uma distro diferente?
/OFF

Tem algum interesse nisso, não se pode duvidar. Talvez puxar o saco do governo? Não, eles estão atrasados, já tem um cara muito mais legal e cabeça aberta chamado Hélio Costa, que não é nada tendendcioso e só que o melhor para o país :P
Pô, vocês tão viajando demais! Essa semana eu vi pelo menos umas quatro teorias conspiratórias, uma mais maluca que a outra.
Comentário de Mimica
Em primeiro lugar, quem vende: Em primeiro lugar, quem vende é o vendedor, que ganha comissão por venda, e sendo assim o PC com Windows é mais caro, logo mais dinheiro para o vendedor. O negócio é instruir o vendedor e/ou o comprador.

Estas lojas grandes vendem diversidade. Imaginem se você chega nas Casas Bahia e encontra móveis de apenas uma fábrica! Pode ser mais caro, de menor qualidade e a fábrica não suportar de maneira eficaz a demanda, visto que o mercado tem seus altos e baixos. Além do mais, não dá oportunidade para as demais fábricas. Ruim economicamente para todas as partes (comprador, vendedor, fornecedor).

A visão é a mesma para TODO e QUALQUER produto, ou vocês acham que vão investir tempo e dinheiro em um novo modelo de negócios só para venda de PCs?
Comentário de Hummm
Ô Tarcus. : Ô Tarcus.
Não é questao de ser defensor da MS nao.
É questao de ser realista e perceber que alguem que compra um PC na Casas Bahia por exemplo, provavelmente não detêm de conhecimento especifico em informatica.
Um exemplo que posso citar é a minha empregada. Ela comprou um lá, dividiu em milhoes de vezes..
Agora, tente convencer a ela de, ao instalar um programa, verificar as dependencias, da um make, make install, bla bla bla...
Ela vai se perguntar: "Pq eu tenho que fazer isso tudo se eu simplesmente posso dar um Seguinte>>Seguinte>>Fim?"
É por mentalidade como a sua q essa coisa de Software livre nao vai pra frente.. Nem todo mundo é "inteligente" o bastante pra isso. Muitos nao se interessam em ter trabalho.
Essas pessoas q acham q pra se instalar um prog tem q ser da maneira mais dificil, sempre compilando, é q atrapalham o andamento da coisa.
Sou a favor de se ter 2 maneiras de instalacao: A facil e a compilada. Aih esta a liberdade de escolha.


Comentário de Birunko
Bom dia, : Bom dia,

Acho que tem muita gente dizendo muita besteira simplesmente porque viu o nome "Casas Bahia" no meio do texto.
Releiam a proposta ou entrem no site da OTUN.

Abraco.
Comentário de James de Oliveira
Não é tão simples: "Sou mantedor de uma distribuição e posso afirmar que a maior dificuldade é a configuração de hardware, principalmente softmodem, como os computadores de loja são bastante padronizados fica bastante fácil resolver isso."

Infelizmente o Linux ainda não é padronizado, cada vez que troco ou atualizo a distribuição do meu computador, sofro pelo menos uma semana para restituir as funcionalidades anteriores e poder aproveitar as novas. E isso porque estou longe de ser um principiante. Imagine a faxineira que certamente tem dificuldade de usar o windows, como se sentirá.

Comentário de nemesis
agora vai pra frente!: Cheio de empresas desse calibre por trás e nenhum hacker hippie e barbudo por perto para atrapalhar, agora com certeza o software livre decola!

posso até imaginar...

Primeira missão: realizar uma auditoria preliminar, passando um pente fino nos códigos-fonte para garantir a salubridade dos mesmos ( leia-se: sem palavrões nos comentários ). Concluído isso, partiremos para o ataque: longas discussões em mailing-lists a respeito do planejamento dos requisitos de infraestrutura para futuros projetos. Quando, e se, as discussões terminarem e chegarmos a um consenso, eventualmente partiremos para a implementação.

Patches serão aceitos desde que sigam a algumas poucas regras, como comentários explicativos e formatados segundo um modelo a ser adotado, adequação ao nosso estilo de codificação, notação húngara, nomes descritivos e compridos, programação OO, e separação em três camadas. Sim, separação em três camadas é uma boa idéia mesmo que para parsers, compiladores ou kernels. Por fim, o eventual contribuidor não deve esperar benefícios financeiros de suas contribuições: lembre-se que todos se beneficiam do trabalho em conjunto. Principalmente nós.

yawn...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Luc
Dissidente: Nemesis, eu não concordo com a notação húngara e muito menos com a separação em três camadas. Qualquer serumano em sã consciência deveria ver que isso só vai funcionar direito com quatro camadas.

Por isso vou criar um FORK nesse projeto e convocar todo mundo pela Internet afora para participar, apoiar, sustentar, pagar pau, promover e disseminar a mais nova comunidade, que estava fazendo uma falta enorme na vida de todo mundo.

Evidentemente, vai exigir cadastro. Mas vai ser inteiramente grátis.

Vamos lá, gente! Vamos colaborar.
Comentário de Eduardo Henrique
Meteram o pau nas Casas Bahia: Galera, ai pra cima meteram o pau nas casas bahia, dizendo que eles fazem vendas casadas, que não usam linux, dpois disseram que a ong não vai virar pq as Casas Bahia nunca deu incetivo ao software livre, parece que vocês esqueceram que são mais de 50 empresas envolvidas, é lógico que vai dar certo, ainda mais pq tem o BB e a CEF por trás dela, o que eu quero saber é se os projetos vão ser bons.
Comentário de Thiago M Meneses
Casas Bahia também: É verdade.
Também foi comentado mais acima, um rapaz de Goiás também que nem eu e não concordei muito não. Pelo seguinte. Pelo menos aonde eu já fui nas lojas da Casas Bahia eram um sistema rodando em cima de me parecia um Unix véio lá, só que não era Windows não. Até o gerente/vendedor lá tinha falado que era um sistema que haviam criado pras Casas Bahia.

Bom.. agora chega de propaganda para eles..
Comentário de Carlos Roberto
Prefiro o Juizado Especial Ci: Ué, não era para citar o texto da lei?

Ah, eu prefiro o Juizado Especial Civil, e qualquer um pode entrar com processo para exigir os seus direito, eu já fiz isto contra a Telefonica, e ganhei parcialmente. ;)

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de nemesis
BB: "ainda mais pq tem o BB e a CEF por trás dela"

o mesmo BB da Cobra Informática? e daí?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Fábio
Uma vez passei nas CASAS BAHI: Uma vez passei nas CASAS BAHIA de minha cidade, e vi todas as estações do vendedores com Linux , X, e WindowMaker
Comentário de ferdam
Pago para ver !: BB, CEF e ABN financiam, Casas Bahia e Carrefour vendem...
E Novell, Sun e IBM darao suporte !?

Pago para ver !
Ou melhor, pago para desenvolver e todos eles ganharem...

Li outro dia aqui no BR-Linux que um Portal Linux foi pedir um patrocinio de R$ 1000,00 para a IBM e esta recusou...
Vai ver quanto a M$ deve mandar para o Baboo...
Ridiculo.

Abraços,
Fernando
Comentário de Sou mané
JUROS ALTOS IGUAL ....:

Sabe,

Um dia um cidadão inventou o Linux como forma de trabalho escolar, e hoje, chega os oportunistas de plantão para ganhar $$$ em cima de tecnologia.

Pra ter certeza que isso não é mais um desvio de atenção, justamente nas épocas de auditorias internas e coisas parecidas, surge uma notícia de um grupo que se intitula "LIVRE" e começa a zona.

Desculpe o chato da casas bahia, mas fique esperto o Ricardo Bimbo te dá um tombo ...

E outra, Banco do Brasil, Casas Bahia, Cobra, e ITI estão apenas preocupados em quanto de juros querem de cada compra. O efeito Casas Bahia é : dá 10 pilas e leva um Guarda Roupa, mas ninguém fala que o modelo dele é 100 x 10 pilas, ou seja, um móvel que sairia a vista por 100 pilas sai no final por 1000 pilas. Agora isso no Software Livre ???

Sai fora seus aproveitadores, vão vender windows, não venham bancar de bons mocinhos que o passado lhe condena.

Xô, Xô ...

Abraços calorosos

Comentário de Luc
Lex sed dura lex: Você citou a lei, Carlos, mas fazer com que ela seja cumprida vai ser muito mais difícil. O que eu estou alegando é que em muitos casos é muito difícil determinar o que é e o que não é "venda casada".

Quando é venda casada e quando não é? Por exemplo, por que um computador (que a loja pode chamar de "pacote") pode vir com monitor mas não pode vir com Windows? E o mouse? Já te passou pela cabeça reclamar porque um computador já é vendido com mouse, ou você só está mesmo a fim de implicar com o Windows? O valor baixo do mouse não é desculpa. Ou é venda casada ou não é.

Não diga para mim. Diga para o seu advogado. E levem juntos o seu argumento, seja ele qual for, para algum juizado.

Muitas leis dependem de interpretação. O que estou dizendo aqui, sobre a dificuldade de se estabelecer uma ocorrência de "venda casada", é só um rascunho das primeiras linhas da argumentação que vai ser apresentada pela outra parte. Se alguém quiser mesmo comprar essa briga, "esteje" pronto para lidar com isso e muito mais.

E, por último, você acredita mesmo que essas empresas gigantes não têm um departamento jurídico sempre de olho nessas questões e preparado para lidar com elas?

Como eu já disse: boa sorte.
Comentário de bebeto_maya
Qual foi a última vez que vo: Qual foi a última vez que você usou linux, em 1998 ??Pare de disseminar FUD...Só quem instala softwares dessa maneira são os hackers,e nerds como nós, que gostam de fuçar...Para a maioria das pessoas os ícones mágicos do kurumin são rídiculos de fáceis...É só clicar que ele instala o programa que você quiser automaticamente...Abaixo foi citado o código de defesa do consumidor.Nada pode justificar o crime!No mais, duvido que sua empregada venha a instalar aplicativos, ela só vai ligar e desligar, e pronto.Instalação é coisa pro filho dela, metido a hacker...
Comentário de bebeto_maya
__Você está sendo simplista: __Você está sendo simplista Luc.O computador tem que que vir com mouse, pois é necessáro para o funcionamento do sistema...Mouses são padrões abertos, que podem ser implementados por qualquer fabricante.Genius, Troni, MIcrosoft etc...O mesmo vale para monitor.A venda casada constitui-se quando dois fabricantes, ou mais, unem-se para obrigar o consumidor a comprar seus produtos...POr exemplo o computador pode vir com o sistema operacional, mas não tem que ser obrigatoriamente WIndows!Assim como o computador pode vir com Mouse, mas não tem que ser um Mtek forçadamente e sempre...Tem que haver opções!

__Se eu fosse para um tribunal e o advogado usasse essa defesa a favor da empresa...Eu me daria por satisfeito, pois ganharia a causa!
Comentário de xmanun
Casas Bahia usam Linux...: A respeito das casas Bahia, o fato deles apoiarem esta iniciativa está mais ligado ao fato deles usarem desktops Linux nas lojas, pelo menos aqui em São Paulo, as Casas Bahia onde já estive usam Suse Linux para os sistemas de vendas, o cadastro dos clientes, as operações de controle de estoque, tudo isso eu vi que são feitos em máquinas que rodam Linux...

_____________________________________
Sites incompatíveis? Coloque-os na Lista Negra Mozilla
Comentário de xmanun
Ooops, também...: Ah, esqueci de citar que algumas máquinas antigas deles usam Red Hat...

_____________________________________
Sites incompatíveis? Coloque-os na Lista Negra Mozilla
Comentário de Luc
Ganho de causa?: Ganharia a causa? Será?

Veja bem: você diz que "o computador pode vir com o sistema operacional, mas não tem que ser obrigatoriamente Windows". Oras, bolas. Eu, como advogado do diabo, posso argumentar que o computador pode vir com o monitor, mas não tem que ser obrigatoriamente Samsung ou LG. Por que vejo tão poucos monitores da AOC? Dizem que vende pouco porque a marca não é boa e não tem aceitação. Há lei que obrigue as lojas a vender uma marca que não é bem aceita? E a TCE? Lembra? Será que ainda existe? Eu tive um monitor da TCE por 7 anos e fiquei MUITO satisfeito com ele. Mas quando quis comprar um novo, era quase impossível encontrar TCE nas lojas. Posso processar as lojas por isso? Ou por só venderem computadores com monitores da Sony ou LG?

O dono da loja pode dizer a mesma coisa sobre Linux: não que seja ruim, mas que tem pouca aceitação (o que é VERDADE). Daí você pode argumentar que isso é efeito de um círculo vicioso: não tem aceitação porque é difícil de encontrar nas lojas e é difícil de encontrar nas lojas porque não tem aceitação. Mas daí a loja pode argumentar que não tem nada com isso e se reserva o direito de não se arriscar a sofrer prejuízo com produtos de baixa reputação no mercado.

Outras argumentações:

* dificuldade de encontrar um fornecedor de Linux que tenha a mesma estrutura que a Apple ou a Microsfot;

* só existe a Cobra, e [preencher com alguma incompatibilidade comercial com a empresa];

* também tem a Conectiva, mas não houve possibilidade de acordo comercial porque [preencher com alguma desculpa convincente];

* "fizemos testes com Linux em algumas lojas e os índices de rejeição foram muito altos".

E eu nem sou advogado. Um bom advogado especializado deve ter argumentos muito melhores que esses.

O principal, bebeto, é que o pessoal aqui parece ver a lei como algo preto no branco, e não é assim. Muitas leis permitem muitas interpretações. Ganha quem tiver o melhor advogado.
Comentário de Mário Vitorino
Ah! Finalmente a iniciativa privada está ocupando seu lugar: A iniciativa privada apoiando o Software Livre era algo que faltava no Brasil. Nos EUA, há muito que o SL é bancado por grandes corporações.

Não podemos esquecer que quem trouxe o Linus da Finlândia para os EUA foi a iniciativa privada (Compaq) e que Linus sempre se manteve trabalhando em corporações ou em institutos mantidos por elas.

Sejam bem-vindas empresas! Isto representará um experiência de amadurecimento para a comunidade de software livre brasilera e servirá de exemplo para mostrar que é possível ganhar dinheiro com SL.
Comentário de CWagner
A questão da configuração: A questão da configuração do computador é fácil de resolver, basta chegar lá e dizer, eu quero esse monitor, aquele mouse e este gabinete aqui.

Mesmo porque não tem como esconder certos componentes, já o Sistema Operacionla é mais complicado para um leigo e nem tão preocupante assim, mesmo para os que entendem um pouco de informática, já que não é algo palpável, que o comprador vá saber se vem ou não com aquela configuração que ele(a) pediu.

A meu ver bastaria acabar com essa coisa de "Sistema Operacional OEM" para lojas de esquina, e obrigar os vendedores a prestar toda informação possível, mesmo que o cliente não queria ouvir. Sabe aquela história de "você tem o direito de ficar calado: tudo que disser....", pois é, em países um pouco mais evoluídos no quesito direitos humanos, ninguém pode dizer que não sabia que não podia ficar calado, etc...

Se não me engano há uma cláusula em algum lugar que obriga os vendedores de computadores a instalarem SOs nos micros, para que os mesmos tenham utilidade ao serem ligados. Se acabassem com essa história de SOs OEM, mantendo a obrigatoriedade do SO instalado, as lojas teriam duas opções, ou vendiam apenas micros de marca, que já viessem com o SO instalado de fábrica, ou instalariam outras alternativas, Linux, BSD, FreeDOS, BeOS, etc...
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de brandizzi
Não mesmo!: Eu ri muito quando a COBRA veio com a viagem da OMSL, mas agora estou levando mais a sério. A questão é que eles não querem lhufas com projetos, eles querem se ajudar para que o mundo corporativo tire proveito do software livre.


Por mim, tudo bem, aliás até melhor: quantos aqui tem poder econômico para ajudar o SL? Eles tem...

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de javaes
Neste momento falei com as Ca: Neste momento falei com as Casas Bahia de Copacabana - Rio de janeiro (17:40 do dia 19/08)e a atendente me informou que só vende pc com windows instalados eu ainda perguntei se poderia comprar uma máquina sem o SO instalado e ela me informou que não. Porque para eu comprar um computador alguem tem que me enfiar pela goela abaixo algo que não quero? Porque eu mesmo não posso escolher meu SO? Alguém pode argumentar que posso, em casa desinstalar o windows e instalar o linux, tudo bem, mas, será que o windows foi instalado a custo zero?


Comentário de Manoel Pinho
"será que o windows foi inst: "será que o windows foi instalado a custo zero ?"

Obviamente que não. O windows XP miserable edition, se não me engano, acrescenta cerca de R$200 ao custo.
Comentário de Julio
Recentemente instalei um comp: Recentemente instalei um computador para um amigo meu, que ele comprou com Linux instalado, na Loja das Casas Bahia aqui em Blumenau-SC.

Comentário de Flavio Alexandre
referente ao texto: sobre o texto e não sobre o que as casas bahias faz ou não é que o chamado software livre é uma realidade e uma economia paras as empresas e vai ser enquanto houver alternativas funcionais e mais baratas, sem complicar o assunto essa questão do setor privado ou não financiar pesquisas , de forma alguma é amoral ou se está vendendo a alma , e sim uma excelente alavancada para futuros desevolvimentos, é obvio que sempre estarão faturando com isso, mais também ao passo que é feito o incentivo irão fazê-lo porque sabem que terão retorno , agora quanto a questão da popularização do grande público, cabe aos futuros desenvolvedores criarem soluções para absorver esses consumidores, e deixar as complexidades do sistema para os próprios entusiastas, afinal a informática surgiu para ser um facilitador e não um complicador, sou um entusiasta, gosto da idéia do software livre e seu desenvolvimento, porém procuro não ser um consumidor de nicknames e tribos , visto que sempre haverá o comercio por tras de todo esse universo, a tecnologia só se desenvolveu graças as corporações querendo ou não.
Abraço a todos
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004